Charles Chaplin Poemas sobre a Tristeza
A tristeza assim como a alegria, sempre passam, pois nesta vida não há estados que não se modifiquem, nem situações que contemplem a eternidade, cada acontecimento faz reverência a um status eivado de transitoriedade.
Um vídeo, mostrando jovens pichando muros, sob a imediata reação de raiva e tristeza do dono, sob a vista também de outra criança, e, a partir desta, subsequentes cenas de solidariedade, evocou-me a imagem do rastilho, que, uma vez que a ele se ateie fogo, segue o seu curso, implacavelmente, até a explosão final. E, semelhante ao terrível rastilho, assim também é a violência de cada dia. Até o momento em que alguém, movido por um sentimento que aparentemente parece perdido no recôndito de alguns seres humanos, interrompe esse circuito destrutivo. Esse sutil sentimento, a que chamamos solidariedade, também ele se faz um rastilho, mas que, em vez de embebido na pólvora, que destrói, se faz imerso na fraternidade que levanta, que consola, que constrói. E, nesse momento, em que uma reação em cadeia do Bem se produz, não posso deixar de associar o Criador a um simpático velhinho de barba longa, sentado em seu portentoso trono, no qual, ao ver uma cena dessas, dá um largo sorriso de criança travessa, que deu a outra criança um balde de tinta com as cores do arco-íris, para que ela pintasse, novamente, todas as paredes pichadas do mundo.
(Pensamentos soltos na brisa das tardes. Sorocaba/SP: Crearte Editora, 2013)
Quero a paz de um dia tranquilo, sem mágoas e sem tristeza. Então aviso: só estou para o que me faz bem e para o resto mudei de endereço.
Não. Não me abate tristeza. Se vier venha passageira, não consuma os meus pensamentos, não me traga este tormento. Você vem e se impregna, na minha mente vira plena. E o que mas dói em mim, é que eu te trouxe aqui. Sei que ocorrem fatalidades. O mundo consiste de verdades. Mas talvez você não se fizesse tão presente, se eu fosse um pouco menos condescendente. Sei que você ensina, quão grande são seus aprendizados. Mas você também machuca, e isto as vezes parece errado. Se for ficar, vá logo embora, e deixe vir a paz que encoraja. Eu sei que as pessoas te odeiam, mas não entendem que tens uma tarefa intacta. Não tristeza, não fique por muito tempo. Mas já que ficará por um momento, que seja grande o que trazes consigo amadurecimento.
Se por razões obvias a alegria e a tristeza não ocupam o mesmo espaço, é também por razões obvias, que estamos como estamos.
Todos nós perderemos alguma coisa ao longo da vida... Porque; vitória e derrota, tristeza e felicidade, amor e ódio, são sentimentos opostos, porém, insistem em andar sempre juntos, lado a lado como se um fosse a metade do outro. ( Wilma Ferrer)
A tristeza me destrói mais uma vez, outro capítulo da minha vida que eu passo a ver tudo cair ao meu redor, enquanto que só vejo a pessoa que eu amo se afastar de mim.
"Quem vive a semana a espera do prazer da sexta, viverá toda a semana com a tristeza da segunda. O melhor é viver cada dia sem “calendarizá-lo”.
Ser triste é diferente de ESTAR triste. As pessoas comuns não aceitam sua tristeza porque na verdade não te aceitam entre elas por se considerarem melhores que você. Falam enquanto o que deveriam fazer é apenas se calar e deixar que você viva da forma que escolheu ou que a vida lhe impôs. Ser triste é melhor que os demais, é enxergar o que os COMUNS não veem, ser triste é contemplar o mundo no que há de mais belo a ser contemplado. Ser triste é acreditar na morte como fuga de um mundo cruel e insalubre. Tudo isso aqui é uma grande MENTIRA! Mentira esta que forçaram a vivenciar.
Sou criança, mas eu sou feliz, enquanto muitos fingem ser adultos e vivem uma total tristeza escondida...
A solidão da praça
Como todas as praças há um busto de olhar sério com ar de tristeza. Quase ninguém percebe sua biografia. Aquele busto respingado de fezes de pombo no centro da praça deserta pode parecer triste, porque a praça já não encanta tanto como antes. E os jovens das jovens tardes de domingo, e os beijos roubados os beijos de namorados no coreto. O coreto já não abriga mais o recital das poesias a fala teatral nem é mais palanque de protesto. O coreto também está mais triste, nele só há respingado de fezes de pombo. Por conta de umas redes sociais e de jogos mortais, não se abraçam, não se ouve vozes, nem se vêm, nem sentem calor humano. As crianças já não brincam que triste fim da grama e da areia da praça que ficou tão alheio.
A esperança venceu o medo, e a tristeza deu lugar á um sorriso amarelo de uma boca á esbanjar palavras de consolo, de amor e de carinho, para todos pequeninos que não tem o seu lugar
Saudade é duradoura, parece nunca se cessar, saudade é coisa árdua.
Saudade é uma tristeza constante.
Dizem que um abraço, cura dor, mágoa, tristeza ou sofrimento... E leva embora qualquer angustia, solidão ou problema... Como também, demonstra carinho, afeto...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp