Emmanuel Marinho Pao Velho
Há um velho ditado que diz: "Uma mão lava a outra", porém notei que não se aplica comigo… Pois ajudo a todos como posso, mas na minha vez de lavar a mão, a água acaba!
Eu defendo o que a bíblia diz, que o obreiro é digno do seu salário. Quer no velho testamento, quer no novo, os servos de Deus recebiam da igreja ou do serviço do templo.
Mas há pessoas crentes que acham que não devem os pastores ter salário. Dizem estes, que o obreiro deve ter fé! Eu pergunto, que fé é essa? E os crentes porque recebem e não têm fé também? Isto é muito complicado! A falta de amor é muito grave!
Atenção a isto! Há pessoas más mesmo. O que diz o Apóstolo Tiago sobre isto? A fé sem as obras é morta? Se eu não tivesse pago a segurança social, pela igreja que pagou, como pagaria eu a instituição ondo estou? Pois eu tenho fé! Mas a falta de amor é pecado! E digo isto, não por mim, mas pelos que estão no ministério! Amem os vossos pastores! Principalmente os verdadeiros e vossos amigos. Dêem os vossos dízimos.
A igreja não é fonte de lucro. Mas também não é fonte de miséria e falta de amor. Sinceramente eu acredito que há servos do Senhor a passar necessidades, principalmente em África, principalmente em Moçambique. E talvez em Portugal também. Que Deus abençoe.
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.
Êxtase
Pego um livro velho e empoeirado, na estante da varanda;
Sento-me no fundo do quarto, e começo a ler:
“Nunca pensei que estaria aqui, no interior do Rio Grande do Sul,
Lugar onde você sente o cheiro de pão fresquinho, na padaria da esquina,
Onde tem mais natureza do que pessoas,
Lugar onde pode-se viver em paz –sem roubos, assaltos e injustiças- no calor de um cobertor em dias frios, lendo um bom livro [...]”
Livro, que me encantaste à 20 anos atrás,
E que hoje não mexe mais comigo.
Já o li tantas vezes, que a magia foi-se embora...
Mas não pego-o para degustar de uma boa leitura,
Somente para recordar de minha adolescência.
Porque depois que completa-se 40 anos, um desejo de retornar no tempo volta...
Ah! Que tempo bom era aquele,
Em que minha obrigação era apenas estudar
E mesmo assim só vivia para brincar.
Correr ruas, jogar bola,
Era o que fazia depois da escola.
São tantas lembranças que não voltam mais,
Só queria um pouco poder voltar atrás.
Mas não me arrependo do que fazia,
Porque mesmo sendo criança, sabia da mulher que me tornaria.
O mundo me apresentou os livros,
E os livros me apresentaram o verdadeira mundo.
Os livros me ensinam como viver,
E eu aprendo com eles como ter várias vidas!
novo de mais para saber
velho demais para entender
perto de você pareço ser
tal criança tão imatura
a essa altura
Já fiquei n'uma sinuca de bico
Como se diz no velho ditado
Chamaram meu taco de nanico
Isso me fez ficar muito zangado.
"O velho
(grandeza ou importância),
é uma simples metáfora
de um enteque refuta a sua grandeza de ser."
O HOMEM E O URSO
Gostam de me chamar o velho,
Por este corpo desfigurado;
Sei que inflamo por capricho
Como urso branco sem brado,
Pelo destino de ser bicho.
Sou aquele pequeno grão
De areia,
Plebeia,
Nesta teia de ilusão,
Quase no fim do percurso.
Então em último recurso
E em termos de simpatia,
Prefiro mil vezes ser urso,
Que velho por analogia.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 18-11-2023)
Muitas pessoas imaginam Deus como um homem velho e barbado sentado num trono no céu,mas a verdade simples e objetiva e que aquilo que as pessoas chamam de "Deus" nada mais é do que a semente que gerou essa grande árvore chamada universo
O VELHO MENDIGO Mendiguei á vida inteira, sou velho que sou, eu nunca tive alguém que me amou verdadeiramente nessa vida, nunca tive e nem filhos tenho se não as barbas brancas.
Eu não sei cuidar mesmo da minha própria vida e se um dia eu tiver que partir que não seja o coração de ninguém porque eu não pertenço nem mesmo á vida inteira. Vivi, amei, vi um pouco de tudo e as vidas ceifadas em segundos é oque mais vi, só nunca vi o bem mas houve um dia em que eu julguei ter visto tudo.
As minhas barbas são grandes, brancas, sujas e fortes, tornaram-se assim naturalmente e eu gosto, eu gosto porque é o que pelo menos não faltou em mim.
Os meus olhos são cansados, como se eu quisesse dormir. As minhas unhas são fortes e são mais velhas que os meus desejos. Não falo do amor, porque não tenho além do meu próprio e a única coisa que me acompanhou em toda minha vida e sempre esteve comigo, foi a minha sombra.
Consideraram me luz só no primeiro dia em eu nasci, e hoje aos olhos de outrém sou um sismo. Coitado de mim que nunca fui revelado sobre o meu futuro com os olhos abertos que nunca viram o bem nem a perfeição.
Esverdeados montes do oriente, melhores refúgios para qualquer sobrevivente, onde clamam as vozes dos que rogam sem esperança, hoje campos da batalha, abençoados sãos vocês que nunca envelhecem, têm vida eterna e nunca morrem. EU NÃO SEI MUDAR DE POSTURA.
Poema de Rosário Bissueque
O VELHO MENDIGO
Que a poesia continue a ser um meio de libertação
Há um lindo e velho adágio popular, que diz:“Estas a Sonhar acordado”, acredito que o provérbio vem retratar o facto de conseguirmos transpor e entrarmos num mundo abstrato (inexistente), onde sonhamos acordados e podemos atuar em nossos sonhos com os olhos abertos…
- Este jogo de imaginação tem o seu esplendor, quando conseguimos evocar na tela do imaginário, cenários onde os pensamentos mais recorrentes são sobre o Mar, praias exuberantes, sumo de coco e palmeiras… é bom por demais não è ? Ideal, irresistível, para se poder abrir mão deles, sem que os transformemos primeiro em realidade…
- Vem navegar, porque se esse for parte do teu sonhar, terá valido a pena…
Deny jossubo
Conversa de velho é cheia de parênteses e esses parênteses são cheios de parentes.
O Deus do velho testamento não era mau, nem a lei era má. O problema não estava em Deus, nem na lei, mas no pecado que o homem tinha. Era o pecado que fez a lei maligna, ao ponto de matar. O pecado é que era mau.
Todo velho tem problema de junta: dói tudo. A solução perversa é: "junta tudo e joga fora!" O meu caso também é de junta, só que de junta de psiquiatras que não chegam a um consenso sobre o meu caso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp