Cores

Cerca de 4307 frases e pensamentos: Cores

​Projeções e códigos que a órbita da Lua descreve; o mesmo efeito de nuvens rígidas, cores, sons, tempestades e a fonética do silêncio absurdo anterior à catástrofe. Pássaros possuem um campo magnético que os atrai e repele; o parecer do achismo nada vale diante da imensidão de dimensões infinitamente sobrepostas. Para onde ir pelas rotas planetárias?
​As cores assimiladas pela mente coordenam a estabilidade humana. A distorção da direção é a simplicidade das respostas contidas no cotidiano — e esse cotidiano é constantemente manipulado pelo ambiente em que se vive e pelo som que se sente. Suas experiências e memórias podem ser conduzidas como no Efeito Mandela: tudo o que você lembra é o efeito de uma imagem reduzida a uma história dentro do espaço dinâmico e contínuo das emoções. Experiências passadas são expostas, mas restam apenas como a ilusão temporal da cor na mente. É como o pecado original: navega-se pela figura da maçã, embora jamais tenha sido dito na Bíblia ou em outro manuscrito que o fruto era uma maçã. Narrativas de alienação e controle mental são criadas para induzir a aceitação da origem sob uma forma apocalíptica, passiva e obediente, forjando mundos paralelos "perfeitos" e multiculturais. Na vida, o trabalho é um mundo; cada lugar de interação é um universo distinto. Das cores das nuvens até o tempo na órbita vista da Lua, tudo difere — e assim continuamos assimilando realidades.
​Cada cor carrega cheiro, gosto e emoção. A música refinada de um restaurante é manipulada para transmitir um ar de graça e contemplação. O bife carnudo deixa de ser algo para matar a fome e passa a ser uma obra feita para ser apreciada. Já em uma barraca de cachorro-quente, a cor da salsicha, o aroma do purê de batatas e os condimentos geram a sensação do trivial e empolgante, projetado para saciar a urgência. O som de fundo costuma ser música popular, feita para despertar mais fome. Até mesmo o suco saturado de açúcar ou supostos aminoácidos, girando em uma máquina que lembra uma lavadora de roupas, é pura informação concebida pela imensidão da venda e do consumo. Cores e estímulos hipnotizam pela velocidade e pela pressão do tempo.
​Da poeira pensante à química da poça primordial perto de vulcões imensos, onde a água jorra elementos até que a descarga de um raio dá o passo inicial à vida. Parece um filme. Adão e Eva, a manipulação na crença do que não lembramos ou do que parecia irrelevante perante o que somos.
​O espaço cronológico projeta imagens, sonoridades e a passagem do tempo. A cor cinza desbotada ou o amarelo resgatam o passado como um vestuário que, involuntariamente, remonta a um cenário em que a mente regressa à própria juventude. Essa arquitetura silenciosa nos manipula, pois pode ser substituída por outras lembranças ou noções de conhecimento — a reminiscência evolutiva. O mosaico da nostalgia e da física opera em sincronia através do tempo: lembra-se de como o sol estava ou de como o dia seria. Vendemos sensações nas escolhas, na música de fundo, na comida do restaurante fino ou na marmita do restaurante japonês. A realidade se molda a cada momento irônico em que tomamos decisões sobre a imagem que temos de nós mesmos.
​Na psicologia, busca-se compreender as dores da psique e aceitar o que somos diante do inevitável: as afecções da consciência. Como questionar o porquê de existir dentro das ironias impostas pela própria ilusão da escolha? No micromundo, o mero ato de observar já manipula o objeto atômico.
​Essa dinâmica eleva o formato da nossa existência. Nada entendemos até alcançar a compreensão, pois a evolução existencial determina que a fogueira permaneça acesa para que existam alegorias. É como o quadro-negro na escola contendo uma equação sem solução para que os alunos a resolvam, até que o funcionário da limpeza vai lá e a soluciona. Afinal, gênios nascem em árvores?
​As metáforas se expõem entre as adversidades da mente. A sensação de mudança e a percepção do tempo variam se estamos viajando ou trabalhando em um prédio: noções de tempo distintas envolvidas pela premissa da realidade e pelo obstáculo do mosaico visual. Ao longo da rodovia, vemos a pareidolia e a miragem exposta pelo calor. A mente falha porque as falhas são determinadas pela matriz da realidade.
​As cores assimiladas moldam os aspectos morais e éticos. A sede vem porque a consciência avisa que está quente, e a busca por água refresca a mente; mas quando usamos óculos escuros, o calor parece apaziguado, pois a visão do ambiente foi alterada. Da mesma forma, a música não deixa dormir: o efeito do funk na rua lembra por que gritamos para o universo. O universo se silencia, olha para cima e revira os olhos: "Humanos..."
​O universo visto como um cubo é só mais uma pareidolia da nossa visão limitada para torná-lo um organismo aceitável. No micromundo, tudo está conectado, mas nada interage até que observemos. As probabilidades e a semântica da evolução existencial determinam que, a cada instante em que avançamos pelo cosmos, vemos as variações do destino. O final não é a escolha; é aceitar a escolha e compreender.
​Dentro desta compreensão, vislumbramos instantes de vidas passadas arquivadas na memória. Agora, no silêncio absurdo, enxergamos as escadas que construímos. A mobilidade nos transporta e evoluímos em uma cascata de eventos: quando abrimos as portas da evolução existencial, caminhamos por um caminho sem volta.
​Mesmo quando despertamos nossas mentes, o mundo se torna pequeno em lapsos de memória.
Por Celso Roberto Nadilo
O espaço e tempo relativos o que somos diante o somos.

A Alquimia das Cores Assimiladas
​Por Celso Roberto Nadilo
​A arte nasce da transformação da matéria e da alma. O amadurecimento da tela ganha vida no banho de chá preto ou chá mate, onde pinceladas de café coado imprimem uma sensação envelhecida e escura — uma atmosfera gótica construída pelas sombras do preto e por um tom sóbrio e único. A camomila, quando diluída com gotas de limão, provoca a expansão de um amarelo corrompido pela acidez. A consciência expande-se diante da pimenta, que realça no vermelho uma tonalidade singular, viva e irrepetível. A tela pode até se desgastar no manuseio e na interação dos elementos com a composição, enquanto o fogo esmorece as cores assimiladas e sela a secura de cada camada.
​Imagine uma obra assim: o chumbo diluído na tinta confere a originalidade de uma cor única, tornando-se a própria assinatura da composição. Elementos vegetais incorporam-se à tela — como a urtiga e a palma —, trazendo uma seiva viscosa que, misturada a vernizes, inova a textura com o brilho sutil de um olhar. Fios de ouro sintético ou o próprio pó de ouro conferem à obra-prima um toque de riqueza, enquanto, muitas vezes, o sangue e o suor do próprio artista se fazem presentes na matéria.
​O estado psicológico do criador transborda para a pintura. É a filosofia da especulação ambiental e a oscilação da temperatura expostas nos traços, revelando os desequilíbrios do desempenho artístico. Tudo pode começar num esboço simples — no caderno, no papel-manteiga ou na riqueza do papel-carbono que nos permite duplicar a ideia. Uma folha seca de árvore integra a composição da arte renascentista, atravessa o cubismo e alcança a arte abstrata. Na abstração e nas metáforas, dá-se livre-arbítrio à criação, permitindo até a pureza da arte infantil com tinta nos dedos, onde o desespero e a angústia tornam-se nítidos, marcando o despertar da genialidade.
​O vermelho que salta aos olhos denuncia a violência ou a dor superada — estigmas cravados na tela. As ferramentas ditam o ritmo: pincéis de crina de cavalo ou cerdas sintéticas alteram drasticamente a textura, do traço mais espesso ao mais fino. Linhas e panos integrados à obra podem ser costurados à mão ou à máquina, enfatizando o caráter tátil da criação.
​Nas mãos do artista, o produto bruto toma forma na mistura do zinco, das ligas metálicas, dos tijolos decompostos em pó e até dos cristais ou diamantes moídos, que elevam a pureza do desenho. A colagem de fragmentos de outras obras transcende a imagem original, construindo um perfil visual próprio. Afinal, nem tudo na história da arte esteve à vista de todos: Monet expôs sua pintura, mas manteve seus esboços guardados no segredo do ateliê. Da mesma forma, latinhas de refrigerante ou cerveja, derretidas ou transformadas em pó para se fundirem à tinta, trazem à obra as inovações e as marcas da nossa própria época.
​A arte enfeitiça porque é o reflexo direto da história, da vida e da essência de quem a cria. O respeito aos mestres reside na forma como escolhemos lembrar e perpetuar a sua arte.

​Os fonemas das cores primárias pertencem ao âmbito sutil da sintonia, à simbiose em que outras cores ganham foco junto à própria existência — tonalidades únicas no realce do ambiente.
​O vermelho desbota ao sol. As cores sólidas se dissolvem com o tempo, e o desgaste torna evidente que a tinta respira ao envelhecer, evaporando a cada uso do detergente ou da água que a dilui.
​Laranja e verde são fundamentais numa pintura: expõem a tensão nervosa do pintor. Cor, traço e contraste reluzem o campo neurológico e magnético do artista. Sendo o tom do equilíbrio emocional, essa escolha traduz lindas passagens ou o caos absoluto.
​As matrizes holográficas denotam fótons, mesmo em tons diferentes, pois o tempo tornará o fluxo da fotografia holográfico. Ela pode ser remasterizada, mas a edição deforma os contornos e o fundo que irradia as cores assimiladas pela imensidão.
​A posição dos traços mescla teoria poética e crônicas da filosofia, permeando todas as possibilidades da arte em um estado divergente — o próximo passo nas profundezas das curvas da tela.
​A gravidade representada em composições abstratas dá à imaginação novas fronteiras e sentimentos.

Nas nuances do tempo no verde e no violeta, as linhas das cores são assimiladas pela luz, desbotadas pela reação química e pelo movimento da evaporação. Nas profundezas da cor, há poros e rachaduras: os resquícios do solvente tornam-se o fenômeno que transforma a obra em monumento, pois o tempo e a temperatura expõem seus cursos, e até a umidade transfere novos caminhos para a pintura.
​É a vastidão exterior interagindo com o interior — o tempo gerado por um quadro binário ou multidimensional. Para entender o que criamos no subconsciente, buscamos inovações psicológicas; mas é no espelho multiversal que encontramos estradas e estruturas em uma linguagem única: o expressionismo.
​Uma arte que enfeitiça a percepção: dependendo do ângulo, transforma-se em outro desenho. São múltiplas imagens ocultas dentro de outras imagens. Muitas vezes, cenários iluminados ou tiras de metal tornam-se parte da obra. Toda criação mexe com o artista, mesmo quando a expressão ganha traços que se mesclam em um teor superficial.
​A percepção física nos estímulos de cada pincelada projeta um olhar no vazio — muitas vezes como quem olha diretamente para o sol para entender o que está sendo criado. Fomos surpreendidos nas formas porque mantínhamos o olhar fixo na lembrança da pintura inicial. Então, percorremos cada contorno: os traços primordiais, as técnicas de evolução existencial. Longas exposições à luz dão continuidade ao processo, mas os padrões conceituais deixam de importar; o caminho percorrido é só seu, até que possamos visualizar novos horizontes.
​Os sentimentos nem sempre são fáceis de compreender. Muitas vezes, cenários iluminados são apenas o diário de um artista. A filosofia e a especulação ambiental oferecem uma fuga da realidade, transmutando-se na angústia da solidão ou no desespero pela compreensão inata do universo. A separação e a perda do amor trazem inovações à obra; surge então uma voz na imagem reduzida — algo quase imperfeito, uma sutil nuance. O que para o público parece um sol ou uma nave alienígena é, para o pintor, a representação exata de uma lanterna reluzente que ilumina o dia.
​Derivados de substâncias e bebidas trazem sensações de alteração corporal e sensorial. O momento assimilado é instável, composto por distorções mentais que se desdobram em ressaca e dor de cabeça. No choque cultural, quando a arte atravessa as eras, os sentidos costumam ser interpretados de forma limitada ou bidimensional. Testemunhamos inovações psicológicas dentro dos lapsos: a tela ganha desenho sobre desenho, revelando um segredo sentimental ou o ato de reaproveitar o próprio suporte.
​A luz capturada pelo olhar fixo na tela desenvolve um estado de sentimento. A consciência transmuta ideias por meio de pareidolias mentais, evocando uma ausência — um estado divergente, primitivo e inerte. A desventura do paradigma do caleidoscópio faz parte do emaranhado do cubismo, tornando o processo uma verdadeira cascata de compreensão da tela.

em um mundo onde a paleta de cores ganha vida e se transforma em sentimentos, onde as pinceladas ganham vida e dançam em um ritmo harmonioso, encontro um universo paralelo onde o amor e a arte se entrelaçam de forma sublime.

vislumbro um céu noturno que parece pulsar com a energia dos amantes apaixonados. as estrelas brilham intensamente, como testemunhas silenciosas de juras de amor eterno. a lua, com seu brilho prateado, ilumina o caminho dos enamorados, guiando-os através da escuridão.

envolvido pela delicadeza e suavidade das pétalas rosadas que preenchem a tela. as flores são símbolos de renovação e esperança, como o amor que floresce em corações ansiosos por se entrelaçarem. os galhos se entrelaçam em uma dança sutil, assim como as almas que se encontram e se conectam em um abraço afetuoso.

encontro uma explosão de cores e vida que reflete a paixão arrebatadora.
os girassóis, voltados para o sol, representam a busca incessante pelo amor e a felicidade plena. cada pétala é um lembrete do poder transformador do amor, capaz de preencher nossas vidas com um brilho intenso e caloroso.

onde a simplicidade e a intimidade são retratadas com maestria. nesse cenário acolhedor, vislumbro um refúgio de amor e cumplicidade. cada objeto é um testemunho silencioso de momentos compartilhados, lembranças que ecoam pelo espaço, alimentando a chama do amor.

Metáforas de cores reluzentes transcendem a percepção aguda sob um ângulo corretivo.
​A percepção do azul, na velocidade magnética, atinge o ápice do ego expressivo; no espaço contínuo, essa mesma velocidade projeta o vermelho como cor de fenda, num pequeno rasgo do espaço-tempo.
​A translação do ar reflete o status do fluxo no meio ambiente. Quando o ar é quebrado pela velocidade do som, as ondas de impacto materializam a sonoridade em cor que se dissipa no exato instante do estampido.
​O ar comprimido da existência — metáfora quadriculada em estado primitivo de inércia — desperta. A energia se manifesta na primazia do branco, como o rastro da difusão de uma viagem temporal que deixa em seu rastro a pura sensação do vazio.

As cores da vida pintam os quadros mais importantes da alma humana. Amor, perdão, compreensão, humildade, flexibilidade, carinho, gentileza. Só uma alma insensível não é tocada por elas.

A Vida nas Cores que Escolhemos Enxergar
A vida nos mostra, pelo menos, duas cores: aquela que enxergamos através de nossas atitudes e emoções no dia a dia e aquela que os outros conseguem ver em nós. Na verdade, a vida tem as cores com que a pintamos. Nem sempre porque as escolhemos, mas, muitas vezes, porque é assim que a nossa alma consegue enxergá-las.
O peregrino-motorista tem o hábito de perguntar aos seus passageiros:
— Hoje, que cor você dá ao seu dia?
As respostas são as mais diversas. E, curiosamente, até mesmo as mais tristes acabam, por vezes, arrancando um sorriso:
— Estou só o pó da rabiola! — Tudo azul! — Hoje está tudo preto! — Céu de brigadeiro! — Está tudo claro! — Estou no vermelho! — Estou na lama! — Águas claras! — Hoje estou com todas as cores do arco-íris!
Cada resposta revela um estado de espírito. Afinal, todos nós, de alguma forma, carregamos uma paleta de cores dentro da alma. Existem dias em que tudo parece iluminado e outros em que as sombras insistem em ocupar mais espaço. Mas talvez seja justamente essa mistura de tons que torne cada história única.
Sabemos que depende muito de nós trazer o colorido de volta à nossa vida. Deus é como um grande arco-íris que nos oferece as cores, mas somos nós que, todos os dias, recebemos a oportunidade de pintar a nossa própria existência. Afinal, a vida é uma obra-prima em permanente construção, e cada atitude, cada escolha e cada sentimento deixa uma nova pincelada sobre a tela dos nossos dias.
A forma como enxergamos o mundo muda conforme nossas crenças, experiências e sentimentos. Às vezes, basta mudar o olhar para descobrir beleza até mesmo na simplicidade dos dias comuns. O peregrino escolhe, sempre que possível, os tons coloridos para a sua vida. Não porque desconheça os dias cinzentos, mas porque acredita que, mesmo depois da tempestade, sempre existe a possibilidade de surgir um novo arco-íris.
As cores são poéticas, reflexivas e carregadas de significados. Elas podem representar otimismo, coragem, esperança e o desejo de viver novas histórias. As cores da natureza, então, parecem possuir uma linguagem própria: o verde das matas acalma, o azul do céu inspira liberdade, o amarelo do sol aquece a alma e o vermelho das flores desperta sentimentos. E cada amanhecer nos oferece uma combinação de cores que nenhum artista conseguiria repetir exatamente da mesma maneira.
A natureza é generosa. Suas cores mexem com o nosso ânimo, com o bem-estar, com a esperança e com a alegria de continuar. Talvez por isso, quando estamos diante de uma montanha, de uma floresta, de um campo florido ou simplesmente observando o pôr do sol, sentimos que existe algo maior conversando silenciosamente com a nossa alma.
Um dos relatos mais conhecidos sobre as cores está na passagem do arco-íris de Noé, em Gênesis 9:13: O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.”

Talvez seja por isso que o arco-íris sempre nos desperte algo especial. Ele surge justamente depois da chuva, como se a própria natureza quisesse nos lembrar de que nenhuma tempestade dura para sempre. Depois das nuvens escuras, o céu pode voltar a se abrir e, muitas vezes, é justamente depois dos períodos mais difíceis que conseguimos enxergar novas cores em nossa caminhada.
São por esses e tantos outros motivos que o peregrino acredita que a natureza é uma verdadeira escola de harmonia. Suas cores presenteiam a nossa vida a cada momento e nos ensinam, silenciosamente, que existe beleza nas diferenças. **Onde há cor, há vida.** A cor é uma fonte inesgotável de beleza, e não há como negar: um mundo sem cores seria muito mais pobre, assim como uma vida sem sonhos, esperança e sentimentos.
E, ao terminar uma corrida, o peregrino costuma desejar aos seus passageiros:
— Que o seu dia tenha pelo menos uma das cores da natureza. E, se possível, que você encontre um arco-íris, mesmo que seja apenas dentro de você. Afinal, todas essas cores foram presentes de Deus.
Porque, no fim das contas, talvez viver seja exatamente isso: aprender a enxergar cores mesmo nos dias em que o mundo insiste em parecer cinza. E, quando não encontrarmos nenhuma cor ao nosso redor, que nunca nos falte coragem para buscar, dentro de nós mesmos, a tinta necessária para continuar pintando a vida.
Peregrino Nino Carneiro

O melhor som vem do vento, melhor música dos pássaros, lindas cores da natureza, águas e vida se misturam... O sol reflete o brilho e aquece o luar que gera canções... E a vida passa no milagre que acontece a todo instante!

“O marrom não nasceu para brilhar como as outras cores — nasceu para lembrar ao mundo que tudo o que sustenta a vida nasce da terra, do barro, daquilo que poucos admiram, mas sem o qual nada permanece de pé.”

Somos de todas as cores pela palheta da criação mas com um único sangue, e ele é amarelo.O amarelo é a cor da vida.

A nova arte depois de 1910, no mundo inteiro não possuem todas as cores primarias originais mas sim aquelas que são permitidas. Muitas delas produzidas anteriormente por pigmentos naturais e minerais, foram banidas e descartadas pela Matrix e repostas com cores semelhantes artificiais, que não possuem e nem emanam as antigas vibrações em hertz. Por isto obras, abaixo desta data se encontram geralmente em visitação publica em museus, por que através da iluminação e distanciamento, a Matrix tem a capacidade total de controle.

A mente superior, "Deus"
Opera em todas as frequências, em todas as matizes de cores
Vê tudo, enxerga tudo e tem todos os fluxos da vida em sua essência
Por isso quando estamos conectados nesse poder
Essa abundância de conhecimentos e sabedorias invadem o nosso presente. E então
Vemos e sentimos, verdadeiros milagres em nossas vidas
Gratidão. Paz no 💓

Viva as cores da mulher brasileira,
o tom que pinta a aquarela do Brasil.
Em cada rosto, um brilho verdadeiro;
em cada história, um sonho gentil.
Viva essas guerreiras de fibra e coragem,
que enfrentam a vida sem jamais desistir.
Transformam lágrimas em esperança,
e fazem o futuro florir.
Helaine machado

Poema sem nome (e sem fim)


Mais um dia chega e o mundo continua sua rotação comum.
As cores estão lá, do mesmo jeito, em seus devidos lugares.
Sou eu que estou em preto e branco.
Esgotada das coisas lá de fora, amedrontada pelas coisas daqui de dentro.
Tudo é uma questão de sabedoria e de deixar comigo os sentimentos que me afligem.
É isso, vamos viver no mundo da resignação.
Ou melhor, vamos falar as coisas erradas para as pessoas erradas. Pronto.
Essa é a solução do problema.
Ou talvez devêssemos ser mudos.
Mas será mesmo que as palavras ditas machucam mais que as que ficaram por dizer?
É um caso a ser pensado.
Entretanto, deixemos de lado as reflexões mundanas e foquemos no meu ego, objeto principal desde (des)pretencioso texto que nem nome tem. Não quero, caro leitor, lhe aborrecer com minhas considerações metódicas e até mesmo imparciais, frutos de hora e meia de reflexões e perguntas sem respostas.
É apenas que as palavras me conferem um certo entendimento da vida, que clama por ser melhor analisada.
Também não quero reescrever minha história, já que ela tem sido desempenhada com tanto sucesso (digo isso sem medo de errar). Só preciso apontar o lápis.
Um dia eu continuo esse texto.

A melhor paisagem não esconde as pinceladas de cores vivas de Deus, pois elas narram as Suas maravilhas.

As cores florais podem ir muito além da nossa imaginação.

O valor da vida pode ser vista nas cores vermelha e branca:
uma pelo coração e a outra pela santidade.

As cores que o tempo levou


Quando eu era criança, o mundo parecia pintado à mão.
O céu tinha cheiro de tarde quente,
e o vento parecia brincar comigo.
As cores eram vivas — não só nas coisas,
mas dentro de mim.


Agora, aos vinte e dois, olho o mesmo céu
e ele já não me devolve o mesmo brilho.
As cores continuam lá,
mas meu olhar parece cansado de reconhecê-las.
Talvez não sejam as tardes que mudaram,
mas a forma como eu as sinto.


Na infância, o tempo era eterno.
Hoje, ele corre — e leva embora o encanto das coisas simples.
Mas às vezes, quando o sol se despede devagar,
eu fecho os olhos e finjo ser criança de novo.
Só pra ver o mundo com aquele mesmo coração colorido.

Para cada coisa que cruza nosso caminho, podemos colorir essa imagem com nossas próprias cores e tonalidades, de acordo com o sabor de nossas sensações perante o que aquela coisa produz em nosso íntimo. Ou seja, tudo que recebemos é individualizado dentro de nossa caixa mental.