Dizer que ama sem ser direta
Te dar muito amor
como o Tarumã
alimenta o Inhapim,
Assim quero fazer
você orgulhoso que
nasceste para mim
e que no teu destino
não há outro amor afim.
II
Do primeiro degrau você
já tomou conhecimento,
quero que você não
apague do seu pensamento
que são dez os degraus
para afastar o Deus da Morte,
confie no Senhor: Ele é o seu suporte.
Você que encontrou este
raporte considere que tens sorte,
porque sei que você és forte
o suficiente para salvar
você e a sua amada gente,
e daqui para frente só aja calmamente.
Quero que saiba que existem
formas explícitas e outras
nem tão explícitas assim
de separação e é bom manter
viva a atenção que se por
acaso for feita uma identificação
que inspira uma suspeita distinção,
é o prelúdio da construção da destruição.
Mantenha ativa a sua atenção
sem nunca duvidar da sua intuição,
e não se deixe envolver por
situações que provoquem a sua distração.
Você não
imagina,
que eu
te quero
em silêncio,
poesia
açucarada
e com o 'quê'
da mística
incidental
das flores
das dunas
que nasceram
aqui no vale,
e mesmo que eu
recatada me cale,
saiba que daqui
para frente
cada letra só
será para você.
Eu não pertenço
a esse mundo,
e sim a cena
do suave beijo
a enternecer,
e a sua mão
irreversível
que virá
por debaixo
do vestido
me fazendo
enlouquecer.
Porque eu
te quero,
e é mais forte
do que eu,
o meu desejo
cadencial
é bem assim:
repleto,
intenso,
urgencial
e cheio
de mel.
Não vai passar,
porque sem
se conhecer,
algo em ti
me reconheceu
de forma
inefável,
e te fez oceano
pacificado
para me receber,
porque de maneira
doce e inefável:
já me tens
inexplicável.
No encerrar das portas
da minha juventude,
Você apagou a luz
do meu mundo,
Eu não quero saber
mais a teu respeito,
Amor você não tem,
e nunca teve por mim,
E nunca terá por ninguém.
Você acabou comigo,
da mentira você é filho,
Brincou com o destino.
de quem te queria Bem.
Não foi nenhuma vicissitude,
tudo aquilo que você sofreu,
Foi você mesmo que plantou,
e ainda de fato não colheu,
E nunca será bastante,
porque te quero distante.
Você nasceu sem caráter,
Brincou com a fé,
Você nasceu sem alma,
Zombou com a esperança,
Você nunca será respeitado,
E quando tudo der errado,
Há de se lembrar para sempre,
que não se humilha uma mulher!
Não se brinca com a fé
de ninguém e ainda mais
de quem faria tudo por você;
Você conseguiu a proeza
que eu me arrependesse
Do meu arrependimento.
Não me esqueci de nada
e nem me esquecerei,
Dos dias de silêncio,
do desprezo ao meu esforço,
da ofensa a minha beleza,
das pequenas mentiras,
da falsa promessa de união,
do filho prometido,
dos dias ruins ao teu lado
e que me adoeceram,
A memória de ti será esvaziada.
Fostes o tempo todo original:
um homem de mentira,
Na verdade é o que você é.
Valeu a pena ir a pé,
porque aonde nada vale,
Eu não posso existir.
No coração tenho um corte,
por ti enfrentaria a morte,
Você nasceu para não ser,
e nunca ter existido;
Que bom que você saiu
da minha vida e caminho,
Agradeço que tive sorte!
O último poema para você
é para te enterrar vivo,
Porque não me terás como abrigo,
e tampouco como salvo-conduto,
Quero um cavalheiro genuíno,
que se comporte como adulto,
E jamais se pareça contigo,
porque tens o aroma do lixo,
Ainda bem que descobri há tempo!
Vou ter o meu coração reconstruído,
Confesso que fui embora convicta
Da certeza que em algum lugar
do mundo não poderia negar
A minha existência e presença
para quem vale a pena amar.
Olho para você como
quem aprecia longe
uma estrela radiante:
quero com viver você
um virtuoso romance,
Com o fascínio igual
ao ensejo da Lua,
Júpiter e Saturno,
mantenho de longe
este segredo oculto,
Juntos derrubaremos
tiranos e abriremos
as portas dos campos
de concentração:
amor nós dois temos;
Com a aspiração una
de saber que poesia
não é o suficiente;
buscaremos amparo
na sedução diária,
Para vencer qualquer
influência ordinária
que queira comprometer
aquilo que ponha sobre
o risco da gente se perder.
Você disse que
quer me tocar,
e muito mais
do que deixar
você me tocar
o quê eu quero
mesmo de você
é ser seduzida,
e ser infinita
à te encorajar
a ter a dádiva
de viver comigo
um amor bonito.
Para o encanto
de amor embalar,
você há de fazer
o teu kanun
dos raios de luar
para unificar
os meus sonhos
mais provocativos
aos teus lascivos.
Eu me consinto
a nós e a tudo isso
pelo conjunto
da obra e por
ser quem você é,
e por possuirmos
inúmeros signos
que se harmonizam
como os exóticos
bouquets orientais
que fabricam
os incensos mais finos.
Neste destino a pé
iluminado pelos astros
e como quem entra
descalça num templo
haverei de te esperar
quando o Atlântico
você irá atravessar
por tudo o quê o amor
por nós haverá de falar.
Eu quero chegar perto de você,
Deixa, deixa, deixa...
Deixa eu chegar bem perto de você,
Não duvide o quanto espero,
- Por você! –
O destino bicho arisco,
Deixou- me no exílio,
Sem você, sem você, sem você...
Eu sou uma louca numa ilha,
Esperando uma mensagem,
vinda do teu oceano,
Dentro de uma garrafa,
uma mensagem de vidro,
Que não quebre,
E que fale de você
algo que fale sem dilema:
- um poema sem complicação
Um poema que fale de amor,
e que seja do tamanho
Do teu coração
- pura unção.
Perfume de terra,
aroma de vento,
Fortaleza de Rocha,
pétala de Rosa,
Querência briosa.
Deixa eu chegar perto de você
com o tamanho dos meus sonhos,
E com toda a minha coragem.
não desaparecerei na ventania,
Hei de ignorar a tempestade.
Eu juro! Eu existo, resisto
e não hesito em dizer:
- Eu não sou miragem,
e sim, o milagre nascido
da minha própria imaginação.
A aurora vespertina
beija a sublime Tapirica
do meu destino,
Você sabe que eu
quero você aqui comigo.
Quero uma tiara feita com
flores de Buganvília Rosa claro,
E você meu lindo como
o meu eterno namorado,
Por isso escrevo Versos Intimistas
para mantê-lo em mim ligado
para ter você todos os dias apaixonado.
Tudo o quê eu quero
sempre vira poesia,
você não me querer,
o Cedro Batata
e eu insistir sem
mais nem o porquê
Versos Intimistas no afã
de ser tudo para você.
Se é para errar bonito
que seja com você.
Meu erro divino,
quero te amar sem medo.
Porque entrar no coração
e na su'alma é preciso.
Tu és o erro que mais
preciso para acertar o caminho.
No fundo você também
sente o mesmo que sou eu
o teu erro mais do que querido.
Flamingo na beira da praia
enfeitando o nosso olhar,
Você tem tudo de oceano
que eu quero me inundar.
Cada movimento seu diurno
ou noturno sempre agradeço
só ao Senhor do destino para quem
sabe receber o amor que merecido.
Porque a sua linda existência
sempre pedi ao Bom Deus,
e distante dela nunca me perdi.
Por isso sempre em várias
amorosas cenas nos recrio,
porque sei que o amor está escrito.
De maneira implacável
você me põe presa
debaixo do seu mistério,
Não quero como poeta
continuar sendo
inimiga de mim mesma
por não tirar você da cabeça,
Pelo fato de não ter
você por perto ainda não
escrevi sequer o melhor verso
que me leve florescer
cravos e rosas para enfeitar
o nosso sagrado jardim secreto.
Para uns pode parecer
loucura não sei
o porquê ainda quero
saber quem é você.
Não avento que não
venha me querer
e mesmo assim quero
saber quem é você.
No Perú sob uma Quina
em nós o tempo embala
em silêncio toda a poesia.
Veremos chover estrelas
nesta Pátria Grande
porque em nós há o romance.
Quero que você
escute a gente
batendo palmas
neste Bambá,
Não quero ficar com
a saudade que aqui está
Quero você no meu
Bambaquerê,
Nesta Ribada
a gente vai festejar,
Porque no final
será só eu e você,
A gente vai se ter
e não vamos nos perder.
Quero você comigo
Unido ao mais alto
Ébano do Universo,
Desejar-te sincero
Amando todos os dias
Teu anseio é tudo o quê
Eu realmente mais quero.
Quero passear com você
em São Francisco do Sul
em dia de céu azul
Para quem sabe conseguir
descobrir a panela de ouro
debaixo de uma antiga videira
E se isso não acontecer
não terá problema,
Ficará na memória o poema.
Quero que você
se lembre que
não és obrigado
a nada assim
como o Ipê-amarelo
também pode
florescer no Acre,
Não é segredo
que você deve estar
sempre do seu lado
sendo o seu maior
aliado mesmo que
seja para escrever
Versos Intimistas,
Porque só você pode
mudar os seus dias.
