Democracia
Quem viveu a ditadura conhece exatamente a importância da LIBERDADE
Quem só conhece a democracia desconhece significativamente a importância do LIMITE
Temos uma democracia, mas ela é de tão baixa qualidade que é pior do que alguns regimes totalitários.
Nós nos vangloriamos de ter liberdade, mas vivemos presos na ignorância e com a ilusão de que a vontade da maioria pode ter algum significado.
Um monte de idiotas votando, só significa que as cabeças pensantes são conduzidas pelos ignorantes.
Isso não é uma defesa dos regimes totalitários, mas deveríamos pensar melhor em ter votos de qualidade.
Esse é o maior ensinamento do ilustríssimo Senador; Ele ensina como desrespeitar a democracia; Ele ensina como agir diante da legalidade. Contudo, Quem tem virtudes - não aprende as coisas ruins e tão pouco ensina as coisas ilegais, erradas! Quando Aécio age eu aprendo como não ser. Ele é um exemplo para o Brasil.
Ainda não inventaram nada melhor que a democracia, mas a única coisa que a distingue dos regimes totalitários, é que nela você pensa que tem o poder.
"O livre pensar é uma conquista social (democracia, Estado de Direito, liberdade de imprensa e pensamento...). E também, pessoal: rompimentos, desmistificação, quebra de paradigmas..."
A democracia é boa. Mas ela deu o direito à pessoas decidirem algo que não entendem. A democracia só faz sentido com informação, caso contrário a ditadura de forma velada, prevalecerá.
Democracia
A política não desmente os fatos
Democracia: O Burocrata e corrupto
Enganar o pobre, ao partilhar o mesmo prato
Por que não acredito em democracia: em uma eleição, os candidatos indicados aos eleitores pelos partidos não são as pessoas mais competentes para o cargo, mas sim aqueles que têm chance de ganhar a simpatia do eleitor e consequentemente seu voto. E nesse jogo vale tudo: promessas impossíveis de se realizar, calúnias contra adversários e a propaganda que - como qualquer outra - procura vender o produto, ocultando do consumidor os defeitos ou deficiências que tem. E nesse jogo a maioria da população que não é esclarecida é presa fácil dando o voto geralmente a quem não o merece.
A Democracia que as Redes Sociais nos proporciona, onde todos publicam e falam o que querem, mesmo que sejam opiniões vazias e alheias à realidade, nos possibilita experimentar de uma liberdade de expressão jamais imaginada. Não deixar que uma pessoa estúpida se manifeste é ir de encontro aos ideais da liberdade de expressão. Você estará sendo mais patético do que ela.
Com Monarquia ou com Democracia.
Com parlamentarismo ou com comunismo.
Com Dilma ou sem Dilma.
Deus é soberano.
Não existe democracia representativa se os representados não podem falar diretamente com seus representantes. Se o poder emana do povo e é exercido em seu nome, nada mais justo que o povo orientar e fiscalizar aqueles que o exercem.
“A democracia, permite tanto, que alguns a confundem com falta de ordem, e por assim ser, é que estamos vendo nos atuais tempos da política Brasileira, tantos culpados e acusados, sendo juízes e algozes de outros tantos, também culpados e acusados, inclusive pelos mesmos crimes, faltas e erros, daqueles que os estão julgando. Ou seja, É a batalha do sujo contra o mal lavado! Ambos querendo apenas uma coisa… O Poder! E o povo, chamado de soberano desta mesma Democracia, segue inocente e sem nenhuma culpa, recebendo a sentença do mal viver, como se fosse ele o verdadeiro réu.”
Gutemberg Landi
03.05.2016
Os defeitos da democracia:
Os defeitos da democracia política como sistema de governo são tão óbvios, e têm sido tantas vezes catalogados, que não preciso mais do que resumi-los aqui. A democracia política foi criticada porque conduz à ineficiência e fraqueza de direção, porque permite aos homens menos desejáveis obter o poder, porque fomenta a corrupção. A ineficiência e fraqueza da democracia política tornam-se mais aparentes nos momentos de crise, quando é preciso tomar e cumprir decisões rapidamente. Averiguar e registrar os desejos de muitos milhões de eleitores em poucas horas é uma impossibilidade física. Segue-se, portanto, que, numa crise, uma de duas coisas tem de acontecer: ou os governantes decidem apresentar o facto consumado da sua decisão aos eleitores - em cujo caso todo o princípio da democracia política terá sido tratado com o desprezo que em circunstâncias críticas ela merece; ou então o povo é consultado e perde-se tempo, frequentemente, com consequências fatais. Durante a guerra todos os beligerantes adotaram o primeiro caminho. A democracia política foi em toda a parte temporariamente abolida. Um sistema de governo que necessita de ser abolido todas as vezes que surge um perigo, dificilmente se pode descrever como um sistema perfeito.”
(Sobre a democracia e outros estudos)
