Democracia

Cerca de 1922 frases e pensamentos: Democracia

⁠Uma nação que em um longo processo no passado, conseguiu conquistar uma democracia na sua maior plenitude e, utilizando dela elege o atual presidente que apregoa que “DEMOCRACIA É RELATIVA”. Qual a expectativa dos verdadeiros democratas? Lembrando que, muitos políticos utilizam dela para impor um sistema ditatorial.
Ficar atento faz bem!

Inserida por meirinhopensa1949

⁠Democracia-sim. Violência -não. Os debates políticos não devem produzir combates, ódio e vingança. O episódio que envolveu o ex-presidente Donald Trump,
deve ter o repúdio de toda a sociedade humana em toda parte.

Inserida por meirinhopensa1949

⁠Democracia ampla é ter o direito de falar sobre tudo em qualquer tempo, sem censura; mas, sem acusar ninguém sem a devida prova legal.

Inserida por meirinhopensa1949

Democracia que defende a censura, o livre pensar e opinar do povo, esconde nos bastidores a intenção de enganar, para poder estabelecer a autocracia.

Inserida por meirinhopensa1949

⁠É revoltante que em uma “democracia” o poder de escolha de nossos “representantes”, estejam nas mãos da maioria de pessoas desinformadas, alienadas e "inconsequentes". Oprimidas por um sistema corrupto e selvagem. Este, capaz de usar de todos os meios possíveis e inimagináveis, pra manterem seus CLEPTOCRATAS no poder, perpetuando assim, esse "câncer" de corrupção e maldades.

Inserida por PensadorPoetaGG

⁠A sobrevivência da democracia depende da renúncia à violência e do desenvolvimento de meios não violentos de combater o mal e promover o bem.

A. J. Muste

Nota: O pensamento é erroneamente atribuído a Martin Luther King.

Inserida por pensador

[CAPITALISMO E DEMOCRACIA SÃO CONTRADITÓRIOS]


⁠Talvez nunca, como nos dias atuais, tenham se mostrado serem tão incontornáveis as contradições entre capitalismo e democracia. Disfarçar o Capital com os trajes da Liberdade torna-se cada vez mais difícil, e muitas vezes não é sequer mais necessário. Nestes novos tempos, o poder repressivo diversifica seus modos de violentar a liberdade, de limitá-la a uma parcela mínima da sociedade, de impor a exploração generalizada, de impedir nas instituições políticas a presença de representantes sinceros dos verdadeiros interesses da classe da trabalhadora, Se o século XX havia apresentado inúmeros exemplos de ditaduras tradicionais, o nosso século XXI parece assistir, nos anos mais recentes, à emergência de novos tipos de ditaduras, como aquelas que não precisam mais se impor basicamente pela violência física (embora isso também continue a ocorrer), e sim através de novos modelos que envolvem o controle dos poderes judiciários, a conivência de setores parlamentares e a manipulação de amplos setores da população através das mídias de todos os tipos.


[BARROS, José D'Assunção. Seis Desafios para a Historiografia no Novo Milênio. Petrópolis: Editora Vozes, 2019, p.23].

Inserida por joseassun

Fala-se muito em nossa democracia do "direito de expressão". De que adianta esse direito se as autoridades que nos governam são surdas ou cegas? Serve apenas para grupos poderosos impor suas idéias aos mais fracos e fazer suas cabeças, para atingir seus propósitos. Isso é democracia?

Inserida por carlosmachado67

Precisamos repensar a democracia que temos no Brasil. Uma democracia onde o povo entra apenas com o voto e depois é ignorado pelos eleitos não é democracia.

Inserida por carlosmachado67

Não há democracia quando os governantes têm suas campanhas patrocinadas por grandes empresas e/ou grupos, pelo dinheiro advindo do jogo do bicho, do tráfico, de obras superfaturadas... quem assim faz, ou se vende a outros ou se vende à sua própria ganância. São escravos que escravizam o seu próprio povo!
Não há democracia quando partidos políticos são representantes disfarçados de outras nações e/ou governos, de organismos internacionais com interesses escusos e, ainda, de ideologias contrárias aos verdadeiros interesses nacionais.
Não há democracia quando candidatos se elegem à base da compra de votos por dinheiro, prometendo dar isso ou aquilo, fazendo festas e, ainda, promovendo inaugurações de obras às vésperas de dia de votação com o objetivo, é claro, disfarçado, de promover este ou aquele candidato.
Não há democracia quando uma pessoa vende, por quaisquer motivos ou meios, seus princípios e direitos, tais como o da liberdade de consciência e o direito de escolha, que lhe permitem votar em quem julgar melhor para representá-la e para representar o seu povo.
Não há democracia quando a fé de uma pessoa e/ou povo é atacada, desmerecida, perseguida... tão somente porque em seu Livro Sagrado não há apoio a certas práticas e ou ideologias defendidas por pessoas, grupos, partidos, empresas e organismos nacionais e internacionais.
Só há uma verdadeira prática democrática quando os políticos eleitos exercem seus mandatos como fiéis interpretes da vontade de um povo.

