Contexto da Poesia Tecendo a Manha
Soneto da felicidade
Felicidade é o sentimento da realização!
Neste contexto a maior delas é a vida,
que está dentro do nosso coração,
e a alma pura, na essência guardada!
Ninguém poderá ser feliz por você,
sua vida somente você pode sentir!
Todos são seres de um Deus sublime,
e a vida perfeita e plena neste existir!
Temos tudo o quanto necessitamos,
em nenhum momento nada há falta;
caberá a cada um o que cativarmos,
e se há condição d'alguma dúvida,
não pergunte o que é a felicidade...
porque felicidade mesmo é ter a vida!
Com a devida vênia.
É preciso muita calma para uma análise sem emoção.
As nuances do o contexto político brasileiro sempre foram de utilização massiva de forma a manipular o pensamento dos menos analíticos.
Dos mais apaixonados adeptos dos mais diversos seguimentos como os armamentistas, os evangélicos, os católicos os sulistas ou os nordestinos, de modo que esse acirramento vem de encontro exatamente às estratégias dos marqueteiros políticos em criar o "nos contra eles", ou os "ricos contra os pobres", ou o "empresário vs o proletário".
Essa disputa deságua justamente na divisão do Brasil.
Em uma análise rasa observo que o fervor do momento já deixa claro os sintomas criados pela disputa eleitoral do suposto "bem contra o mau" esse dualismo não serve a nenhuma nação, não há em política todo o bem e todo o mau.
Os governos não tem escopo outro que não o de fortalecimento do seu projeto partidário ou pessoal de poder, haja vista que o homem que é lobo do próprio homem, nasce e morre volátil ao obsedio.
Por fim o fato mais grave é que no cenário atual não houve organização de uma força vinda da sociedade ou de outro campo que pudesse rivalizar aos que até aqui se apresentam, de modo que temos o pior (ao meu entendimento) dos dois lados na disputa do segundo turno, quem se arvorou na crescente onda de agressividade e hostilidade separatista vivida no mundo todo, e os que se arvoraram na velha condição de manipulação pela gratidão do favor maquiavélica, do lucro e da corrupção.
Mais uma partícula do Tempo, dentro do contexto da cronologia humana, vai ficando para trás. Porém, fato é que tudo é uma continuidade do TODO, o que difere é que uma parte do TODO já sabemos no que deu, o quê fizemos com ela, no que resultou até aqui, e a outra parte ainda está por vir, e tão certo como estamos materializado neste espaço do universo é que muita coisa virá como consequência das nossas ações, acomodações, perseverança e teimosias e que as demais serão surpresas que se somarão às inevitáveis determinações do destino, e tudo seguirá o fluxo da ordem existencial com a devida personalização que cabe a cada perfil.
Seja como for, ainda assim, é tempo de recomeço, porque o recomeço só precisa da nossa vontade, que é estimulada pela nossa esperança de que todo o empenho dedicado à ele, o recomeço, resultará em efetivas perspectivas de mudanças e conquistas.
Então, mãos à obra!
Que venha a próxima partícula do Tempo. Que venha 2020!
Que todo o aprendizado adquirido durante as nossas experiências nas partículas do Tempo até 2019 seja usado como uma ferramenta aliada neste nosso processo de crescimento nesta nova partícula que se anuncia, e sempre em favor do nosso equilíbrio para que não nos falte discernimento frente às nossas opções de escolhas.
Que venha 2020, e com ele a certeza de que, por mais que não tenhamos uma ótica futurista no que tange a bagagem que ele vem trazendo, esta nova partícula do Tempo será a nossa melhor oportunidade para fazermos a diferença no trato da relação com nós mesmos, bem como com os que nos cercam e com o mundo, exatamente, nesta ordem, pois somos, efetivamente, a base das transformações e da renovação que nos permite qualificarmos a nossa estadia no planeta para, enfim, nos tornarmos os indivíduos para o qual fomos designados - seres humanos racionais e dotados de emoções - a fim de lapidarmos a espécie e extinguirmos o selvagem que ainda nos habita desde quando o Tempo não era dividido em partículas. Aliás, já está passando do tempo, é preciso correr para que não voltemos às cavernas, que, por sinal, algumas já estão instaladas em muitos dos nossos lares.
Feliz Ano Novo!
Contexto democrático
Ao percorrer a linha do tempo
A vida biologica da existencia
Tem também muita importância
O ser mato que nasce no campo!
Neste contexto democrático
Reparte o solo todo fenômeno:
Do simples ao ser fantástico,
Um grande e um pequeno!
No âmbito deste ponto de vista
Viva como bem lhe convier
Desde que não saia da pista!
Realize aqui tudo o que puder
Faça do sonho, uma conquista
Para depois não se arrepender!
Contexto de vida
Tanto, tanto vivi, assisti, dei risadas, no mar da dor me banhei, minhas lágrimas se tornaram uma extensão de desespero, sim, porque nunca entendia, tal cegueira me consumiu, não abracei as oportunidades, ignorei a fartura, mas também quando tudo foi me ofertado, o diabo estava no pacote, seduzindo, iludindo, confundindo, enganando, matando sonhos, tornou se minha vida um poço fundo de frustrações, ignorei toda sensibilidade de conhecer tua palavra, não sei o que aconteceu, confuso, embaraçado, a porção que me ative foi uma mente sucateada, hoje cheia de sequelas, porém nasce a cada dia, uma esperança, na fé, pela existência de um Deus do tudo, que assim minha vida possa ganhar clareza, leveza, despir a bagagem, és altíssimo, o firmamento que preciso, revesti me do teu Espírito Santo, oh pai, em nome de Jesus.
Giovane Silva Santos
Somos definidos por nossas vidas.
No momento que contexto que o vírus nos torna fragmentados.
No assombroso de nossa grandezas convivemos em nossos mundos.
Na verdade política nos torna ausente no pensamentos que morre num mundo doente.
A covardia de viver nas maiores virtudes.
Os dias são reduzido de ser e poder viver.
O espaço público é o domínio comum.
Vemos o julgamento do ser rotulados.
O senso comum é atributo da marginalidade social.
Todo fato todavia somos definidos e deferidos a profundas feridas abertas.
A dor nos conhece no profundo de nossas almas.
Abrindo um clamor
Faço minhas palavras contexto de oração, nesse sentido quero clamar pela sua vida, pela minha vida, por nossas famílias, por este povo, por este país, que o colo do senhor esteja aberto para o necessitado, para as crianças, aos órfãos, para uma nova geração, para o enclausurado, para o desprezado, para o humilhado, para o abandonado, visite oh pai presídios e abrigos, leitos de enfermidades.
Sei o quanto sou pequeno e fraco quando sozinho tento, mas agora uno minha palavra aos Espírito Santo dos céus, que as arenas celestiais derrame fogo para queimar as mazelas, queimar as investidas diabólicas, que o fogo do senhor acenda a chama da esperança e fé do seu povo, levante pessoas capazes de dar suporte a tua palavra conduzindo esta nação, alimente com tuas promessas estes teus filhos sedentos que chama e clama pelo teu nome.
Imploro, invoco, suplico, clamo, chamo, peço, humilho me a ti, estou aos teus pés para saciar das tuas virtudes, para que vençamos cada dia o que desagrada a ti senhor, altíssimo, ao nome de Jesus, permita nos glorificar teu nome através de nossas vidas.
Giovane Silva Santos
Estamos inseridos em um contexto onde a dor e o sofrimentos são dignos de aplausos, pois só assim somos capazes de aprender algo.
Quem foi que disse que viemos aqui para sermos miseráveis em nossaa dores?
Quem foi que disse que o aprendizado só acontece com a dor?
Que só daremos valor ao que veio sofrido, em cima de lágrimas de sangue de nossas almas?
nãoor e o sofrimento é apenas um freio utilizado pelo nosso incosciente para nos barrar em algum momento de decidirmos qual caminho seguir, qual atitude devemos tomar em determinada situação, porque são ambos que nos lembra sempre as dores que já vivenciamos no passado.
Eles são o nosso freio paralisante que ronda nossos passos, onde quer que vamos.
O complicado é disprogramar essa cultura enraizada em nossas mentes, pois tudo está arquivado alí dentro.
Nossas vidas são baseadas e controladas em cima do MEDO!
"O Universo é mental", então o poder está em nossas mãos, na verdade, em nossas mentes.
a noite trás contrastes do meu coração,
em formas que o contexto é único,
na perfeição da momento na escuridão,
a virtude que paira sobre as nuvens,
reside num horizonte seja por do sol,
num instante que os pensamentos
demonstre o desejo... insaciável...
entre os domínios do teu corpo.
