Educação no Brasil

Cerca de 239 frases e pensamentos: Educação no Brasil

"Sobreviver no estado do Rio de Janeiro, Brasil é tão heróico e vibrante quanto sobreviver ao desembarque nas praias da Normandia, França. Fato ocorrido em 6 de junho de 1944, o famoso dia D. Tão mortal quanto as MG42 alemãs. Aqui lutamos contra Sarampo, Corona Vírus, Febre Amarela, Zica Vírus, Dengue, Gripe, Chikungunya, Milícias, Tráfico, Autoridades Corruptas e Analfabetismo Funcional."
Thiago Oliveira (1986 a)

Inserida por TH_Historiador

"Não consigo compreender como funciona o Brasil, uns roubam o povo no Congresso, outros roubam o povo nas ruas. E, como se o ridículo da vilania não fosse trágico, tão medíocre, são os que roubam os desabrigados das chuvas."
Thiago Oliveira (1986 a )

Inserida por TH_Historiador

"Segundo, a atual polarização política no Brasil, pensar fora da casinha é, defecar em público..."
Thiago Oliveira TSO

Inserida por TH_Historiador

No Brasil, legalizaremos o ANALFABETISMO FUNCIONAL em vez de erradicá-lo e, assim, garantiremos os Direitos dos Analfabetos Funcionais. Afinal, se não se pode com o inimigo passa-se para o lado dele.

Inserida por flgomes

Aprender uma língua estrangeira é fácil!

Em um momento ímpar para o Brasil de visibilidade mundial com a Copa do Mundo, com Olimpíadas à porta, comércio internacional, intercâmbio, rede mundial, notícias instantâneas de todas as partes do mundo, me parece pertinente a reflexão sobre a importância do ensino da língua estrangeira em nosso país.

Será que estamos preparados, ou mesmo nos preparando, de fato, para os desafios, ou tudo está só na propaganda?

Com a releitura deste texto, apresentado e discutido com profissionais da área em, pelo menos, uma dezena de Congressos sobre Linguística, em importantes Universidades Brasileiras, como UNICAMP, UFSCAR, e Congresso SABER, acredito que o leitor poderá compreender melhor o assunto e ter algumas respostas.

Aprender uma língua estrangeira é mais fácil do que se imagina. Para a maioria das pessoas é algo muito difícil aprender uma segunda língua.

Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor que esta suposição está errada. Aprender a segunda língua é bem mais fácil do que foi aprender a primeira, a língua mãe. A terceira e a quarta ficarão ainda mais fáceis, e assim por diante.

O processo tem sido visto desta forma porquê a maioria dos professores de língua estrangeira, com destaque para os professores de inglês, idioma mais procurado, não prioriza a audição, concentrando-se na gramática, mais fácil de se aplicar, já que exige apenas a repetição indefinida de solução de exercícios escritos.

Parece-me que, no entender desses professores, este processo é menos trabalhoso. Porém posso afirmar que estão enganados. O que dá mais trabalho é “re-ensinar” um aluno que, supostamente, deveria ter condições plenas de comunicar-se em outra língua.

Não há justificativa alguma para um jovem sair do colegial, ou segundo grau, após onze anos de estudos, sem falar, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Isto me parece um grande absurdo! O que dizer de alunos que passam dois, três, cinco anos estudando em escolas de inglês e não conseguem se fazer compreender nesta língua, e não a compreendem, quando falada por nativos?

O que é ouvir?

É receber, através dos ouvidos, vibrações emitidas em código, por pessoas, pássaros, animais, instrumentos musicais, veículos. Enviadas ao cérebro humano, ou de outros seres vivos, são armazenadas para uso imediato ou posterior.

É um processo que exige dois agentes: o emissor e o receptor.

O que é falar?

É repetir, através dos órgãos da fala, os sons, ou seja, as vibrações armazenadas no cérebro.
Então, se não há audição, não há fala! Para que a aprendizagem de uma nova língua aconteça, me parece que o fator “recepção” ou “audição” é o mais importante.

Quando aprendemos a ouvir, aprendemos a acumular conhecimentos para uso posterior, em nosso benefício e em benefício de nossos semelhantes.

A meu ver, seria de extrema importância que os educadores, em geral, compreendessem isso. Se um aluno não lê em voz alta, não aprende a falar, e não aprende, também, a fazer uma apresentação em público.

É preciso que volte às salas de aula a leitura em voz alta, e em pé, na frente da classe. Isto irá contribuir sobremaneira para o aprendizado e desenvolvimento da criança e do jovem. È uma questão de cidadania.

A Metodologia dos Sons, que foi desenvolvida na Inglaterra e tem sido aplicada no Brasil com muito sucesso, prioriza a audição e a fala, no aprendizado de línguas estrangeiras. Esta metodologia está baseada em quatro importantes fatores da comunicação: Audição, fala, leitura e escrita.

Muitos executivos e profissionais liberais, inclusive os de áreas técnicas, estão encontrando nesta metodologia a resposta para seus problemas de comunicação em outra língua, hoje tão necessária, já que a globalização é uma realidade que não pode ser ignorada.

Para crianças e jovens, aprender uma, duas e até três línguas estrangeiras, com o uso da Metodologia dos Sons, passou a ser uma fonte de prazer, ao contrário das maçantes aulas voltadas para o aprendizado da gramática.

