Citações de Filósofos

Cerca de 6185 citações de Filósofos

⁠Quando escuto os hit´s do momento, lembro Sócrates:

“Eu só sei que nada sei.”

Inserida por I004145959

⁠socrátes dizia: Para se encontrar, pense por si mesmo. mais se pensarmos em nós mesmos quem seria eu para pensar.

Inserida por marcelo_viriato

Sócrates era parteiro de ideias.

Inserida por alex_santos_18

⁠“O mundo, necessita de mais Sócrates, sofistas já temos de montão” JSMJ.

Inserida por jsmj

"⁠Conheça-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo..."
Assim declamou "socrátes" para que o homem
tivesse alguma direção...
Entenda, não são as palavras
que te levarão a qualquer direção
Mas todo o desejo que te faça
ter reação...
Diferente do conforto de estagnar
Queira se mover e nunca parar de lutar
O caminho nem sempre te trará vitórias
mas sempre te dará experiências
para que você tenhas motivo para recomeçar;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠Sócrates foi condenado à morte por incitar a juventude contra o sistema de pensamento predominante; Jesus foi crucificado por ter pregado a igualdade entres os seres humanos; Galileu Galilei foi obrigado a se retratar da “crença” de que a Terra se move ao redor do Sol; Einstein foi menosprezado por seus pares e levou nove anos para conseguir um cargo acadêmico; Martin Luther King foi intimidado e ameaçado durante sua luta pelos direitos civis; Madre Teresa não foi aceita pela congregação religiosa à qual pertencia; Gustavo foi manicomizado por reinventar os ensinamentos de Jesus, dizendo amais mais ao próximo do que a si mesmo.

Inserida por gustavo_meano

⁠Não podemos entrar na sugestão de Sócrates do “sei que nada sei”, pois algo eu preciso saber para poder decidir.

Inserida por CarlosNepo

⁠Humildade não é sinônimo de humilhação, é sabedoria. Siga o exemplo de Jesus e Sócrates: seja sábio e humilde.

Inserida por evermondo

*Sócrates*
Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Eu te pergunto, qual você prefere:
Superação...
Atitude de confiar em si próprio...
Decisão...
Transparência...
Firmeza...
Posicionamento...
Autoestima...
Objetividade...

Inserida por Alef2023

⁠Sócrates morreu em consequência daquilo que acreditava. Ele nunca viu alguém ressuscitar, nem os cristãos de modo concreto. (…) A redução ou remoção de cargas da religião anterior reforçou negativamente o comportamento de participar do cristianismo. No cristianismo também surgiu uma intimidade com “Deus” diferente, a qual reforçava positivamente o comportamento de participar dessa nova religião. Muitos cristãos primitivos estavam tão condicionados a ponto de morrer conforme a tradição por suas concepções religiosas. O que está descrito na obra de Tácito sobre Nero ter perseguido os cristãos é confiável? Segundo alguns pesquisadores, Nero, por exemplo, pode não ter perseguido os cristãos da forma que comumente se acredita.

Inserida por Alefianismo

Sócrates refuta Marx⁠
Cena: Um café filosófico em Atenas, com Sócrates e Marx conversando.

Sócrates: Ah, Karl, você trouxe seu livrão! Esse tal de "Manifesto". Interessante essa sua ideia de "luta de classes." Diga-me, Karl, é algo que posso pegar na mão, ou está mais perdido na sua cabeça do que a rota de uma pomba bêbada?

Marx: (rindo) Sócrates, vamos falar sério! A luta de classes é uma realidade social! São as classes em conflito que movem a história para frente.

Sócrates: Ah, entendo. Então se eu não vejo a classe alta jogando tapas e socos na classe baixa, a culpa é dos meus olhos? Karl, sinceramente, essas classes são feitas de carne e osso ou de fumaça de ideias? Porque eu nunca vi história avançando no grito.

Marx: Ah, Sócrates! A luta não é literal! É sobre quem controla os meios de produção. Quem controla, explora; quem trabalha, é explorado. Fácil de entender.

Sócrates: Então você quer que todo mundo compartilhe os meios de produção. Isso quer dizer que o mundo seria tipo... um grande piquenique? Cada um traz uma coisinha e ninguém briga pelo pãozinho?

Marx: Em essência, sim. Se eliminarmos a propriedade privada, acabamos com a exploração, e voilà! Conflito resolvido!

Sócrates: (fingindo pânico) Espera aí, eliminar a propriedade privada? Onde vou guardar minha toga? E o que você faria com esse seu tijolão do "Manifesto"? Sem propriedade, até meu humilde pedaço de queijo vira “patrimônio público”, certo?

Marx: Sócrates, foque no ponto! Não estou falando da sua toga! A propriedade que quero abolir é aquela que serve para explorar. É a que gera desigualdade!

Sócrates: Ah, entendi! Então viveremos sem propriedades "exploradoras", mas ainda com um cantinho para chamar de meu? E quem decide o que é justo ter? Você, Karl? Vamos nomear juízes para essa "nova ordem" ou confiar nos deuses?

Marx: É a sociedade! Cada um vai contribuir com o que pode e receber conforme sua necessidade. Isso é igualdade!

Sócrates: Que romântico! Mas, digamos que minha “necessidade” seja uma taça de vinho toda noite, e a do meu vizinho seja só um pãozinho seco. Isso não causaria... vamos dizer... “alguma” dificuldade?

Marx: (irritado) Sócrates, eu não estou falando de caprichos! Numa sociedade justa, apenas as necessidades reais são atendidas.

Sócrates: Ah! Agora sim, Karl! Então precisamos de um comitê para decidir o que é real e o que é “fútil.” O vinho é o quê, então? Se for uma comissão de bebedores, acho que estou salvo!

Marx: (suspiro profundo) Você só quer brincar, não é, Sócrates? A questão é que a exploração aliena o trabalhador, fazendo-o esquecer sua verdadeira essência!

Sócrates: Certo, então a solução é eliminar o trabalho? Karl, isso mais parece preguiça organizada! Confesso que é tentador…

Marx: Não se trata de eliminar o trabalho, e sim torná-lo uma fonte de realização!

Sócrates: Sim, compreendo. Mas quem vai realizar o trabalho que ninguém quer? Precisaremos de “voluntários”? E se todo mundo quiser tocar flauta ao invés de plantar batatas?

Marx: Numa sociedade igualitária, todos vão contribuir para o bem comum, e o egoísmo será coisa do passado.

Sócrates: Aham... então você acha que todos vão ignorar o próprio umbigo e trabalhar felizes pelo bem maior? Karl, eu nunca vi isso em Atenas. Quem sabe em outro planeta, com habitantes mais... "evoluídos."

Marx: Esse mundo é possível, Sócrates. Mas, claro, você prefere zombar do que acreditar numa nova ordem.

Sócrates: Eu prefiro questionar, Karl. Afinal, como disse um amigo meu, “a vida sem questionamentos não vale a pena ser vivida.” Agora, imagine o que seria da sua “nova ordem” sem um bom puxão de orelha de vez em quando!

Inserida por slsj2001

PORQUÊ SÓCRATES CONFUNDIU A ALMA HUMANA COM O ESPÍRITO HUMANO?

Porque num Organismo, a Alma e o Espírito são semelhantes quanto ao aspecto, mas diferentes quanto à natureza e origem e função!

A Alma é 'Matriz com Consciência' e o Espírito também é 'Matriz com Consciência'!

Mas,

A Alma Humana é influenciável podendo ser pura quando influenciada apenas pelo Espírito ou impura quando não influenciada pelo Espírito, tem Consciência variável podendo ser límpida e plena ou tenebrosa e limitada, emerge do Espírito Humano e tem a função de gerir o Corpo segundo orientações do Espírito Humano ou orientações alheias ao Espírito Humano!

Enquanto,

O Espírito Humano é ininfluenciável sendo por isso sempre puro, tem Consciência invariável sendo por isso sempre límpida e plena, emana do Espírito Cósmico, tem a função de originar e orientar a Alma Humana e construir e reparar o Corpo Humano!

Inserida por Amanciorego

⁠Minha premissa de vida:

As três peneiras de Sócrates.
É simplesmente fascinante..

Inserida por AyrtonRodrigues

⁠As três peneiras de Sócrates em simples palavras:

1. Verdade;
2. Bondade, e;
3. Utilidade.

Estas são as três palavras que inibem tanto a dissimulação do caráter, quanto a pseudo retidão da Entidade Humana.

Inserida por AyrtonRodrigues

⁠Eu sou do tempo que Sócrates não chegou a me conhecer!

Inserida por MCDAICHI

⁠SEJA E SERÁS UMA PESSOA ABENÇOADA

Sócrates disse: “Conhece a ti mesmo!”. Não que você possa conhecer. Ele estava dizendo: “Tente conhecer a si mesmo e um dia saberá que isso é impossível”.

Um romano, Marco Aurélio, disse: “Seja você mesmo!”. Isso é melhor. Conhecer a si mesmo é impossível, mas ser você mesmo é possível. Não há necessidade de se conhecer. Apenas de ser. O conhecimento é irrelevante; ser é suficiente. Apenas SEJA você mesmo!

Inserida por Paulogabriel

⁠Filosofia, amor a sabedoria. Como a relação entre Sócrates e seus discípulos, nenhum escrito, mas não podemos deixar os pensamentos do mestre morrer com ele. Assim fizeram, discípulos como Aristócles e Xenofonte escreveram sobre o velho Sócrates.

Inserida por Moarfiso

⁠Sócrates dizia que “sei que nada sei.” Mas isso é uma fantasia. Eu sempre sei de algo para embasar minhas decisões.

Inserida por CarlosNepo

⁠REFUTANDO UMA FRASE ATRIBUIDA A SÓCRATES:
"Só sei que NADA sei."

Se você não SABE. Então você SABE que não SABE. Sendo assim, você SABE alguma coisa: "QUE NÃO SABE."

Inserida por Marc7Carl6Rod9

Agora, a maior questão não é se Sócrates e Jesus existiram ou não, o que importa é o que a história deles representa para a humanidade.

Inserida por Vinischuartz