Compreensão

Cerca de 2708 frases e pensamentos: Compreensão

⁠É uma verdadeira pobreza espiritual e criativa chamar algo de feio simplesmente porque não se quer admitir a falta de compreensão.

Inserida por evermondo

⁠Ninguém é vidente. Portanto, se você quer que o outro te compreenda e talvez te ajude, fale o que você está sentindo.

Inserida por JaneSilvva

⁠O que pode nos acalmar é compreender o porquê de certos comportamentos.

Inserida por JaneSilvva

⁠“É o Ser que permite compreender todas as coisas. O Ser é evidente. Por que não permanecer nele?”

Inserida por mahayoga

⁠No Oceano da vida, tem ‘pescador de corações’ que há apenas, para assinalar as procelas, as marés incertas, ou as profundezas mais assombrosas do outro! O ‘pescador de corações’ que mesmo diante da fealdade da ostra, jaza afim de descobrir as pérolas, esse, ama de fato o seu semelhante, e a si próprio!

Inserida por mascarenhaspires


Vazio, escrevo-te mais uma vez pedindo novamente para que parta de uma vez por todas, eu já não aguento essa sua inconsistência, eu não aguento mais ver você indo e voltando como quem manda nas coisas, vá de uma vez por todas.

Querido maldito vazio, eu odeio admitir isso mas eu sinto sua falta, você deve saber que sou uma pessoa orgulhosa, e fiquei com receio de te escrever mas você era uma parte gigantesca daqui, quando não havia ninguém era apenas eu e você contra tudo e todos, éramos tão próximos mesmo sendo inimigos, eu sinto sua falta vazio.

Querido, maldito, infinito vazio. Depois de muito chorar, depois de muito sofrer, hoje sou eu que procuro você, por que você teve que partir da minha vida, no começo era um desejo meu pois não entendia a sua importância aqui, eu me arrependo de ter te deixado ir, eu ainda sinto sua falta vazio.

Querido vazio, eu finalmente estive te esquecendo mas cá estou eu novamente te escrevendo uma bela carta, uma carta que diz para você como eu me sinto, e dessa vez vazio por favor me responda, me de uma resposta, não me ignore novamente por favor.

Caro vazio, eu te escrevi aquela carta e obtive uma resposta, e não foi a resposta que eu esperava, mas foi a resposta que eu precisava, a resposta que colocou tudo em seu devido lugar, a resposta que mostrou que eu sempre dependi de você para fazer coisas, que eu sentia ciúmes de você dividir o mesmo ambiente com outra pessoa que não fosse eu.

Olá vazio, eu senti sua falta como você está? Eu ainda sinto receio em conversar com você, o senhor parece tão resolvido e eu tão pequeno, algum dia eu quero entender os seus motivos internos e externos para me procurar, quero algum dia desses entender o que você sente por mim.

Vazio você parece tão cheio agora, você se tornou alguém completo, alguém que sabe o que faz e isso é tão belo, mas ainda sim eu sinto que você está estranho, que alguma coisa estar por vir, mas com toda certeza é só loucura minha.

Desgraçado maldito, eu sinto raiva por ter achado que amadurecemos juntos e descobri da pior forma que não, eu sinto como se tivesse sido usado por você esse tempo, você me descartou como se eu não fosse nada, você voltou e partiu de uma hora pra outra sem explicação nenhuma, você não pensou nos meus sentimentos da mesma forma que daquela vez eu não pensei nos seus.

Vazio, você ainda me procurou uma/duas vezes e eu não entendo o por quê, eu não entendo por que você me trata como se eu não tivesse sentimentos, eu finalmente superei sentimentos ruins que eu tinha por você mas eu ainda estou com raiva, eu ainda sinto que fui usado e isso me deixa mal. Mas ainda sim vazio, você me transbordava, o senhor foi uma parte de mim, e como tudo tem seu inicio tudo tem seu fim, e o nosso fim chegou, adeus vazio.

Inserida por tokiido

⁠Entre duas mentiras
O trágico estimulado para sua desconstrução, te convida à angústia e à depressão.
Plano traçado, verdadeira manipulação. Ou seria delírio, teoria da conspiração?
Gera consumo, prêmio, consolação. Só um mundo falso de alienação, mas você nem tem a percepção.
Outra mentira, colega daquela, que junto controla nossa compreensão é a fantasia. Esta idealizada para seu entorpecimento, te ilude à solidão. Alimenta sua desesperança e mina sua determinação .
No entanto, são apenas duas mentiras nas quais cabem revisão.

Inserida por cecilialemos

⁠A palavra amor é muito importante, porém, ficou ultrapassada para alguns . Acredito que respeito, cumplicidade e compreensão são imprescindíveis em um relacionamento conjugal, e em quaisquer ambientes.


