Frases sobre Democracia: a importância da participação cidadã
É participando ativamente da política que conhecemos em quem votamos. Sempre acreditei na democracia e no voto consciente. Sei que sou e serei parte responsável desse processo para um Município, um Estado e um país melhor. Por isso meu voto é para candidatos capazes, com iniciativa e principalmente, ficha limpa.
Ah! Falsa democracia!
Arte amarrada pelos escravos do pensamento moral
Escola diferenciada?
que nada! a mesma falsa liberdade
Estragam, ferem, matam!
Matam obras primas
Matam artistas
Matam cultura
Matam pensamentos!
Matam,
não sai sangue mas fere profundamente
Descendentes de homo sapiens?
Não, já (des)evoluiram!
Homo dinheirus.
"A rede social se tornou um palco pleno da democracia e da liberdade de expressão: Tanto quem ama a esquerda defende seus posicionamentos,quanto quem é de direita defende os seus.O centro disso é ter o pressuposto da liberdade,que sangra com ofensas a diversidade, de quem não pensa como você".
(Rodrigo Juquinha)
Sombra Transitória.
A nossa felicidade não se compra em vitrinas.
Nossa democracia não termina com eleições.
A nossa igualdade não se pesa em urnas.
Somos livres demais para vossos fascismos!
O nosso tesouro não se guarda em vossos cofres.
Nosso mundo não é movido por armas.
O que fica dessa sombra fugaz, para além das cortinas do tempo?
Numa democracia, onde a liberdade de escolha é essencial para o exercício da cidadania, não se admite obrigatoriedade à aceitação de um direito. O voto obrigatório, por exemplo, é mais uma das anomalias que só em países como no Brasil, vigora, pelo fato do povo ser "idiotes" e sem formação educacional digna.
Se, por um lado, a democracia conquistou novos espaços dominados anteriormente pelo totalitarismo e pela arbitrariedade, ela tem tendência a tornar-se pouco estimulante em áreas onde existe institucionalizada há dezenas de anos. Como se tudo devesse, constantemente, recomeçar, renovar-se, ser reinventado.
Permita-me uma breve descrição de perfil. Amante da liberdade; defensor da democracia; a epiderme exala respeito aos valores da família; defensor da vida; ojeriza de abutres do erário público; repugnante das injustiças sociais; nojo de ladrão do dinheiro público, repulsa aos hipócritas e poeta épico do amor.
Uma nação que em um longo processo no passado, conseguiu conquistar uma democracia na sua maior plenitude e, utilizando dela elege o atual presidente que apregoa que “DEMOCRACIA É RELATIVA”. Qual a expectativa dos verdadeiros democratas? Lembrando que, muitos políticos utilizam dela para impor um sistema ditatorial.
Ficar atento faz bem!
Fala-se muito em nossa democracia do "direito de expressão". De que adianta esse direito se as autoridades que nos governam são surdas ou cegas? Serve apenas para grupos poderosos impor suas idéias aos mais fracos e fazer suas cabeças, para atingir seus propósitos. Isso é democracia?
É a partir do questionamento que surge uma ideia, um livro, uma filosofia e a democracia. Não permitir que se faça questionamentos faz surgir um regime onde a propriedade intelectual é assassinada, que ao invés de permitir a pluralidade de ideias e o esclarecimento de dúvidas prefere silenciar opiniões.
No Brasil, paga-se um preço muito alto para manter a democracia. É preciso fazer concessões; ir ao limite; manter privilégios.
Ela é parcialmente cooptada. Não é plena. Mas é o que temos. E – acredite nisso!–, muita gente boa deu sua vida por esse nosso sistema de representação popular.
O pouco de democracia que nós temos está sendo destruída. A gente nunca viveu em um país totalmente democrático, isso nós temos a certeza, mesmo assim querem tirar o pouco da democracia que se foi conquistada ao longo desses anos. A opressão e a censura vem batendo em nossa porta com mais força!
Democracia
É algo bom,
Que nos motiva,
A sempre querer,
O que nos une,
Em busca do melhor,
E recompensador,
Motivo que nos move,
A fazer o bem comum,
A todos os indivíduos,
Que são,
A engrenagem que movimenta,
Tudo o que se pode aproveitar...
"Gustavo Gurgel Do Amaral"
A democracia tem como pilar central a capacidade de escolha do indivíduo. Isso tem sido ameaçado pelos moldes atuais de fazer política: baseado na mentira, no descolamento da realidade. Realidade paralelas representam um dos maiores riscos ao sistema, Elon Musk está indo na direção de piorar as coisas.
A democracia sempre favorece a escolha dos piores por apresentarem as melhores propostas, embora falsas e inobserváveis, na terra em que os eleitores têm baixo grau de discernimento. Os melhores, dotados de bom senso e responsabilidade, são prejudicados por se recusarem a contrariar seus princípios morais e éticos.
FRAGIL DEMOCRACIA
Ainda estamos longe de ter a nossa Democracia consolidada. Por enquanto estamos vivendo um remendo de democracia. Temos que ser fortes e lutar para que a Democracia real venha a operar em nosso país com igualdade de condições para todos e não para poucos, como ocorre até os dias atuais.
Um GOLPE de ar tenta adoecer a democracia.
Um GOLPE, 1964 vezes insano, calou a moça.
Um GOLPE de insensatez beirando a loucura.
Um GOLPE de arma branca levando ao breu.
Será que a terra plana, o negacionismo climático, o ASSÉDIO MORAL escancarado e a NORMALIZAÇÃO do ATO, serão capazes de ENVENENAR a CONSCIÊNCIA?
A democracia significa, e precisa significar, uma distribuição do poder de decisão entre a população. Toda autoridade tem algo de opressora, o desafio é saber se somos capazes de criar uma civilização sem opressão, ou seja, se nós, seres humanos, somos capazes de nos governar sem ofender outras pessoas.
"Coerencia de fala não é propriamente a verdade dita. Liberdade numa democracia não significa fazer o que se quer, mas é a oportunidade de escolher entre possibilidades coerentes e tangíveis. Ignorância é achar que a verdade pode ser resignificada, individual e irretorquivel."
Democracia
Na escola o aluno pergunta:
- O que é democracia professor?
O professor responde:
- É um sistema onde todos são livres e iguais perante a lei.
O aluno volta a perguntar:
- Como posso ser livre se tenho que ser igual?
E o professor responde:
- É fácil, basta seres fraterno.
