Carta De Amor De Fernando Pessoa

Cerca de 81580 carta De Amor De Fernando Pessoa

Hoje de madrugada peguei me sentado na varanda de minha casa

Dessa vez não escrevi nenhuma carta, mas tive um reprise em minha mente

Lembrei do dia que eu te conheci até o dia que a vida lhe tirou de mim, e sabe.

O destino nessa madrugada conversou comigo.

Ele sentou-se ao meu lado, ah destino, como estava triste, ele me disse que estava triste por não ter conseguido fazer com que o amor que existia entre nós durasse vários e vários anos,

Ele estava triste por não ter eternizado o nosso relacionamento, o destino se sentiu um inútil naquele momento

Ah como eu fiquei com dó dele, mas disse, não se preocupe-se você tentou, eu tentei, mas não deu dessa vez.

O destino então saiu do meu lado e disse que um dia voltaria a sentar ao meu lado, mas me prometeu não falhar mais, mais um voto de confiança dei ao destino, oh, meu destino, será que trará de volta o meu amor em seus braços?

Oh destino, cuide dele

Inserida por LucasMagalhaes

Carta para William:

Do nada assim você chegou sacudindo minha vida escrevendo mais um capítulo na minha história. Me trouxe momentos felizes muito mais do que póde imaginar mas na vida nem tudo são sorrisos e alegrias, com o tempo nossa felicidade foi virando lembranças, e nas lembranças eu prefiro te lembrar nas melhores delas, pois o mundo ja é muito cinza para guardarmos magoas conosco, posso dizer que você foi na minha história as páginas mais belas as quais eu amei escrever. Hoje nossas atitudes e escolhas nos levam a seguir em frente em caminhos distintos nos fazendo lembrar o quanto foi incrível ter compartilhado um pouco da vida com você. Seguiremos caminhos em que tocaremos outras vidas assim como vidas foram tocadas por nossas vidas seguiremos entrando e saindo da vida de outras pessoas, só desejo que a cada entrada e saída da vida de alguém possamos continuar nelas sendo lembrado por boas e belas recordação assim como gosto de lembrar de nós dois. Nas lembranças sei que você é real que um dia antes do fim houve amor além de tudo. Suas lembranças sao vestígios de uma breve e bela história que chegou ao fim mas não será esquecida.

Inserida por kennedy_jhony

Como tudo termina

Fogo desceu de Deus do céu e os devorou. - Apocalipse 20: 9

A queda de Cartago no norte da África (146 aC) encerrou uma das lutas clássicas da história. Em 147 aC, Scipio Africanus Minor, o grande general de Roma, recebeu o comando da campanha. Por 3 longos anos, Cartago lutou contra Roma e ambos os lados perderam milhares de tropas. Finalmente a cidade caiu e Cipião ordenou que ela fosse queimada.

Em uma colina bem acima de Cartago, Cipião observava em silêncio. Nenhum grito de vitória saiu de seus lábios; Nenhum punho foi levantado em triunfo. Em vez disso, as lágrimas corriam por suas bochechas. Amigo da vida e historiador Políbio estava ao seu lado e registrou que Cipião disse: "É glorioso, mas tenho um temor pressentimento de que, em algum momento, a mesma condenação será pronunciada em meu próprio país".

Quando somos dominados pelo mal que permeia todos os aspectos da vida, ou quando surgem forças que ameaçam tudo o que nos é caro, podemos lembrar o que Cipião só sentiu: tudo vai mudar. Todas as grandes potências do mundo passarão. O Senhor os “quebrará com uma vara de ferro” e “os despedaçará” (Salmos 2: 9).

Podemos ter certeza de que tudo acabará sendo corrigido. O Santo, um dia, deixará todos os povos e nações de joelhos diante do trono.

A vida pode ser vivida com alegria e canção
Em meio a sua mágoa e sua dor,
Por um dia Deus irá corrigir cada erro -
Com paz e justiça Ele reinará. —DJD

Nós podemos suportar os erros da vida porque sabemos que Deus fará as coisas certas. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

Um coração cheio de pessoas

Você é a nossa glória e alegria. - 1 Tessalonicenses. 2:20

A carta de Paulo aos romanos é considerada a peça central teológica do Novo Testamento. No entanto, essa grande declaração de doutrina termina com uma saudação pessoal do apóstolo a uma multidão de pessoas, 27 das quais são mencionadas pelo nome. Ele também se refere a "nossa irmã", "serva", "ajudante", "cooperadora", "amada", "compatriotas", "companheiros de prisão", "irmãos" e "santos".

Li uma carta recentemente, uma homenagem a um cristão que pessoalmente influenciou milhares de pessoas nos últimos 50 anos. Ele ama e ensina a Palavra de Deus. Ele acolhe todos de braços abertos, mostra seu apreço por eles e oferece o presente da amizade. Muitos que o conheceram quando não eram seguidores de Cristo estão agora entre seus irmãos e irmãs na fé.

A mente afiada do apóstolo Paulo estava cheia de doutrina, mas seu coração estava cheio de pessoas. Ele escreveu aos tessalonicenses: “Qual é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa de regozijo? Não é você mesmo na presença de nosso Senhor Jesus Cristo na Sua vinda? Pois você é a nossa glória e alegria ”(1 Ts. 2: 19-20).

Essa combinação de compromisso com a verdade e compaixão pelas pessoas é a marca registrada de todos que, como Paulo, refletem a mente e o coração de Cristo.

A compaixão toca o coração das pessoas
Muito mais que palavras,
mas o amor deve ser combinado com a verdade
Para que a fé cresça. —Sper

Você pode medir seu amor por Deus pelo seu amor pelos outros. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Diversidade de Deus

Vocês são todos um em Cristo Jesus. - Gálatas 3:28

Em sua carta aos cristãos na cidade de Colosse, Paulo dedicou quase todo o quarto capítulo a uma lista de crentes. Há Tíquico da Ásia Menor (v.7), e o escravo fugitivo Onésimo, que se tornou cristão quando conheceu Paulo na prisão (v.9). Existem crentes judeus: Aristarco, Marcos e Justus (vv.10-11). Existem cristãos gentios: Epafras, Dr. Lucas e Demas (vv.12-14). Há Nymphas (v.15), que providenciou um lar no qual a igreja poderia se reunir. Essas pessoas obviamente significavam muito para Paulo e seu ministério.

A maioria dessas pessoas era pouco conhecida. Seus nomes fluíram por um momento na maré da história e depois sumiram. Eles tiveram um papel na causa de Cristo e se afastaram, assim como você e eu faremos.

Mas seus nomes representam grande variedade. Deus não gosta de monotonia. Membros de clubes sociais geralmente procuram pessoas como elas mesmas, mas a igreja de Deus é diversa. Ele seleciona pessoas de todas as nações, culturas e níveis sociais (Gálatas 3:28; Colossenses 3:11) e os torna um em Cristo.

Sua igreja reflete variedade da mesma maneira que a igreja primitiva em Colosse? Caso contrário, o que você pode fazer para mudar isso? A igreja de Deus deve mostrar unidade em sua diversidade.

Com tijolos sobre tijolos, nos cercamos
(porque, Senhor, não somos como aqueles "outros")
Até que um dia vemos que não mantivemos o pecado,
mas que cercamos nossas irmãs e irmãos. —Gustafson

Cristo cria a unidade a partir da diversidade. Haddon W. Robinson

Inserida por 2019paodiario

Carta de um filho ilegítimo
Papai, quero começar te pedindo desculpas, minha mamãe fala o tempo todo que eu sou uma benção e mereço todo amor do mundo, mas mesmo assim desculpa por ter vindo dessa forma, eu sei que o senhor já tem seus filhos, a mamãe dos seus filhos e sua família , mas não me odeia desse jeito, eu não tenho culpa. Eu te escrevo essa carta para dizer que também preciso de você, sinto a tristeza da minha mamãe quando ela chora escondida nas noites escuras, eu tento dizer pra ela que vai ficar tudo bem, sei que o amor dela é gigante, mas sei o quanto ela sente falta da tua mão sobre a barriga, ainda pequenininha papai, mas eu estou aqui dentro, ela sente falta não por ela, mas por mim, ela tem medo de não conseguir sozinha, de não dar conta, se sente culpada por estar tão triste e mesmo sabendo que ela é forte, eu também tenho medo de sentir sua falta, quando eu entender os motivos que te fizeram não ligar pra saber se eu estava bem, em não ter se preocupado da mesma forma que se preocupa com seus filhos legítimos, em não sentir o mesmo amor que eu sinto por você, eu entendo que tenha a sua vida, suas obrigações e que o tempo é corrido e meus irmãos precisam de cuidado e atenção, mas não precisa mudar a sua rotina por mim papai, só peço que me ame também, que de vez em quando pergunte pra mamãe como eu estou, diz pra ela que quando eu nascer você vai aprender a me amar só pra ela não se sentir tão cabisbaixa.
Eu não faço por mal, mas de vez em quando eu deixo a mamãe parecendo dodói, ela enjoa, sente dores, tonturas e incômodos, se sente frágil, esses hormônios que eu trago junto com meu crescimento deixam ela bem sensível, e tudo isso sozinha, eu estou com ela mas não posso ajudar quando ela se sente mal, ela conversa muito comigo quando está se sentindo só, diz que vamos ficar bem só nos dois, que ela vai me amar por ela e por você, que seremos melhores amigos e que ela não precisa de você, sei que é da boca pra fora, ela precisa sim, nesse momento tão delicado em que as coisas são tão novas e estranhas, ela se sente insegura e com medo, e isso tudo ela passa pra mim, espero ser forte e saudável, mas ainda assim eu preciso de um papai.
Quero poder realizar o sonho da mamãe de me ver dormindo no seu peito, da minha primeira palavra ser "papai", de torcer pro seu time, de segurar tua mão nos meus primeiros passos, de vestir a camisa "sou do papai", de comer a primeira papinha, ir na escolinha e aprender a andar de bicicleta com você, a mamãe ainda nem sabe se eu vou gostar de pipa ou boneca, rosa ou azul, mas chora quando pensa no meu nome, será que eu vou ter o seu sobrenome papai? Eu espero que sim, espero poder conhecer os meus irmãos e que eles também não me odeiem.
Eu te amo papai, sei que não faz isso tudo pra magoar a mamãe, é só por que ainda não aprendeu a me amar, talvez ainda não tenha caído a ficha de que serei sangue do seu sangue, carne da sua carne, tão seu filho quanto meus irmãos, mas por favor papai, entende logo de uma vez por todas, o tempo passa tão rápido e você está perdendo a magia que é amar alguém sem nunca ter visto seu rosto, se faz presente que cedo ou tarde eu serei o seu maior presente, eu prometo. Posso ser a mistura sua e da mamãe, ou ser a cópia fiel de só um de vocês, mas quero ter o colo dos dois, sentir o cheiro dos dois e reconhecer as suas vozes, conversa comigo enquanto eu ainda estou aqui dentro, canta pra mim, não tenha vergonha de demonstrar quando aprender a me amar, se mantenha perto papai, eu preciso de você.

