Entender Limitado
Não adianta explicar para quem não consegue e não quer entender nada. Por isso não perca o seu tempo se justificando para ninguém, não valorize criticas de quem te censura mas não faz melhor do que você. Ocupe-se com o que te faz bem, acrescenta e te faz feliz, mantenha a sua consciência tranquila e se ligue no que trás paz e alegria ao coração. Julgamentos alheios não interessam, o que importa é o que Deus pensa a seu respeito, e Ele não julga, não critica, apenas aponta os melhores caminhos a seguir. Fique bem, muito embora muita gente torça contra, não se importe, o que vale é a tua fé, faça dela o teu sustentáculo e prossiga com firmeza nos teus passos.
Falando de coisas misteriosas, que tal tentarmos entender nosso cérebro?
Procurem não fundi-lo, ou mesmo confundi-lo... Poderá entrar em crise neuronial...
E a coisa pode ser um mistério realmente impenetrável...
Osculos e amplexos,
Marcial
OS MISTÉRIOS QUE ENVOLVEM NOSSO CÉREBRO
Marcial Salaverry
Com certeza é bastante problemático tentar desvendar os mistérios que poderiam explicar o funcionamento de nosso cérebro, eis que ainda não se sabe exatamente para o que ele real e exatamente serve. A ciência, apesar de toda sua evolução ainda não chegou a desvendar sequer 10% de seu Manual de Instruções.
Aliás, pelo constante evoluir do progresso tecnológico, pode-se chegar à conclusão de que existe algum programa lá instalado, que só permite a saída de informações por um sistema de conta-gotas, para que seus segredos jamais sejam totalmente desvendados, pois o evoluir constante da ciência e dos conhecimentos mostra claramente que a evolução só é permitida aos poucos, quando as pessoas vão sendo “preparadas” para receber esses conhecimentos.
Notem que geralmente as crianças começam a assimilar as novidades mais rapidamente que os adultos, pois seus cérebros ainda estão em formação, e já vão recebendo essa preparação.
Um de meus grandes ídolos, Sir Charles Chaplin, assim o definiu:
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade. (Charles Chaplin) "
Indiscutivelmente, todos os segredos da vida lá se encontram. Difícil é explicar porque existem algumas pessoas que, por algum privilégio especial, obtém um melhor rendimento, e dessa maneira, conseguem aproveitar melhor os recursos nele armazenados.
Mas o mais interessante, é que a “torneirinha liberatória de conhecimentos” é curiosa. Pode-se notar que não existe uma “liberação geral”, pois cada um de nós desenvolve determinado tipo de conhecimentos. Mas a coisa é meio limitada, pois um cientista, dificilmente será um artista. Seu cérebro apenas libera os conhecimentos científicos, e isso não deve fazer muito bem para seu cérebro, pois geralmente os cientistas são incrivelmente distraídos, não conseguindo focar a atenção em coisas práticas da vida.
Por outro lado, um escritor não conseguirá ser um bom carpinteiro. E assim por diante.
Poderemos ser geniais em determinadas coisas, desenvolvendo nossos conhecimentos ao ponto máximo de tudo sabermos sobre determinados assunto, mas em compensação, seremos autenticas bestas em outras coisas, não sendo capazes de realizar tarefas que a mais ignorante das criaturas (no nosso modo de ver), poderá fazer de olhos vendados, e para essa pessoa, os ignorantes seremos nós, apesar de toda nossa sapiência.
Outro ponto que o cérebro comanda, e que não encontramos explicações, são para as questões referentes ao amor, à afetividade. O coração é o órgão exaltado nesse ponto, mas na realidade bem real, o órgão pensante e que determina de quem iremos gostar, é o cérebro.
Alguém será capaz de explicar, à luz da ciência, dos conhecimentos, porque gostamos de determinadas pessoas, e desgostamos de outras? Por que nos apaixonamos por alguém que, às vezes sequer conhecemos? Coisas do cérebro. É assim porque é e pronto. Quem achar que não é, pode tentar explicar...
Da mesma maneira que a ciência não descobriu o manual de instruções dele, nós não conseguimos explicar o porque de certas reações. Quem poderá explicar o ciúme, o desejo, a raiva, os vícios (o cérebro diz que fará mal, mas...). Enfim... coisas do cérebro...
Por exemplo, quantas vezes ficamos com algum pensamento martelando o recheio de nossa caixa craniana, e por mais que o tentemos afastar, ele se insinua novamente. Não existe explicação plausível para isso.
Agora o ponto crucial mesmo é o botãozinho que regula a tão cobiçada e desejada felicidade.
Vai ver que ela ainda está naqueles 90% desconhecidos, e só alguns privilegiados conseguiram descobrir o programa que a libera. Realmente, a felicidade se encontra dentro de nós. Basta sabermos usar direitinho o que nos oferece o cérebro, para a desfrutarmos. Depende de sabermos viver a vida, dentro de nossos recursos e possibilidades. O que atrapalha muita gente que não consegue ser feliz, é que não consegue sentir-se feliz com aquilo que tem. E seu pensamento fica exigindo sempre algo além do que consegue.
Coisas do cérebro.
Para não forçar demais nossos 10% atuantes, convido-os para UM LINDO DIA.
" Eu sou um livro sem capa e folhas, que todo mundo pode ler, poucos vão entender e só alguns vão gostar ".
Sejamos adultos o suficiente para responder por nossas atitudes e criança o necessário para entendermos nossa dependência de Deus.
Ah! o quanto é duro entender e aceitar que:Não é preciso muita força, muita pressão para Aguentar, mas é preciso uma força sobrenatural para abrir mão.
A vida foi muito cruel comigo e queria que você fosse capaz de entender as dores que sinto é o pacto que cumpro.
Pensamento do dia 31/03/2017
Extremamente complexa a situação de tentar entender os outros, quando na verdade não entende a si próprio.
Quero entender minha cabeça e minhas atitudes mas não consigo. Levanto pela manhã para trabalhar e juro que o dia será diferente dos últimos meses. Não pensarei em você e se eu pensar, okay, mas não mandarei mensagem.
Nada disso acontece e já estou a pensar e escrever algo para você. Luto bravamente, é verdade, mas todos os dias sou "derrotado" por algo que não sei o que é. Quando dou por mim já foi... a mensagem está no seu celular. Não há o que fazer.
Neste momento penso que não irei preocupar se você leu ou não. .. PIADA! A cada cinco minutos estou a observar se você esteve on-line. Quando sou informado que a mensagem foi lida começa o novo capítulo... Será que vai gostar?
E assim são meu dias. Acordo pensando em você, passo o dia a pensar em você e a noite...
A noite o suplício é ainda maior, pois saio para minha corrida ou pedalada e sequer nestes momentos tiro você da mente. Volto para casa, tomo meu banho, sento de frente à televisão e... nossa como ela esta demorando para ligar o celular.
Me dei conta que isso tem nome... AMOR!
Para entender como a luz tem sua velocidade tão lenta em relação a informação.
É só comparar a corrida entre um cometa e um pequeno caminhão.
Quando tropeço em meus caminhos
Busco não lamentar, não me justificar
Apenas busco me entender
E não mais pisar onde pisei;
Minhas escolhas são o reflexo
Das minhas insistências
Sabendo ou não que serão
Ou não vitórias ao meu ser;
Não sou escravo de ninguém, sou senhor de mim
No qual eu canto, minhas batalhas
São harmonia da minha paz;
“Mergulho em mim mesma tentando me entender, mas não consigo, eu me afogo. Sinto uma tempestade morando dentro de mim, deve ser por isso que eu sempre estou transbordando.”
Não é o tempo o que nos faz entender que as derrotas merecem que as olhemos de frente e renovemos nosso espírito. São os danos e os golpes no estômago os que viram nosso mundo de cabeça para baixo e desmantelam nossa vida. Sair dolorido ou ferido de uma batalha é a melhor maneira de compreender que na vida há tantas razões para sofrer quantas quisermos.
Bom dia 15/07
Procure no dia de hoje entender a natureza exata de seus julgamentos e justificativas.
Escuto musica, não para me divertir, sorrir e dançar.
Escuto musica para entender e interpreta-la da melhor forma possível.
Acredito ainda que sou um interprete do samba.
A verdade é que sempre estamos procurando algo, alguém, ou alguma coisa,
que possa nos entender, mas a resposta pode estar diante de nossos olhos...
