Crônicas de Amizade

Cerca de 11863 cronicas Crônicas de Amizade

"O melhor jeito de conhecer seus verdadeiros amigos, continua sendo quando você está muito bem, principalmente "bem financeiramente", e quando você não está tão bem, ou nada bem, também principalmente financeiramente falando...
Se quando "não" estamos "bem financeiramente" e não temos nada para oferecer, e os amigos continuam vindo, visitando, e sempre preocupado em ver o amigo bem, estes sim, são os verdadeiros amigos.

Preciso de um amigo
Que se sente ao meu lado e me sinta calado
Que possa descobrir coisas juntos
Preciso de um amigo
Que me veja e viaje comigo
Olhando junto uma estrela brilhando
A lua brincando de esconde-esconde
As nuvens desenhando o céu
Preciso de um amigo
Para juntos descobrirmos o mundo
Alguém que saiba dos meus medos
Que ria comigo
Que fale bobagens e coisas sérias
Que me respeite
Que me dê seus ouvidos
E mereça ficar com os meus
Sem exigir o resto do meu corpo
Preciso de um amigo
Que aos poucos ultrapasse
As fronteiras da amizade
Pra me amar de verdade.

Há dias conversava com um amigo, aqui preciso fazer um parênteses: Não chamo qualquer um de amigo. Sou arisca como o Diabo quando o assunto é confiança e acredito que amigos são almas afins e, como já dizia um filósofo, cujo nome não me lembro, eles “são, apesar de nada”.

Bem, falávamos sobre a dor que é a traição de um amigo. Ele, num desabafo, me contou o caso de um sujeito, que considerava praticamente um irmão, decorridos mais de 10 anos de convivência diária.

Enquanto descrevia o que posso classificar de “a sacanagem do século”, percebi que o seu rosto ia mudando de expressão, caindo, se aprofundando, envelhecendo, bem ali, diante de mim. Os olhos adquiriram uma coloração cinzenta. Sabem de uma coisa? Eu já nem prestava tanta atenção à história e sim ao estrago que ela havia feito no coração daquele homem tão otimista, bom caráter, valente, preparado.

Uma garra de aço apertou o meu coração e lembrei de outras tantas ocasiões em que fui traído de forma tão maldosa, por gente que também se intitulava amigo, amiga, irmão, e outros epítetos que hoje, para mim, frequentam um solo sagrado e quase inacessível.

De que adianta ficar lembrando o que fulano ou beltrano nos fizeram? Reclamar de coisas tão cotidianas e frequentes nesse mundo de Maya – a senhora da ilusão? Amigo querido, rasgue os e-mails trocados, apague os arquivos da decepção no computador e na alma. A sua saúde, agradece.

Há sim é que se refletir nos estragos maiores que são causados por atitudes levianas das quais somos vítimas e em outras vezes autores – que Deus me livre das duas situações.

Ser traído por um amigo é muito pior do que amargar a infidelidade de uma relação amorosa, afinal, trair é da natureza humana

Quando um amigo nos trai, ele leva consigo uma parte da nossa esperança na humanidade, provoca uma tristeza que envelhece, amargura, rouba a nossa inocência e, talvez o pior de tudo, diminui o espaço em nosso coração para a entrada do amor e da fraternidade de que tanto precisamos. A prova disso, é o crescimento desmesurado de criaturas frágeis, emocionalmente carentes porém medrosas. Em compensação, a turma que “não prega prego sem estopa”, floresce alegremente.

Na Magia do Canto. . .


Tenho um amigo que sabe cantar
Que tem olhos que enxergam o belo
Onde ninguém pode imaginar que há
Tenho um amigo que sabe ir e voltar

Haja chuva, tempestade. . . sol a pique
Meu querido amigo tem um contrato
Assinado em si bemol, ou será à pena
De encantar, emocionar e nunca parar

Tenho um amigo que sabe cantar
Que aprendeu menino a amar e gostar
Que tamborila as cordas do violão
No compasso da melodia de seu coração

Não se atém a versos, rimas, métricas
Poe tudo no caldeirão e fabrica fantasias
Canto mágico que prende a atenção
De quem ouve, de quem passa e admira

Tenho um amigo que sabe cantar
E faz dançar a bailarina, vento e flores
Que rouba uma lágrima ou seu avesso
Entoa cantigas, faz rodar vivos sentidos


Tenho um amigo que não foge do Tom
Que nasceu chorando em ré menor
Cresceu viajando por escalas e ritmos
Entregando hinos de fé em seu cantar

"Deixei cair a mão cheia de sonhos, amigos e amor.
Dói-me a alma por saber que posso perder tudo.
Estou com medo do futuro.
Não quero olhar.
Tenho a mente baralhada.
Vou espreitando, como que uma curiosidade tímida.
Abri a mão de tudo.
O que tinha prendido até agora, deixa de estar.
Nada é meu.
Tudo tem a sua liberdade.
Cada sonho torna-se real.
Cada amigo é altruísta quanto tem de ser.
Nos gestos sinceros, na sua essência.
O amor, não sei bem o que é.
Ando meio confuso.
Para ser amor, tem que ser verdadeiro.
Tem que haver sinceridade e transparência nas atitudes.
Já ouvi 'amo-te' de pessoas que hoje nem um 'oi' me dizem…
Ouço um 'adoro-te' e um 'gosto de ti' que me soam a 'amo-te'.

'Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove. Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha. Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra. É por isso que eu tenho medo. Você também diz que me ama' (William Shakespeare)

Pareço um doido varrido, mas é na minha doidice que me vejo eu próprio."

Búzio do Coração (abril, 2014)

Amigo que te ouve.
Amigo que chora com você.
Amigo que te abraça.
Amigo que te conquista no sorriso.
Amigo que te faz gargalhar.
Amigo que revela tudo pelo olhar.
Amigo que tem sintonia.
Amigo que toma dores.
Amigo que te defende.
Amigo que tem ciúmes dos outros amigos.
Amigo que reza por você.
Amigo que não admite erros ortográficos.
Amigo de outro estado.
Amigo que dança com você até o chão.
Amigo que é leal e companheiro.
Amigo que você pode contar mesmo após décadas.
Amigo que te respeita.
Amigo que tem orgulho de você.
Amigo que releva seus defeitos.
Amigo que compartilha plantões.
Amigo que entende sua rotina intensa.
Amigo que bebe junto.
Amigo que engorda com você.
Amigo sem frescuras.
Amigo que empresta livros.
Amigo que adere suas dicas de filmes.
Amigo que indica boas séries.
Amigo que cede a senha do Netflix.
Amigo que é da família.
Amigo que se torna namorado para o resto da vida.

Recado aos Amigos Distantes

Meus companheiros amados,
não vos espero nem chamo:
porque vou para outros lados.
Mas é certo que vos amo.

Nem sempre os que estão mais perto
fazem melhor companhia.
Mesmo com sol encoberto,
todos sabem quando é dia.

Pelo vosso campo imenso,
vou cortando meus atalhos.
Por vosso amor é que penso
e me dou tantos trabalhos.

Não condeneis, por enquanto,
minha rebelde maneira.
Para libertar-me tanto,
fico vossa prisioneira.

Por mais que longe pareça,
ides na minha lembrança,
ides na minha cabeça,
valeis a minha Esperança.

Amigo

"Você foi o amigo que compartilhei histórias de minha vida.

Foi você, amigo que ouviu as tristezas e alegrias de meu coração.

Confiei meus segredos, mostrei o melhor e o pior de mim, e você ficou.

Acreditei numa amizade tão incerta, mas na dúvida preferi ouvir a voz de meu coração.

Não busquei razão pra tamanho carinho que depositei em você.

Apenas me deixei ser conduzida por esse sentimento que se chama amizade.

Foi você o único amigo nas horas incertas, onde tudo parecia não ter sentido.

Você é o amigo fiel nos momentos mais difíceis, onde muitos me deixaram, você permaneceu.

Por você amigo rogo todas as noites, pedindo a Deus que ilumine seus caminhos.

Mesmo sabendo que haverá um tempo onde seus pés seguirá outros rumos.

E a distância o afastará, os ventos do destino te levará pra longe.

E eu ficarei aqui vendo o amigo partir..."
(Roseane Rodrigues)

Carta para um amigo...

Olá, eu estou bem, tenho passado por alguns problemas, mas nada de grave. Não estou aqui para falar sobre mim, estou aqui para falar de algo mais grave que é a minha saudade, estou aqui para saber como você está. Faz tempo que não dá notícias, peço desculpa por demorar tanto para dar notícias minhas. Sabe, eu odeio ficar sem saber como você está, mas eu espero que a tua ausência não seja por algum motivo grave. Mesmo que for, saiba que estou aqui para o que você precisar. Estava lembrando de como a gente era ligado, sinto falta dessa nossa conexão, parece até de irmãos. Bem, não quero prolongar muito para não ficar sentimental demais. Mas, quando ler essa mensagem, por favor, liga para mim. Estou com saudades, amigo.

Amigos inesquecíveis

Ja tive amigos que eram como irmãos, amávamos as mesmas coisas, dividíamos alegrias e tristezas, brigávamos por coisas bobas, vivíamos intensamente essa loucura de viver, cada minuto valia a pena e cada segundo juntos aumentaria a saudade no futuro.
Hoje faz muito tempo que vejo esses amigos, uns o tempo levou embora outros foi a vida que chegou ao fim. Não choro pelas amizades perdidas, cada minuto valeu a pena e se existe saudade e porque foi inesquecível.

AMIGOS, sim Amigos
Amigos que riem e choram juntos
que brincam e que se importam
AMIGOS que na distância sofrem
a dor de não poder ter a dor do outro
AMIGOS que na simplicidade e no silencio
São capazes de dizer tudo sem falar nada
AMIGOS que fazem das diferenças
seus maiores elos
e que no respeito fundamentam o amor
que se tem um pelo outro e alimentam
o que mais tem de precioso
A AMIZADE em si.

AMIZADES

Amizades todo mundo tem, mas agora amizades verdadeiras são raras. Amigo é aquele que te defende quando você está certo, te corrige quando você está errado e acima de tudo é aquele que sempre está com você para o que você precisar, amizades novas devem ser conquistadas e as antigas preservadas e sempre lembradas.

Temos amigos que nos encheram de amor,
Carinho e com eles (mesmo que em um tempo distante),
Nos fez importantes e isso prevalecerá
Quando o véu do tempo encobrir
O que fomos e nos torne diferentes.

Os amigos que habitaram
Às nossas asas (em outros tempos),
Não sairão de onde os colocamos
E não podemos mais tirar.

Ao lado das asas se ouve
As batidas mais belas do som
Do coração.

Tenho medo de perder meus amigos por um vendedor de flores. E sabes por que? Porque meu discurso inteligente, minha forma de organizar as palavras podem não ser mais oportunas e convincentes que uma rosa vermelha. Nos meus argumentos só os ofereço rosas escuras e desencantadoras.
Não posso definir minhas amizades à metafísicas, pois percebo que há mais sabedoria em um bouquet de flores que em um cesto de palavras organizadas e sujas.

Cercado de amigos, aprendendo dia e noite, construindo e desconstruindo idéias, para alguns um afastamento inexplicável, para outros, um grudamento absurdo.
Mais cara hoje eu me deparei comigo mesmo, e percebi que muitas coisas aconteceram, e independente de momentos ruins, ou alegres vocês foram meus, e sempre serão.
Eu não troco vocês por nada nesse mundo, só pelo meu Toddynho kkk, (brincadeira). Desculpa é o que resta, pela atitudes que não foram bem vista por vocês.

⁠Certa vez
estive tão triste
que me vi só
e pensei:
Todos meus amigos me deixaram...
A tristeza profunda
é como uma nuvem negra que cobre cada raio de sol do seu dia. Enfim;
Quando a tristeza passou
Vi que meus amigos todos estavam à minha volta
onde sempre estiveram
e que as pessoas que me deram costas na verdade nunca fizeram parte da minha vida.

SONETO DO VELHO AMIGO

Então, depois de tanto andar trilhado
Pesar rasgado nas retaliações, malícia
Eis que a amizade súplica por carícia
De amparo, dos tantos erros, passado

Enfim, se calado, deixai de ter sevícia
E sentai tu, amigo, aqui do meu lado
É tão bom novamente em ter-te amado
Nunca abandonado, do afeto imperícia

E no abraço antigo, não fomos garrano
Perceba ao nosso arfante a se comover
Pois deixe na quimera o nosso engano

Amigo que é amigo nada e então explica
Estamos sempre reencontrando no viver
Necessidade e, no coração se multiplica...

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano

Aos amigos

Amigo é um sorriso brindado,
O revoar das aves na campina,
Uma chuva pura e cristalina
Irrigando a vida no cerrado.

É o acalmar do desesperado
Nos dias de sufocante neblina
A alegria que n’alma culmina
Alentando o coração cansado.

Estando ele perto ou distante
É uma aventura excitante,
E a luz da lua que esvanece,

Abraço de antes e de agora
O que fica e o que vai embora,
Mas que no pensamento permanece.

Cobras e Escorpiões
______________________

Quando me senti protegido por uma muralha de amigos e irmãos, tomei a facada nas costas.
Foi então que descobri que entre cobras e escorpiões, amizade e confiança são somente palavras vazias.
Aqueles que te abraçam e proferem lealdade são os primeiros a te apedrejar.
_______________________

Zeffi Joy em 20 de setembro de 2020, após um relativo sono de descanso matinal, relembrando recentes traições.

Eu gosto de pensar que ainda existem pessoas honestas...
...Amigos verdadeiros
...Amizades duradouras
...Que ainda existem aqueles que vê em nós algo bom.
...Aqueles que de fato acreditam em nós.
Gosto de pensar que existem melhores amigos desde a infância, ou pérolas que encontramos ao longo do caminho, que sonham nossos sonhos!
E que insistem em permanecerem ao nosso lado desprovido de qualquer intenção que não seja por simplesmente "estar conosco"
Gosto de pensar que em meio à multidão tem aquele que vê nossos erros e mesmo assim encontram motivos pra nos amar...
Gosto de pensar no lado bom de cada um e acreditar que Deus nos vê por inteiro mesmo sabendo de nossas limitações e fragilidades.
Exalte as qualidades!!!
De ênfase ao belo...
Ao amável...
Ao que faz bem...
Tire o foco do ponto escuro na folha branca e avalie a extensão de suas possibilidades.
Podem ser poucos...mas existem