Cronicas de Pedro Bial para Despidida
Fruta Perfumada
Cristo também sofreu por nós, deixando-nos um exemplo. - 1 Pedro 2:21
Tivemos o privilégio de ser os convidados de alguns amigos que moram nas montanhas. Quando entramos em nosso quarto, tivemos o prazer de encontrar uma encantadora cesta de frutas frescas na mesa. As uvas, peras, maçãs e morangos pareciam refrescantes e deliciosos. Mas foi só quando cortamos ou mordemos a fruta que sentimos o aroma e o sabor.
Paulo comparou as características da obra do Espírito Santo em nossas vidas para frutificar (Gálatas 5: 22-25). O arranjo deleitável que ele descreveu inclui amor, alegria, paz e bondade. Como a fruta em nosso quarto de hóspedes, o "sabor" completo é melhor liberado sob circunstâncias cortantes ou difíceis.
O amor, por exemplo, é mais belo quando encontrado pelo ódio. A paz é mais bem-vinda quando floresce no meio do conflito. A longanimidade e o autocontrole são os mais doces face à amarga perseguição e tentação.
Uma razão pela qual Deus nos permite experimentar provações é que, por meio de nossa resposta divina, o verdadeiro valor do fruto do Espírito é liberado como testemunha do mundo.
A próxima vez que formos testados, nosso mais profundo desejo será permitir que o Espírito Santo produza em nós um fruto perfumado para a glória de Deus.
Nós nos afastamos da purificação e poda,
Esquecendo o homem do marido sabe
Quanto mais profundo o corte e a aparelhamento
Quanto maior a fertilidade cresce. —Anon.
A afiada faca de tiragem do Espírito aumenta a vida de um cristão que produz frutos. David C. Egner
O belo cristão
[Tenha] compaixão um pelo outro; amor como irmãos, seja bondoso. - 1 Pedro 3: 8
Uma vez me deparei com esta manchete em um jornal: The Beautiful American. A linha de dados do item era Keren, Etiópia, e o artigo citava o governador-geral, que disse: "Por que você não pode nos mandar mais americanos como o Sr. Downey?" O funcionário, conversando com um repórter visitante, fez uma pausa e reformulou o texto. pergunta: "Por que não há mais seres humanos como ele?"
O artigo então explicou que o oficial estava se referindo a um ex-GI que iniciou uma campanha para construir um orfanato e um hospital naquele lugar necessitado. Para isso, ele foi apelidado de "The Beautiful American", que foi um grande elogio.
Uma honra ainda maior deve ser chamada de “O Belo Cristão”. Acima de todos os outros, os crentes devem ser verdadeiramente “pessoas bonitas”. Devemos ser marcados pelas qualidades de gentileza, compaixão, amor, ternura e cortesia (1 Pet 3: 4,8). Devemos ser “belos” porque retornamos a bênção pelo mal (v.9), buscamos a paz (v.11) e estamos dispostos a “sofrer por causa da justiça” (v.14).
Quando os outros o veem, eles vêem um reflexo do amor de Cristo em você? Por causa de sua fidelidade, você poderia ser chamado de “belo cristão”?
Por isto deve toda pessoa saber
Que nós servimos a Deus acima:
Seu Espírito habita em nossos corações
E nos enche com Seu amor. —DJD
As pessoas mais bonitas refletem Cristo. Richard DeHaan
Sem um autocolante no vidro traseiro
Eles viram a ousadia de Pedro e João. . . . E eles perceberam que eles estavam com Jesus. - Atos 4:13
Enquanto dirigia no trânsito da hora do rush um dia, encontrei-me atrás de um carro com um adesivo. Tinha uma carinha sorridente amarela com estas palavras: Sorria - Jesus ama você.
De repente, outro carro apertou na frente do carro "sorridente", forçando o motorista a pisar no freio. Com isso, ele balançou o punho com raiva, exibindo qualquer coisa, menos uma carinha sorridente. Senti vergonha, até me lembrar da minha própria impaciência como motorista. O incidente me lembrou que nossas ações e reações, mais do que a exibição de um adesivo em nosso carro, mostram se conhecemos o Senhor Jesus.
Atos 4 nos diz que Pedro e João enfrentaram oposição de governantes locais, anciãos e escribas enquanto proclamavam as boas novas de Cristo. Mas a reação deles fez com que seus oponentes começassem a pensar. Embora Pedro e João não fossem altamente educados, as pessoas se maravilhavam com o testemunho corajoso e percebiam que esses dois homens estavam com Jesus. Não havia necessidade de um adesivo no jumento dos apóstolos - suas palavras e ações diziam tudo.
Você se sente muito destreinado ou tímido para ser uma testemunha de Deus? Se você passar tempo conhecendo Jesus intimamente, Ele o capacitará a impressionar os outros consigo mesmo. Você terá ousadia - sem um adesivo.
Para mim não foi a verdade que você ensinou,
Para você tão claro, para mim tão obscuro;
Mas quando você veio a mim, você trouxe
um sentido mais profundo dele. —Clelland
Ações falam mais alto que adesivos.
Joanie Yoder
Qual é o próximo?
Pedro saiu e chorou amargamente. - Lucas 22:62
Na noite anterior a Jesus foi crucificado, dois de seus discípulos se voltaram contra ele. Judas traiu a Cristo, levando Seus inimigos a Ele no Jardim (Lucas 22: 47-48). E Pedro negou três vezes que ele mesmo conheceu o Senhor (vv.57-60).
Mas a diferença no que fizeram em seguida foi enorme. Pedro chorou lágrimas amargas de arrependimento e depois foi gentilmente restaurado (v.62; Jo 21: 15-17); Judas se enforcou (Mt 27: 5).
Quando cometemos um pecado, o mais importante é o que fazemos em seguida. Se perdermos a paciência e dissermos algo cruel para um membro da família, o que faremos a seguir? Se maltratarmos um colega de trabalho, o que faremos depois? Se descobrirmos que estamos nos fixando em pensamentos maus, o que faremos depois? Dar desculpas, justificar nosso mau comportamento, culpar a outra pessoa ou ignorar a Deus é apenas acrescentar mais pecado ao primeiro.
Talvez, como você leu isso, o Espírito Santo tenha chamado sua atenção para algum pecado em sua vida. Se assim for, você se deparará com uma escolha: arrepender-se e confessar a Deus (1 João 1: 9), ou continuar negando que você tem um problema com o pecado.
Quando você peca, não compense com outro pecado. Leve-o imediatamente ao Senhor em confissão em oração. O mais importante é o que você faz em seguida!
Para Estudo Adicional
Em 1 João 1: 8-10, o que aprendemos sobre nós mesmos?
Como devemos reagir ao pecado em nossas vidas? (1 João 1: 9).
Qual é a base do nosso perdão? (1 João 2: 1-2).
A negação agrega nosso pecado; confissão anula isso. David C. Egner
INTREPIDEZ APAIXONADA
Ao verem a intrepidez de Pedro e João… admiraram-se; e reconheceram
que haviam eles
estado com Jesus.
—Atos 4:13
Um jovem estava testemunhando aos transeuntes numa cidade nos arredores de Londres, na Inglaterra. A maioria o ignorava, alguns caçoavam e muitos paravam para ouvi-lo. Mas independente da reação das pessoas, ele era destemido. Com uma voz forte e firme determinação, ele abria seu coração — não com as palavras de um profeta irado, mas com uma preocupação profunda pelos homens e mulheres presentes. Os olhos dele, a expressão facial e o tom de voz revelavam uma atitude de compaixão, não de condenação. Ele compartilhava com ousadia o amor e a graça de Jesus Cristo.
Em Atos 4, quando a igreja estava surgindo, Pedro e João também falaram com intrepidez ao povo da sua geração. Qual foi a resposta dos líderes daquela época? “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (v. 13). Essa ousadia não era fruto de treinamento ministerial, mas de muito tempo em comunhão com o Mestre.
Consequentemente, eles sentiam paixão por tudo o que se relacionava a Cristo — o destino eterno de homens e mulheres.
Essa mesma intrepidez apaixonada estava no rosto daquele rapaz na Inglaterra. Será que os outros veem essa mesma ousadia em nós? —WEC
O cristão é um embaixador
que representa o Rei dos reis. Bill Crowder
TRANSTORNOS
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. —1 Pedro 5:7
Você é alguém que se preocupa com tudo? Contas, futuro, questões do casamento, dívidas, saúde? A preocupação o envolveu a ponto de torná-lo uma “máquina de aflição”? Se isso descreve sua vida, talvez você tenha Transtorno de Ansiedade Generalizada — TAG ou, Transtorno Obsessivo Compulsivo — TOC, uma condição marcada pelo constante estado de preocupação com a maioria dos aspectos da vida. De acordo com David Barlow, professor de psicologia da universidade de Boston, “a principal característica psicológica do TAG é um estado de preocupação crônica e incontrolável”. Um pouco de ansiedade é normal, mas a preocupação constante não é.
Saturados pelo sofrimento e perseguição, os cristãos do primeiro século tiveram que sair de Jerusalém e se dispersaram pela Ásia (1 Pedro 1:1-7). Muitos destes seguidores de Jesus experimentaram sentimentos de aflição por possíveis perigos ou adversidades. Pedro encorajou-os a não se encher de ansiedade, mas que entregassem todas as suas preocupações a Deus (1 Pedro 5:7). Ele queria que percebessem que não precisavam carregar suas preocupações quando podiam entregá-las a Deus, que de maneira íntima e profunda, estava atento ao que acontecia com cada um.
Você preocupa-se com muita frequência? Deixe Deus ser responsável por suas ansiedades. Pare de se preocupar e comece a confiar completamente nele. —MLW Marvin Williams
LÁGRIMAS
Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente. —Lucas 22:62
Meu marido, um convicto ignorante em computação, comprou um computador para ajudá-lo em seus negócios. Após dar-lhe algumas dicas, eu o deixei sozinho, explorando a máquina. Não demorou muito, entretanto, para que eu escutasse uma voz com um leve tom de pânico vindo do escritório: “Ei, onde fica aquela tecla ‘ihh’?”
O que ele estava procurando, é claro, era o comando “desfazer” que permite que você volte atrás quando comete algum engano. Você já desejou alguma vez ter um desses comandos na vida? Um comando para reverter, reparar, ou restaurar o que foi quebrado ou danificado pelo pecado?
Depois da prisão de Jesus, Pedro, um de Seus amados discípulos, negou três vezes que o conhecia. Lemos, então, “voltando-se o Senhor”, ele simplesmente “fixou os olhos em Pedro”. E este “saindo dali, chorou amargamente” (Lucas 22:61-62). Suas lágrimas foram muito provavelmente lágrimas de vergonha e arrependimento. Sem dúvida, ele desejava desfazer suas ações. Pedro, porém, não foi abandonado em sua tristeza. Depois de Sua ressurreição, Jesus restaurou Pedro, dando-lhe a oportunidade de reafirmar seu amor (João 21:15-17).
Quando estiver entristecido pelo pecado em sua vida, lembre-se que Deus providenciou um método de restauração. “Se confessarmos os nossos pecados”, Ele irá “nos perdoar” e “purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). —CHK
O retorno para Deus começa com um coração quebrantado. Cindy Hess Kasper
Devagar
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada. —2 Pedro 3:9
Se surgisse um concurso para descobrir a virtude mais popular, desconfio que a “rapidez” venceria a “superioridade.” Muitas partes do mundo parecem estar obcecadas pela velocidade. Contudo, a febre da “rapidez” não nos leva a lugar algum — rapidamente.
“Chegou a hora de desafiarmos nossa obsessão em fazer tudo com maior rapidez,” afirma Carl Honoré em seu livro Devagar (Editora Record, 2005). “A velocidade nem sempre é a melhor política.”
De acordo com a Bíblia, esse autor está certo. Pedro nos advertiu que nos últimos dias as pessoas duvidariam de Deus por parecer que Ele está demorando para cumprir a promessa da Sua volta. No entanto, Pedro destaca que esta aparente demora é algo positivo. Na verdade, Deus está demonstrando Sua paciência dando mais tempo para que as pessoas se arrependam (2 Pedro 3:9), e também sendo fiel ao Seu caráter, sendo paciente ou tardio em irar-se (Êxodo 34:6).
Nós também devemos ser tardios em irar-nos — e tardios para falar (Tiago 1:19). Segundo Tiago, a “prontidão” está reservada para os nossos ouvidos. Devemos estar prontos para ouvir. Pense em quantos problemas poderíamos evitar se aprendêssemos a ouvir — escutar de verdade, não apenas parar de falar — antes de abrir a boca.
Em meio à correria para atingir nossas metas e prazos, lembremo-nos de nos apressar em ouvir e desacelerar nossos humores e nossas línguas.
Ao ser tentado a perder a paciência com alguém, pense sobre o quanto Deus é paciente com você. Julie Ackerman Link
Direção certa
Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. —João 6:68
Uma das experiências mais difíceis que tive na época quando fui pastor foi contar a uma senhora que era membro da nossa igreja que o seu marido, seu filho e seu sogro haviam se afogado em um acidente de barco. Eu sabia que a notícia destruiria sua vida.
Nos dias que sucederam suas trágicas perdas, fiquei impressionado com a fé incomum e a reação dela e de sua família. Com certeza, havia profundo quebrantamento, dúvidas atormentadoras e confusão. Porém, quando nada mais fazia sentido, eles ainda tinham Jesus. Ao invés de abandoná-lo em meio aos dias desesperadamente difíceis, correram a Ele como única fonte de esperança e confiança.
Faz-me lembrar a reação dos discípulos perante Jesus. Depois que alguns deles “o abandonaram e já não andavam com ele” porque era difícil compreendê-lo (João 6:66), Jesus voltou-se para o seu círculo mais próximo e perguntou: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” (v.67). Pedro compreendeu bem e respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (v.68).
Não importa o que você estiver enfrentando hoje, encoraje- -se pelas palavras de Pedro e pelo exemplo de uma família que passou pelo fogo e manteve a sua fé intacta. Desde que você corra na direção certa — para Jesus — encontrará a graça e a força necessária.
Quando tudo estiver perdido, lembre-se que você não perdeu Jesus — corra para Ele. Joe Stowell
Lembretes
…sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas… —2 Pedro 1:12
Jill Price tem uma memória extraordinária que espanta os cientistas. Em 2006, sua memória superdesenvolvida foi descrita em um artigo de um jornal científico: “Um Caso Incomum de Lembrança Autobiográfica.” Price não tem qualquer aptidão especial para memorizar palavras, números, fatos ou línguas, mas lembra-se do que lhe aconteceu, em qualquer dia, nos últimos 30 anos. Dê-lhe uma data qualquer e Price dirá o dia da semana, a temperatura, o que comera no café da manhã, os programas de TV que assistira, e as pessoas com quem falara.
Poucos têm memória como essa. Por esse motivo precisamos de lembretes para completar simples tarefas e cumprir nossos compromissos. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de verdades espirituais. O apóstolo Pedro demonstrou que compreendia a necessidade de lembretes espirituais ao escrever: “Sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas cousas. […] despertar-vos com essas lembranças. […] De minha parte, esforçar-me-ei […] conserveis lembrança de tudo” (2 Pedro 1:12-15).
Não importa que tipo de memória nós temos, precisamos ser lembrados dos princípios bíblicos. Leitura diária da Bíblia, estudos em grupos pequenos e envolvimento em uma igreja local podem ajudar-nos a lembrar das importantes verdades de Deus.
Permita que a Palavra de Deus encha sua memória, dirija seu coração e guie seus passos. Dennis Fisher
Finalmente, o descobrimento da felicidade,
e não foi Cabral (o Pedro) que descobriu...
É preciso entender que a felicidade existe
dentro da alma de todos nós...
Apenas há que permitir sua saida,
e não é dificil faze-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial
A DESCOBERTA DA FELICIDADE
Marcial Salaverry
Para chegar a tão importante descoberta, vamos entender que nem sempre é possível encontrar uma concordancia total e completa, mas com toda a certeza, o maior objetivo de qualquer ser vivente, é ser feliz. Ocorre que nem todos o conseguem atingir, possivelmente apenas por não saber como faze-lo, aliás, parece mesmo ser muito difícil encontrar essa tal felicidade, descobrir onde ela se esconde.
Acontece que na realidade não o é, pois basta que se saiba observar certas pequenas coisas, para perceber que a felicidade não é algo que se procure, uma vez que ela já está alojada em nosso interior. É então, simplesmente saber “sentir-se feliz”, saber deixar que ela saia de seu casulo, e se espalhe. Pergunta-se então, como é possível isso, de “sentir-se feliz”. Bem, pode-se dizer que podemos nos sentir felizes, sendo felizes, claro, e para isso, existem pequenas coisas a serem observadas. Então, sabendo chegar às conclusões certas, como diria L’Inconnu, “voilá, c’est le bonheur...”
Bem, podemos começar pelo princípio da coisa, e que geralmente serve como impeditivo para tanto. Atualmente existe uma disputa ferrenha para saber quem é o melhor isto, ou quem é o melhor aquilo, e tal disputa sempre atrapalha o bem viver, já que existe essa ânsia de vencer alguém. E assim, esquecemo-nos de viver nossa vida, sabendo usufruir nossa felicidade interior. Ocorre que, quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, mas sim compartilhado, quando deixarem de lado o desejo de ser "o centro das atenções", talvez entendam que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso.
Para que essa necessidade de se provar que é melhor do que os outros? Deixe que os outros julguem se realmente somos bons ou não naquilo que fazemos. Façamos corretamente nossa parte, sem a preocupação de aparecer como o melhor, sem querer ser "o tal", evitando pisar nos outros que talvez possam atrapalhar nossa marcha. É preciso saber respeitar SEMPRE o espaço alheio.
Devemos nos aperfeiçoar naquilo que fazemos, estudando, procurando melhorar cada vez mais, sem aquela preocupação de superar quem está a nosso lado. Fazendo nossa parte bem feita, não precisaremos tentar diminuir a capacidade alheia para provar nossa superioridade.
Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas. Para mostrar que é bom, não precisa procurar provar que outros são inferiores. Basta fazer sua parte bem feita, fazendo o sucesso às custas de sua capacidade, e não graças à incapacidade alheia. Aliás, é nisso que reside o real mérito. Ser bom entre os bons. Se estivermos rodeados de incapazes, que vantagem existe em sermos “o melhor?”. Aliás, já se diz que: "em terra de cegos quem tem um olho é rei...”
Nunca devemos deixar de repassar nossos conhecimentos a quem nos procurar. Afinal, o céu nasceu para todos. Aquilo que aprendemos, foi porque alguém nos ensinou, porque então não retribuir, ensinando a outrem? Por que esse orgulho de aparecer como “o melhor”, “o mais importante?” Não podemos nos esquecer de que a soberba faz mal para o próprio indivíduo, pois acaba afastando amizades.
Caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, falar sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado bom das pessoas, esquecer os erros do passado, cair (mas levantar sempre), sorrir (mesmo diante de uma negativa), irritar-se em certas horas, mas procurar reverter isso imediatamente, repudiar a inveja e a ingratidão, são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém infelizmente para muitos, isso é extremamente difícil de conseguir.
É uma questão de aprendizado, não acontece de forma repentina. Mas saibam que vale a pena tentar. A vida correrá bem melhor. Criar-se-á uma aura positiva à sua volta. É muito melhor cultivar amizades, do que criar inimizades. Obter êxito por méritos próprios, forçosamente atrairá admiração alheia. Mas conseguir sucesso derrubando oponentes, sempre criará uma idéia de represália à nossa volta, não podemos nos esquecer disso, uma vez que, aquele que derrubarmos, sempre estará estudando uma revanche...
O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, não se torna apenas o melhor amigo, o melhor pai, o melhor chefe e a melhor companhia, pois não fará apenas a felicidade dos outros, mas tornar-se-á verdadeiramente feliz. Sua vida não se transformará num fardo a carregar, cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Ela se torna uma caminhada tranquila, inesquecível, gratificante e feliz.
A maioria das pessoas procura a felicidade como um fim, não como um caminho. Talvez por isso ela se torne tão inacessível e tão rara.
Pensando nisso, preparemo-nos para ter UM LINDO DIA, e assim sermos felizes, e procurando sempre espalhar felicidade e amizade...
POBRE PEDRO
Pedro anda tão triste
Tão infeliz
O que será que o deixou assim?
Andar estrupiado
Tão acabado
Todo sujo e mal lavado
Será o amor que o deixou
Ou será apenas um ator?
Bah!! Pedro é só um perdedor!!
Pedro nos deixou
Disseram que ele se enforcou
Pobre rapaz ninguém nunca o visitou
O café gelado é só o que deixou
E uma mala cheia de dor
O que será que o matou?
29/06/2018
BOM DIA DE SÃO PEDRO!
Junho se prepara para despedir, deve estar saindo de férias, né
Quem sabe...?
O tempo passa rápido vai deixando um rastro de saudade quando não de perplexidade de tudo que se há,
houve ou com ansiedade aguardamos vir e ver.
É que..
"O relógio do tempo aproveita os cochilos da vida e dá um salto maior nos espaços seguintes."
Quando se dá conta os gols se foram,
santos juninos se despediram o ano dobrou a curva e,
o que antes era começo, agora delineia-se como preparação para a chegada do próximo ano ou evento.
Acho que já está na hora de começar os preparativos para finalizar o atual.
(Dá até para sentir uma leve coceira que começa a incomodar com a ansiedade que começa a rondar)
Com amor e júbilo vamos construindo o que deixou de ser feito para que os instantes decisivos sejam reservados para o que de melhor está por vir.
Quando então estiverem:
Esperanças renovadas,
Desejos alcançados
Vibração acaloradas...
Nada há que se oponha ou detenha o grito preso na garganta: "Aguenta coraçãooooo...!"
"Vamos em frente que o novo dia com carinho vem nos beijar
e desejar que todo sonho de amor venha de início em doses homeopáticas
para depois explodir em flor e calor!"
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1 Pedro 5:7
“Segura na mão de Deus e vai” Pastor Nelson Monteiro da Mota- “In memoriam”
. É comum vez em quando termos a sensação que iremos imergir em um mar de preocupações, com tênue esperanças de resolução para os problemas em derredor. Calma antes que a ansiedade absorva nossa eficácia resolutiva, devemos confiar em Deus. Isso é parte de ter fé. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nEle, e o mais Ele fará.”Salmos 37:5
. Enfim, “Segura na mão de Deus, orando, jejuando, confiando e confessando, segura na mão de Deus e” e tenha uma semana rica de bênçãos e novas perspectivas no amanha, em o nome Santo de Cristo Jesus.
EMPRESTE-ME
Leia: 1 Pedro 3:13-16
...Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm ( v.15 ).
Examine: Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa ( Mateus 5:15 ).
Considere: Quando foi a última vez que você compartilhou sobre a sua fé com um amigo ou alguém mais próximo ? Seus amigos se surpreenderiam ao descobrir que você é cristão ? Por quê ?
Na Suécia, certa biblioteca permite que seus usuários emprestem pessoas vivas, em vez de apenas livros, são eles : nove indivíduos incluindo um imã ( sacerdote muçulmano ), um cigano e um jornalista. Os usuários podem retirar a pessoa para uma conversa de 45 minutos no café da biblioteca e conhecê-la melhor.
Como cristãos, as pessoas ao nosso redor nos " emprestam " o tempo todo - em especial os amigos que provavelmente não compartilham a nossa fé. Por isso Pedro aconselha: " ...Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm " ( 1 Pedro 3:15 ).
E nos lembra: " ...façam isso com educação e respeito... " ( v.16 ). Ele deseja que compartilhemos nossa fé em amor, sem preconceitos, com abordagens do tipo: " estou certo e você errado. " Enfim, foi por amor que Deus entregou: " ...o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna " ( João 3:16 ).
Nossos amigos podem se interessar pela oferta de vida eterna de Deus ao perceberem o quanto a fé influencia o nosso dia a dia. Quando " ...não [ vivemos ] como vivem as pessoas deste mundo... " ( Romanos 12:2 ), as pessoas reparam !
Não se trata de parecer perfeito, significa viver e agradar a Deus e permitir que " ...Espírito de Deus dirija a [ nossa ] vida... ( Gálatas 5:16 ).
Mesmo quando estamos bem espiritualmente, pensar em compartilhar nossas crenças com os amigos nos amedronta. Precisamos orar pela oportunidade e confiar que " ...se [ tivermos ] de sofrer por [ fazermos ] o que é certo... " Deus nos recompensará ( Pedro 3:14 ).
Não sei quanto a você, mas eu quero estar preparado para compartilhar minha fé com bondade. Até lá, vou me esforçar para viver de maneira que eu possa ser a primeira a me voluntariar: " empreste-me ! " quando se tratar de defender Jesus. - Jennifer Benson Schuldt
1)
João tomou R$ 25,00 reais emprestado de Pedro e R$ 25,00 reais emprestado de Paulo.
Ficou com R$ 50,00 reais, usando para pagar uma dívida de R$ 45,00 reais ao Sérgio.
Assim lhe restando R$ 5,00 reais que amenizou a dívida com Pedro e Paulo pagando R$ 1,00 real a cada um.
Restou com João R$ 3,00 reais e duas dívidas, ambas no valor de R$ 24,00 reais que somam R$ 48,00 reais.
R$ 48,00 reais + os R$ 3,00 reais que restou com João, somam R$ 51,00 reais.
Por que resulta em R$ 51,00 reais?
A conta deveria bater os R$ 50,00 reais exatos que ele pegou emprestado com os amigos, Pedro e Paulo!
R-E-S-P-E-I-T-O
Leia: 1 Pedro 2:13-35
Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé, temam a Deus e respeitem o imperador ( v.17 ).
Examine: ...obedeçam com medo e respeito àqueles que são seus donos aqui na terra. E façam isso com sinceridade, como se estivessem servindo a Cristo ( Efésios 6:5 ).
Considere: Quais são as três maneiras pelas quais você demonstra respeito pelas principais figuras de autoridade em sua vida ? Como você demonstra respeito a Deus ?
Steve Miranda, da Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos, afirma que o principal motivo de as pessoas deixarem o emprego é devido aos chefes que depreciam seus empregados ou demonstram comportamento desrespeitoso. " Maus chefes são vampiros de energia, " ele diz.
Como você deve reagir se estiver subordinado à autoridade de um chefe ou alguém difícil de respeitar ? O palestrante motivacional, nadador medalhista de ouro olímpico Josh Davis afirma: " Não há motivo para ser rude ou grosseirocom outro ser humano. " E continua: " aplico um princípio bíblico para me ajudar: ´ Façam tudo sem queixas nem discussões para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu ´" ( Filipenses 2:14-15 ). As Escrituras dizem que devemos respeitar...
- as autoridades governamentais: " Por causa do Senhor, sejam obedientes a toda autoridade humana... " ( 1 Pedro 2:13-14 ).
- a todos: " Respeitem todas as pessoas, amem os seus irmãos na fé, temam a Deus e respeitem o imperador " ( 1 Pedro 2:17 ).
- aos patrões: " Vocês, empregados, sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem, não somente os que são bons e compreensivos, mas também aqueles que os tratam mal " ( 1 Pedro 2:18 ).
- aos líderes cristãos: " ...tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros " ( Tessalonicenses ( 5:12-13 )
- aqueles que buscam: " ... estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm.
Porém façam isso com educação e respeito... " ( 1 Pedro 3:15-16 ).
Reflita hoje sobre como Deus gostaria que você demonstrasse maior respeito pelos outros. - Roxanne Robbins
MALTRATADO NO TRABALHO
Leia: 1 Pedro 2:18-25
Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso ( v.19 ).
Examine: - Deuteronômio 24:14-15
- Romanos 12:14, 17-21
- 1 Pedro 3:13-17
Considere: Se estivesse no lugar de Lai Meng, o que você faria ? Por quê ? Por que é tão difícil praticar o que Pedro diz neste texto ?
Lai Meng, contador sênior numa empresa há 25 anos, recentemente, foi transferido de setor e forçado a aceitar um corte de salário. Seu chefe havia contratado um substituto que receberia metade do salário. Se pedisse demissão, Lai Meng perderia os anos de plano de saúde e benefícios financeiros, uma estratégia que o seu inescrupuloso chefe tinha planejado. Quais palavras de ânimo você daria a Lai Meng ?
O livro de 1 Pedro 2:18-25 nos ajuda a lidar com situações em que os seguidores de Cristo são tratados injustamente por seus empregadores. No tempo em que o apóstolo escreveu essas palavras, estima-se que havia algo como 60 milhões de escravos no mundo. Pedro, porém, escreveu a todos os trabalhadores - usando o termo oiketai ou empregados ( v.18 ). Esta definição inclui os assalariados. Felizmente não há mais tantos escravos hoje, mas muitas pessoas ainda sofrem exploração econômica.
Seja o chefe " gentil " ou " cruel ", Pedro nos diz para sermos " obedientes aos [ ... ] patrões ... " (v.18 ). " Se você suportarem sofrimentos injustos ... " ele escreveu, " ... Deus os abençoará por causa disso " ( 1 Pedro 2:19-20 ) apóstolo Paulo alerta os empregadores antiéticos dizendo que eles também têm um Senhor a quem deverão prestar contas ( Colossenses 4:1 ).
Ao lidar com o sofrimento injusto no trabalho, devemos seguir os passos de Jesus ( 1 Pedro 2:21 ). Ao ser maltratado , Ele...
- não pecou ( v.22 )
- não revelou nem fez ameaças ( v.23 )
- entregou o Seu caso nas mãos de Seu Pai, que sempre julga retamente ( v.23 )
- carregou sobre si os nossos pecados, para que vivamos para a justiça ( v.24 ).
Podemos suportar os maus-tratos sabendo que Jesus está conosco - cuidando e protegendo-nos como Pastor e Protetor ( v.25 ). - K. T. Sim
Perguntam meu nome querendo dizer Pedro.
A data do meu aniversário, pedindo presente.
Qual a minha opinião sobre patos, bigodes, bolsas e crentes?
A rachadura na parede ouve, nitidamente, meu quack-quack, nãoseioquelá, deuses.
Já Pedro pedreiro, penseiro
só esperando seu trem
que só vai
que só vai
que só vai
E eu aqui,
já desisti de me empolgar,
só vejo um bife desfocado a tagarelar.
A onde nasce o rio Dom Pedro?
De quanto chão me resta para estar perto do futuro.
De quanta bobagem necessita o homem para criar mais desastres.
Faltam-me estrelas em gota para irrigar o seco céu da boca.
Trocou-se a simplicidade do riso por espelhos e gritos das raças.
De quanto rio resta a nadar,se de nada ira de sobrar.
O chão que sofria junto a pele, racha e se parte.
A corrente que fere alma prendendo o passado na gaiola da memória.
Ainda há de criar asas e voar meu passarinho.
Ainda há de cantar a liberdade para dentro de seu ninho.
Mas ainda há uma veia de lembranças do que nasceu esperança e morreu criança.
Vi flechas mirarem futuro e caírem nos pés de um maldito burro, que por sua ganância assassinou o meu novo mundo.
E olhando agora, que mundo o Brasil se tornou?
De quem se tornou parte o Brasil?
De que passado resta a memorar?
Quem permitirá viver o futuro ou presente, se pretendem roubar até o conhecimento de nossas mentes.
Dizem que o conhecimento ninguém o tira.
Dizem que o passado não vive no novo.
De algo posso realmente dizer, ainda tenho esperança que possamos renascer de novo.
Faltará de tudo um pouco; nascimento meio lento do que chamam de consciência, ela que pintada de negra ainda não pode ser incolor. Que pena ser utópico um algo tão simples, ainda assim vi muita gente no berço da dor. No parto da realidade encontro a verdade, ainda não aprendemos que na nossa brasilidade não deve existir distinção de cor a dar oportunidades. O pais é preto no formato de toda cor. No lixo da desigualdade virei poeta e de minha poesia tudo que tem vida vira arte. E tudo que é arte faz parte! E de que parte você faz? Parte de todo um mundo! Onde ainda irei de acreditar que ser brasileiro é ter calor, e ser do mundo é ser universal. E se somos universal somos temperados, e olhe bem! Tudo que tem tempero e sabor, é gostoso, como dizia mainha:- Você não é todo mundo, mas todo mundo faz parte do mundo.