Osculos e amplexos,
Marcial
PROCURANDO QUEM POSSA NOS ENTENDER
Marcial Salaverry
Não existe uma explicação lógica, mas é verdade que algo que o ser humano mais deseja encontrar, é alguem que o compreenda, assim, uma das coisas que mais escutamos, são reclamações de pessoas que se julgam incompreendidas pelos outros, e perseguidas pela humanidade.
Muitas chegam mesmo a acusar Deus de suas mazelas, esquecendo-se de que algum mal lhes aconteceu, foi causado por atos indevidos, ou pela falta de cuidados necessários ao tomar certas atitudes, ou praticar determinados atos, enfim, cada qual é responsável por si mesmo. É preciso entender que a primeira pessoa que deve nos compreender, é aquela que nos olha do outro lado do espelho.
Vamos entender que, se agimos irrefletidamente e nos acontece algum imprevisto desagradável, a culpa será somente nossa. Não foi Deus nem ninguém que nos levou a tomar aquela atitude. Foi simplesmente a nossa vontade, o nosso livre arbítrio, e assim a culpa deverá recair sobre nossos ombros, mesmo quando existe interferência de terceiros, que nos incitam a fazer isto ou aquilo, a última palavra sempre deverá ser a nossa.
Bem a propósito, recebi uma mensagem de autoria de Richard Bach, que dá uma luz enorme sobre o tema.
"Durante muitos anos esperamos encontrar alguém que nos compreenda, alguém que nos aceite como somos, capaz de nos oferecer felicidade apesar das duras provas. Apenas ontem descobri que esse mágico alguém é o rosto que vemos no espelho."
Sem qualquer sombra de dúvida, nós somos os principais responsáveis pelo que nos acontece na vida. Não digo os únicos, porque por vezes acontecem acidentes dos quais não somos culpados, mas apenas vítimas da irreflexão de outrem.
Tenho ouvido depoimentos de pessoas viciadas, seja em drogas, cigarro ou bebidas, que cederam ao vício por causa de influencias alheias... Sinto muito, mas não posso aceitar tais argumentos. Alguns, dizem que por não terem encontrado apoio em casa, acabaram entrando para o vício como uma maneira de chamar a atenção dos pais sobre si... Encontrou a maneira errada. Por que não experimentou o diálogo? Por que não procurou se informar bem sobre os efeitos desses vícios? Outros, dizem que houve a famosa influencia das "más amizades"... Ora, somos nós que escolhemos nossos amigos, e se notamos que uma amizade pode ser perniciosa, o melhor a fazer é nos afastarmos de tal pessoa. E sempre fica a dúvida, ou seja, quem será má companhia para quem? Outros, infantilmente argumentam que "até que não queria, mas insistiu tanto...". E onde fica a personalidade dessa criatura que faz o que não quer, apenas por causa de uma insistencia alheia? Se não queremos fazer alguma coisa, temos que ser firmes, e não podemos, e nem devemos ceder à vontade alheia, apenas para satisfazer uma pessoa que julgamos amiga, e é certo que precisamos concordar com Bach, e assim, devemos ouvir nossa consciência. Essa sim, nossa real amiga.
Não podemos justificar nossos erros, ou o que nos acontece de errado, colocando-os sobre ombros alheios. Os únicos responsáveis por nossas atitudes somos nós mesmos.
Se outros nos levaram ao erro, é porque não fomos firmes o suficiente para defender nosso ponto de vista, ou então porque, no fundo o que queríamos na verdade era experimentar aquela coisa, que parecia ser uma grande aventura, mas que acabou sendo uma viagem de terror. Mas isso é nossa vontade, nosso livre arbítrio, e temos que assumir a responsabilidade por esse erro.
Ninguém colocou o cigarro em nossa boca, o pó em nosso nariz, a seringa em nossa veia, a garrafa em nossa mão. A decisão final foi nossa. Nós é que fomos nosso inimigo. Nós é que quebramos o espelho...
E assim, vamos olhar com carinho para esse alguém que tanto nos ama, e que nos está olhando com um certo ar de dúvida... Vamos desejar-lhe UM LINDO DIA, e assim nós o teremos tambem... Não lhes parece uma boa idéia?
Vocês já repararam que sempre existe alguém que passa a vida fugindo de algo que não a está perseguindo?
É preciso entender que para bem viver um amor, não basta saber amar, é preciso saber ser amado pelo ser amado...
Ósculos e amplexos,
Marcial
SABER AMAR E SER AMADO PARA BEM VIVER
Marcial Salaverry
É preciso entender que para bem viver um amor, é preciso saber amar e saber ser amado pelo ser amado, e é verdade que muito se falou do amor, e muito ainda há o que se falar, mas algo que todos concordam, é que o amor é, foi e sempre será um sentimento que exprime a doçura que temos na alma, mas o grande problema, é que nem sempre o interpretam bem, pois nem todos conseguem sentir o amor com um sentir de doação, mas o entendem como posse do ser amado. Basta ver que costumamos nos referir como MEU AMOR, quando falamos de quem amamos. Eu o amo, e ele tem que me amar também, mas acontece que não é bem assim, e a grande verdade, é que o amor nada exige, pois na realidade, ele é todo doação. Até mesmo doação de alma, do sentir.
O amor verdadeiro, doa ternura, doa dedicação, sem nada exigir em troca. São nossos sentimentos menores que fazem tais exigências. Sentimentos como orgulho, ciúme, sentimento de posse, e é preciso entender que não é porque amamos que somos dono da pessoa amada.
Por isso, nem sempre o amor passa em nossa vida como sinônimo de felicidade, e podemos mesmo dizer que ele passa como sinonimo de purificação, eis que passa ferindo, marcando a ferro e a fogo, e até mesmo deixando cicatrizes, quando não é correspondido, mas, apesar desse outro lado, sempre vale a pena amar...
E como diz uma música de Ivan Lins:
"O amor tem feito coisas, que até mesmo Deus duvida. Já curou desenganados, já fechou tantas feridas. O amor junta os pedaços, quando o coração se quebra, mesmo que seja de aço, mesmo que seja de pedra. Fica tão cicatrizado, que ninguém diz que é colado. Foi assim que fez em mim este amor iluminado"
Apenas temos que entender que o coração não é uma prisão que prende o amor, pois são livres essas doces emoções, quando temos amor no coração, e se nos entregarmos à felicidade, fatalmente vamos sentir sua gostosa realidade...
Para sentir esse calor em nossa alma, basta-nos viver um lindo amor, e assim conseguiremos sentir a vida em todo seu esplendor, e este, será um amor que nos levará à felicidade, simplesmente. Temos que saber vive-lo, sempre lembrando que o amor é um sentimento que quer liberdade. Não quer que a vida morra cativa, pois é uma emoção sempre ativa, e que fatalmente vai trazê-la à vida num instante.
Se estiver amando, não se cale, não se reprima, fale de sua felicidade.
Em algum momento de tristeza, não desanime, ligue o rádio, a TV, fale com alguém, com seu amor, solte um grito, faça alguma coisa, e assim logo se anima.
É preciso saber viver o amor, o doce momento em que se pode entregar sem reservas, e viver a total plenitude desse sentimento que é a mola que move o mundo.
Quando estamos vivendo um amor, certamente todos os instantes ficarão iluminados, com o fulgor dele emanado, e se acontecer algum momento de tristeza, ou de tormento, é preciso resistir, é preciso que se tenha uma reação forte, para que possamos reagir, puxando a força do amor, que nos dará forças para superar quaisquer momentos de crise existencial. É incrível a força que o amor transmite a nossa alma. Principalmente se esse amor, for nosso amor proprio.
Então, poderemos nos entregar a devaneios, e assim conseguiremos soltar nossa alma, entregando-nos às belezas do amor.
Se estamos amando, e podemos sentir que o somos também, não temos porque sentir tristes lamentos, que nos deixem incoerentes, desanimados, pois é muito melhor viver momentos apaixonados, que estão a nosso alcance, latentes, do que curtir a amargura que o ciúme ou o egoismo produzem.
O amor bem vivido, traz a felicidade, simplesmente...
E, sem qualquer sombra de dúvida, com amor, será muito mais fácil e gostoso, ter UM LINDO DIA, e fazer dos dias que estão por vir, um gostoso porvir...