Márcio de Medeiros
28/11/2024

Inserida por marciodemedeiros

⁠Algumas pessoas me fazem mal...

Olá amigos,

Creio que você já deva ter pensado assim, conforme o título do texto, remetendo a culpa à alguém sobre as situações que você passa e que lhe incomoda.
Não é difícil isso acontecer na realidade, não é mesmo?
Seja um Patrão grosseiro, um colega inconveniente, um parceiro tóxico, um filho rebelde, um Pai frio...
São tantas as personalidades que nos afetam afinal...
E não há outro jeito, a não ser atribuir a elas o mal que nos fazem, certo?
Ou será que talvez estejamos sendo irresponsáveis quanto a esta acusação?
Vejamos...
De fato existem pessoas difíceis, e quando se aproximam, nosso desejo é fugir, nos esconder, ou se possível fosse, apertar um botãozinho e desaparecer.
Mas na realidade, sabemos que não é bem assim, ou seja, muitas vezes são pessoas que não podemos nos desviar, e vou lhe contar... isso no fundo é até bom que ocorra, e veremos o por que isso é bom neste pequeno estudo... vamos em frente...
Nós acreditamos que nos conhecemos profundamente, porém sabemos que muitas vezes não entendemos a nós mesmos, devido a duvidas que geramos: Por que eu agi desta ou daquela forma? Nossas reações podem inclusive nos fazer repensar sobre a forma que agimos, trazendo às vezes, arrependimento ou até culpa em algumas ocasiões. Mas isso é normal, pois embora falamos abertamente em como somos, como agimos, como pensamos, na realidade, sem entender nossa construção, dificilmente saberemos o suficiente sobre nós mesmos, portanto, imagine sobre os outros.
A construção do nosso eu, da nossa personalidade, vem se moldando desde nosso nascimento, através de tudo aquilo vemos, sentimos, ouvimos, e desta forma nos deparamos com o conhecer, não necessariamente saber, mas conhecer e observar os desdobramentos causais de cada feito, e dentro deste processo, podemos e somos levados ao saber, de forma gradual, entre erros e acertos, e assim chegamos ao nosso ápice, embora possamos sempre buscar e saber mais.
Da mesma maneira ocorre com todos os demais, e a questão é? Quanto "sabemos" sobre o outro? Se ele conhece, ou sabe? se aquilo que julgamos que a pessoa apenas "conhece" é de fato menor do que imaginamos que sabemos, ou somos nós os conhecedores e não estamos identificando o saber do próximo de forma justa?
Simplificando, não há de fato como sabermos, mas podemos sempre tentar compreender o outro de uma forma mais justa, ou seja, entendendo que cada um de nós, conhecemos e sabemos apenas aquilo com o que nos deparamos, e além disso, todos somos limitados em muitas áreas, porém humanamente falando, temos a tendência de terceirizar no outro a culpa por não entender a clareza do mundo, como nós mesmos o vemos... até porque esta clareza é nossa, e isso é muita injustiça com o outro!
Então, pessoas que nos fazem mal, podem agir desta forma apenas por estarem em um momento diferente do nosso, em conhecimento ou sabedoria que como dito não serão fáceis de identificar, mas que poderemos inverter os polos e buscar aprender com a forma de pensar e agir do outro, não quero convencer ninguém a ter que conviver com pessoas tóxicas, amargas, ou que também lhe julgam por ser como você é, mas busque sempre ser melhor, ter atitudes majestosas e diferentes daqueles que lhe fazem "mal", afinal é sobre nós que estamos falando, não podemos mudar o mundo, mas podemos construir o nosso mundo mais belo, e em cada passagem deixar sopros de alegria e sabedoria. Muitas vezes, ainda assim lhe julgarão, mas você terá aprendido a se comportar como um escudo, onde nada de mal lhe toque, e embora possa se sentir um pouco cansado(a), respirará fundo e soprará novamente mais alegria e sabedoria para apagar o fogo tóxico daqueles que apenas estão perdidos no mundo.
Seja fonte de luz e busque compreender o outro pela vida que teve e não pelo o que é ou o que se tornou, afinal ele pode sim ser uma vítima, e você com muita sabedoria poderá ser o antídoto, que em doses homeopáticas, trará além do conhecimento, sabedoria, para estas pessoas que lhe "faziam" mal.
Efésios 2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou antes para que andássemos nelas.”
2 Timóteo 1:7 – “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

Deus abençoe sua vida....

Inserida por NOUS

O Verdadeiro Nome da Raiva

Há palavras que têm o poder de desarmar até as emoções mais densas. Quando li pela primeira vez que “eu sentei com minha raiva por tempo suficiente até que ela me disse que seu verdadeiro nome era dor”, senti um silêncio profundo se abrir dentro de mim. Essas palavras de C.S. Lewis não são apenas belas — são um convite à introspecção, à coragem de enfrentar aquilo que nos assombra.

Quantas vezes confundimos nossas emoções? A raiva, com seu grito e sua urgência, parece fácil de entender. Mas é uma máscara, uma armadura que cobre algo muito mais delicado: a dor. Por trás de cada explosão, de cada ressentimento, há uma ferida que clama por atenção, por cuidado.

Sentar com a raiva exige força. É um ato de coragem desacelerar o turbilhão, olhar para ela como quem olha nos olhos de uma fera, e perguntar: “Por que você está aqui?” No início, ela resiste. Berra, grita, tenta nos convencer de que está certa. Mas se permanecemos em silêncio, esperando, algo mágico acontece: ela começa a sussurrar a verdade.

E a verdade quase sempre dói. Dói porque a raiva não nasce no vazio. Ela é filha do abandono, da rejeição, da humilhação. Ela se alimenta de palavras não ditas, de abraços que não vieram, de expectativas desfeitas. Reconhecer isso não é fraqueza — é humanidade.

Lewis nos lembra que, muitas vezes, o que mais tememos não é a raiva em si, mas a vulnerabilidade que ela esconde. Afinal, é mais fácil gritar do que chorar. É mais simples culpar o mundo do que admitir que estamos feridos.

Mas, ao dar nome à nossa dor, começamos a nos libertar. Não porque ela desapareça, mas porque, ao reconhecê-la, começamos a cuidar dela. E, ao cuidar, transformamos.

Talvez a raiva, quando ouvida, possa se tornar compreensão. Talvez a dor, quando aceita, se transforme em força. E talvez, ao sentarmos com nossas emoções por tempo suficiente, possamos descobrir que seus verdadeiros nomes não são monstros, mas fragmentos de nós mesmos pedindo para serem amados.
✍🏼Sibéle Cristina Garcia

Inserida por Sibelecristina

⁠“Compreendi que nada compreendo; este é o meu destino. Sou perito na arte de não entender a completude das coisas.”

Inserida por diogenessouza

⁠Em um mundo onde a riqueza é frequentemente medida por cifrões e posses materiais, esconde-se uma verdade sutil e profundamente velada. Frases ecoam, sussurrando que a pobreza não reside apenas na escassez de recursos monetários, e que a verdadeira prosperidade não se confina à opulência financeira.
O paradoxo revela-se na compreensão de que ter dinheiro, por si só, não é sinônimo de riqueza e prosperidade. Essa é uma máscara que esconde uma realidade mais ampla, uma realidade que transcende os limites do ter e possuir.
Para sentir-se verdadeiramente rico, propõe-se uma contagem singular, uma enumeração de preciosidades que o dinheiro não pode comprar. Uma riqueza que reside nas relações humanas, na saúde, nas experiências enriquecedoras e nos momentos que transcendem o efêmero.
Assim, as palavras veladas apontam para uma verdade submersa: a verdadeira riqueza está na apreciação das coisas que escapam à moeda corrente, na celebração das experiências imortais e no entendimento de que a prosperidade é um tecido intricado, no qual o dinheiro é apenas um fio entre muitos outros.

Inserida por MarceloViana

⁠Elevemos nossas palavras, semeando delicadeza e sabedoria, pois é na serenidade que a verdadeira força reside. Assim como a chuva nutre as flores com suavidade, nossas palavras, em vez de trovões estrondosos, podem ser gotas transformadoras que fecundam o solo da compreensão e cultivam um jardim de entendimento.

Inserida por MarceloViana

⁠A mente é o espaço onde as memórias orbitam até serem compreendidas e então sintetizadas.

Inserida por eusousalvi

⁠Construa sua própria verdade. A prática do autoconhecimento desencoraja a abnegação destrutiva e promove uma maior compreensão e aceitação de si mesmo, conduzindo a uma existência mais plena e gratificante.

Inserida por evermondo

⁠As pessoas admiram e dão valor para aquilo que compreendem. Não fique triste se alguém não entender o seu valor, ela só não tem a compreensão necessária.

Inserida por hiltonvinhola

⁠Sempre que você escuta o outro descobre que não tinha tanta razão assim.

Inserida por userdits

⁠Um político que veio de baixo entende melhor o caminho para subir.

Inserida por JonesDonizette

⁠A moradia é um direito, e só quem já foi privado dele pode compreendê-lo plenamente.

Inserida por JonesDonizette

⁠A juventude da periferia entende as necessidades dos mais vulneráveis.

Inserida por JonesDonizette