Inserida por PASTORJORDAO

Democracia é um meio de escolher quem vai te roubar no ano que vem.⁠

Inserida por vitorpaulo

A democracia não se caracteriza no momento em que se deposita o voto na urna, mas sim na transparência da apuração do mesmo.

Inserida por Fioraso27

⁠É a partir do questionamento que surge uma ideia, um livro, uma filosofia e a democracia. Não permitir que se faça questionamentos faz surgir um regime onde a propriedade intelectual é assassinada, que ao invés de permitir a pluralidade de ideias e o esclarecimento de dúvidas prefere silenciar opiniões.

Inserida por WerickSOliveira

⁠Democracia

A pedra
No sapato...
O
Brasil
Descendo
Pelo ralo

Patriotas
Ou otários?
Fica ai um questionário...

E o bobo do caminho
Vai por quilômetros
Dependurado

A moça de verde e amarelo
Grita
Cospe
Baba...
Claro, é contra a vacina,
Não se vacinou contra raiva...

E dentre tantas mentiras
E atos não democráticos...
Pede-se intervenção pela força bélica...
O mais perverso e cômico: contra a dona democracia...

Mas... HAJA coração!
A democracia já se fez soberana...
Um nordeste inteiro,
Uma mãe solo ao seu filho ensinando a lição...

O amor vencendo o ódio
É uma coisa linda...

Mas... linda mesmo é essa moça distinta,
Essa negra da periferia,
Essa moça que carrega água na cabeça
E o país nas costas todo dia,
Essa senhora chamada DEMOCRACIA
Que deu ao povo
O direito do voto nas mãos.

Inserida por MAISHAMANDISA

⁠A liberdade de expressão em uma Democracia requer muita coragem inclusive para nós ouvimos de volta às críticas que muitas vezes vem de volta a nós como a gente não quer ouvirmos. Ou a Democracia no Brasil é livre absoluto ou a Democracia não existe. Todos Brasileiros se dizem lutadores de nossa liberdade. Mas qual seria o verdadeiro teste para saber quão comprometida os Brasileiros comprometidos realmente com a ideia de liberdade de se Expressar como manda a nossa Democracia e a Constituição Federal ? Será que os nossos gritos por liberdade chegam aos ouvidos daqueles Governantes? Em 64 e 69 os gritos das ruas chegavam aos ouvidos dos nossos governantes . Mas em 64 e 69 a esquerda sabiam pelo que realmente estavam lutando e hoje nós também sabemos o que realmente a esquerda quer fazer no Poder hoje.

Inserida por CORUMBA12345

A democracia sem povo é uma canção sem poema.

Inserida por JoniBaltar

A democracia no papel nos dá direitos de ir e vir,pensar e expressar o que sentimos.Porém ainda vivenciamos parcelas do imperialismo e da ditadura militar, quando nos empurram coisas indigestas goela abaixo.

Inserida por GeovaneSantos

“Nossa democracia é encenação nacional de hipocrisia refinada, repleta de leis “bonitas”, mas feitas sempre, em última instância, pela elite dominante para que sirva a ela do começo até o fim. Político é gente que se caracteriza por ganhar bem, trabalhar pouco, fazer negociatas, empregar parentes e apaniguados, enriquecer-se às custas dos cofres públicos e entrar no mercado por cima… Se ligássemos democracia com justiça social, nossa democracia seria sua própria negação”

Inserida por Eliasipu

A democracia seria aceitável se não fosse a ingenuidade do eleitorado.

Inserida por paulocesaroliveira

⁠O procedimento de atribuição da soberania na democracia é organizar instituições que legitimam uma competição por votos. Quem vence, manda. Logo, a democracia depende estruturalmente de trazer os idiotas para si porque eles são maioria.

Luiz Felipe Pondé
Da alma e dos ossos: aforismos de crítica cultural: uma ciência melancólica. Rio de Janeiro: Edições 70, 2025.
...Mais
Inserida por PensamentosRS