Inserida por jessica_fernanda_2

Uma carta não entregue...

Sabe...
Não temos recordações para relembrar e muito menos momentos únicos que somente amigos vivem.
Eu apareci do nada e não tenho um tempo certo para ficar. Mas tenho um objetivo. Te fazer feliz enquanto durar!
Quero poder compartilhar com você os pensamentos nunca ditos. As vontades mais estranhas,
enfim... te ofereço uma amizade para quando precisar.
Há uma semana fiquei pensando: "por que eu gosto de dele?"
E não encontrei respostas. Você entrou na lista das pessoas que gosto sem motivo. Simplesmente não preciso de um...
Agora, se me perguntarem o que mais significou pra mim nesse pouco tempo (até o momento).
Eu direi: "ele me faz sorrir, me desafia a pensar, me questiona com coisas simples. Faz tudo isso sem tirar a minha alegria".
Certamente esse cuidado que você tem comigo, tem também com sua família, trabalho e amigos.
Não passa despercebido!.
Você carrega muito carinho no olhar, e eu gosto muito de ver isso.
Sem falar nos pensamentos que você carrega. Muitos dos quais adoraria roubar. rsrs

Eu gostaria de te desejar tanta coisa. Mas pelo pouco que te conheço sei que isso seria desnecessário.
Então, mais uma vez te coloquei em minhas conversas com Deus. Só que hoje foi diferente...
Resolvi pedir pra ele atender a necessidade do seu coração.
Então, organize seus desejos. Pense bem o que quer. E deseje!

Aproveitei a conversa para pedir também que te dê coragem, que nunca te falte o ânimo para continuar, saúde, paciência.
Enfim... que o pacotinho de todas essas coisas boas sejam renovadas para mais esse ciclo.

Te desejo feliz aniversário, e que essa felicidade se prolongue...
Ah, não fique bravo... Mas pedi a Deus que te dê desafios também. Entre eles, aqueles que nos fazem duvidar de nós mesmos, mas que no fim, nos molde para sermos melhores. Um mal necessário!

Beijos!

Inserida por catherine_andrade

Dizem que esta carta foi deixada no tumulo de François de La Rochefoucauld.

Aqui jaz, Duque François de La Rochefoucauld, que viveu na França até sua morte em 1680.

Caro Senhor Duque, venho de longe solicitar a sua atenção junto à esta carta.

Todas as qualidades, nobreza e virtudes lhe foram dadas pelo povo da França. Sei que o senhor retribuiu tudo isso em livro e reflexões que ecoam até hoje nas mais altas Academias de Letras muito além das fronteiras da França.

Uma, de muitas citações sua que mais admiro. "O amor é como fogo: para que dure é preciso alimentá-lo"

Também sei que o duque foi um militar que lutou pela democracia ao limitar o poder real e discutir abusos cometidos pela Corte, enquanto vivo. Assim sendo, o senhor sabe que um dos maiores pilares da democracia é saber conviver com opiniões contrárias.
E esse é o ponto:
Frase sua, duque... frase que discordo.

