Elite
Uma pessoa, amiga e professora universitária, se sentiu ofendida com o que falei sobre elite (elite não faz referência às pessoas ricas, mas a certo sistema fechado de poder/saber - lembrando que o poder se mantém em função do controle e subordinação ao capital, seja ele econômico, seja simbólico). Ela me disse: eu não penso assim (entre outras coisas). Rs. Ela acredita que, comprando carro a prestação, pagando viagem no cartão, e lutando muito para conseguir as coisas ela é elite. Rssssssssssssssssssssssssss. A elite foi as ruas de camarote e em espírito, levou seu cordão para conduzir seus bonecos. Os seguidores são massa. Acabando com o conto de fadas... chuchu, você não é elite embora se sinta parte dela.
Por seu caráter parasitário, a elite necessita da classe mais baixa. Deve mantê-la sob controle, deve criar inimigos para culpar por seus erros, deve criar ameaças para expandir seu poder. Deve tratar o ser humano como mero objeto, apenas como meio para satisfazer seus desejos.
Série Minicontos
ABSTRUSO
Na pátria dos segregados, paradoxalmente sua elite resiste ao distanciamento social. Construto dos liberais...
Quando a alma chora o corpo agoniza!
A nossa elite é uma das mais opulentas, antissociais, conservadoras e com raízes escravocratas. Enquanto a classe trabalhadora é uma das mais pobres, sofridas e humilhadas é uma desigualdade brutal.
Se não tenho trabalhado, não posso ganhar dinheiro.
Sem dinheiro, não posso comprar comida para minha família.
Se o filho não tem alimentação adequada, ficará desnutrido.
Desnutrido não poderá estudar. Se não estudar, não terá emprego.
Se não tiver emprego, não ganhará dinheiro.
Aí, o círculo recomeça... A MISÉRIA é o inferno para todos, inclusive para os milicianos que terá mais Mortes no currículo.
A população economicamente ativa no Brasil é em torno de 72 milhões. Mas somente 22 milhões tem emprego formal. 50 milhões sem carteira de trabalho, vivendo de atividades informais. Trabalho informal é empregado, desempregado.
Hoje ele tem salário, amanhã não terá. Sem direitos sociais.
O desemprego não é somente uma realidade atual é também o que o futuro aponta. As máquinas substituindo o humano.
O desemprego cresce, sem piedade! a miséria aumenta os deserdados pela exploração de classe!
Tudo que aprendi, perdi.
Ando de mãos vazias pela avenida a procura do nada, eu e o meu único amigo um perdido cão! Vou criando caminhos a cada passo e nunca sei o fim de caminho nenhum.
Inútil fugir ao meu destino.
Sinto o vento, não sei se vem de longe ou vem de perto para me acariciar. A vida só tem sentido se for sentida e se nela houver empatia entre homem e mulher na mesma sintonia. Se não existimos juntos, num tempo só, então estamos sós.
Não tenho nada para comer e nada para levar.
Enquanto os exploradores de classe têm tudo até para esbanjar, mas também nada vai levarão. Quando todos lá chegar no único lugar onde é pura democracia, todos devorados na igualdade sem nenhuma distinção pelo tribunal das bactérias.
A elite pratica o barraco como ninguém. Só que os imóveis são mais amplos, então o estardalhaço não chega na vizinhança.
A elite e a classe média não estão nem aí para os serviços públicos, que precisa do público são os pobres, entenda isso.
Os homens do poder, os políticos, os empresários, a elite se não acordarem que também são finitos, onde julgam acreditar que apenas a maioria ou apenas o povo, os chamados invisíveis serão atingidos pelos fatos sem se dar conta de que sucubirão, porém julgam-se inatingíveis.
A grande massa agirá feito um buraco negro sugando até, e inclusive a si mesmos...
Percebem que distância só tem a ver com o tempo de percorrido?!
Se o povo não procurar o conhecimento, sempre serão fantoches da elite rica e dos oportunistas ladrões.
No século XXI, a verdadeira elite são aqueles nascidos não na família certa ou na classe certa, mas no país certo.
Atirador sem Elite
Qualquer
Um
É capaz
De tudo
Idealizar
Crer
Caminho
Sem volta
Nada
É longe
Muito
Longe
Jornadas
Não começam
Nem terminam
O interior
Transcende
O exterior
Uma jornada
Para toda
A vida
Cada um
A seu
Modo
Por que?
Por que não!?...
"A elite boçal, navegando no enganoso mundo manipulador, são as variações tecnológicas, científicas, políticas e religiosas, sinais vivos enraizados energicamente no contexto social, marginal que sepulta Brasil e brasileiros."
Giovane Silva Santos
A USP "Criada em 1934, como resposta de
um setor da elite paulistana às derrotas políticas de que padecia desde o rearranjo
oligárquico encetado pela Revolução de 1930, a instituição tomou feições imprevistas
face ao recrutamento híbrido de membros de elite em descenso e camadas ascendentes.
Seu rumo foi marcado pelo descompasso do empreendimento face às demandas sociais
da cidade, o que deslocou o objetivo inicial do projeto que visava formar as elites
dirigentes, recuperando o papel de São Paulo nas diretivas, senão do Estado, da vida
moderna nacional em âmbito cultural" - Lidiane Soares Rodrigues - Tese. Comparemos isto com o livro de Nelson Werneck Sodré, História e materialismo histórico no Brasil
No passado, a elite brasileira utilizou a teoria de raças diferentes para afirmar a supremacia branca e, consequentemente, justificar a escravidão africana.
Agora, buscam empregar a teoria da única raça humana (homo sapiens) para negar a reparação social por meio de políticas afirmativas, como cotas raciais e sociais.
Se queres vida boa mas, endeusa os da elite, esteja preparado pro eterno sofrer e conformado!
É desses que estes senhores(as) adoram!
Porque são dos miseráveis que advém suas riquezas.
Quando vemos os pobres se auto destruindo, tenho impressão que amor é um produto, e que só a elite pode ter.
A instrumentalização da pobreza pela elite brasileira se manifesta na visão dos trabalhadores como simples ferramentas para a maximização dos lucros, o que resulta na exclusão social.
A persistência das favelas exemplifica essa tentativa de aprofundar a exploração em busca de ganhos financeiros mais substanciais.
Ao negligenciar as enormes desigualdades sociais, o país se torna cativo das conquistas e avanços externos, privando-nos da autonomia e da capacidade de forjar nosso próprio destino, enquanto o capitalismo contemporâneo exerce completo domínio sobre a esfera política.
A elite empresarial e a que mais lucra contratando trabalhadores com um baixo salário.
A elite política e um escárnio que só lembra do povo em véspera de eleição para tirar proveito. Não está preocupada com o desemprego e muito menos em apresentar algum projeto que venha favorecer os mais necessitados.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp