Cartas e Prosa de Fernando Pessoa
Certamente, o defeito mais destrutivo ( … ) que uma pessoa pode ter, mais que o orgulho, que supostamente é o número um dos pecados capitais - é a autopiedade. Autopiedade é a pior emoção possível que qualquer um pode ter. E a mais destrutiva. Parafraseando um pouco o que Wilde disse sobre o ódio, e eu acho que, na verdade, o ódio é um subproduto da autopiedade e não o contrário: "Ele destrói tudo à sua volta, a não ser a si próprio."
A autopiedade vai destruir relacionamentos, vai destruir tudo o que é bom, vai cumprir todas as profecias que faz e deixar apenas a si mesma. E é tão fácil imaginar que tudo é duro demais, e que as coisas são injustas, e que você é subestimado, e que se apenas alguém tivesse lhe dado uma chance, que se apenas tivesse tido uma chance, as coisas teriam sido melhores, você seria mais feliz se só isso acontecesse, mas você é um azarado. Todas essas coisas. E alguns delas podem muito bem até ser verdade. Mas a autopiedade como resultado delas é fazer a si mesmo um enorme desserviço.
(...) Eu uma vez quase quis publicar um livro de autoajuda dizendo: "Como ser feliz por Stephen Fry: sucesso garantido". E as pessoas comprariam este livro enorme e seria todo de páginas em branco, e na primeira página eu gostaria apenas de dizer - "Pare de sentir pena de si mesmo - e você será feliz." Use o resto do livro para escrever seus pensamentos e desenhos interessantes, e é isso que o livro será, e seria verdade. E isso soa como "Oh, mas isso é tão simples "… Porque não é simples parar de sentir pena de si mesmo, é muito duro. Porque nós sentimos pena de nós mesmos, isso é o que é o Gênesis sobretudo.
One Day
Um dia percebemos que beijar uma pessoa para esquecer outra é pura tolice.
Você apenas não esquece a outra como começa pensa ainda muito mais nela.
Um dia nós percebemos que as mulheres tem um instinto de caçador e fazem qualquer homem sofrer e chorar igual uma criança.
Um dia descobrimos que se apaixonar é algo tão inevitável, é um fato que simplesmente acontece e não tem para onde correr.
Um dia descobrimos que as maiores e melhores provas de amor são as mais simples e o que realmente vale é a intenção.
Um dia percebemos que algo tão comum não nos atrai.
Um dia saberemos que ser classificado como o suposto “bonzinho” não é realmente algo tão bom.
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga pode ser a que mais se preocupa com se está bem o que está acontecendo com você naquele momento e coisas do tipo.
Um dia descobrimos o que realmente significa a frase que muitos dizem: “Você colhe aquilo que você planta."
Um dia percebemos que somos muito importantes para alguém, mas não damos a minima importância a isso, ficamos completamente cegos e não damos valor, enquanto temos infelizmente. só aprendemos a valorizar depois que perdemos.
Um dia percebemos como aquela pessoa que esteve com você faz falta, mas aí já é tarde demais.
Um dia percebemos que as lágrimas escorrida pelos olhos não são argumentos para a dor mais é inusitada completamente espontânea.
E por fim. Um dia descobrimos que apesar de viver centenas, milhares e décadas todo esse tempo gasto não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que almejamos, para dizer, “Te Amo” e tudo o que sente naquele momento.
Um dia percebemos que não existe hora certa para dizer o que sentimos, se quem estiver te ouvindo não te compreender, inclusive não merecer.
A melhor maneira seria, nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida, ou lutarmos para realizar todas as nossas loucuras.
Um dia percebemos que quem não consegue compreender um simples olhar jamais compreenderá uma longa explicação da palestra que a vida apresenta.
Um símples homem perguntou para um sábio. É possível ser uma pessoa passiva e ao mesmo tempo racional,tanto a espiritualidade, conhecimentos e sentimentos? Sou uma pessoa racional ao extremo e me necessito de julgar as pessoas quando elas estão extremamente Vulneráveis.Principalmente quando elas são puras,sínceras e de um bom coração.Eu sei que isso não é o correto mais eu não me exito e logo começo a fazer perguntas e julga-las.Não possuo controle sobre sí próprio,quanto mais dialogar e fazer julgamentos com pessoas que são totalmente o oposto de mim? Isso me traz uma certo desconforto,porém acho que sou puro de coração e fraco de espírito.Puxa... não consigo ter a percepção de uma pessoa totalmente franca,síncera, e racional e irracional ao mesmo tempo.Mal consigo olhar em seus olhos e dizer oque passa na minha cabeça quando estou diante a essa pessoa para julga-la.Pois acho ela tão lenta pra entender meus racíocinios.Não gosto de algumas atituldes dessa pessoa, e a certo ponto me incomoda,acho que ela é uma pessoa totalmente irracional ao seus instintos que acaba ficando com receio de ter o direito de me julgar tbm.Então eu pergunto:
Pode haver espiritualidade sem emoção?