Você absorve ou não o ambiente que te envolve, se integra ou não ao contexto no qual vier se inserir.
Quem você quer ser hoje? Quem se permite existir?
A sua pseudorealidade é mera projeção de sua própria perspectiva, e o seu mundo é um reflexo estampado daquilo que está em ti.
Sua cabeça é onde você mora.
Nada é tão definitivo ou certo quanto parece
Ter certeza de algo tem uma validade , tem contexto, pode não ser mais algo que parecia ser certo , mas naquele momento era o que parecia ser a única decisão possível. Tenho certeza que não quero mais conhecer ninguém, que não quero sentir mais nada por ninguém. Mas é uma certeza do momento... da minha condição psicológica e no que quero acreditar mesmo sabendo que isso é inevitável por mais que eu não queira.
Isso resume boa parte das nossas vidas e ações , a ilusão que nos conforta ou que parece a única saída naquele momento ou pode ser algo que temos certeza que parecia ter sentido mas como mudamos a todo tempo , não acordamos com a mesma emoção, sentido ou vontade . Nossos ideias, aquilo que acreditamos também mudam.
É sobre isso... Essa vontade pulsante de sumir , de se torturar para ter o auto-perdão de poder se perdoar ou ao menos tentar . É essa vontade de acabar com tudo porque chorar quase todos os dias é cansativo, é deprimente , é solitário.
É a minha certeza do momento , é o que me conforta em imaginar que tudo isso algum dia irá acabar.
A mídia capitalista é especialista em retirar e veicular apenas a parte do contexto que atenda aos interesses pessoais e econômicos dos Donos do Mundo.
Não está preocupada com os dilemas da população pobre, mas sim, com o aumento do Ibope.
Não estão preocupados em debater o Dia da Consciência Negra ou a violência contra a mulher, mas sim, em vender recortes de conveniência que garantam aumento de audiência.
Frequentemente, dentro do contexto conjugal, surgem reclamações de ambos os lados. A esposa lamenta que o marido, ao retornar ao lar, se volte imediatamente para o computador, televisão ou outros dispositivos eletrônicos, negligenciando gestos simples de carinho e comunicação sobre os eventos do dia. Ela se sente desconsiderada, assumindo todas as responsabilidades domésticas e enfrentando uma sensação de solidão, mesmo na presença do cônjuge, devido à relutância dele em participar de atividades externas, como sair de casa, ir ao cinema ou jantar fora.
Por outro lado, o marido expressa insatisfação com a falta de tranquilidade e entendimento no ambiente doméstico, relatando que é recebido com críticas constantes da esposa. Ele se sente desvalorizado, considerando o lar um ambiente carregado de insatisfação, e após um dia inteiro de trabalho, deseja encontrar paz em casa, mas sente-se alvo de críticas constantes. Além disso, ele se ressente de ser comparado desfavoravelmente aos "maridos perfeitos" das amigas da esposa, o que intensifica seu sentimento de desvalorização.
O marido também observa que muitas das queixas proferidas pela esposa são praticadas por ela também, criando um ciclo de frustração e ressentimento mútuo entre eles. Ele percebe que ambos compartilham responsabilidades na dinâmica do relacionamento e reconhece a importância de uma abordagem colaborativa para resolver os problemas. No entanto, sente-se desmotivado pela falta de reciprocidade e compreensão por parte da esposa.
Para resolver as tensões presentes no relacionamento, é fundamental que o casal se comprometa a comunicar suas necessidades e expectativas de maneira clara e respeitosa. Buscar encontrar soluções para os desafios enfrentados com compreensão mútua e esforço conjunto pode ajudar a restaurar a harmonia e a felicidade no casamento. Em último caso, recorrer à terapia de casal pode proporcionar um espaço seguro para explorar questões subjacentes e desenvolver habilidades de comunicação eficazes.
Historicamente, no contexto do processo de branqueamento, percebia-se uma vantagem, ainda que mínima, em não vincular a própria identidade à negritude.
O estigma associado aos negros permanece vigoroso até os dias atuais. A sociedade brasileira, majoritariamente dominada por indivíduos considerados brancos, molda os padrões estéticos e sociais, independentemente do contexto político.
