Contos sobre Leitura
Em tempos de redes sociais e de comunicação de massa hiperdimensionada fique atento em narrativas construídas a partir de fotos isoladas, de vídeos recortados e repetição de certos assuntos de alta repercussão porque na maioria das vezes levam algum tipo de mentira implícita.
Comunicadores e marqueteiros abusam da leitura hipertextual que é um tipo de leitura onde a imagem ou recorte de vídeo se coordenam com o texto para comover multidões.
Geralmente, este tipo de narrativa não vem acompanhada de muitas fotos ou vídeos recortados, e independentemente da quantidade carecem de nitidez, de verificação crível e de clareza que de fato possa ser usada como prova.
Existe uma forma de verificar se a notícia estrangeira traduzida para o nosso idioma é verdadeira ou não.
Pega o primeiro parágrafo da notícia traduz para o inglês no Google Tradutor, joga no Google e veja a notícia real.
As primeiras palavras da manchete ou do parágrafo são reais, e depois que você traduzir o texto verá que a natureza da notícia é completamente diferente.
Ciente disso, evito compartilhar notícias que não sejam de fontes oficiais ou que eu não tenho certeza se são reais ou não.
Leitores que estais na Terra
Santificado seja o vosso livro
Venha a nós o vosso saber
Seja feita a vossa leitura
O diálogo incessante e a alma responde
O bom livro de cada dia nos dai hoje
Perdoai a nossa preguiça
Assim como nós perdoamos
a quem não nos entende
E não nos deixeis cair em inquietação
Mas cedei um novo capítulo
Amém!
Escandir um poema é se envolver mais com ele; a leitura se faz com o lado esquerdo do cérebro, hemisfério intelectual; a escansão se faz também com o lado direito, hemisfério do sonho, da afetividade; o uso dos dedos na escansão faz o sentido do poema alcançar órgãos, é fazer uma experiência mais sensorial da Poesia, e, ainda mais, aprimorar-se na sensibilidade o que equivale a dizer na espiritualidade. Escandir é uma experiência integral, entenda-se: espiritual, psíquica e corporal.
A leitura não é suficiente sem a compunção, o conhecimento sem a devoção, a investigação sem o arrebatamento do enlevo, a prudência sem a capacidade de abandonar-se à alegria, a actividade separada da religiosidade, o saber separado da caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem o suporte da graça divina, a reflexão sem a sabedoria inspirada por Deus
A leitura nos desloca e nos conecta, ela nos permite transcender barreiras, conhecer a nós mesmos com base em uma perspectiva narrada e/ou vivida pelo outro. A literatura infantil, em especial, contribui para o conhecimento, a recreação, a informação e interação necessária ao ato de ler, influenciando de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A leitura é o cerne da nossa existência.
Para se formar uma massa crítica, é necessário que o hábito da leitura se forme desde tenra infância; que os alfabetizadores transmitam o prazer de ter um livro em nossas mãos, manuseá-lo, sentir o cheiro do papel, extasiar-se com as cores das gravuras, deleitar-se com as letras que formam uma a uma o conteúdo, e nos remete ao imaginário.
Uma vez, um dramaturgo me perguntou qual era a importância da leitura e dos pensamentos. Respondi, então, que a leitura e os pensamentos são o meio pelo qual cada ser humano tem a possibilidade de entrar, experimentar e se expandir nos prazeres do cosmo da inteligência, da sabedoria e das artes. Quem tem o prazer de conhecê-lo, não quer mais deixá-lo.
Se exercícios pode moldar o corpo. Oração, meditação, bons hábitos, bons costumes, leitura, conhecimento, e aplicação pessoal de tudo isso e o que mais você lembrar, pode moldar caráter, personalidade, mudar mentalidade, sua realidade, seus horizontes. Mudar sua vida por completo. É só priorizar as melhores coisas, que tudo de melhor virá, cedo ou tarde virá.
O gosto pela leitura, pelas informações atualizadas, eleva a nossa autoestima e nos capacita a melhorar as nossas habilidades, as nossas escolhas em busca de soluções e de novas oportunidades que interagem com o nosso crescimento mental, psicológico e espiritual, além de aprimorar o aperfeiçoamento da nossa existência, de nossos relacionamentos e dos nossos alvos para o nosso desempenho pessoal, familiar, profissional e social.
A dificuldade não pede lamento, pede leitura. Vitimizar-se é recusar o próprio papel na travessia e entregar o leme ao acaso. O ser que amadurece compreende que o obstáculo não foi colocado para humilhar, mas para revelar forças ainda não convocadas. E, ao invés de perguntar “por que comigo?”, passa a escutar a única pergunta fértil: “o que isto exige que eu me torne?”.
A leitura que um conservador faz sobre a conduta alheia é apenas uma forma que o mesmo encontra para posicionar-se em uma margem relativa das circunstância estabelecidas, na mera complexidade que nem os mesmos conseguem definir, afinal suas definições são apenas conceitos de conclusões precipitadas acerca de uma série de fatores em que nem os próprios percebem, que são apenas alimento de um sistema sujo que o usam na sua radical maneira de os tornar manipuláveis nos limites em que se constroem razões irracionais para o menosprezante comportamento em que se apresentam. Fisicamente é uma maneira estúpida de relacionarem ideologia e razão e apenas distorcerem em forma de rótulos que o senso comum os prega. A resposta para a desprezível forma que importam-se é apenas fazê-los enganassem por suas viagens sem horizontes, afinal nunca serão capazes de dar nem mesmo o primeiro passo, tal que fruto disso há-se apenas o mais óbvio entre os preceitos que os mesmos desconhecem, a evolução.
A leitura dilata o universo da alma proporcionando profundidade, enquanto a ausência de leitura compacta o espírito tornando-o incapaz de compreender, produzir e se sustentar. Quanto mais exercitamos a leitura, mais pacíficos somos, mais compreensivos andamos, mais paciente permanecemos e mais perdoadores nos tornamos no vórtex da vida.
Antigamente meus pais brincavam comigo, inventavam brinquedos, me colocavam pra ler e faziam leituras de história, não deixavam eu assistir qualquer desenho, filme ou novela, arrumavam tempo pra mim a qualquer custo, eu brincava de bola de gude, furão, carrinho de rolimã, futebol, pimbarra, polícia e ladrão, cipózinho, queimado, casinha,caçava passarinho, em fim, posso olhar pra trás e dizer que tive uma infância, assim como uma juventude no seu parópio tempo. Hoje em dia a maioria dos pais mal tem tempo para seus filhos, os vêem crescer a "distância", adiantam a idade, fazendo com que meninas se vistam como adultos, meninos já tenham celular de cedo, deixam seus filhos na frente de um computador por horas, dão brinquedos que não trabalham o raciocínio da criança, fazendo com que elas não vivam cada fase da sua vida no tempo certo. É por essas e outras que às coisas estão assim, uma "bagunça", valores e princípios invertidos, muitos problemas que alguns filhos causam foram sementes que os próprios pais plantaram, vendo seus filhos crescer sem o apoio de pai e mãe, descobrindo as "coisas" através de outras pessoas. Em quanto eu queria voltar pra infância e adolescência pra aproveitar mais e não posso, tem muita criança e adolescente querendo ser adulto, mal sabem a chatice que é. Fazer um filho qualquer casal faz, criar e educar é pra poucos.
Ouvi de uma amiga que meus textos eram uma "Leitura fácil". Sempre tentei descrevê-los e não sabia o que falar, mas é bem isso. Não sou poeta, não pretendo fazer sucesso. Não são textos pra causar grande impacto ou dar lições de moral. São apenas pensamentos perdidos que tento organizar em palavras que vez ou outra agradam alguém.
Respeite o período reservado para a leitura. Fazemos as coisas que nos dão retorno e as gratificações imediatas sempre parecem mais recompensadoras do que o progresso lento em direção a um objetivo de longo prazo. Resista a outras formas de satisfação ou deveres que possam usurpar seu tempo de leitura.
A leitura é um processo que se estende para a vida toda. Não há pressa, nenhuma agenda semestral a cumprir, nada de pânico de final de semestre ou exames finais. A ideia de que a leitura rápida é a melhor leitura é uma neurose do século XX, que se origina nas selvas de pedra cultivadas pelos fabricantes de computadores.
“Escanear significa passar por um conversor de dados digitais, utilizando uma leitura ótica e copiar informações, essa talvez seja a forma mais prática de definir essa palavra, no entanto é a parte mais difícil da jornada, olhar para si mesmo, escanear-se e permita-se ver o que de fato há de genuíno na alma.” Almir Tavares
A leitura assim como a ficção também vislumbra coisas futuras, no entanto a leitura se sobressai pois não existe tecnologia mais simples e ao mesmo tempo tão extraordinariamente futura quanto um livro, pois ali pensamentos foram criados por meio de impulsos elétricos movidos por uma personalidade moldada nas experiências da vida e de forma simples foi transferida para uma folha e transformado em tinta e precisou apenas de uma caneta e papel. Seja futurístico, leia e escreva!
O método brasileiro de leitura consiste em impressionar-se positiva ou negativamente com algumas palavras e enxergar nelas o sentido do texto; ou em adivinhar esse sentido por meio de conjeturas sobre as ligações do autor com grupos, partidos e interesses que ele na maior parte dos casos desconhece.
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Frases sobre leitura que mostram a magia das palavras
- 47 frases sobre leitura infantil para incentivar esse hábito
- Poemas sobre leitura
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Contos de Cecília Meireles
- Contos Infanto Juvenis
