Costumes e Cultura
A grande maioria das pessoas já estão tão acostumadas a “robotização social” de um sistema capitalista a qual se encontram, que se tornou comum o uso de agressividade gratuita como arma para alimentar sua sensação de superioridade. Estão sempre buscando o sentido da vida do lado de fora, seja no autoritarismo ou no materialismo, como se essas coisas fossem sinônimos de força e poder que viessem a oferecer-lhes certa liberdade, e acabam por cair na própria armadilha.
"Areia nos Olhos" é melhor expressão que tenho para justificar quando uma pessoa faz algo que fere os bons costumes, literalmente cuspindo areia nos meus olhos, choro e os fecho.
Política dos velhos tempos
“Suicida-se o povo que descuida da sua juventude, tão certo é que não poderá viver do passado, já morto, nem desse instante fugacíssimo que é o presente.”
(Oswaldo Pieruccetti)
A leitura do livro do emérito escritor José Bento Teixeira de Salles, “Vocação para Servir”, obra dedicada a narrar passagens importantes da história de Oswaldo Pieruccetti, político mineiro de grande envergadura, levou-me a refletir sobre a diferença brutal entre os políticos da atualidade e de homens que, no passado, ocuparam lugar de relevo na história de nosso país.
Destaco, dentre tantos, dois acontecimentos vividos pelo ilustre homem público que bem representam esta diferença. Chamado certa feita a afastar-se de seu partido, oposicionista, para aliar-se ao governo de Minas na formação de uma eventual frente mineira, em reunião com seus correligionários, assim pronunciou-se e firmou sua decisão: “Não os proíbo, não os aconselho a tomar a decisão de ficarmos juntos na UDN. Os senhores são livres para decidir. Eu, de mim, não aceito. Fico onde estou; tenho uma delegação de meus eleitores, que me elegeram para desempenhar, cumprir um mandato. Um mandato dentro do partido em que estou. Não me deram procuração para mudar. Eu não mudarei”.
Em outra ocasião, como parlamentar na Assembléia Estadual, opôs-se ao aumento do subsídio dos deputados estaduais “quando não houve condições para atender às solicitações de outros setores bem mais humildes do funcionalismo estadual”. Concluiu sua fala afirmando: “O Poder legislativo deveria dar seu próprio exemplo de desprendimento e abnegação, suportando na carne o sacrifício que está impondo a todas as classes sociais”.
Assim como Oswaldo Pieruccetti, que formou com Rondon Pacheco a “Santa Aliança”, união que grandes benefícios trouxe a nossa região, outros políticos dos velhos tempos, de vários partidos, legaram a nós exemplos magistrais de espírito público, de ética, de desejo de servir e prestar ao povo e ao país seu esforço e seu trabalho pelo bem comum.
Hoje o aviltamento da política é notório. Descreve o autor José Bento Teixeira de Sales o atual momento como “uma hora pálida e crepuscular”, onde sobressaltam o arrivismo, a corrupção, a desonestidade e o carreirismo. Não assistimos mais aos gestos de amor à causa pública, não nos deparamos mais com compromissos firmados e cumpridos e sim com promessas vazias e eleitoreiras, com discursos demagógicos e ocos de ideologia, com interesses escusos e casuístas, contrários às justas reivindicações populares.
Deveria ser mais lembrada e conhecida a história de como se fazia a velha política. Deveriam ser lembradas sempre as figuras de pessoas que serviam à política e não apenas se serviam dela, trabalhando com desprendimento e sensibilidade na busca de um país melhor, de uma nação mais desenvolvida e feliz. Isto serviria, talvez, como parâmetro ou lição aos jovens que intentam ingressar na vida pública, para que o fizessem imbuídos de intenções mais nobres e relevantes.
Marília Alves cunha
Rua Icaraí, 20 – apto 402 – B. Maracanã
Uberlândia – MG
Fone- 32140374
Email – mariliacunha16@hotmail.com
Do ser não Humano
O homem não parece nascer humano, há uma grande possibilidade de que o homem é forçado a se humanizar pelas regas imposta a ele por costumes da sociedade da época.
Se não cuidar, com o passar do tempo tudo se perde... perde-se o amor, perde-se o respeito, perde-se os bons costumes, a reverência, perde-se inclusive a base sólida que demorou tempos para ser construída. Conserve o que há de bom em vc, para que não se perca também!
Os sistemas existem apenas para permitir a convivência de pessoas em grupos organizados de acordo com seus costumes e tradições.
A cada lugar que visitamos, evoluímos. Levamos um pouco dele e deixamos um pouco de nós. Sentimos a energia, vivenciamos novas culturas, novos costumes, novos sotaques, novos sabores.
E quantas vezes visitamos o mesmo lugar, tantas vezes evoluímos e relembramos momentos vividos. Essa é a magia, pois nunca somos os mesmos.
O essencial é não passar pelos lugares só por passar...
Insta: @elidajeronimo
Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”, e costuma ser usado entre os judeus durante o período do Shabbat, que começa ao pôr-do-sol de sexta-feira e termina no pôr-do-sol de sábado.
Como deccendente de judeu deseja atodis vocês.
Nada é mais imoral que o moralismo pois ele tenta subtrair o indivíduo de seu próprio ser. Fazendo que ele se ajuste a um ideal metafísico que se justifica pelo mero apelo a tradição e manutenção de costumes, muitas vezes os tratando como sagrados, perpetuando em sua prole preconceitos anti progressistas. Preconceitos esses que se convertem em instrumento para a própria escravidão do indivíduo moralizado.
Os excessos que trazemos para nossas vidas nos curvam a ponto de perdermos nossa liberdade e potencialidade de vivermos amplamente. Com eles, nos tornamos lentos transportadores de inutilidades, somos condenados à mesmice e consequentemente perdemos oportunidades de evolução humana.
Somente quando encontramos algo melhor do que o que tínhamos é que descobrimos que o que tínhamos não era assim tão bom quanto pensávamos.
"Os homens tendem a fazer de outros homens a imagem e semelhança de si mesmos, querendo com isso, que seus costumes e vaidades sejam o espelho do Deus invisível"
Note que as pessoas incrédulas, no meio da rodinha moderna de livre comunicação, dão palpites, frases e opiniões contrárias aos costumes cristãos e, na verdade, são enquadrados na ignorância, mentira e nos seus pecados.
"Em 2017 comprei um celular da última geração por medo de ser expulso do planeta ou ficar isolado sem comunicar com ninguém."
A escola está sempre em demanda com a família dos alunos, nesses pontos sociorreligiosos, que ensinam a transgressão dos bons costumes sociais, crendo na misericórdia da corrupção, matando o profissionalismo!
A gente se acostuma mas não deveria...
Se acostuma a perguntar se está tudo bem, sem se preocupar.
Se acostuma a dizer que estar bem, sem estar.
Se acostuma a sorrir, querendo chorar.
Se acostuma a estar rodeada de pessoas, mas estar sozinha...
Nos acostumamos por medo de não ter retribuição.... Nos acostumamos a ser vazios!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp