Consciência
O que chamamos de razão ou consciência é uma fábrica que tudo é capaz de produzir todavia, por conta da sobrecarga, com o tempo, pelo esquecimento ela deixa-lhes escapar importantes coisas e acontecimentos vividos com sabedoria, alegria e prazer, logo, para que nunca te esqueças disso, guarde-as no coração... E não na cabeça.
Sou guiada pela consciência, o que pensam de mim não é problema meu, sinto dizer, vai contra os meus princípios se preocupar com que os outros pensam.
A voz da consciência fala, a razão toma forma, a mente imagina o possível sucesso, mas sem um fragmento de emoção tudo se torna sem graça.
Cada lagrima derramada no caminho do preconceito regaram as sementes de minha consciência, frutos de minha resistência, calaram minha boca, amarram meu corpo, invisibilizaram minha imagem, castraram minha identidade, meu olhar ganhou a liberdade.
Ignomínia manifesta e executada, verme, opróbrio dos homens. Sorrateiro, vil consciência que abduz o sentido ao estreito vale da dispersão. Escrupulosa mente que mente, puramente para satisfação!
O homem é um abismo em si mesmo. E a cada vacilo, os sonoros ecos desbravam as lacunas produzidas pelas ações tempestuosas e avulsas da "sagas sapiência humana".
A força do seu braço o conduz a caminhos espinhosos!
A expansão da consciência, subjaz no retorno a inocência. Nesse nível não dual, não dicotomizado ou polarizado pelas arbitrariedades do bem e do mal reside a celestialidade. Nesse estado de naturalidade, espontaneidade e harmoniosidade com as demandas intrínsecas do ser, nos despojamos de todo condicionamento e nos desnudamos de toda roupagem confeccionada pelo medo e estilizada pela moralidade.
Certas vezes não tomo consciência do que ouço
Do que diz a letra da musica
Do que falou durante a conversa
Do que o vento cochichou
.
Outras vezes tomo consciência de tudo
e me arrependo,
ouço, escuto, absorvo
e me arrebento
.
Entro em lápso
e o mundo parece-me vagar
mais lentamente no tempo,
e todo som é ampliado
.
Minha mente desacelera
E os teus atos insolentes engulo,
tentando esconder meus morcegos dançarinos
Que insistem em fazer cócegas na minha barriga
E pela liberdade, ausentarei pela escolha da necessidade.. Pelo oportuno momento da consciência, de se fazer necessário quando se é sábio.
Nossa consciência é a Promotoria e o Juízo que nos condena por sermos ignorantes em nossas atitudes impensáveis, nos sentenciando ao aperto da solitária do coração
O castigo é algo que nos causa um peso na consciência, mais é através dele que se obtêm experiências para evitar as consequências de erros futuros!
"A consciência é como uma luz que acendemos na penumbra,
só percebemos que estava escuro depois que estamos no claro"
A consciência constituti sempre um valor em si: tanto a percepção de algo positivo é bom, como principalmente do que é negativo. Aliás, a captação deste último é o motivo básico da existência da psicoterapia e o único caminho para atingir a realidade que está antes (e depois) de nossa atitutde de negação, omissão ou deturpaçãp. No ser humano é o meio para chegar aà verdade, porque é o único empecilho entre nós e Deus.
Em muitas vezes o certo ou errado é uma questão de consciência pois nem tudo que é certo para um é certo para outro e o mesmo ocorre com as coisas erradas.
Sendo assim devemos policiar nossos julgamentos e cuidar para não sermos condenados pela nossa consciência.
E a escusa como vai? Vai bem. Até que se prove o contrário. Tem ou não tem consciência? Não dá para responder pois não se prevê.
Será a escusa de consciência um meio para burlar uma obrigação? Ou de fato uma convicção? A "alternativa" tá ai para não se deixar enganar.