A luta contra o racismo envolve a eliminação desse estigma e o estímulo à valorização da negritude, bem como à crítica e ao combate ao preconceito e à discriminação racial. É uma batalha que não diz respeito apenas aos negros, mas sim a todos os cidadãos, independentemente de cor ou origem étnica.
Todos devem se unir na promoção da igualdade racial, reconhecendo a importância de combater as injustiças e garantir que todos tenham seus direitos e dignidade respeitados.
A discriminação negativa no contexto laboral denota a adoção de práticas injustamente desqualificantes fundamentadas na raça, cor ou etnia do trabalhador, as quais incidem em sua humilhação, constrangimento e segregação, afetando diretamente sua dignidade.
Por outro lado, a discriminação positiva abrange um conjunto de medidas afirmativas destinadas a grupos identificados como socialmente vulneráveis, visando a correção de desigualdades históricas e a promoção da equidade social.
Em síntese, todas as iniciativas que visem reverter o cenário crônico de disparidade que caracteriza as dinâmicas étnico-raciais e sociais em nossa nação podem ser compreendidas como atos de discriminação positiva.
CONTEXTO
Não sei o que se passa com meu versar
E nem sei por que tanto nele devaneio
Sei que preciso ter o poético imaginar
O que me faz ter n’alma o doce gorjeio
No sentimento está tudo o que preciso
Na emoção tenho aquele gostoso olhar
E nos românticos versos o largo sorriso
Então, porque estou sempre a vitimar?
Me vi perdido nos sonhos espalhados
Mas cá no coração ainda pulsa o amor
E os propósitos emocionais acoimados
Sou como um bardo cheio de carinho
Um trovador que canta com o ardor
O contexto, tal o canto do passarinho!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
26 agosto, 2022, 20’16” – Araguari, MG
A poesia é o canto da alma..
Como o sol que nasce toda manhã e ilumina a vida..
Como canto matinal dos pássaros,
que anunciam o encanto dos cânticos
o despertar de um novo dia...
Como as flores que por toda sua simplicidade..
doçura e ternura é o simbolo do amor
e também do desabrochar da vida
Quando o poema vem da alma
é como a canção da manhã..
É puro sentimento e encanto..
São palavras que despertam com vida..
O nascer da manhã é um poema de amor e luz.
É mais um dia que nasce como poesia..
E acreditar ser luz de vida...
Poesia do campo
Aqui tem paz, tem ar puro, tem águas limpas. Pela manhã o cheiro do café é um convite para agradecer pelo dia e ser grato por tudo! Aqui os vizinhos dizem "bom dia", "boa tarde" e uma maravilhosa noite! Se ouve ao longe musicas, aqui a gente sai nas noites quentes para ver as estrelas e o luar, e nas noites frias fazemos uma fogueira para aquecer ao som da viola e comemos milho-verde tomando chá de amendoim! Aqui tem alegria porque a alegria está nas coisas mais simples vida. E só aqueles que conseguem ser gratos pelo quem tem consegue enxergar a felicidade na simplicidade.
Poesia:
Na madrugada, eu me apago
No café da manhã, eu tento me entender
No almoço, eu tento me controlar
No jantar, eu tento me encaixar
Enquanto eu como, eu enxergo a poesia como os pontos cardeais
Norte, sul, leste e oeste, ambos com o brilho que a poesia carrega
É só identificar
O argumento brilhante em sua testa
E que os outros olhem
Não me importo para outras opiniões
Porque isso não muda minha vida
E isso é o que a poesia trás
O poeta escreve e fala
- É só enxergar o brilho de sua mente
Da série: Tudo pode virar poesia...
De manhã ela levanta... e abre a janela;
Pega água e rega a planta, que ganhou no dia dela;
Prepara o café do filho;
Na tigela põe um pouco de Sucrilhos;
Toma o café puro em sua caneca,
Depois de acordar seus dois sonecas;
"Querido acorde, já deu a hora...";
Por mais cinco minutos o marido suplica (e agora?);
"Filho, levanta, é hora da escola..."
A preguiça impera, mas ele não enrola.
Afinal, mãe é mãe e vice versa;
E ele sabe que não tem conversa;
Quinze minutos se passam, pai, mãe e filho se abraçam;
"Te amo mãe!"... "Te amo vida!"
E o dia segue, como essa poesia lida...
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados