Frases de Superstição
Muitas pessoas creem que carregar um pé de coelho traz sorte. Mas o que tenho certeza que traz é um grande azar para os coelhos.
O artista que se oculta em sua arte, não deve ser chamado de artista, sua suposta arte é tão vazia e amorfa quanto uma superstição.
É preciso acabar com a velha lenda da infalibilidade dos homens que nos dirigem. Como qualquer outra superstição, esta deve ser destruída". (Hovstad, um jornalista)
(Um inimigo do povo)
Séculos antes, os marinheiros temiam navegar além do limite da Terra, mas estávamos indo ao limite da sanidade. A confiança deu lugar à dúvida. A esperança, à superstição cega.
Apenas o conhecimento é capaz de promover uma visão mais nítida da realidade. Quanto menos culta uma pessoa é, mais fantasiosa é sua percepção do mundo, mais supersticiosa será as respostas que projeta sobre o mundo, mais mística é sua visão de tudo.
Para mim não existe sorte ou azar. O que existe são oportunidades em que podem dar certo ou não. A pessoa que diz que é azarada, para mim é a que prefere a comodidade da superstição, a o desafio da superação.
Aprendi que existem muitas pessoas com sorte como também muitas com azar. Mas mais do que isso, existe pessoas supersticiosas.
Qualquer tipo de preconceito é baseado no medo invisível do que não existe, assim como em grotescas e erradas superstições, incapacidade de viver em grupo e ignorâncias.
Era dito que um espelho quebrado dava sete anos de azar porque se pensava que a sua alma havia se quebrado. Mas a explicação dessa superstição é que os espelhos valiam muito na época e era uma forma de assustar os criados para que cuidassem melhor deles.
No Brasil, o único azar atrelado ao número 13 em que realmente acredito ser um atraso e infortúnio é o 13 do PT.
O hábito de pendurar insucessos na conta do azar, imobiliza a reflexão sobre a necessidade de aperfeiçoamentos diversos.
Infelizmente a ignorância, a superficialidade, a beligerância e o egoísmo ego centrista doentio, nas sombras do mundo de hoje, muitas das vezes me vencem, oro silenciosamente por dias melhores, calo e me afasto.
Tal é a fraqueza do gênero humano e tal a sua perversidade que, indubitavelmente, é melhor que ele seja subjugado por todas as superstições possíveis, desde que não venham a causar assassinatos, do que viver sem religião.
Ídolos de esportes, artistas e novelas induzem seus telespectadores a aderirem suas expectativas, seus deuses e suas superstições.
