Não são apenas os filmes que se baseiam em obras literárias, mas também muitas séries de sucesso e que todos nós adoramos. Confira alguns dos títulos mais populares que tiraram a sua inspiração das páginas dos livros!

15. 13 Reasons Why

13 razoes porque

Baseado no livro homônimo de Jay Asher, Os 13 Porquês (título brasileiro) teve um grande hype quando foi lançado pela Netflix em 2017, 10 anos após a publicação da obra de Asher (2007).

A trama mostrada na série é bastante parecida com a obra literária, com algumas diferenças no ritmo que a história é narrada, além de apresentar também alguns elementos e situações divergentes entre o livro e a adaptação. 

Thirteen Reasons Why é sobre as supostas razões que teriam levado Hannah Baker a cometer suicídio. Antes de se matar, a jovem grava fitas cassetes apresentando os "treze porquês" que levaram-na a tomar esta drástica decisão. 

Nós acompanhamos Clay Jensen, amigo de Hannah, que escuta as fitas ao mesmo tempo que tenta enfrentar as situações que vão sendo apresentadas por cada cassete. 

14. Under The Dome

under the dome

Com três temporadas, Under The Dome (2013 - 2015) é uma série que mistura drama, fantasia, mistério, ficção-científica e terror, ingredientes estes que formariam uma história digna de Stephen King... Ei, espera aí! 

Under The Dome é um romance publicado pelo "Rei dos Livros de Terror" em 2009. Na realidade, esta obra é o resultado final de dois livros que King tentou publicar anteriormente: The Cannibals, no final da década de 70, e Under The Dome, no começo dos anos 80.

A história gira em torno de uma misteriosa e indestrutível cúpula que se formou em torno da pequena cidade de Chester's Mill, isolando os seus moradores do resto do mundo. Sem acesso e contato com o restante do planeta, a população luta para sobreviver em meio ao clima de tensão que fica cada vez mais insuportável. Todo mundo quer saber o que é, de onde veio e se algum dia essa redoma irá desaparecer.

13. Sex And The City

sex and the city

Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha - as amigas que todo mundo (um dia) sonhou em ter!

Com seis temporadas, Sex And The City (1998 - 2004) se transformou numa das séries mais icônicas do final dos anos 90. E para quem não sabe, a história de Carrie e suas amigas surgiu originalmente num livro escrito por Candace Bushnell, Scott B. Smith e Michael Crichton

A trama se foca na relação das quatro amigas, suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, a história apresenta várias questões relevantes sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea.

12. Shadowhunters

shadowhunters

Esta produção original da Netflix é a adaptação da série literária de fantasia distópica Os Instrumentos Mortais da escritora norte-americana Cassandra Clare (Judith Rumelt é o seu verdadeiro nome, para quem não sabe).

A história se foca em Clay Fray, uma jovem que descobre ser uma Caçadora das Sombras, um grupo de pessoas com sangue de anjo e incumbidas de proteger o restante da humanidade do ataque de demônios. 

Mesmo sendo considerado um best-seller e com vários fãs ao redor do mundo, o sucesso da adaptação da Netflix não foi unânime entre a crítica e o público. 

Shadowhunters atualmente conta com duas temporadas, sendo que a terceira já foi confirmada para 2018!

11. Pretty Little Liars

pretty little liars

Com o título de Pequenas Mentirosas no Brasil, Pretty Little Liars foi um sucesso na TV, semelhante ao da série literária de mesmo nome escrita por Sara Shepard, e que serviu de inspiração para a adaptação televisiva. 

Ao longo de sete temporadas, a série mostrou a vida (e os "segredos podres") que rodeavam os habitantes da pequena cidade de Rosewood, na Pensilvânia. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento de Alison DiLaurentis, fazendo com que as suas amigas - Spencer, Hanna, Aria e Emily - tenham que lidar com situações que ameaçam os segredos de todas. 

10. Dexter

dexter

Dexter Morgan (Michael C. Hall), o serial killer/policial forense mais "adorado" das séries, foi inspirado na obra literária de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming Dexter, que consiste no primeiro de vários livros que relatam a história de Dexter. 

A primeira temporada da série é bastante fiel ao romance de Jeff, no entanto a trama vai ganhando um rumo diferente do livro ao longo das outras 7 temporadas.

Este drama/thriller foi transmitido entre 2006 e 2013, narrando a história de Dexter, um forense especialista em análises sanguíneas, ao mesmo tempo que atuava como um assassino em série, matando todos os criminosos que a justiça não conseguia capturar. 

Seja no romance original ou com a adaptação televisiva, Dexter é uma boa pedida para quem curte enredos com sociopatas e muito mistério.

9. The 100

the 100

The 100 é o primeiro livro da série literária YA de ficção-científica de autoria da escritora norte-americana Kass Morgan, seguido por Day 21 (2014), Homecoming (2015) e Rebellion (2016).

Devido o sucesso dos livros, uma adaptação televisiva foi feita em 2013, desenvolvida por Jason Rothenberg. A série ainda está em exibição, com a 5ª temporada programada para ser lançada em breve.

A história desse drama distópico se passa 97 anos após um desastre nuclear que destruiu quase toda a vida na Terra. Agora, os poucos humanos sobreviventes vivem numa estação espacial na órbita do planeta, conhecida como "Arca".

A sociedade da "Arca" vive sob um rígido sistema de punições. Qualquer pessoa que cometa uma infração, seja ela qual for, é morta. A única exceção são os menores de 18 anos e é nesse contexto que conhecemos os protagonistas da trama.

Um grupo com 100 criminosos juvenis são enviados à Terra com a missão de descobrir se o local é habitável. Ao chegar no planeta, os jovens se deparam com MUITOS perigos, pois percebem que o local não está desabitado como se imaginava...

8. Outlander

outlander

Adaptação britânica baseada nos livros de Diana Gabaldon (A Viajante do Tempo, no Brasil), uma série que aborda viagens no tempo e ficção histórica do melhor jeito que poderíamos esperar. 

Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial que, misteriosamente, se vê voltando 200 anos no tempo, tendo que enfrentar sozinha a realidade de 1743. Além de ser arrancada de sua época e da companhia de seu marido, Frank Randall (Tobias Menzies), Claire está rodeada por uma atmosfera de tensão civil entre a Escócia e a Inglaterra.

Drama, romance, um triângulo amoroso básico, fantasia e ficção-científica são os ingredientes que compõem Outlander, que chega a 3ª temporada em breve.

7. The Leftovers

the leftovers

Uma ótima e não tão popular série da HBO, criada por Damon Lindelof e Tom Perrota. Aliás, The Leftovers é baseado no romance homônimo de Perrota, publicado originalmente em 2011. 

O plot da história se foca nas consequências na vida das pessoas após um evento misterioso conhecido por "Partida Repentina", quando 140 milhões de pessoa (2% da população da Terra) inexplicavelmente desaparece sem deixar rastros. Assim, a série aborda como o restante das pessoas tenta continuar com suas vidas após este acontecimento bizarro. 

O protagonista da série é Kevin Garvey (Justin Theroux), um pai de família e policial que vive nos subúrbios de Nova York. Ele, assim como todos os demais, luta para tentar recuperar a sensação de ter uma "vida normal". 

6. Gossip Girl

gossip girl

Durante 6 temporadas acompanhamos os escândalos dos jovens da high society de Upper East Side através da misteriosa Garota do Blog. 

Originalmente, Gossip Girl é uma série literária (composta por 14 livros) de autoria da estadunidense Cecily von Ziegesar, e posteriormente adaptada para a TV por Josh Schwartz (The O.C) e Stephanie Savage (The O.C).

A trama se foca em um grupo de jovens que estuda num colégio de elite em Upper East Side, em Manhattan, Nova York. A vida deles é constantemente narrada num blog escrito por uma blogueira conhecida por Gossip Girl. Os principais "alvos" da Garota do Blog são Serena van der Woodsen (Blake Lively), Blair Waldorf (Leighton Meester), Nate Archibald (Chace Crawford), Chuck Bass (Ed Westwick), Dan Humphrey (Penn Badgley) e Jenny Humphrey (Taylor Momsen).

XoXo, Gossip Girl. 

5. Narcos

narcos

A adaptação feita pela Netflix sobre a história do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (interpretado por Wagner Moura) foi inspirada no livro Killing Pablo, escrito pelo agente Javier Peña, um dos responsáveis por capturar o criminoso.

Com direção de José Padilha (Tropa de Elite), a série que se tornou um sucesso de crítica, narra durante as duas primeiras temporadas a ascensão, o auge e o declínio de Escobar, um dos narcotraficantes mais emblemáticos da história. 

4. House of Cards

house of cards

Conta a história de Francis Underwood (Kevin Spacey), um político americano que é capaz de TUDO para alcançar o poder. A trama foi baseada no livro House of Cards, autoria do britânico Michael Dobbs, e publicado originalmente em 1989.

Antes da adaptação feita pela Netflix, House of Cards também ganhou uma minissérie britânica criada por Andrew Davies, em 1990.

3. Bates Motel

bates motel

Uma espécie de spin-off do clássico filme Psicose, dirigido pelo renomado cineasta Alfred Hitchcock. A série consiste num prólogo dos eventos vistos no longa de 1960, mostrando como Norman Bates se tornou o transtornado psicopata que gerencia o motel Bates. 

Assim como Psicose, Bates Motel também é baseado no romance escrito por Robert Bloch (Psycho), publicado originalmente em 1959.

Na séria acompanhamos a relação nada saudável de Norman (Freddie Highmore) e Norma Bates (Vera Farmiga), sua mãe. Ao longo de vários acontecimentos vamos vendo a construção da psicopatia de Norman. 

Quem ainda não viu Bates Motel, faz o favor de começar HOJE mesmo. É uma série muito boa! 

2. Game of Thrones

game of thrones

Um dos maiores sucessos da HBO, Game of Thrones é a série baseada na coleção de livros de alta fantasia que compõem As Crônicas de Gelo e Fogo, autoria do romancista norte-americano George R. R. Martin.

A série se foca em várias tramas que se desenrolam no Reino dos Sete Reinos, desde a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro até a tensão gerada pela ameaça dos White Walkers, criaturas de habitam os limites da grande Muralha de gelo.

1. Orange is the New Black

orange is the new black

Série adaptada pela Netflix do livro Orange is the New Black: My Year in a Women's Prison (2010), escrito por Piper Kerman. A autora relatou a sua experiência durante o tempo que passou presa numa penitenciária de segurança mínima.

Inicialmente a série se foca em Piper Chapman (Taylor Schilling), que cumpre 15 meses por ter cometido atos ilícitos em "nome do amor" para sua ex-namorada Alex Vause (Laura Prepon). No entanto, ao longo dos episódios somos apresentados as outras detentas e suas respectivas histórias. 

Em tom tragicômico, Orange is the New Black aborda vários temas importantes, como o empoderamento feminino, a transfobia / homofobia, o preconceito, entre outros.

Já viu a série? Então que tal agora conferir o livro?