Dormir em seu Colo e Morrer em seus Bracos
Dezembro, o mês da hipocrisia: patrões que humilham e exploram seus empregados, durante o ano, os presenteiam com um panetone e os convidam para uma festa, onde colegas traíras abraçam-se. Vizinhos fofoqueiros, invejosos, praguejadores; que se alegram ao verem a desgraça alheia, com suas bocas fétidas desejam boas festas. Parentes que passam o ano em guerra reúnem-se para celebrar a paz. Ricos avarentos dão presentes a crianças pobres, mas passam o ano lutando para que o status quo da desigualdade social continue alicerçado.
Já na ceia natalina, falta alguém que foi assassinado por um 'amigo' que o desejou feliz Natal, no último dezembro.
Os grandes líderes são como os antigos guerreiros, que ao olhar para eles tinham seus rostos como de leão.
José Guaracir
Moçambique hoje vive os seus piores momentos após a guerra civil que durou quase 16 anos entre o Governo da FRELIMO e da RENAMO. E muitos não compreendem que o sistema democrático Moçambicano foi mal pensado em todas as suas vertentes. Hoje exige-se algo que devia ser exigido no momento da assinatura do acordo geral de paz, a desigualdade social, política e econômica que hoje se vive em Moçambique é fruto de uma Democracia mal estruturada e mal pensada. Furucuto, 2024
Ser adulto é se tornar alguém completamente diferente dos seus planos.
Nada é mais empoderado do que a mulher que conhece a si mesma, seus valores não vêm apenas do que foi ensinado, mas sim de tudo o que ela ressignificou e tornou parte dela.
Seus Pais Me Proibiram
Seus pais me proibiram, fecharam o portão,
disseram que o amor era tolice, ilusão.
Que eu não era digno do teu doce olhar,
que o mundo era vasto e eu devia parar.
Mas como deter o que nasce no peito,
essa força que grita e transborda de jeito?
Lutei contra o medo, contra o impossível,
por nós, tornei-me o herói invencível.
Subi montanhas de preconceito e dor,
enfrentei olhares que negavam o amor.
A cada barreira, o desejo crescia,
teu nome era luz que ao longe eu seguia.
Roubei minutos do tempo tirano,
cruzei madrugadas em passos insanos.
E cada "não" que tentaram gritar
foi força pra mim, pra não desistir de amar.
Até que um dia, o destino cedeu,
teus pais, com o tempo, viram quem sou eu.
O jovem que enfrentou o que fosse preciso,
pra viver contigo o maior paraíso.
Hoje, ao teu lado, eu posso dizer,
que amor verdadeiro não pode morrer.
Seus pais me proibiram, mas eu persisti,
e agora, contigo, sou mais do que feliz.
Quando morre um rio.
Para onde vão seus encantados?
E se todos os insetos fenecerem?
De certo, em seis meses a natureza jazia.
Se todas as árvores sucumbicem
Não haveria novas gerações.
Todavia se os humanos fossem extintos
Seria a hora da natureza brilhar.
Em bem pouco tempo
Árvores cresceriam por entre os arranha céu.
A fauna distanciaria-se da extinção.
E a flora abraçavam -se em festa.
As mães nunca jogam enfeites de Natal fora.
Nem que seus filhos cresçam, ou vão embora,
elas sempre guardam numa velha caixa e esperam que voltem.
E mesmo que digam que eles jamais voltarão, e alguns não voltam, elas nunca jogam os enfeites de Natal fora. E elas sempre estão certas!
Entre Cinzas e Memórias
(Inspirada em Snuff - Slipknot)
Enterre seus segredos na minha pele,
Deixe-me com os pecados que carrego.
O amor que foi pureza, agora fere,
Rasgando a alma num lamento cego.
Os dedos tocam, mas não sinto o calor,
Somente o vazio que você deixou.
No eco do adeus, ressoa a dor,
Da promessa quebrada que se calou.
Eu fui refém da sua escuridão,
Perdi-me em labirintos sem saída.
Amei-te mesmo na destruição,
E morri em cada parte perdida.
Mas sou a chama que insiste em arder,
Mesmo que o vento tente apagar.
Entre cinzas, aprendi a viver,
Ainda que nunca consiga te amar.
O peso da beleza
Estamos numa época em que a mídia, com seus comerciais brilhantes e filtros irreais, tenta nos convencer de que só as pessoas magras são bonitas. As telas, sejam grandes ou pequenas, criam um padrão tão estreito que muitos de nós tentam se espremer nele, sufocando as singularidades que nos tornam únicos.
É irônico pensar que, enquanto o mundo se orgulha de sua diversidade, ainda cultuamos uma única ideia de corpo ideal. Revistas estampam capas com frases motivacionais, mas, nas entrelinhas, dizem: “Não é suficiente ser você. Seja assim, como eles.” E, assim, somos levados a acreditar que nossa felicidade está a duas dietas ou a um personal trainer de distância.
Mas o que a mídia não mostra é o peso invisível que essas mensagens carregam. É o peso da insegurança, da comparação, do ódio ao próprio reflexo no espelho. É o peso de achar que não somos dignos de amor, sucesso ou aceitação porque não nos encaixamos em um molde fabricado.
A beleza, em sua essência, nunca foi sobre números na balança ou medidas corporais. Está no sorriso que surge ao encontrar um amigo, na risada que ecoa sem vergonha, no abraço que aconchega. Está na alma que acolhe e nos olhos que enxergam além da superfície.
É triste que ainda sejamos prisioneiros dessa narrativa, mas também é inspirador ver que há resistência. Cada vez mais pessoas se levantam para dizer: “Eu sou bonito(a), exatamente como sou.” Porque, no fundo, a verdadeira revolução começa quando nos olhamos no espelho e escolhemos amar quem vemos.
Talvez a mídia ainda não tenha entendido, mas a beleza nunca foi — e nunca será — algo que possa ser definido ou vendido. Ela é plural, única e, acima de tudo, genuína.
Que possamos lembrar disso quando a próxima propaganda tentar nos convencer do contrário.
✍🏼Sibéle Cristina Garcia
Com o Tagdrol você fortalecerá o caminho rumo aos seus objetivos para que possa eliminar suas emoções negativas, traumas e memórias que surgem em sua vida e principalmente seus conceitos limitantes.
"Estabeleça seus valores e limites desde o início, pois a autenticidade é a base de qualquer relação genuína. Não se acomode ao medo de desagradar; conexões verdadeiras só florescem com transparência."
Então chega o dia em que um descobre que não será lido. Daí que, longe dos seus, do público e da crítica, ele assume a responsabilidade de fazer arte.
Eu te amei nos seus dias difíceis,
Eu te amei quando nem você mesmo
Conseguiu se amar,
Eu te amei no amanhecer, e no anoitecer
Eu amei seu jeito, o seu cheiro e o seu olhar,
Eu te amei por inteiro suas qualidades seus defeitos,
Eu te amei de todo jeito, e te amei tanto que até esqueci de me amar.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
