Charles Chaplin Amor Proprio
Por muito tempo eu falei de amor próprio sem ao menos senti-lo de verdade, achava que se amar era simplesmente fazer uma unha, um cabelo, uma sobrancelha, achava que era simples sentir esse amor pela pessoa mais importante da minha vida (EU).
Porém não era bem assim, se amar também é difícil, também tem as dificuldades e as lutas. Tinham dias que eu me olhava no espelho e odiava o que eu via, detestava minha própria companhia, sempre estava em busca de sair e me distrair porque não suportava ficar só.
Hoje, eu entendo melhor o que é esse tal amor-próprio, hoje eu aprendi que não é só sobre se cuidar ou dizer por aí que se ama, é sobre conseguir aproveitar um tempo de qualidade sozinha, é sobre gostar de si mesma e se sentir suficiente, PARA VOCÊ, é sobre amar cada momento só seu, um banho, uma música, um sol de fim de tarde, é sobre ser sua melhor companhia.
Pra mim, e ao meu ver, o amor-próprio é a base para todos os outros amores, ele que sustenta tudo, pois como você vai conseguir amar verdadeiramente alguém se você nem consegue se amar e se sentir bem consigo mesma? Como você vai suportar o outro e aprender conviver com ele e com as diferenças se você não se suporta e não aceita as suas peculiaridades.
VOCÊ e o SEU amor por você sempre deve vir a frente de tudo, o SEU bem sempre deve prevalecer, não esqueça disso nunca, e lembre-se até no "Eu te amo" que você diz por aí o EU vem primeiro.
Amor Próprio
Um turbilhão de pensamentos pela minha mente
Dentro de mim, não existe paz
Minha cabeça não para nem por um segundo somente
Inseguranças e Questionamentos que ela sempre faz
Por que duvido tanto dos meus sentimentos?
Por que meus sentimentos são tão duvidosos?
Tento fazer tudo com discernimento
Termino em ataques a mim mesma, tão maldosos
Penso que não seria rude assim com alguém.
Por que me trato com tamanho desdém?
Não sou digna de amor?
Ultimamente sinto apenas dor.
Detesto me sentir assim.
Detesto pensar assim.
Detesto ser assim.
Detesto. Me detesto.
Quero mudar, devo mudar.
Estou perdida dentro de alguém que não reconheço
É tão difícil assim me amar?
Acho que nem isso mereço.
Na mulher que tem amor-próprio, o potencial de realização jamais se extingue. Talvez por isso ela seja tão menos vulnerável às opiniões alheias e influências externas, que as outras.
O AMOR PRÓPRIO
O amor próprio é uma jornada transformadora que nos conduz à aceitação e apreciação de quem somos.
É mais do que simplesmente reconhecer nossas qualidades; é nutrir um relacionamento profundo e compassivo conosco mesmos.
Em meio às pressões externas e padrões sociais, o amor próprio torna-se um escudo emocional, permitindo-nos abraçar nossas imperfeições como elementos únicos que contribuem para a nossa singularidade.
Ao cultivarmos o amor próprio, aprendemos a estabelecer limites saudáveis, a dizer "sim" quando necessário e, igualmente importante, a dizer "não" sem culpa.
É um compromisso diário de autocuidado, priorizando nossa saúde mental e física. Reconhecer nossas conquistas, grandes ou pequenas, torna-se uma prática fundamental, alimentando uma autoestima positiva que transcende as críticas externas.
A jornada do amor próprio também envolve aprender com os desafios, transformando as adversidades em oportunidades de crescimento pessoal.
A autenticidade floresce quando nos libertamos das expectativas alheias e abraçamos nossa verdadeira essência.
Celebrar nossos sucessos internos e conquistas individuais contribui para a construção de uma base sólida de autoconfiança.
No final, o amor próprio é um investimento em nossa própria felicidade.
É um compromisso contínuo de autocuidado, aceitação e celebração do ser único que cada um de nós é.
Ao priorizarmos o amor próprio, fortalecemos nosso bem-estar emocional e nos tornamos capazes de estender esse amor aos outros de maneira mais plena e autêntica.
“O coração é a parte fundamental da poesia de um poeta, no entanto, a falta de amor-próprio por esse órgão vital pode consumir o ser que existe por trás da figura de um romântico incurável.”
Por amor, próprio.
Quando você sentir um sinal de alerta tocar dentro de você, quando houver dúvidas, quando você vir mentiras nos olhos de outras pessoas. Não insista! Se há uma sirene tocando dentro do seu subconsciente, é hora de parar, é hora de partir. Não tenha medo de perder, não espere o sofrimento chegar.
Isso é o seu corpo te mostrando que não vai dar certo. O abandono dói infinitamente mais que o rompimento. Seja seu amigo, seja o seu grande amor.
18/01/24 - 16:27
Por mais que a mulher demore para descobrir a força do amor-próprio que tem, ela sempre descobre e quando o descobre, ele tem o efeito de atrair a sua atenção para as sua força, coragem, qualidades e potencialidades que permaneceram adormecidas, na sua ausência, às vezes, por muitos anos, sob à sombra repressora de algum olhar tóxico e doente.
Primeiro, morre a nossa alegria, nosso entusiasmo; depois nossa autoestima, nosso amor-próprio; depois morre a nossa esperança e por último o nosso medo. Mas quando morre o nosso medo, levantamos das cinzas, como fênix, prontas para nascer de novo.
Há quem lute por um amor próprio. E há quem lute pelo próprio amor. No final, cada um luta por aquilo que não tem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
