Genialidade
O solitário leva uma sociedade inteira dentro de si: o solitário é multidão. E daqui deriva a sua sociedade. Ninguém tem uma personalidade tão acusada como aquele que junta em si mais generalidade, aquele que leva no seu interior mais dos outros. O gênio, foi dito e convém repeti-lo frequentemente, é uma multidão. É a multidão individualizada, e é um povo feito pessoa. Aquele que tem mais de próprio é, no fundo, aquele que tem mais de todos, é aquele em quem melhor se une e concentra o que é dos outros.
(Miguel de Unamuno in Solidão)
Os ditames da educação
É possível ser cordial, agir educadamente com alguém que nos tenha ofendido? Quando um coração é ferido existe discordância de sentimentos que podem ir além, dependendo do grau de educação de cada pessoa, mas... é possível realmente ser amável com alguém que nos magoou sem parecer hipócrita? Como proceder realmente? Existe também a questão de princípios, os preceitos da boa educação não permitem que sejamos falsos com nosso semelhante. Pertinente a sentimento humano as coisas se tornam muito mais complexas, é complicado seguir as regras da boa etiqueta sob a pressão do coração, pois existe certa dificuldade para discernir os sentimentos, a convergência de pontos de vista, a falta de disposição em ser sincero com alguém são questões que devem ser consideradas, afinal houve uma quebra de decoro por parte de outrem e diante dessa premissa o obvio seria o hermetismo sentimental. Exageros à parte, devemos concordar que a vida, embora irônica em certas ocasiões, precisa ser levada a sério e todos nós temos o dever de ser sinceros com todas as pessoas a nossa volta, portanto, é apropriado que sejamos cordiais, gentis, amáveis sem ser hipócritas com quem quer que seja, independentemente da situação. Essa regra deve ser aplicada a todas as pessoas. No entanto, somos seres ligados a uma ordem natural, o temperamento, o caráter e a personalidade de cada indivíduo deve ser levada em conta. É o que constitui a natureza de cada ser, as pessoas têm sua própria designação, sua índole. De tal modo que podemos ser capazes da quebra de decoro, devemos ter aptidão a perdoar o nosso semelhante.
Reaja rápido perante o surgimento de boas ideias, afinal o dinamismo de ação é capaz de materializar resultados positivos.
Quando Einstein foi perguntado "Como era ser o homem mais inteligente do mundo, este respondeu: Não sei, perguntem ao Tesla". Acho que isso define muita coisa.
Os maiores gênios da humanidade não conseguiriam ficar 1 minuto numa plataforma de rede social, a não ser que estivessem estudando "comportamento de massas".
#contemironia
Os maiores gênios
que conheci,
ou o cotidiano
matou-lhes a originalidade, ou matou em mim a capacidade de ainda reconhecê-la.
"Um gênio não deve viver tentando convencer as pessoas de que ele realmente é um gênio. No entanto, deve viver como um gênio, viver sua vida normalmente, depois as feições dos subestimadores se transformarão em idiotices faciais."
O "conteúdo autoral" bem sucedido não nasce no senso comum, mas também não é um pensamento disruptivo, transversal ou conflitante. Ele reside em um nivel um pouco mais profundo do pensamento e compreensão mediana ou nas suas bordas, lacunas e fronteiras. Isso o torna "óbvio-não-dito", fazendo todo sentido para quem o acessa e, concomitantemente, preservando sua originalidade e genialidade.
" Inteligência, é a capacidade de se criar o alfabeto, conhecendo apenas a letra A e a letra Z. "
" Genialidade, é a capacidade de se criar todas as palavras do mundo conhecendo apenas o alfabeto. "
Luís Fernando da Silveira (1972-2082)
Não me entendam mal, no entanto, um gênio não é definido pelo QI que possui, mas pela capacidade de acreditar no que acredita.
Em uma geração de idiotas, qualquer sujeito mediano será considerado um gênio, enquanto que os verdadeiros gênios serão tratados como loucos — por serem mentalmente inalcançáveis.
"Ser intelectualmente à frente dos outros é como caminhar em um deserto: você está cercado por vastidão, mas sozinho em sua jornada."
"O autismo é a expressão de uma mente que pensa de maneira diferente, mas que, muitas vezes, vê o que os outros não conseguem ver."
"Às vezes, ter um alto QI pode ser solitário... Mas, com o tempo, você percebe que poucos podem acompanhar sua jornada."