Inserida por sidartamartins

⁠Alienação é o nome do tóxico letal, que foi utilizado no Brasil.

É um gás mortal, volátil, inodoro, incolor e não é irritativo ao principio, entra pela via aérea e expande seus pulmões, sendo absorvido rapidamente pelos capilares pulmonares, onde através dos vasos sanguíneos, sua principal ação será no Sistema nervoso central, onde apagará suas lembranças, emoções, empatias e altera a liberação dos neurotransmissores. Ele inibe seu pensamento crítico e estimula seu sistema de luta e fuga.
Os primeiros sintomas são dificuldade de compreensão de linguagem, pensamento lógico e comunicação.
Alguns relatos dizem que você consegue escutar outras pessoas falando contigo, mas não entenderá, por mais simples que seja a conversa, simplesmente o único que conseguirá compreender são as ordens de quem comanda esse gás letal.
Ele te dirá que existe apenas um credo, uma cor, uma raça e um gênero comandante e que te salvará!
As pessoas contaminadas por esse gás, gritarão palavras de ordens defendendo esse “credo”. Tudo para o bem maior e a salvação!
Florestas serão queimadas, pessoas serão discriminadas e mortas, tudo em nome dos bons costumes. Defenderão acima de tudo um deus absoluto, ignorando qualquer outro.

Existe um antídoto para esse tóxico, que se chama educação! Porém quem guarda esse antídoto é o dono da alienação!

Inserida por cintia_dutra_fagundes

⁠Professores são grandes idealistas, que não se afastaram jamais da ideia de que um Brasil melhor se faz com o mais límpido conhecimento. Exercitam com destreza a maior e mais sublime vocação de todas: a de transmitir conhecimento, dignidade, cidadania, e de, sobretudo, ensinar ao ser humano a pensar e sobreviver ao meio. Ou seja: ensinar o ser humano a ser humano. Portanto, todo e qualquer docente da face da terra será sempre um garantidor de que existe sim um futuro possível, com justiça social e equidade.

Inserida por andrercostaoliveira

⁠Eu quero que o Brasil
Vença a competição
Não só a Copa do Mundo
Disputada por nação
Quero ver o brasileiro
Superar o estrangeiro
No quesito educação

Inserida por RomuloBourbon

A única forma de consertar o problema da corrupção política do Brasil e principalmente do estado do RJ, é ensinando educação política e economia nas escolas públicas do país, desde o ensino fundamental.

Inserida por GabrielSkrilatt

⁠"Os sucessivos governantes incompetentes, negligentes e irresponsáveis do Brasil, nunca elegeram como prioridade construir ESCOLAS, o que teria resolvido o problema da superlotação das salas de aula, agora se veem obrigados a construir PRESÍDIOS, na tentativa de resolver o problema da superlotação das celas do caos, mas, sem resolver o problema das ESCOLAS, jamais será resolvido o problema dos PRESÍDIOS."

Inserida por NeyJCosta

⁠O modelo de ensino no Brasil, além de ser defasado, foge do entendimento atual das crianças e jovens, o sistema criou uma forma competitiva e danosa.

Inserida por amiltonfarias

⁠No Brasil, inteligente são os que sabem somar, dividir ou multiplicar melhor que o outro, os que lutam pelo livre pensamento e querem discutir sobre temas sociais, não são considerados inteligentes o suficiente para o sistema educacional dominante!

Inserida por amiltonfarias

⁠A ignorância atrapalha o desenvolvimento do Brasil. E a única solução para esse problema está na educação. Porém, nos últimos tempos muitas pessoas passaram a ter orgulho da própria ignorância.

Inserida por fabio_oscar

⁠Embora o Brasil seja marcado por uma história repleta de opressão e agressão por motivos religiosos, destaca-se que boas práticas pedagógicas que incluam a comunidade educacional, pais e representantes, podem ser eficazes se as necessidades forem levadas em conta e as preocupações de todos. Se forem bem-sucedidas, as práticas educativas poderão ser reformuladas e contextualizadas para implementação em outras escolas, o que poderia estimular melhorias na qualidade do ensino, além de promover a formação continuada de professores e gestores neste campo educacional.

Inserida por CintiaRosa

⁠A única lei que pode mudar o Brasil é a Leitura.

Inserida por aleogerez

⁠Um presidente reeleito altera o número de presidentes do Brasil, ou a contagem independe de reeleições presidenciais?

Inserida por reconceituando

Não. Não é o político. São seus eleitores que destroem o Brasil.

Inserida por reconceituando

Queria um desfecho épico para o Brasil como a música que entoei ao ler o texto do Luiz Eduardo Soares: menos desigualdade, menos assistencialismo, menos hipocrisia, mais empatia à dor do outro, menos fome e sede, mais Educação e mais harmonia no final.

Inserida por editorafaces

As recentes ondas de violência que ocorrem em escolas de todos os níveis e em todo o Brasil pode ter a explicação na pandemia e nas redes sociais.
A reação à violência e a volta ao conforto se materializou em "homeschooling".⁠

Inserida por uspiao

⁠O Brasil é um país que precisa avançar, mas para e se distrai com questiúnculas, e quando retorna ao curso, atola e patina.
O Brasil é um especialista em perder o oportunidades.
(2022-05-01)⁠

Inserida por uspiao