Erasmo de Rotterdam Elogio a Loucura
Elogiar a sua aparência, dizer o quanto você é bonita e, até mesmo, que os teus olhos são encantadores, qualquer um pode fazer, mas isso é fugaz, passageiro, o que te encanta é falar do prazer de ouvir a tua voz, de sentir o teu cheiro e da falta que você faz, antes mesmo de partir.
Seja sábio, não gaste energia diminuindo o sucesso dos outros; pelo contrário, elogie-o. Assim, você se mostrará grande e merecedor de admirações. Todavia, se você insiste na tentativa de diminuí-lo, você se mostrará invejoso e fracassado, e será motivo de gargalhadas e má fama.
Quando você se autoconhescer de verdade, saber quem realmente você é as criticas vão ser como um elogio.
Elogiar com verdade é um gesto de generosidade e presença.
É dizer: “eu vi você”, em um mundo onde quase ninguém mais enxerga nada além de si.
Você dever ter roubado dois diamantes, porque seu olhos brilharam como diamantes refletindo a luz do sol.
Uma das coisas que eu queria fazer contigo é poder lhe abraçar por trás e te dar um beijo no seu pescoço, lhe dizendo um elogio no seu ouvido.
Observe as pessoas que não elogiam o seu feito, mas que fazem questão de apontar um pequeno erro que você cometeu.
Fique longe delas!
"Melhor é ouvir a repreensão de um verdadeiro amigo, do que receber elogios dos que usam de falsidade."
Aceitarei suas críticas sob uma condição: que você já tenha feito algo significativo o suficiente para chamar a minha atenção ao ponto de eu sentir desejo de te criticar.
Quando você entende como o mercado funciona para as pessoas e age conforme a isso, surpreendentemente as pessoas passam a admirar o seu trabalho.
Algumas pessoas preferem a ilusão da mentira em vez da verdade, a falsidade em vez da sinceridade, a bajulação em vez da opinião, o falso elogio em vez da crítica sincera. Não me admira que a vida dessas pessoas seja totalmente marcada pela hipocrisia.
