Coleção pessoal de MonicaCampelloAutora

81 - 100 do total de 507 pensamentos na coleção de MonicaCampelloAutora

O JEITO DE DEUS E O MEU JEITO

QUEREMOS SER DE DEUS? AJAMOS COMO FILHOS OBEDIENTES DE DEUS!

“Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os que são fracos. Devemos ajudá-los nas suas fraquezas e não tentar somente agradar a nós mesmos. Que cada um de nós procure agradar os outros, para o bem deles, a fim de ajudá-los a crescer na fé. As Escrituras também dizem: “Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo de Deus” (Rm‬ ‭15‬:‭1‬-‭2‬,10).

Às vezes, é muito difícil obedecer à palavra de Deus. Muitas vezes estamos entristecidos, magoados, aborrecidos, por algum mal que alguém nos causou, e Deus fala ao nosso coração que somos nós que devemos procurar quem nos fez mal porque o próprio Deus é quem nos fortalece para fazer isso, pois aqueles a quem devemos procurar normalmente estão fracos na fé e não teriam capacidade para cumprir a missão que Deus nos deu.

Agradar a nós mesmos equivale a guardar no coração os ressentimentos com a desculpa de que o outro é que tem que nos procurar porque foi ele quem nos fez mal, mas a partir do momento que ele nos fez mal é porque ele estava muito fraco, pois, se estivesse forte, não faria mal a ninguém; por isso que são fracos, e nós que fomos capazes de suportar o mal que nos fizeram é que somos fortes.

Forte é quem consegue suportar e vencer e não se deixar dominar pela fragilidade das emoções e dos sentimentos, mas decide ser superior à fragilidade da sua humanidade. O forte escolhe vencer a si mesmo e se superar, ultrapassando todas as barreiras que o impediriam de ser humilde diante dos orgulhosos e soberbos. O forte age com autoridade pautado no amor e age com amor sem perder a autoridade; ou seja, o forte é sábio.

São esses nossos bons comportamentos que chamam a atenção das pessoas, pois contribuem para a edificação espiritual delas. É assim que as ajudamos a crescer na fé e na esperança de Jesus Cristo. O nosso bom comportamento é um dos elementos essenciais para nos afirmar como exemplo de cristãos.

Então, sejamos e estejamos alegres em fazer parte do povo de Deus que tem prazer em obedecer à sua palavra.

DEUS NOS ENVIOU O SEU ANJO

⁠O Senhor já enviou os seus anjos para fazerem aquilo que Deus já decretou.

“Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação” (Hb‬ ‭1‬:‭14).

Deus Rafah, Jireh, Shamah, Tsedkenu, Nissi, Shalom, envia-nos os seus anjos para nos servirem conforme os seus atributos. Emunah. O Senhor enviou os seus anjos para servirem em nosso favor.

Os anjos nos foram enviados — a nós que havemos de herdar a salvação — para efetuarem o que Deus já decretou: a cura de doenças, livramentos, libertação de problemas financeiros, conjugais, relacionais, emocionais, psicológicos, sentimentais; problemas de toda ordem que inquieta o povo de Deus.

O anjo do Senhor apareceu a Davi. Porém Davi já tinha determinado em seu coração fazer algo da sua própria vontade e não da vontade de Deus (Deus já havia ordenado que ele fosse para a terra de Judá (1 Sm 22: 5), e certamente ele não deveria ter deixado aquele lugar para entrar em um país pagão, sem uma ordem divina semelhante, ou pelo menos permissão. Portanto, Davi não teve a confiança adequada na proteção daquele Deus que o havia entregado com tanta frequência e de forma tão significativa nas maiores exigências. Disse Davi:.“Agora vou perecer”. Essa falta de fé de Davi teve resultados desastrosos.

Que o exemplo de Davi nos sirva como exemplo para permanecermos na fé de que Deus vai cumprir aquilo que ele já determinou. Se Deus falou que já te deu a cura, creia, pois ele já te deu a cura. É preciso permanecer firme na fé.

Precisamos permanecer fiéis na nossa fé em Deus, firmes na nossa confiança em Deus de que ele vai agir, de que ele vai fazer, e o que apenas temos de fazer é esperar com paciência, com a fé e a convicção de que Deus já nos atendeu, pois se Deus em sua palavra já revelou o que ele já fez; então, já é certo que já é! Deus é Jah, Jah é o Senhor. Louvai a Jah. (Sl 68:4).
Contudo, tenhamos o cuidado de “adorar somente a Deus” e nunca aos anjos nem a qualquer outro ser além de Deus.

Leitura bíblica recomendada. Leia a sequência de versículos sobre esse tema:
“Mas ele me disse: — Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todas as pessoas que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus” (Ap 22‬:‭9‬).

“E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mt 4:9,10; Lc 4:7,8).

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bem-dito eternamente. Amen.” Ou: “Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!” (Rm 1:25).
‭‭
“Ninguém vos domine a seu belprazer com pretexto de humilhação e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão. Ou: “Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa” (Cl 2:18).

Pessoas que adoram anjos “não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, alimenta-o e o mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça” (Cl‬ ‭2‬:‭19‬)

⁠FIQUE CURADA, MULHER!

E precisamos crer que neste dia de hoje o Senhor Jesus está curando mulheres de doenças físicas e espirituais, dando-lhes a libertação de que precisam para que possam desfrutar de uma vida saudável na presença de Deus.

Jesus cura as mulheres estéreis — tem mulher engravidando por aí; a tua hora vai chegar! “A madre estéril nunca diz ‘basta’” (Pv 30:16) —, as feridas, as doenças, as emoções mal resolvidas, as dores na alma, os sentimentos doentios…



Jesus já liberou a nossa cura! Emunah. Sinta a mão de Jesus sobre a tua cabeça, sinta o seu poder e a sua autoridade sobre a tua vida para que você receba dele a cura e a libertação das quais você precisa. Fé!



“Algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças” (Lc 8‬:‭2a‬).



“Mas Jesus foi, pegou-a pela mão e disse bem alto: — Menina, levante-se! Ela tornou a viver e se levantou imediatamente. Aí Jesus mandou que dessem comida a ela” (Lc‬ ‭8‬:‭54‬-‭55‬a).



“Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças.

Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes.

Ele disse:

— Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais.

Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte” (Lc 9‬:‭1‬-‭3‬,6).‬‬

⁠SANTO DO PAU OCO

As pessoas estão esbanjando santidade sem ter santidade nenhuma. Ficam querendo mostrar a santidade de Deus, mas não manifestam a própria santidade na vida.

O que Deus quer que elas façam elas não estão fazendo, e o que Deus não quer que elas façam elas estão fazendo. E pensam que estão certas. Dizer que Deus é Santo é muito fácil; praticar a santidade que Deus ensina não é qualquer um que quer fazer ou que está pronto para fazer.

Ninguém pode sondar a mente de Deus. Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, diz a escritura.

Portanto, em vez de ficar mostrando os atributos de Deus para as pessoas como forma de parecer santo, pratique o que Deus ensina em seus atributos para que verdadeiramente adquira a verdadeira santidade diante de Deus que é mais importante do que parece ser santo diante dos homens.

Deus aprova aquele que realmente se preocupa em fazer a vontade dele, mas reprova totalmente aquele que busca fazer a vontade do homem e agradar o homem em vez de fazer a vontade de Deus e de agradar a Deus.

O verdadeiro cristão não fica criticando coisas e pessoas sem saber; antes, primeiro ele busca saber, pois sabe que não se deve julgar nada sem conhecimento de causa porque isso implicaria em cometer juízo temerário (Mt 7:13-14), um pecado diante de Deus.

Jesus disse: “Todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” (Mateus 7:12; Lucas 6:31)

A Regra de Ouro também pode ser dita nestas palavras: “Tratem as outras pessoas da mesma maneira que gostariam de ser tratados por elas.

Não faça ao próximo o que não quer que façam com você. Você gostaria de ser zombado, desprezado ou ridicularizado na frente dos outros? Então o que você não gosta que façam com você, não faça aos outros. Tudo que você faz que maltrate ou prejudique o outro, não agrada a Deus.

“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua”. Provérbios 11:12

Ridicularizar, segundo o dicionário dicio.com.br , é aquele que tira “onda” debocha; que vive caçoando, causando riso com a intenção de debochar de algo ou de alguém; fazendo zombaria com palavras, expondo-a ao ridículo. Que trata alguém com escárnio. Que exprime, demonstra e utiliza sarcasmo. Procurar tornar ridículo por meio de gestos, atitudes ou palavras irônicas.
Se o seu comportamento e atitudes são reprováveis, detestáveis e insuportáveis, é porque seu coração e sua mente estão distantes de Deus.

⁠🧭 O Logos é a sua bússola 🧭
Não interrompa o seu processo por causa de opiniões alheias. Saiba e creia que Deus está com você neste processo e ele o ajuda exatamente naquilo que você precisa.
Não interrompa o processo por causa de você mesmo e, principalmente, por causa de Jesus que sabe de todas as coisas e o tem direcionado; você não está dando soco no vento nem atirando no escuro.
A orientação de Deus através da palavra revelada em sua mente e biblicamente é a sua garantia e a certeza de que você fala o que Deus o inspira.
“Não desista! Permaneça firme! Continue!”
Palavra do Senhor confirmada:
“O Senhor Jeová me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem. O Senhor Jeová me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retiro para trás. As costas dou aos que me ferem e a face, aos que me arrancam os cabelos; não escondo a face dos que me afrontam e me cospem. Porque o Senhor Jeová me ajuda, pelo que me não confundo; por isso, pus o rosto como um seixo e sei que não serei confundido. Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim. Eis que o Senhor Jeová me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles, como vestes, se envelhecerão, e a traça os comerá. Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor e firme-se sobre o seu Deus. Todos vós que acendeis fogo e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as faíscas que acendestes; isso vos vem da minha mão, e em tormentos jazereis” (Is‬ ‭50‬:‭4‬-‭11‬).

Evangelismo como primeira necessidade ⁠
Sim, meu Deus, eu tenho muitas necessidades na minha vida, mas, como tua serva, a primeira necessidade é fazer a tua obra. Como diz a Escritura: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês” (Mt‬ ‭6‬:‭33‬).
Então, eu te peço sabedoria e discernimento, pois sem esses dons, eu não posso fazer aquilo que está no coração do Senhor. Eu preciso da tua unção, da tua autoridade, do teu poder, para fazer a tua obra de evangelismo para que almas sejam salvas para tua glória.
Pois creio que “Jesus pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas” (Hb‬ ‭7‬:‭25).‭
Assim como Jesus pede a Deus em favor das pessoas que ele quer salvar, sejamos à semelhança de Jesus de sempre interceder por aqueles que se chegam a Deus através de Jesus. Pois Jesus pede a Deus em favor de nós (Rm 8‬:‭34‬c). Por isso, Jesus deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos” (1 Tm‬ ‭2‬:‭6‬a,b). É Jesus Cristo quem nos defende diante do Pai (1 Jo 2‬:‭1‬b).
Portanto, estejamos com Jesus; sejamos de Jesus!

Chamado Divino!
Hoje, em meu devocional, novamente uma casadinha do Senhor: ”Não há limite para fazer livros“ (Ec 12:12).
Deus está falando: “Quem tem o dom da escrita, o ministério literário, escreva para a glória de Deus”, pois, por meio dos teus escritos, muitas almas podem ser alcançadas para a salvação do Senhor, mas mesmo que apenas uma única alma seja salva, isto já será motivo de alegria e festa no céu, pois o amor de Jesus, nosso Deus, cobre uma multidão de pecados. (Lc 15:7; 1 Pe 4:8). Amemos ao escrever!
O seu ministério de evangelismo literário, físico ou virtual, pode alcançar aqueles que Jesus Cristo quer salvar. Dê o seu melhor! Faça a obra de Deus conforme ele o tem colocado. Não deixe de escrever. Seja muito ou seja pouco, apenas seja fiel ao chamado que Deus tem lhe dado.

⁠ O verdadeiro amigo!
17:17 — casadinhas do Senhor: o verdadeiro amigo
“Um amigo ama em todos os momentos, ele é um irmão em tempos difíceis” (Pv‬ ‭17‬:‭17‬).
O verdadeiro amigo não é levado pelas circunstâncias; continua sendo amigo. Se há problemas, fala abertamente com o outro a fim de sanarem quaisquer adversidades. Se não há abertura para o diálogo, resta provada a falta de lealdade, a falta da consideração devida, a falta de sinceridade e a falta da verdadeira amizade necessária ao relacionamento amigável. Assim, mostra que não é o amigo que parecia ser e perde a capacidade de se tornar um irmão.
O verdadeiro amigo não permite que nada abale a sua amizade, buscando sempre valorizá-la acima das dificuldades que possam funcionar como empecilho para a sua continuidade.
O verdadeiro amigo nunca deixa de ser irmão. Isso me faz lembrar de Davi e Jônatas (1 Sm 18:3). Que mesmo em face de perder o direito ao trono como herdeiro do seu pai, preferiu o amigo porque respeitava a decisão de Deus, a escolha de Deus e, correspondendo ao Senhor, também escolheu aceitar que o amigo se tornasse rei em seu lugar. Um verdadeiro exemplo de uma verdadeira amizade.

Jesus é a luz!
⁠A luz que transforma tudo em amor 🤍 Não há caverna que resista à luz de Jesus e ao seu amor!
“O candelabro, desde a sua base até as suas flores, tinha sido feito de ouro martelado, e segundo o modelo que o SENHOR mostrou a Moisés. Tenha cuidado para fazer tudo de acordo com o modelo que lhe foi mostrado neste monte” (Nm‬ ‭8‬:‭4; ‬Êx 25:40).
Devemos ter o cuidado de fazer tudo conforme o Senhor nos orienta. Precisamos seguir o modelo mostrado por Jesus quanto às nossas ações, reações e comportamentos diante das circunstâncias.
Claro que isso não é fácil, mas estou tentando com base em Filipenses 4:13 — “Eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a força que Cristo me dá”.
Claro que isso não é fácil, mas não é impossível quando estamos com Cristo e desejamos fazer a sua vontade, pois como diz a Escritura “para Deus nada é impossível” (Lc 1:37).
💡Que venhamos a ser luz como Jesus nos pede e nos ensina 💡 (Mt 5:14).
Seja conforme “o sim e o amém” (2 Co 1:20).
Deus nos fortaleça e abençoe sempre!

