Da Solidao Cecilia Meirele
A solidão enlouquece meus pensamentos, porém me fortalece pra sobreviver nesse hospício chamado mundo!
SAUDADES DE VOCÊ (soneto)
A saudade hoje me acordou
Com a solidão de tua voz
Nesta manhã fria que abortou
Uma dor dilacerante e feroz
Suscitou a ternura do teu beijo
Na ausência do teu triste olhar
Anoitado no solitário desejo
Dos carinhos em nosso amar
Alvoreceu os antigos sentidos
Dos abraços por nós já partidos
Amarelados nos tempos antigos
Pra tal, alegou a minha razão
Nossos segredos em inspiração
Poesia que foi a nossa paixão.
(Saudades de você.... Arranha o meu coração).
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Maio, 14/05/2010, 08’07” - Rio de Janeiro, RJ
Laranjeiras
TEMPO REMOTO (soneto)
É bom que eu prose ao léu, assim acostumo
na solidão, da privação de um amor passado
pois a lembrança surrara no pesar suspirado
perdendo no versejar aquele rítmico prumo
Terá, e virá, um certo dia, então, presumo
um sentido para o verso, o mais sonhado
talvez o que mais mime, o mais encantado
que anuncie juras, e sensação para o rumo
E, se ao chegar a hora de um verso absorto
que não se apague o ardor, seja conforto
poético, velando a minha aflitiva soledade
Ouvidos não darei a inspiração sem alento
pois, poesia de saudade tem padecimento
mesmo que de boa lembrança, a saudade.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
14 junho, 2025, 15’09” – Araguari, MG
SOLIDÃO
Minha solidão ao sol... Nunca me dói...
Mas à lua... Só quando ela me diz
Que meu ser lunar, de triste, se corrói
E o meu ser solar é quem é mais feliz...
A solidão não é alvo que se destrói...
É pequena árvore de longa raiz!
Acompanhada por mais de uma voz
Faz brotar amor onde antes se quis...
Em meus versos... Há algo de aloe...
De nuanças medicamentosas para febrís
Como lanças... Acertam todo o algoz
Que ferir-me, sem dizer-me, o que fiz?
Em meus versos... Há algo dos nós...
Que apertam e deixam uma cicatriz
Para lembrar que não estamos sós
Mas à presença dos elementais sutís...
(SOLIDÃO - Edilon Moreira, Junho/2017)
Em meio à escuridão, em meio à solidão, você foi minha única fonte de luz.
Ela nunca conhecera uma solidão como aquela, que chegava sem a promessa de ir embora.
O lobo solitário é um arquiteto da própria existência, tecendo sua força na trama da solidão e do esforço. Sua jornada é um testemunho da vontade inabalável, onde cada dia é uma oportunidade para reafirmar sua essência. Na luta pelo desconhecido, ele encontra não apenas sobrevivência, mas um propósito que o coloca como uma figura forte, iluminada pela própria luz interior.
......em tudo parece bem......
aonde há amor, há ódio
aonde há alegria, há solidão
aonde há brigar, há choro
aonde há depressão, há bullying
Onde há amor, há ódio a espreitar,
Na sombra da alegria, a solidão vem ficar.
Onde a briga se instala, o choro faz morada,
E na depressão, o bullying segue sua jornada.
Nem tudo que reluz é ouro, diz o ditado,
Nem toda paz é plena, nem todo riso é dado.
Há luz e há escuridão, em constante dançar,
E a vida, em seus contrastes, nos faz sempre pensar.
nem tudo parece bem
aonde há amor, há ódio
aonde há alegria, há solidão
aonde há brigar, há choro
aonde há depressão, há bullying
Quem centraliza tudo manipula pela ação e enfrenta a solidão do poder; quem cede tudo, passa ‘procuração’, aceita o jogo, manipula por omissão e enfrenta a humilhação de se submeter.
Solidão é uma expressão com conotações negativas, como sentimento de isolamento ou abandono. Logo, a solitude pode ser vista como uma escolha deliberada para se conectar consigo mesmo, refletir e se renovar. A solitude é um mecanismo poderosa para o autoconhecimento e a criatividade.
Ao sentir a solidão, a andorinha ferida, mesmo sem fazer verão, ensina os filhotes a voar com raiva e ternura.
Excesso de estímulos e cobranças apressam
um vazio que avança,
uma solidão que se lança,
um cansaço que não descansa.