A espritualidade pode ser racional?
Gostaria de saber qual a finalidade disso, e se eu posso chegar em algum lugar julgando as pessoas sem saber do real motivo?Cara, eu me encontrei. Entendi que por eu ser racional, e me relacionar racionalmente com todas as pessoas à minha volta, meu relacionamento com Deus também é assim e, melhor, acho que Deus entende isso. Foi uma mensagem libertadora.Essa pessoa que eu o julga-va o tempo todo talvez não tivesse alguma religião, crença,ou doutrina, mais só o fato de eu a julgar,eu estava sendo errado e talvez um irracional por pensar de forma imatura que tal pessoa não era boa o bastante de ideias e pensamentos.Pois eu adoraria debater fatos contraditórios com ela.Adoraria confronta-la e tentar absorver suas ideias de um ponto mais positivo pra mim.Acho que sería um papo bem legal.Abordariamos mais sobre religião,espiritualismo,filosofias,algo que gostamos e pessoas que admiramos.Não gostaria de perder a minha própria essência de natureza, e tbm acho que sou um desequilibrado e retardado as vezes,e isso me torna uma pessoa irracional depedendo do dialogo e da situação.Acho que minhas ideias contraditórias e sem nexo ia cair muito bem em uma pessoa totalmente pura,e de nobre coração tanto quanto ela.
Ai a pessoa posta: Bora beber que amar é fd.
Primeira lata imagina que vai sair e "pegar" umas três "minas".
Segunda lata já imagina a roupa que vai colocar para "abafar".
Terceira lata pega o celular para chamar os amigos.
Quarta lata coloca uma musica para agitar.
Quinta lata, olha pro relógio e decide que da tempo de mais uma lata.
Sétima lata o ser vivente liga para a Ex para saber se ta tudo bem.
Oitava lata, liga para os amigos desmarcando, diz que tem "esquema".
Nona lata vai no banheiro e descobre que tá sozinho.
Decima lata o dito chora.
.... Algumas latas depois da decima.....
O ser vivente já embriagado escuta Paula Fernandes.
Entra no face da Ex. Ela saiu pra balada postou um monte de foto com o cara que não é o Ex, e o ex decide tomar mais uma lata, depois mais 1, dopos, max emu... dsapos mala masd kld[[[[
depois ele acorda com muita ressaca e a vida continua....
qualquer semelhança com a historia acima com "certeza" é mera coincidência.....
Quando me dei conta, já não havia mais ninguém na sala de espera, eu estava só. Todas aquelas pessoas, aquelas vozes que eu acreditava estarem me julgando...ah...essas pessoas já haviam partido, todas, e talvez já tivessem ido a tempos, porém, em minha mente, elas permaneciam ali. Quando me dei conta, vi o quanto eu mesma estava sendo cruel comigo mesma, eu não conseguia me perdoar. Mas, quando eu pude parar tudo, abrir os olhos da alma, olhar para aquela sentada a minha frente, eu consegui entender.
Bastava aceitar-me, perdoar-me, ter compaixão de mim mesma, assim como aquela que estava a minha frente, então, eu olhei-a fixamente nos olhos, pude ver, pude sentir, o quanto ela é bela, corajosa, inteligente, amorosa...e olhando-a eu a abracei, beijei sua face, e fiz as pazes com ela, e ela voltou a morar em mim. Olho e posso ver que todos aqueles fantasmas, muitos que eu mesma havia criado, dançavam felizes cada qual em sua estrada, e então eu pude seguir. Abri a porta onde estava escrito Felicidade.
Não perca a coragem de ser feliz e não se torne uma pessoa infeliz, pois a felicidade existe, eu tenho certeza!
Se preferir continuar sentada esperando que a felicidade bata em sua porta, sobrará muito pouco de você, de sua determinação e de sua coragem. Continue a caminhada com a cabeça erguida e o coração destemido, recusando-se a desistir de ser feliz ou sequer imaginar em voltar para trás.