⁠Sobre seita cristã: um alerta matemático para cada um de nós.
Sem perceber, um cristão pode estar se comportando como um sectarista. Mas, afinal, o que vem a ser uma seita cristã?
Há um modo prático de reconhecer uma seita cristã: através de operadores matemáticos — adição (+), subtração (-), multiplicação (x) e divisão (/).
Como assim? Simples! Para ser cristã, é preciso que a seita tenha a figura de Cristo como base para se respaldar em suas doutrinas bíblicas, tanto do Antigo Testamento (AT) quanto do Novo Testamento (NT).
Uma comunidade religiosa se configura como seita cristã quando:
ADICIONA personagens comuns ou populares em pé de igualdade com Cristo, exaltando-os como mitos, heróis, salvadores da pátria etc.;
SUBTRAI de Cristo a glória, a honra, em favor de si mesmo ou em defesa de suas ideologias/filosofias, contrariando o princípio de João 3:30 — “É necessário que ele (Cristo) cresça e que eu diminua.”;
MULTIPLICA as obras como se elas pudessem salvar alguém — a salvação é dada pela graça de Cristo, i.e., não vem de obras para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9);
DIVIDE a fidelidade entre Cristo e a organização. Desobedecer à organização ou igreja equivale a desobedecer a Deus. Não existe salvação fora do seu sistema religioso.
Palavras de Cristo: “A minha palavra não entra em vós. A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele” (‭‭Jo ‬8‬:‭37,47‬).

⁠Ingratidão
Não se sabe o que é pior: calar ou falar. Um calou e outro falou. O que calou magoou pela indiferença, pelo abandono, pela desconsideração, pelo desprezo; o que falou magoou pelas palavras duras, pelas inverdades, pela mesquinhez, pelos gestos excludentes. De toda forma, as duas situações têm em comum a ingratidão e a amizade incerta.
Além disso, há pessoas que não agradecem, não sabem agradecer ou preferem não agradecer para não mostrar ao seu benfeitor ou a todos os demais ao seu redor que elas receberam um bem de alguém. 
Em vez de agradecer, ainda ironizam e lhe metem o malho, dizendo que o que alguém fez por elas não foi bem feito ou poderia resultar em possíveis problemas, deixando de lado o mais importante que é a dedicação dispensada e o tempo investido pelo benfeitor em seu favor, sem qualquer interesse além do desejo de ajudar.
Em vez de demonstrar gratidão em todas as oportunidades que têm, preferem desmerecer o favor recebido. Por exemplo, quando o benfeitor lhes presta um favor, como levar de carro para algum lugar necessário, preferem relatar o medo que sentiam todas as vezes que andavam de carro com o motorista benfeitor, dizendo que ele poderia dormir na estrada. Contudo, em nenhuma das vezes durante as viagens disse isso para o motorista, mas o fizeram diante de outras pessoas como forma de desmerecer o cuidado investido pelo benfeitor. Isso também reflete ingratidão.
Jesus perguntou pelos doentes curados que não voltaram para agradecer a cura (Lc 17:17,18). Jesus não estava fazendo questão de ouvir um “Muito obrigado!“, mas, na verdade, ele indagava sobre o sentimento de gratidão no coração das pessoas. A questão não é necessariamente agradecer, mas a motivação do espírito que leva alguém a agradecer; ou seja, o reconhecimento do bem que alguém fez por outrem.
Jesus perguntou ao samaritano curado de lepra onde estavam os outros nove que juntamente com ele foram curados pelo favor divino. O samaritano tinha consciência plena de que havia sido curado pelo poder de Deus, e, imbuído do sentimento de gratidão profunda, voltou para agradecer a Deus; ele seria incapaz de dar prosseguimento à sua vida sem antes reconhecer publicamente, diante do doador da bênção, o poder da cura, da libertação e da salvação divina, pois, com esse gesto, ele demonstrou que queria estar com Deus desde aquele momento e para sempre porque sabia o que Deus tinha feito em seu favor, e estar com Deus seria uma expressão de gratidão eterna.
Entretanto, os outros nove que foram curados fisicamente não voltaram para dar graças a Deus pela bênção recebida; ou seja, não se importaram com sua comunhão com Deus e, consequentemente, com sua libertação e salvação. Deram importância somente à cura física em detrimento da espiritual visto que a fé do samaritano o curou.
O fato de ser curada por Jesus de uma doença física não significa que a pessoa tenha sido liberta de males espirituais; tampouco significa que tenha alcançado a salvação. por isso, Jesus disse que a fé do samaritano o tinha curado porque ele tinha comunhão com Deus. Os outros foram curados fisicamente, mas o samaritano foi curado tanto física quanto espiritualmente assim como em sua mente, em suas emoções etc.


⁠FÉ E ESPERANÇA EM DEUS! Fé e esperança em meio à incerteza e às adversidades!
“Fica comigo, não temas (…) estarás a salvo comigo” (1 Sm‬ ‭22‬:‭23‬).
David disse essa frase para Abiatar em meio a uma perseguição de morte pelo rei Saul. David confiava na providência divina para o livrar do mal que ameaçava sua vida.
Apesar de todo o risco de morte, Davi ainda teve a ousadia pelo poder do Espírito Santo para garantir ao seu companheiro que ele estaria igualmente a salvo.
Muitas vezes, ficar ao lado de quem aparentemente não oferece nenhuma segurança parece loucura, mas, na verdade, é um ato de sabedoria; quando todos dizem o contrário, a sabedoria que vem de Deus parece loucura, mas é exatamente isto o que Deus faz:
“Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes” (1 Co‬ ‭1‬:‭27‬).
Davi estava jurado de morte. Quem em sã consciência ficaria ao lado de um homem condenado pelo seu rei que, “aparentemente”, estava coberto de razão?
Mas é como diz o Senhor: as aparências enganam (1 Sm 16:7). E quem tem discernimento espiritual é capaz de reconhecer exatamente onde está o engano e não ser confundido. Aí reside a sua segurança contra o mal.
O diabo sabe exatamente onde está o perigo e quer que todos se arrisquem, levando-os a crer que o mau é bom e que o mal é para o bem. Abandonar Davi seria a sentença de morte de Abiatar — parecer o cúmulo pensar que estar ao lado de um condenado seja o aconselhável. Mas Deus sabe de todas as coisas!
Deus usa os loucos para confundir os sábios — uma linha tênue entre o absurdo e a sensatez. Os que pensam que sabem não sabem enquanto os que sabem não sabem que sabem.

⁠Deus escolhe e pronto, e ponto!
É DEUS quem ESCOLHE todas as coisas! Quem o pode contestar? Alguém se atreve? Sim! Há muitos atrevidos.
Deus não perdeu nem jamais perderá a sua teocracia. É Deus quem institui autoridades e governos (Rm 13:1), mas Deus não é deísta: ele não abandonou o seu povo à própria sorte; antes, faz as coisas acontecerem para o cumprimento de seus propósitos que muitos não têm a fé necessária para compreender, e, por isso, rebelam-se contra o sistema que ele autorizou, e querem pôr em sua boca palavras que ele não falou (Ez 13:6).
Suas atitudes dão a entender que Deus não sabe o que faz, como se quisessem dar uma mãozinha pra Deus (Pv 3:5). Pretendem limitar Deus e o seu poder ao atuarem dominados por seus próprios interesses e guiados pela vontade dos homens, mas Deus os repreende: “Será que o poder do Senhor é limitado?” (Nm‬ ‭11‬:‭23a). “Agindo eu quem impedirá?” (Is 43:13c).
Ele permanece no comando de todas as coisas. Mas há quem não queira lhe obedecer, e faz tudo a seu bel-prazer, desprezando a vontade e a ação de Deus, pensando que ele perdeu o controle. 
“Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes” (1 Co‬ ‭1‬:‭27‬).
Versão NTLH: Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco.
O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado” (Pv 13:13).
“Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!” (Rm 8:31).

Esquerda e direita na Bíblia
⁠“CONHECER A VERDADE" (a verdade bíblica) ou permanecer no abismo da usurpação das letras?
Quem busca a "verdade bíblica" foge das parcialidades, deixando de lado as afeições externas das ideologias, das políticas, das filosofias etc. Então, falemos sobre o texto sagrado.
Já vi pelo menos duas imagens na internet citando esse versículo e insinuando que o correto é seguir a "direita" e não a "esquerda", como se a Bíblia mostrasse que o correto é o posicionamento político de direita e não o de esquerda e, sendo assim, quem segue a esquerda é tolo, e quem segue a direita é sábio. Uma ilação deturpada do versículo bíblico.
Daí, surge a pergunta de um cristão que quer “conhecer a verdade” que liberta das algemas do engano: "Pode me ajudar a entender melhor se a Bíblia diz isso mesmo com relação a Eclesiastes 10:2? É sobre política que trata esse versículo?"
Esse cristão muito se assemelha aos bereanos que examinavam nas Escrituras se as coisas era do jeito que ensinavam (At 17:11); eles não aceitavam e adotavam quaquer palavra sem antes se certificarem de sua veracidade ou da natureza do ensino. Essa é a atitude correta a se tomar antes de compartilhar versículos sem o devido conhecimento que induzem a interpretações duvidosas.
Sim, há várias versões bíblicas, mas as idôneas são fiéis ao texto original (hebraico, grego, aramaico) e as diversas formas de expressão desse versículo nas versões confiáveis não alteram sua essência no tocante à sua ideia no texto de origem.
O que realmente importa é a exegese fiel do texto sagrado livre de tendenciosidades ou parcialidades que prejudicam o entendimento fidedigno das Escrituras Sagradas. Então, prossigamos à exegese fidedigna.
Textos bíblicos isolados podem confundir o devido entendimento porque os textos pertencem a contextos específicos que precisam ser conhecidos para uma perfeita interpretação. No versículo em questão, analisemos o real significado de "direita" e "esquerda".
Direita e Esquerda como partidos políticos na Bíblia SAGRADA:
Na versão Almeida Século 21 (A21) está escrito: "O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda" (Ec 10:2). A primeira realidade a se observar aqui concerne à época em que o referido texto foi escrito quando partidos políticos de “direita” e “esquerda” não existiam. Havia a monarquia regida pelo rei Salomão que detinha o poder supremo, e, portanto, não cogitava sobre tais conceitos.
Todavia, "direita" e "esquerda" têm um significado na Bíblia que precisa ser bem compreendido. Biblicamente, a direita se refere à maior habilidade do ser humano visto que a maior parte da humanidade é destra e não canhota. Estatisticamente, segundo pesquisadores, 70% a 90% dos seres humanos tendem a usar a mão direita para realizar funções específicas. Isso denota que o lado esquerdo é menos favorecido. Daí a comparação entre a direita ser melhor que a esquerda para quem é destro e vice-versa. Se os lados menos favorecidos forem usados, os resultados podem negativos.
O versículo em estudo também mostra como o rei Salomão comparava as boas e as más ações, considerando que ambas são dirigidas pelo coração que, em sentido figurado, corresponde às faculdades emocionais e, quanto à sua localização anatômica, fica do lado esquerdo do peito. Quem pratica boas ações é tido por sábio e quem pratica más ações é tido por tolo, mas tanto um quanto outro têm o coração do mesmo lado, ou seja, o esquerdo, podendo fazer o bem ou o mal. Ou seja, a direita (ou o lado direito) e a esquerda (ou o lado esquerdo) nada têm a ver com posicionamentos ou partidos políticos.
A Bíblia esclarece que o coração é enganoso e desesperadamente corrupto, e indaga: quem o conhecerá? (Jr 17:9). Quantas vezes uma pessoa é enganada pelo seu próprio coração? Por isso mesmo é mister guardar o coração porque ele dirige o rumo da vida (Pv 4.23).
Em suma, essas imagens textuais que circulam na internet, demonstrando um ensinamento que vai contra o que a Bíblia ensina, tiram o texto do seu real contexto, insinuando um aspecto negativo que coloca os posicionamentos políticos acima da verdade bíblica. Como cristãos comprometidos com a verdade do verbo divino, é preciso ter cuidado com o apoio que se dão a esses tipos de textos mistos, pois nada têm a ver com política - partidos de esquerda e de direita.
Quem vem fazendo isso com a palavra de Deus, não faça mais. Não use mais os textos bíblicos para enganar os incautos, pois não só fica feio como pode se voltar contra quem pretende confundir a mente do povo de Deus. Isso pode ser caracterizado como uma investida maligna e o resultado pode ser uma catástrofe eterna.

⁠“Peço-te que fales ao rei” (2 Sm 13:13c).
Que tenhamos a sabedoria de dar ouvidos à voz de Tamar.
Amnom teve a chance de fazer a coisa certa, mas escolheu fazer a coisa errada. (2 Sm 13:13,14)
Busquemos o Rei Jesus para nos socorrer em todas as nossas necessidades porque ele vai conceder o nosso pedido.
Que sejamos sempre agradáveis a Deus, aprovados por Deus, para podermos receber as bênçãos de Deus.
Como seres humanos naturais, podemos relativizar tudo. Mas como pessoas espirituais, não podemos relativizar a palavra de Deus. No Reino de Deus a palavra é: “sim, sim; não, não”, pois o que passa disso é de procedência maligna. (Mt 5:37)

⁠Hoje, pela manhã, recebi na Bíblia Sagrada do celular este versículo: “O Senhor Deus sente pesar
quando vê morrerem os que são fiéis a ele“ (Sl 116:15).
Então, prossegui à sequência da leitura. No versículo seguinte, li: “Ó Senhor, eu sou teu servo; eu te sirvo, como te servia a minha mãe. Tu me livraste da morte” (Sl 116:16).
imediatamente me lembrei da minha mãe. Ela morreu convertida ao Senhor Jesus. E ela expressava a sua pureza que vinha de Deus como nunca antes eu tinha visto durante a sua vida como pessoa natural, comum, que não tinha vivido uma experiência com Deus.
Houve um momento muito especial em que ela demonstrou uma preocupação muito grande pela minha vida e naquele momento ela me pediu: “para com isso, minha filha. Para de fumar. Isso só faz mal.“ Eu ouvi atentamente as palavras dela e guardei eternamente em meu coração. Não guardei apenas aquele pedido específico, mas o tom do pedido que demonstrava o seu amor por mim, o seu cuidado por mim, o seu desejo de que eu tivesse vida com saúde, vida abundante, não apenas baseado no seu amor de mãe, mas de uma mulher que conheceu o amor de Deus e queria compartilhar o amor de Deus comigo, sua filha.
As palavras da minha mãe era um só ternura, só verdade, de uma nova criatura em Cristo, de uma mulher que sabia que estava prestes a morrer, mas que estava em paz com seu coração porque estava em paz com Deus. Ela só queria que nada de ruim me sobreviesse. Costumam dizer que o amor de mãe é o amor que mais se parece com amor de Deus.
E isso é verdade, pois, analisando agora aquele momento sob a palavra de Deus em Salmos 116:15, em que Deus se entristece quando vê morrerem os seus filhos que lhe são fiéis, compreendo a preocupação da minha mãe de não querer que eu morresse por causa do pecado. E ela me pedia com fé, amor e esperança. E no dia preparado por Deus para a realização do desejo da minha mãe, o desejo dela se concretizou, graças a Deus. ela pediu a mim, mas antes de pedir a mim, em seu coração, ela pediu a Deus, ela orou a Deus por mim, e Deus registrou o pedido dela e o atendeu no momento certo pela sua bondade e misericórdia.
E hoje, pela graça de Deus, como oferta de gratidão a Deus pela vida eterna da minha mãe e pela vida eterna que ela desejou para mim, e também uma vida terrena de qualidade, livre de pecados (no nosso esforço diante de Deus de os vencer diariamente mediante o prazer da obediência), também oro pelas pessoas que precisam de libertação de qualquer que seja o pecado, porque o pecado mata e destrói não sua vida física, material, mas também os mais ricos de valores que são apreciados por Deus.
E esse foi o meu aprendizado nessa manhã vindo da palavra de Deus de que onde quer que eu esteja, em qualquer lugar, estando o meu coração em harmonia com o coração de Deus, eu posso fazer as minhas orações pelo bem de todos aqueles que Deus quer salvar. Posso igualmente cumprir com esse desejo do meu coração nos átrios do Senhor, nos pátios do seu templo lembrando que o meu corpo é templo do Espírito Santo, o que me faz entender que eu posso orar dentro da igreja e fora da igreja, em todo lugar, em todo momento, em qualquer circunstância, assim como a minha mãe que estava doente, mas mesmo diante da doença ela orou por mim. A doença não foi capaz de impedir o amor dela por mim. Porque o amor de Deus que nasce no coração não é egoísta, mas ele pensa no próximo mais do que em si mesmo. Este é o amor de Deus. A oração da minha mãe foi tão aceita por Deus que naquela época eu ainda não conhecia Jesus como conheço hoje, mas hoje estou aqui nos braços de Jesus falando para você a minha experiência de amor, de amor divino e amor materno. Eu amo meu Deus e amo a minha mãe eternamente. Graças a Deus 🤍
Esse foi o meu aprendizado nesta manhã na continuação da leitura do salmo 116 dos versículos 15 ao 18.
“O Senhor Deus sente pesar quando vê morrerem os que são fiéis a ele. Ó Senhor, eu sou teu servo; eu te sirvo, como te servia a minha mãe. Tu me livraste da morte. Eu te darei uma oferta de gratidão e a ti farei as minhas orações. Na reunião de todo o teu povo, nos pátios do teu Templo, em Jerusalém, eu te darei o que prometi. Aleluia!” (Sl 116:15-18).
Assim, peço a ti, ó, meu Deus, que o Senhor me abençoe e me unja com o teu óleo santo, que o Senhor me capacite para que eu possa cuidar do teu povo com a instrução que o Senhor me concede diariamente, e que assim seja por toda minha vida para a tua glória. Amém.
Então, eu oro a Deus para que ele possa restituir aquilo que alguém perdeu ou que Deus lhe conceda o que talvez nunca tenha tido. Que Deus o abençoe. Amém 🙏🏼

⁠Deus manda; obedece quem tem juízo!
“Não toquem em meu povo escolhido” (Sl‬ ‭105:15). Quem não obedece a Deus, pela falta de juízo, já sofreu o juízo da condenação.
A Igreja do SENHOR JESUS está protegida pela imperativa e soberana palavra de Deus. O mal não pode tocar nela, por mais que tente. A igreja é o povo escolhido de Deus, o povo ungido por Deus.
O mal não pode tocar nos ungidos de Deus. Ele até tenta, mas Deus não permite que ele toque na Igreja, e a Igreja de Jesus é o seu povo de fé pura, crentes verdadeiros, e o seu Espírito Santo está sobre a Igreja e lhe dá a paz mediante a compreensão da sua palavra.
Tem gente querendo tocar na Igreja do Senhor, i.e., no povo de Deus, e esse casta de demônios, raça de víboras, esse tipo de gente quer tocá-lo com as suas artimanhas, com as suas falsas doutrinas, com as suas mentiras, com seus fingimentos, com suas lágrimas de crocodilo, mas o Senhor livra a sua Igreja e a cada membro individualmente, nós, os seus ungidos. Amém.
William Shakespeare citou a expressão
🐊 Lágrimas de crocodilo 🐊
para se referir ao choro fingido da mulher em Otelo (1603): "Se com lágrimas de mulher fosse a terra fecundada, cada gota geraria um crocodilo".
Tem muito crente muito preocupado em ter dons espirituais como o dom de línguas, o dom de profecia etc., mas o principal de todos além da sabedoria é o DISCERNIMENTO ESPIRITUAL; sem esse discernimento é impossível o crente discernir o falso do verdadeiro, e, por isso, é facilmente enganado (Mt 24:24). É pelo discernimento que a ovelha conhece a voz do pastor! (Jo 10:14).
Portanto, não se deixe levar pelas aparências das falsas emoções daqueles que só querem engabelar o povo de Deus, dando a impressão de serem verdadeiros. Eles são mestres na arte da representação, e com suas lágrimas forçadas conseguem até enganar alguns escolhidos de Deus que negligenciam a prudência.
Muito pertinente o exemplo que consta no Dicionário Online de Português na entrada “engabelar”: POLÍTICO QUE ENGABELOU O POVO.
Vigia, crente!
#palavradedeus #deus #jesus #espiritosanto #igreja #senhor #pramonicacampello #bomdia #sabedoria #verdade #dom #bomdia🌞 #shakespeare #🐊

⁠Liberdade cristã: quem é guiado pelo Espírito Santo não fica debaixo da lei
Voltemos a lembrar dos ensinamentos de Jesus sobre dízimos e legalismos afins com exortações em meio aos acontecimentos seculares. Que eu faça isso sem deixar aquilo.
Lembra-me Mateus 23:23 — davam importância ao dízimo das sementes que não eram obrigatórias, mas o que era obrigatório e necessário eles não faziam. Ou seja, obedeciam com rigor a palavra de Deus, porém iam além do limite da obrigação, i.e., até no que não era estabelecido, como dar o dízimo da hortelã, da erva doce e do cominho, pequenas plantas cultivadas em seus jardins que não faziam parte da Lei do dizimo, mas não se preocupavam em fazer a vontade de Deus que era cuidar dos necessitados.
Portanto, há uma contradição na aplicação da lei por essas pessoas que fazem e não fazem, i.e., fazem o que não é exigido e deixam de fazer o que é exigido e necessário.
Naquela época, o dízimo ainda existia por força da Lei porque Jesus ainda não havia morrido e ressuscitado e tampouco assunto ao céu, de modo que a graça ainda não havia chegado. Por isso, a Lei ainda era e deveria ser cumprida com relação àqueles que eram designados para o cuidado do templo. Entretanto, o amor de Cristo sempre foi exigido desde o início quando Deus diz que toda a Lei se cumpre numa só palavra: amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Gl 5:14); contudo, eles não estavam amando o próximo, mas os inquietando com a ideia de os fazer se sentirem obrigados a cumprir a Lei em detrimento do amor que ficava relegado a segundo plano quando, na verdade, deveria estar em primeiro lugar — buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33).
Paulo foca aqui na questão do amor ao próximo por causa da importunação dos praticantes da Lei em detrimento do amor pela Graça. Por isso ele fala do amor ao próximo, sabendo que, nesse sentido, ele pegou apenas a parte que corresponde ao versículo 31:
“Jesus respondeu: O mandamento mais importante é o primeiro: “Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de toda a sua força”. O segundo mandamento é este:
31: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.
Não há nenhum outro mandamento que seja maior do que estes. O mestre da lei lhe disse: — O senhor tem razão, Mestre! Está certo quando diz que Deus é único e que não existe outro a não ser ele. O senhor também está certo quando diz que devemos amá-lo de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa força, e que também devemos amar o nosso próximo assim como amamos a nós mesmos, pois tudo isso é superior a quaisquer ofertas de animais queimados ou sacrifícios” (Mc‬ ‭12:29-33).
Gálatas 5:2 nos leva ao entendimento de que o que tem virtude em Jesus Cristo é a fé que opera por amor. Qualquer obra legalista, farisaica, que obriga a guardar a Lei faz cair da Graça e causa a separação de Cristo que de nada mais servirá para quem dele se afasta, e, consequentemente, não poderá ser salvo.
Quem impede e persuade você para que não obedeça à verdade? Esse empecilho e persuasão não vem de Deus. Se alguém coloca uma pequena dose de veneno em um copo d’água, toda a água fica contaminada, analogamente a um ensinamento falso que se espalha e contamina todo aquele que o recebe, inadvertidamente, sem a preocupação de investigar sua veracidade, como faziam os bereanos que ouviam atentamente a mensagem e examinavam as Escrituras para se certificarem se, de fato, ela correspondia à verdade bíblica. No entanto, sofrerá a condenação aquele que tenta desencaminhar os filhos de Deus (Gl 5:7-12; At 17:11).
Obrigada, Senhor, pelo retorno às raizes do meu ministério.

⁠A atitude de primeiro buscar a Deus para saber o que fazer em determinada situação reflete a nossa fé e a nossa comunhão com Deus que acabam se revertendo em bênçãos para nós assim como para os outros. (Mt 6:33)
“Peço a Deus que a sua generosidade, a qual provém da fé que você tem, faça com que as pessoas percebam as boas coisas que acontecem entre nós no serviço de Cristo. Eu tenho sentido uma grande alegria e também tenho sido encorajado por causa do seu amor, irmão, pois o coração do povo de Deus tem sido reanimado por seu intermédio” (Fm‬ ‭1:6-7‬).
Então, foi o que aprendi, que eu devo fazer que a comunicação da minha fé, a minha comunhão com as pessoas, a minha generosidade no trato com as pessoas, que é algo que provém da minha fé em Deus que me é dada pelo Senhor, leve-as a perceberem as boas coisas que temos em Cristo e que acontecem entre nós por servirmos a Cristo.
O nosso amor e a nossa bondade podem revigorar a alma do povo de Deus, proporcionando-lhe alegria e conforto, inspirando os crentes na fé, incentivando-os, e reanimando os seus corações.
Foi exatamente isso que acabei de aprender de Deus: aproveitar os momentos bons não apenas com palavras, mas com atitudes, como a de estar presente nas vidas das pessoas, contribuindo para o bem delas de alguma forma.
Então! É isso!
Fazer o bem porque o Senhor está em mim, não apenas por palavras, mas por ações e atitudes. O capítulo de ontem da novela também dizia assim: “Deus entrou em mim”, palavras do personagem Davi. Sejamos um testemunho vivo para a glória de Deus, amém.
“Não tenha medo; vá e faça boa obra. Eu estou contigo!”
Obrigada, Pai, eu tenho a tua autorização, a tua permissão, a tua bênção para fazer isto para a tua glória. Amém.