Ética
Todos sem exceção que ao receberem uma corretiva por uma garfe, ou cobrado por falta de ética, que saírem em autodefesa abraçada numa justificativa, atestam sem saber algum tipo de culpa.
Existe uma grande inversão conceitual na sociedade pós-moderna no que tange a ética e a moral. Exemplificando: A probidade deveria ser uma regra social, mas hoje é tida como uma exceção. Precisamos urgentemente rever nossos conceitos e valores.
Ética é também não dar valor a uma mentira propagando-a sabendo que é falsa com as intenções de prejudicar alguém para querer levar algum tipo de vantagem.
O Brasil não necessita de políticos, mas sim de profissionais éticos e competentes para administrarem com responsabilidade o que é de todos.
Ter respeito por si mesmo é exercer valores e princípios que são os códigos de conduta e ética pessoais e sociais sólidos que serão os pilares de nossas posturas perante nós, o outro e a vida.
As escolhas do coração são na verdade pensamentos éticos e morais tão importantes que sobrepõe a razão.
A ética permite a construção de relações duradouras e de credibilidade indissolúvel, o advogado que desta não se desvincula contribui na construção de uma sociedade mais justa, integra, fraterna e sólida!
Eu sou a poesia...
(Nilo Ribeiro)
- "Eu sou a poesia,
de formação ética,
posso ser uma primazia,
e também dialética
vale o que eu expresso,
vale o meu teor,
sou avessa ao excesso,
mas dependo do escritor
relacionam-me com a lira,
com a doçura,
não gosto da mentira,
nem da travessura
eu dependo da pena,
é ela quem me guia,
às vezes ela me condena,
outras vezes me dá alegria
gosto de ser suave,
amo ser delicada,
sou comopouso da ave,
ou como a lua prateada
mas nem sempre é assim,
amo amar o amor,
isto está dentro de mim,
mas não na alma do pensador
agora por exemplo,
queria versar o tempo,
passear com o vento,
ser preguiça em movimento
mas basta chegar o poeta,
e dependendo do seu estado,
muda logo a minha meta,
me direciona pro outro lado
eu tenho vida,
meu verso pulsa,
às vezes não sou ouvida,
minha serenidade é expulsa
parece até um drama,
esta minha confidência,
leitor,continuo uma dama,
mas o poeta tem a preferência
tenho que obedecer,
pois, ele é a emoção,
o que ele escrever,
é advindo do coração"
- "poesia, amiga e camarada,
peço mais um favor,
profira para minha amada,
que ela é meu grande amor"
- "poeta, meu querido,
assim eu gosto de ser,
sei do seu amor incontido,
e o farei com prazer"
- "pra você um versinho,
a mando do "meu poeta",
ele é todo carinho,
é seu coração que manifesta"
"o poeta com todo sentimento,
vem te fazer uma declaração,
você não sai do pensamento,
ele te ama de paixão"...
No desenvolvimento do sistema psicossocial humano devemos pensar numa ética própria sobre a questão da coabitação e da coexistência com os outros seres vivos (Peter Singer discute essa questão muito bem). Acontece que nem sequer conseguimos conviver bem com pessoas de "outras cores" quiçá pensar na coabitação inter-espécies. A questão é profunda e complexa. Minha opinião é que só será resolvida quando não tivermos mais corpo (matéria) para ser sustentada. Quando formos seres mentais conseguiremos enxergar de longe essa questão. Por enquanto estamos presos em nossos corpos e, portanto, em nossos canais irrisórios de percepção. Alguns poucos sábios enxergam longe esse construção ética inter-espécies. Girando o "cubo"; vemos o mercado evoluindo e mercantilizando o veganismo e o vegetarianismo. Ou seja, precisamos ter dinheiro para sermos veganos ou vegetarianos. Há muito trabalho a ser feito. Sou predominantemente pessimista nesta questão que o documentário levanta. Seremos terráqueos que não respeitam a vida senciente e nem sua casa. Será que teremos tempo para chegar a essa visão da ética inter-espécies antes de nos destruirmos?
O cidadão ético é aquele que respeita o meio em que vive sem excluir a quebra de regras, desde que a sua ação não cause danos a terceiros.
Até vampiro tem código de ética, só entra numa casa se for convidado. O que fazer quando invadem nosso messenger sem pedir?
“Muita das vezes a ética furta o direito de reprovarmos as opiniões erradas,daqueles que dominam o conhecimento..”
Ju-chan: Eu falo algo zoando e você entra em uma questão completamente ética e filosófica, abrindo oportunidades de interpretações diversas a cada tipo de ser humano coerente. Uau
Tyler: Sorry. Não tenho um bom senso de humor
QUANTA SAUDADE DE QUANDO A ÉTICA ERA "CONDITIO SINE QUA NON"...QUE, EM CASO ESPECÍFICO, LEVAR-SE-IA A EFEITO A SUSPEIÇÃO, PARA QUE NÃO PAIRASSE DÚVIDA DE UM JULGAMENTO IMPARCIAL. #DataVeniaExcelências "sirpaultavares"
