Citações sobre leitura na visão de grandes pensadores

Ler é ir a algum lugar sem nunca pegar um trem ou navio, é desvendar mundos novos e incríveis. É viver uma vida na qual você não nasceu e a chance de ver tudo colorido pela perspectiva de outra pessoa. É aprender sem ter que enfrentar as consequências de fracassos e a melhor forma de ter sucesso.

Madeline Martin
A última livraria de Londres (2022).

⁠Às vezes fico procurando profundidade onde, na verdade, só tem superfície. Às vezes faço uma leitura profunda à respeito de algo que, na verdade, é raso. Quando ouço uma obviedade sobre alguma situação, primeiramente parece não ser verdadeiro mas, algum tempo depois, não em todos casos mas em alguns, a verdade escancarada e óbvia se revela como mais verdadeira.

⁠Quem muito lê muito sabe!

Os livros também podem provocar emoções. E as emoções às vezes são ainda mais problemáticas que idéias.

O problema dos livros é que eles acabam.

Passei muito tempo achando que as coisas tinham sentido ou motivo pra acontecer, até que me dei conta que a noção de justiça é criação humana. Na natureza não existe isso, você tanto pode ser o passarinho que cai da árvore como aquele que aprende a voar.

Ler é mais do que absorver conhecimento
através do olhar e da compreensão humana;
ler é adquirir um tesouro intelectual
que ninguém pode roubar.

Um brinde às pessoas que leem e lendo compreendem o que leram. Àquelas que sabem expressar o que sentem, e ainda não se sucumbiram em locar espaços do seu discernimento para se integrar num grupo ou comunidade. Um brinde às pessoas que pensam diferente, que pensam grande e não tem medo de sonhar.

“Acredito que existe uma centelha divina em um bom livro. Energia essa que irradia quem escreve e ilumina quem lê.”

Os livros que eu li e amei estão sempre por perto. Não só pra, volta e meia, dar uma namorada de olho com eles, alisar um bocadinho a lombada, fazer uma festa na capa, mas também pra, de vez em quando, convidar, vamos de novo? e lá ficarmos os dois, outra vez esquecidos do mundo, nessa tal de amarração de quem escreve e de quem lê.

Eu tenho paixão por ensinar as crianças a se tornarem leitores, a se sentirem à vontade com um livro, não amedrontadas. Os livros não devem ser assustadores, devem ser engraçados, excitantes e maravilhosos; e aprender a ser um leitor é uma vantagem incrível.

É melhor conhecer um livro intimamente do que cem superficialmente.

Eu leio por prazer e esse é o momento em que mais aprendo.

⁠Ela usava os livros para escapar da realidade.

⁠Porque você, minha querida, sabe melhor que ninguém como uma livraria pode ser um lugar mágico e que todo mundo precisa de um pouco de magia na vida.

⁠Encontrávamos aquilo que buscávamos nas páginas dos nossos livros favoritos.

⁠«O homem de espírito, aquele que nunca se porá de acordo com ninguém, deve aplicar-se a amar a conversa dos imbecis e a leitura dos maus livros»

⁠Livros: o melhor antídoto contra o gás metano do tédio e do vazio.

⁠A *palavra escrita* é desejo reverberante. Abandono e acolhimento. Densidade e vulnerabilidade. Perigo e fulguração.

⁠O texto mais profundo que eu já escrevi foi para alguém que nem sabe ler.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp