Críticas
Qualquer interação entre humanos, para ser considerada “Humanista”, deve sempre prevalecer o caráter pedagógico na conduta.
O que tem de mal? Que o pássaro ecoe sua melodia regida pela natureza. O que tem de mal? Se a mais venenosa picada de uma cobra, é a mais singela maneira de defesa. O que tem de mal? Que a criança aprenda a se sujar de lama, e aprender coisas que a vida pode ensinar da maneira mais simples. O que tem de mal? Se a maneira que o músico encontra de repassar seus sentimentos seja nos versos doces de uma melodia. Me pergunto, questiono, desafio, critico, opino, desmancho, grito, remonto. Pergunto-me: Como será o mundo daqui a algum tempo? Desafio-me: Será que eu posso fazer alguma coisa para tentar reverter tudo isso? Critico-me: Como é que eu posso fazer alguma coisa sentado aqui? Opino: Devemos agir enquanto a tempo de transformar alguma coisa. Desmancho: Reviro todos os teus podres e mostro que tu és. Grito: Você! Seu covarde, vai ficar aí sem fazer nada? Não vai expor nenhum argumento em sua defesa? Remonto: Sabe quem é esse ser macabro? Faça suas próprias conclusões.
Estou cansada de escutar que "Quem briga, ama!". Acredite, se te amasse de verdade, não haveria briga entre vocês!
Se ficar perdendo seu tempo tentando provar que é uma boa pessoa, só vai conseguir provar o contrário.
“até o monumento de Pe. França erguido no centro de nosso município representando a luta do fundador desta cidade, onde levantou os pilares da primeira capela como sendo o templo do santuário de um povo piedoso e de fé, padece pela omissão dos poderes constituídos do nosso município e os menestréis que adornam o suave canto do pássaro preto está se calando, pois está se perdendo o eco de nossas raízes musicais, sacerdotais, a nossa história, a nossa própria identidade.”
Escrito em outubro de 2010.
Com avançar da idade, a paz passa a ser nossa principal preocupação, 'com algumas exceções'. Nesse contexto, não há espaço para rebater críticas infundadas, questionar ou responder a indagações triviais, tampouco para persuadir qualquer um.
A pior ilusão é a falsa aprovação daqueles que formam nossa bolha e cegam nosso entendimento sobre a real situação.
A verdade é a maior inimiga dos ignorantes, pois se apoia no raciocínio sobre fatos, não nas ilusões criadas por desejos humanos.
A industria me alicia,
me remunera e me guia,
Com o gosto do poder,
me induz a querer.
Me ensina tudo que lhes quer,
e me esforço pra me manter de pé.
Porque parte tanto anseio do meu coração,
pra querer tanto essa tal gestão?
Tantos para gerir, tanto para produzir.
Porque que para tanto esforço tenho que os conduzir,
Para tão pouco eles conseguir.
E logo me pergunto: oque estou fazendo aqui?
Levanta sacode a poeira, já batemos a meta,
Por aqui? Para eles é tudo que interessa.
A que custo fazemos essa produção?
Lutamos tanto pra alcançar,
um número quase impossível e que logo vão aumentar.
Parabéns a você colaborador,
Que com sangue suor e lagrimas
Fazem tanto com essa dor.