Marilina Baccarat no livro "Colorindo a vida"
O que ninguém percebe
O que ninguém percebe, é que não é possível substituir a pessoa que você ama.
Você pode ir pra baladas, beijar mil bocas, namorar, casar e até ter filhos com pessoas que não ama.
Mais aquele vazio não passa, e bom todos sabem que tudo o que é construído em cima de solo frágil, em algum momento vem abaixo.
E porque isso acontece?
Porque mesmo tento o livre arbítrio, me sinto mal por ficar com alguém que não amo?
Porque vai dar errado? É tão injusto!
Bom na verdade não é injusto, isso acontece por todo ser humano tem uma coisa chamada subconsciente.
O subconsciente é à prova de mentiras, não usa mascaras.
Sabe quando temos sentimentos ou fazemos coisas que não sabemos explicar, esse é o seu subconsciente.
Quando você fica com alguém que não ama de verdade, você pode ter até as melhoras das intenções, porém você vai na verdade punir essa pessoa, com brigas, mau humor, muito tédio e até traição.
Simplesmente porque você ama outra pessoa e lá no fundo, você quer punir qualquer idiota que tente assumir o lugar do amor da sua vida.
Uma prova de que essa teoria está certa?
Bom tragédias familiares, divórcios, crianças sem pais, traição, abortos, crimes passionais e solidão são coisas bem comuns nos dias de hoje.
Mais qual é a moral disso tudo?
Bom a menos que você se apaixone de verdade por outra pessoa, é melhor fazer de tudo mesmo ao seu alcance, até mesmo o impossível pra ficar com quem você ama agora.
NINGUÉM
Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem dela. Esta imagem não tem a ver com o que ela é de verdade, tem a ver com as nossas expectativas e tem muito a ver com o que ela "vende" de si mesma. É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos.
Se esta pessoa for bem parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se deste amor, mais tarde, não será tão penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resista por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças. Mas se esta pessoa "inventou" um personagem e você caiu na arapuca, aí, somado à dor da separação, virá um processo mais lento e sofrido: a de desconstrução daquela pessoa que você achou que era real.
Desconstruindo José, desconstruindo Manuel, desconstruindo Raimundo, enfim... Milhares de pessoas estão vivendo seus dias aparentemente numa boa, mas por dentro estão desconstruindo ilusões, tudo porque se apaixonaram por uma fraude, não por alguém autêntico. Ok, é natural que, numa aproximação, a gente "venda" mais nossas qualidades que defeitos. Ninguém vai iniciar uma história dizendo: muito prazer, eu sou arrogante, preguiçoso e cleptomaníaco. Nada disso, é a hora de fazer charme.
Mas isso é no começo. Uma vez o romance engatado, aí as defesas são postas de lado e a gente mostra quem realmente é, nossas gracinhas e nossas imperfeições. Isso se formos honestos. Os desonestos do amor são aqueles que fabricam ideias e atitudes, até que um dia cansam da brincadeira, deixam cair a máscara e o outro fica ali, atônito.
Quem se apaixonou por um falsário, tem que desconstruí-lo para se desapaixonar. É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo de amar é mais forte do que sua astúcia. Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento nobre e verdadeiro não chegou a existir, tudo não passou de uma representação – e olha, talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.
A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé... Mas nem sempre acontece assim...
Deus deu uma vida para cada pessoa, correto?
Você tem a sua e eu tenho a minha, estou certo?
Então é simples:
Nada mais justo que você cuide da sua e eu cuido da minha, concorda?
A vida é muito complexa para a gente tentar cuidar de varias, se fosse possível cuidar de varias vida Deus tinha dado varias vida para cada pessoa....
Sobre Mim por Saik
Na minha cabeça sou uma pessoa
Na realidade sou outra diferente
Me sinto à deriva totalmente atoa
Tento agir de forma indiferente
Mas esse Eu que só eu vejo
Não consegue subir à superfície da realidade
Voce não sabe como eu desejo
Que esse eu se torne minha realidade
A pessoa que eu penso ser
Se espanta com a que realmente sou
Talvez por isso que estou à merce
Da realidade que me maltratou
"Você odeia uma pessoa...
E ela sabe disso...
Mais ela te ama mesmo assim...
Você não fala com ela...
Ela sempre ora por você...
Eu lhe pergunto, quem é o errado nessa "triste" história?
Quem é o errado?
Quem é do mal?
Quem é do bem?
Quem deve tomar à iniciativa e fazer as pazes?
Esse mundo é pura Injustiça irmão." :/
A escuridão dos pensamentos
São meros babilônios no atroz
Sem sentido em uma única pessoa
Maldade pode ser plena liberdade
Sempre será uma grande variedade
Tais como eram na tua alma para sempre
Perdida sem farpas realmente
apenas espinhos enfincados profundamente
Nos confins senis dentro do próprio
Espírito aonde estaria todos aqueles
Sorrisos e jeitos sempre tão seu...
Que me pego pensando em você
Até voz alta me expresso por um
Momento ai sinto o silêncio que domina
Maiores dos deleites...simplesmente assim
Calado olho para imensidão dessa vida...
Me pergunto até quando será mesma
Como despedida sem fim encontrei uma luz
Que nunca se apagará nesta terra ou em...
Outra vida não importa como esteja teu...
Coração,
O importante que esteja bem.
Sempre estará na minha vida por mais tempo
Passe que vida termine e tudo seja trevas...
Estará dentro da minha alma para sempre.
Por Celso Roberto Nadilo
E foi assim que a consciência disse para aquela pessoa:...
Você poderia ser melhor, você poderia ser feliz se não fosse seu orgulho, seu egoismo, seu jeito de pensar que esta sempre com a razão, sua arrogância, sua inveja mortal, seu ódio, sua estupides, sua falta de gratidão...
Mesmo assim aquela pessoa não deu atenção para a consciência, e continuou vivendo mal, infeliz, orgulhosa, egoísta, egocêntrica, arrogante, invejosa e cheia de suas razões e ódio, se manteve estúpida e ingrata...
Porém...
Hoje vive só.
Ação e Reação
Nenhuma pessoa deve ridicularizar, maltratar, menosprezar praticar qualquer outra maldade ou agir com preconceito com ralação a outra pessoa.
Se a pessoa que assim age não se redimir ou procurar reparar o mal que tenha praticado, poderá, no futuro, ainda que no plano espiritual para o qual irá depois de sua morte, sofrer as consequências de tais atitudes.
Isto não significa que a pessoa que está passando por algum sofrimento esteja sendo penalizada por alguma ação nefasta que tenha praticado no passado.
Ocorre que, além da lei da ação e reação, o modo de vida, o aspecto físico ou o sofrimento de uma pessoa pode ter sido determinado por Deus visando algum propósito em prol da evolução da humanidade ou pela própria pessoa para, simplesmente, evoluir espiritualmente.
Me ame no momento em que eu for a pior pessoa do mundo, me abrace quando eu implorar para você partir, quando eu falar a pior frase para você, saiba que não é verdadeiro. Me ame quando menos útil eu for, não me deixa partir para sempre. Eu sei que sou a pessoa que mais te irrita no mundo. Mas sou a unica capaz de trazer seja lá qual for o sentimento...
Me prove que o que sinto não se tem argumentos e sim, sentimentos.
Existem aqueles momentos em que tudo
o que desejamos é tirar do coração
Aquela pessoa que nos faz falta
Que incomoda , tira o sono
E esquecer...
Mas como não dá, me contento em abraçá-lo.
Em sonhar com o que eu quero
Em ser o que eu quiser nesse instante e viver
Há apenas uma vida para cada um de nós
Não dá para perder ás oportunidades de ser feliz
A esperança tem me deixado erguida.
A fé me sustentado
Mas é nas dificuldades que amadureci
E encontrei forças para lutar
Na verdade não imaginava existir essa força em mim
Eu nunca precisei de riquezas para sorrir
A felicidade sempre fez parte da minha essência
Aproveitei ás oportunidades que me ofereceram
E caminhei...
Fiz acontecer o que era importante em minha vida
Chorei...
Ganhei cicatrizes
Mas também amei
Eu vivi...
Eu sonhei e acreditei
Cada pessoa que passou em minha vida
Teve sua importância
Reconheço em cada uma delas muito do que sou
Foi admirando-as e convivendo com elas
Que me tornei a mulher que sou
Um passado bem vivido
Fez do presente seguro
E do futuro promissor
Aprendi a perdoar
Aprendi a cuidar daqueles que amo
Decepções fazem parte
Mas quem sou eu para apontar?
Nada como um dia depois do outro
Para esquecer
Ás magoas do passado.
Deixe ás emoções serem fortes.
O coração acelerar
Os passos serem largos.
E viva a vida com alegria
O tempo passa rápido demais
Não dá para brinca de viver
É preciso viver
é preciso acreditar
É necessário sonhar
Faz bem acreditar.
Islene Souza Leite
Me doe mais ver a pessoa que amo não conseguir amar, do que amar, sem reciprocidade!
Muitos tratam como um sentimento volúvel, mutável que, não havendo concordância se troca, se muda de endereço e tudo é novo de novo,
Não precisa ser assim se é verdade sua decisão e sentimento, mas se, o que viveu, o que sentiu, o que confessou é mentira, quando a verdade estiver com você e em você, lutaras com toda tua força pelo que é seu e só seu!
O legal de amar é que quando a pessoa se abre, quem ganha é quem ama, quem dá.
Aquele recebe ganha também, mas muito mais prazer há na colheita, do que no que foi plantado.
A conquista de um terreno e o trabalho ao plantar é maior para o que o fez desde o principio do que aquele que viu os grãos apanhados e expostos a venda somente, foi lá e comprou.
Aquele que compra, tem, e se sente satisfeito por ter e sim gozará de felicidade.
Mas aquele que conquistou e plantou, muito mais valor dará a esse amor, novo e futuro.
"Certo dia acordei e percebi que já não era a mesma pessoa, notei que alguma coisa havia mudado, em poucas horas, não reconhecia meus pensamentos, o mundo parecia estar plantando bananeira, sensação que a qualquer momento poderia cair.
Uma espécie de fraqueza dominava meu corpo, mais especificamente, as pernas, os braços, não tinha forças para manter-me em pé. Sentei novamente e me coloquei deitado, cabeça no travesseiro, fechei os olhos e resgatei as forças que jamais havia conhecido. Meus pensamentos voavam de um lado para outro sem saber como pousar, o coração pulsando tão forte que podia sentir a pele tremer, respiração ofegante, arrepios tomavam conta do corpo por inteiro, já não estava no controle da pessoa ali entregue.
Com o tempo voltei a ter controle do que pensava, então questionei-me porque tudo aquilo estava acontecendo. Foi então que a resposta apareceu em forma de sonho. A vida nos oferece páginas em branco a cada dia que iniciamos, ela, branca e sem pré-definições. Então surgiu a primeira pergunta, vinda do meu pensamento: 'vale a pena acordar para um novo dia de vida e continuar questioonando-se sobre problemas nos quais você não obteve respostas, eles que o fizeram perder horas de descanso nessa noite, duvidas que te deixou suando, chorando em silêncio, fazendo pesar seu peito, fechando seus olhos para um mundo cheio de vida que te espera, completo de amor e sinceridade?'.
Fiquei calado por alguns minutos, passou algus dias e lá estava em silêncio ainda, refletindo sobre a pergunta que me foi imposta.
Hoje acordei, ainda perdido em meio tanta confusão, eis que lá estava a minha resposta, ela, que apareceu em hora boa, sem marcar dia e momento. Então passei à escuta-lá.
Filho, seu coração continua pulsando, seus olhos contemplando tudo que há de mais belo, seu olfato tem prazer em sentir o cheiro de terra molhada, pode até escutar o cantar dos passaros ao amanhecer. Filho, seus pensamentos lhê mostram tudo que necessita para seguir nesse caminho, seus amigos ainda o abraçam, suas pernas se movem, você corre, você joga bola, mesmo mal, mas joga. Filho, você tem um amor tão gigante que as vezes se atrapalha, sua humildade te faz brilhar, teu comprometimento é seu cartão de visita, sua lealdade é algo que todos deveriam conhecer. Filho, sorria.
Não fique ai sentado, esperando que lhe estendam a mão, a vida corre, o tempo voa, e não devemos permanecer inertes.
Se a vida hoje lhe oferece tudo isso e muito mais, aproveite.
Ame, cuide, respeite, queira o melhor e sempre mais, seja audacioso, metódico, romântico, fique envergonhado, cante, grite, canse, se escabele.
Afinal o seu grande amor está a sua frente, basta desvendar seus olhos e olhar-se no espelho.
Quando se ama a si mesmo, passamos à amar um mundo cheio de probabilidades positivas, que em apenas um piscar de olhos fará seu mundo voltar a girar da forma que todo seu corpo sinta-se bem."
(Alexandre dos Reis)
Insista em ser você mesmo e não outra pessoa.
Quando perguntaram a Leonardo da Vinci qual tinha sido a sua maior realização, ele respondeu: - “Leonardo da Vinci”
Os mestres zen não nos pedem para sermos algo ou alguém que não somos... ao contrário, pedem-nos para sermos mais verdadeiros e plenamente aquilo que somos.
