Crônicas sobre Escola
A vida é uma escola continua onde todos nos podemos errar e acertar onde choramos e sorrimos onde perdemos e ganhamos onde todos nos temos a oportunidade de dedicar o nosso melhor porem também temos que aprendemos que cada decisão á uma consequência e cada consequência o resultado pode ser bom ou não mais nós temos mais que o dever temos a obrigação de aceita esse resultado e lutamos por algo melhor sempre
Queridos formandos, acabou o tempo da Escola. Agora estarão livres, dedico este pensamento a vocês. Transem bastante, mas não se esqueçam de usar camisinha, bebam, fumem tudo o que for natural. E quando quiserem um pouco de conhecimento frequentem a biblioteca. Afinal, os melhores contos estão nas loucuras, mas a genialidade estão nos livros.
No campo educacional público, o menor determina o maior. Quando a tutora chega à escola, a rotina muda: o horário se estende, o lanche cheira melhor; fala-se mais baixo; papéis se lhe distribuem; bandeirolas se agitam; alunos também fingem. E não se fala outra coisa: O pessoal da Secretaria está aí. "Quem não deve não teme".
“A nova escola precisa ter ‘resistência’ a ideologias e crenças inadequadas ou inconsequentes, algumas com origem em interpretações superficiais de pseudos intelectuais ou de um oportunismo politico partidário ideológico, que levou muitos países, em particular o Brasil, a uma situação insustentável.”
A vida não é só um mar de rosas e sim, um mar de paz, de luz, de sabedoria e de amor. É uma escola abençoada, é um presente divino. Que possamos conscientemente fazer valer a pena realmente, a nossa passagem por ela, de uma forma inteligente e única. Extraindo assim, as mais valiosas lições rumo ao caminho da autoiluminação e logo, ao aprimoramento intelectual e moral, na pátria terrestre.
Há um determinado programa de TV intitulado Escola do Amor que passa aqui na Rede Record, pertencente a Igreja Universal que "ensina" as pessoas a conviverem melhor em seus relacionamentos, namoro também, não sei, não acompanho. O apresentador dividindo o programa com a esposa, chama até os telespectadores de alunos. Mas, essa questão é uma coisa tão estritamente pessoal, tão relativa, no meu entendimento, que é como discutir o sexo dos anjos, como se diz. Não dá pra horizontalizar, generalizar. Parei um pouco quando ia chegado do trabalho para ver um pedaço que já estava passado e eles, o casal mais perfeito do mundo, orientavam uma moça que contava minúcias, particularidades dela com o esposo, escancarava sua vida pessoal pra todo mundo saber, de tal maneira que me causou um certo desconforto, constrangimento e pedia aconselhamento. Eles enrolaram, enrolaram, desconversaram, saíram do assunto, fizeram conjecturas, até supuseram que ela também estivesse errada, enfim, numa exposição desagradável do que não nos diz respeito. Sou mais a sabia, secular e gratuita sabedoria popular que, cautelosamente, diz: "Em briga de marido e mulher não se mete a colher".
Eis uma coisa generalizável sem pecado algum, todos os alunos da escola pública são iguais: não estudantes, apenas aluno. E os piores maltratam os professores! Por que as vozes imperativas continuam mandando as crianças para a escola, se todavia os exemplos de sucesso desestimulam-nas no esporte, na música e nas artes? Eu acreditava que fora da escola, ou seja, sem estudar, ninguém prosperaria. Por isso, estudei o suficiente para, só agora, entender que fora dos muros da escola, há um mundo próspero que faz a diferença na música, no esporte e nas artes! (CiFA
Qualquer crápula matricula-se na escola pública e já se sente no direito de humilhar um doutor, ou mestre. Ali sofre um graduado igualmente a um mestrado ou doutorado, basta levar o estigma de professor. Agora entendo porque o aluno indisciplinado, irresponsável e desrespeitoso pede permissão, de qual jeito, para ir ao banheiro como se fosse educado. Ele quer ouvir o "não" que não ouve em casa, mas lhe digo "sim" para martiriza-lo. A coordenadora também o atormenta obrigando de volta à sala, onde não quer ficar: martirizado e atormentado. Quando você age incoerentemente, deduz-se que os outros são idiotas. Falar a mesma língua é quando se reproduz o discurso da coordenação?Jargão de professor sem brilho próprio. (CiFA
Aqueles que se matricularam na Escola de Padre Tiago e foram fiéis ao seu ensino, jamais correrão o risco de serem reprovados. Só reprovará na vida, aqueles (as) que não tem a verdade como norte, ou, aqueles (as) que dizem que os métodos utilizados por este presbítero já estão ultrapassados para os tempos modernos. O que muitos alunos ainda não sabem é que a verdade que ele ensina ou já ensinou ao povo, não é relativa e nem tão pouco terrena, mas sim revelada por Deus.
Quando fui para a escola, tive imensa dificuldade em entender por que queriam que eu estivesse ali. No primeiro dia troquei porradas com um colega (que depois virou meu melhor amigo), e achei que fosse um lugar aonde nos mandavam só para testar nossa resistência. Às porradas resisti bem, mas o tédio quase me matou.
A escola sempre será a segunda casa para os pequenos de todos os cantinhos do nosso mundo... E para alguns ou até muitos, o primeiro lar, mas o mais importante disso é que fiquem bem, que desenvolvam; sejam cuidados e recebidos com zelo e dedicação profissional, para que estes ambientes tornem lugares de muito amor à uma vidinha, que necessita tanto do nosso afeto, atenção e empenho.
Depois de 30 anos lecionando na escola cheia de coordenadores, descobri que ainda não sei fazer um plano de aula, não do meu jeito, mas do jeito delas! Como eu queria me sentir confortável, fazendo o que sei! Mas, de tanto me pressionar, entreguei mais um à coordenadora principal, e mais uma vez, voltou crivado de correções e observações redundantes. Mesmo fora da sala, conseguiu me envergonhar. O que diabos é assédio moral? A culpa do caos na educação não é do professor vitimado! CiFA
Havia um menino que era perseguido na escola por ter um déficit de atenção muito raro, a professora achava que isso era preguiça e dizia que ele ficava no mundo da lua enquanto passava as matérias na lousa, tudo que ele fazia ela questionava ou reprimia, ele balançava as pernas e ela implicava. Um dia pediu um favor a ele, pediu que fosse até a sala da diretoria, e ele não sabia aonde ficava, ela se zangou dizendo: Deixe que vou pedir a outra pessoa, não é possível não saber em que local fica. Os colegas zombavam dele, e ele ficava quieto, até que retrucou e zombou também e novamente a professora vendo toda aquela situação deixou o garoto de castigo em um canto como culpado por ter arranjado a confusão. Na aula e redação o tema era livre, e começou a lembrar das escolas boas que passou durante toda a sua infância, das outras docentes, dos amigos, das brincadeiras, e na ultima frase disse: Hoje estou aqui com essa professora ruim, mal caráter, asquerosa, e ela viu a frase e pediu que ele lesse a redação em voz alta, humilhando ainda mais o menino. E de vez em quando chegava atrasado nas aulas, e a docente já pedia o caderno de recado para ele mandar para a mãe dele. Foram dois anos com essa professora, até que seu ciclo na escola chegou ao fim, o garoto com toda a educação e com um ar meio hipócrita foi se despedir da docente dizendo: Tchau, adeus, fui muito feliz aqui, espero que nunca se esqueça de mim como eu me esqueci de ti, estou te cumprimentando por educação e não porque gosto da senhora.
As leis da escola estão tão desgastadas perante o aluno que ele não se acanha em se comparar com os professores. E diz: — se o professor pode eu posso. O aluno não reconhece superioridade, e o seu lugar. Ai do professor que levou de casa um lanche especial, terá que se esconder para comê-lo. De fato, há oportunidades nas quais os alunos conseguem descarregar em outros colegas aquele ressentimento reprimido, bem como a sensação de onipotência que é prazerosamente fruída quando eles se assemelham aos professores que os agrediram. CiFA
A Educação e seus inúmeros significados: para uns a mesma se da somente dentro da escola, para outros vai além dos muros desta. Acredito que a Educação é a nossa arma mais poderosa para transformar a sociedade, pois ela tem o poder genuíno de fortalecer os aspectos congnitivos e afetivos da humanidade. Ela perpassa as quatro paredes da sala de aula, que prefiro chamar de ateliê, rompe com paradigmas a cada instante, por ela podemos crer e ver o impossível acontecer. A escola da asas à nossa imaginação, faz de um barquinho de papel um marinheiro, de um avião ou de um chapéu de jornal, um soldado, um piloto. Podemos definir a Educação entre suas inúmeras definições, encorajamento à descoberta do novo.
A Escola está cheia de homossexuais e feministas distribuindo charme e cultura, tanto alunos quanto professores. É o “Look” do momento. Contudo, vejo também outro tipo de professores: os machistas que namoram alunas e viram notícia nos jornais, são excomungados pelo sistema. Ainda bem que sou velho, feio e pobre. Inadequado para fazer o mal que querem. Qual é meu pecado? Discriminar a mim mesmo? Todavia eles me fizeram justiça, quero dizer, condenaram-me a um lugar seguro.
Na escola, o velho está contaminando o novo normal. Ainda estão exigindo reposição de dias letivos, conselho de classe, padrinhos de turmas, falta reprova. Então não fazem bem nem uma coisa nem outra, caindo no descrédito do público: por que os alunos não estão fazendo as atividades propostas? Ou eu não sei o que é educação a distância...? Escola pública leva o aluno a sentir ira do mestre e tê-lo como rival, quando satura o sistema de inutilidade, desumaniza os critérios descontando no professor e atrasa o progresso amassando barro. Não zelam pela coerência? Enquanto não enterrarem o defunto, cheirarão carniça. CiFA
A escola é inimiga do conhecimento, pode parecer loucura, mas nós somos seres autodidatas, somos completamente capazes de aprender qualquer coisa sozinho, mas a escola vai contra essa natureza, e colocam na nossa cabeça que precisamos ser ensinamos por outras pessoas, conhecimento de verdade é aquele que se busca sozinho, e não aquele que você recebe de graça
“Trabalho em uma escola que despreza peremptoriamente a educação, visto que sequer tenho ou conto com qualquer mínimo apoio para seguir meus desígnios universitários. Faço tenra ideia, ainda que ínfima, sendo eu professor simplesmente não há nenhum suporte aos meus estudos; o que se dizer então quanto aos alunos tão indefesos intelectualmente, inermes cognitivamente e tão vulneráveis financeiramente? Definitivamente, estão alijados à sua própria sorte.”
A escola virtual é ideologicamente a mesma platônica, sou a favor, pois não pode acabar de uma só vez! Este é o procedimento didático que me previne há anos, incompreendido, porque as coordenadoras pedagógicas não conhecem a metodologia platônica: "Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um." (Platão ). Ao fim por etapas! CiFA
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola
