Dedicatórias para Presentes
Não quero lhe desejar a teoria de presentes financeiros
Somente lhe desejo a compreensão de um amor inteiro
Pois ninguém vive com um amor pela metade
Precisa viver intensamente ou vive uma casualidade
Não adianta promessas para descobrir o tamanho do sentimento
Basta ter atitude e um pouco de empoderamento!
Saudade das coisas que um dia reclamei por fazer...
Aceite todos os presentes de Deus de coração , pois se vc desprezar um dia vai sentir falta , Deus só vai te dar oque você merece .
E com toda certeza é um bom presente.
As mensagens e os presentes que você recebe no dia do seu aniversario refletem a pessoa que você tem demonstrado ser.
Há pessoas que se fazem presentes mesmo estando ausentes. Desnecessária é a presença de quem se faz ausente.
Discurso de Professor e Amigo, meados dos anos 2000.
Cumprimento a todos os presentes.
Queremos convidá-los a pensar conosco questões novas e complexas, e buscar caminhos para um processo de formação capaz de permitir aos futuros professores a compreensão de que somos diferentes e, na diferença, nos constituímos sujeitos. Nossa relação com o mundo e com os outros precisa ser pensada a partir daí.
A escola que temos, ainda se pauta em um modelo que valoriza práticas ritualistas e lineares, que atualmente mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios contemporâneos de novas questões sociais, culturais e identitárias. Importa desconstruirmos o olhar que privilegia a homogeneidade, que ignora as individualidades e silencia as histórias de vida de seus educandos.
Na contra corrente dos processos de exclusão social que marcam a falta de oportunidades escolares de crianças, jovens, adultos, indígenas, afro-brasileiros e portadores de necessidades especiais, firmamos a unidade na diferença e na diversidade. Unidade que reorienta as práticas educativas a partir de novos discursos e que propõe o acesso democrático à escola como valor universal.
Com ênfase na Formação de Professores, fazem-se necessários o debate e as ações sobre educação inclusiva, perpassados em todos os níveis pela conquista da cidadania. Mas, as vitórias da inclusão não devem restringir-se apenas no âmbito legal. A inclusão deve ser pensada como lugar onde a teoria e a prática tencionam-se, vividas como história humana para além dos campos de batalha e dos gabinetes presidenciais. A inclusão deve ser defendida em ambientes antes impensados, nos quais está o humano: nos palácios e nas sarjetas, nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de fogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina, porque só é justo continuar a viver se a nossa vida arrasta com ela as pessoas e as coisas que não tem voz.
Tendo a inclusão, como horizonte, podemos sinalizar uma prática pedagógica a partir da memória e da história dos alunos, orientação metodológica que remete ao cotidiano de segregação, desigualdade e exclusão de serviram como caldo cultural ao longo da formação social brasileira. E isso basta? Pensamos que não. necessitamos da força vital, da credibilidade de nosso aluno. Ele, mais do que ninguém, como desejante, pode ser solidário e renovar, com sua visão crítica, compromissos com a ética. A inclusão, como ampliação da cidadania e do direito, depende de nossa capacidade de conquistar a fé e a esperança que residem no "coração de estudante".
Ao ouvirmos nossos alunos, professores em formação, talvez nos surpreendamos ao descobrir que eles, seus pais e avós, são doutores em desigualdades de oportunidades, mestres em desescolarização, PHDS em analfabetismo, Livres Docentes, em exclusão. Reconhecer cada aluno como dono de sua voz e das muitas vidas severinas - para quem a escola foi a terra boa nunca cedida - talvez seja um bom caminho.
As linguagens, pelo significado das palavras e pelo sentido dos discursos, concretizam e externalizam o pensamento e permitem que o indivíduo, no campo das relações sociais, constitua-se sujeito. Dessa forma, elas confluem para a realização, no indivíduo, da consciência de si e de ser-com-o-outro, de ser membro da espécie humana, de pertencer a uma nação, expressar uma cultura, de dizer-se brasileiro.
Caros formandos, temos em frente o grande desafio de atualizar a escola como ruptura e continuidade. Ruptura com a tradição de exclusão, de silenciamento das culturas (como a indígena e a afro-brasileira); ruptura com o silenciamento de pessoas com necessidades especiais; ruptura com a exclusão de jovens e adultos cuja vida na escola foi a morte severina. Trabalhar a continuidade na escola, implica recuperar o sentido filosófico do homem como sujeito produtor de seu destino e de sentidos. Somente assim superaremos a contradições que excluem crianças, jovens, adultos, etnias, tornando nossa nossa questão-objeto cidadã, em pertencimento a todos nós.
Finalizando: Sussurrando: Cheguem mais perto, mais perto, ouçam:
"Aproveitem a vida!
Cada momento!
Temos só uma oportunidade para viver e compartilhá-la, torná-la possível aos outros, a quem realmente precisa!
Um grande abraço.
Do professor e amigo:
Maxileandro,
os mortos recebem mais flores que aqueles que estão presentes hj
Ou seja é preciso morrer pra se tornar importante?
É impossível apagar certas coisas e torná-las lembranças porque elas se fazem tão reais e presentes, assim como a dor que insiste em nos lembrar que nada morreu, permanece vivo e pulsa de uma forma implacável...
Filosofia
Muitos são os pensadores,
Que explanam ideias,
Pensamentos presentes na sociedade,
Cada um destes,
Tem uma incomum,
Característica que é só deles,
Algo inexistente em outros indivíduos,
Que por motivo indecifrável,
Não conseguem expor,
O que os definem,
Ao caminhar das horas e minutos,
Frente os horizontes.
(Gustavo Gurgel do Amaral)
Há pessoas que foram criadas sempre com muitos presentes e demonstrações claras de afeto e isso é bom, porém podem começar a acreditar que para alguém valer a pena ou estar amando ela precisa necessariamente enchê-la de presentes, o que é algo errôneo e inclusive muito maldosamente utilizado por pessoas de má índole que compram a outra ou mesmo usam isso para tapar seus erros e ausências. É preciso saber diferenciar e saber que o amor se manifesta não só com um ato aprendido de dar presentes, que o outro pode não ter vivenciado e aprendido, sem que esse presentear se torne condição necessária pra que o amor exista.
[9/2 02:14] Giovane Memeu: "Presentes concedidos parecem aprazíveis aos olhos, mas a cada aniversário severas cartas de cobranças."
Giovane Silva Santos
[9/2 02:18] Giovane Memeu: "Atentai pelas ofertas gratuitas concedidas a vós, logo muitos batem palmas na tua dor."
Giovane Silva Santos
[9/2 02:25] Giovane Memeu: "Atentai ligeiramente em vossas dificuldades, muitos são os doutores, sábios e mestres que esticam as cordas a que vos aprisionam em laços. "
Giovane Silva Santos
[9/2 02:38] Giovane Memeu: "Atentai vos, tantas e constantes são as armadilhas deste mundo, são boletos invisíveis, contas altas, juros opressores de gerações. "
Giovane Silva Santos
Cria
Procuro o amor mais profundo naqueles que não estão presentes.
O termo “apaixonar” é insignificativo para o meu campo de visão, pois podia sentir-me presa à alma mais próxima de mim e não ser retribuída com a mais doce afeição. Pressinto por vezes que compreendo quem se torna progenitor de uma cria, talvez procriar seja o meu “sentido de vida” mesmo eu não sendo afável a crianças, saber que uma parte de mim poderá renascer mais uma vez, mas em forma de um ser novo, deixa-me realmente realizada. Poder demonstrar o amor que guardo dentro de mim, propagando-o contra este ser, sentir batidas palpitantes a sair-me pela boca como se tivesse engolido um enxame de borboletas.
Momentos maravilhosos, são na verdade, presentes
da vida... Gestos que dão certeza de que existi uma pessoa muito especial... que deixou belas lembranças!!!
Amigos são presentes de Deus nas nossas vidas. São verdadeiros anjos enviados para acompanhar nossa trajetória e tornar a nossa existência mais bonita e colorida. Amigos são bênçãos. Feliz Dia do Amigo!