"O verdadeiro amor é como os fantasmas. Todos falam nele, mas ainda ninguém o viu"

Ninguém o viu? Então, prezado duque, escute com atenção!
Sim duque, muitos dizem e fingem que amam. Esses, com certeza nunca viram o amor.

Hoje, em meu tempo, o amor infelizmente pode ser comprado, estragaram o amor, fizeram dele igual a produtos nas prateleiras. Coisa comum. Simples de achar. E pelo preço certo, podem até comprá-lo.
Porém, gostaria de testemunhar o que eu presenciei sobre o amor.
O senhor disse que "o verdadeiro amor é como um fantasma...ninguém o viu".

Bom! Não sei como são os fantasmas, mas afirmo ao senhor que o verdadeiro amor, esse eu vi sim! Só não vi, como me apaixonei, toquei, beijei, senti, me declarei e chorei por ele. E morreria por esse amor! E não era um fantasma, era tão real quanto você e eu, meu caro.
Se o duque pudesse ver de quem estou falando, e de que amor estou me referindo, não tenho dúvida de que o senhor nunca teria escrito aquela frase, pois teria o mesmo sentimento, que eu tive, só de olhar pra ela a primeira vez.
Vou tentar descrever ao senhor como é esse amor que o duque diz que ninguém viu:
Acomode-se aí meu caro duque! Feche os olhos (desculpe a ironia), e tente imaginar o que eu vou descrever. Ela é assim... Só que mais bela!

Seus olhos são lindos como o mar, mais bonito que o céu azul, mais bonito que qualquer cristal, diamante ou minério desta terra, mais bonito que as estrelas, mais bonito que qualquer outro astro. E é assim que brilham os seus olhos.
E o sorriso duque! Tudo nele é bonito, o mais belo, mais perfeito, o mais lindo que já vi. É como uma estrela brilhando bem forte no céu a noite, e nada o detém! Esse sorriso seria capaz de deixar de joelhos o líder mais tirano de um império.
Os cabelos são como as ondas do mar refletindo o brilho do sol em todo seu esplendor. A noite, são como o brilho do luar, puro encantamento e elegância! Macios como a mais pura seda.
Sua voz é doce e alegre, meiga...
Não a nada igual! É voz que acalma, cativa e estremece. Arrepio e alegria. Ânimo e paixão. São coisas que sentimos quando ouvimos a sua voz. Simplesmente um som inesquecível!
O corpo. Ah! o corpo, caro duque!
Esse detalhe, infelizmente não poderei descrever ao senhor. Não porque não quero descreve-lo, mas porque simplesmente... não há como.
Para isso, eu teria que buscar inspiração nos mais verdes vales e nas mais altas montanhas que existem no céu! Sinto muito meu caro, farei isso um dia, mas espero que não seja hoje.

Encerro, caro Duque François de La Rochefoucauld, lamentando que talvez o senhor tenha acabado seus dias como um pessimista desencantado com a humanidade, e que tivesse tido uma visão distorcida do que é o verdadeiro amor, - hoje, no século XXI - eu lhe daria toda razão. Mas o amor que eu vi existe meu caro! Tem nome, forma, e endereço (Em Tupi. Braço de um rio caudaloso, separado do curso principal por uma ou várias ilhas). E sofro todos os dias por ela estar longe.

E ela é linda de morrer, duque! (Novamente me perdoe a ironia).

Cordialmente, Alexandre Pacheco.

Inserida por APacheco

ola
escrevo essa carta para quem quiser ler
muitas pessoas me avisaram que o mundo não seria facil, o jogo da vida é realmente muito dificil mas fazer oque estamos neste mundo para viver e aprender coisas novas.
sei que você tem problemas todos temos mais não vai ser por isso que vamos desistir seja forte nunca se esqueça que você esta neste mundo por um motivo proposital .
bjs
ass:karol belizario

Inserida por karolbelizario

CARTA PASTORAL À NAÇÃO BRASILEIRA

Nós – pastores e pastoras, e líderes evangélicos e cristãos das mais diferentes tradições – vimos à nação brasileira, neste conturbado contexto eleitoral, marcado por polarizações, extremismos e violência, afirmar:

1) Nosso compromisso com o Evangelho do Cristo, personificado na figura de Jesus de Nazaré, que, suportando todo tipo de contradição, injustiça, humilhação e violência, legou-nos o caminho do amor, da paz e da convivência; e promoveu a dignidade humana. Sim, em Cristo, não há direita, nem esquerda, nem homem, nem mulher, nem estrangeiro, nem rico, nem pobre. Também não há distinção de classe, de cor, de nacionalidade ou de condição física, pois, nele, todos somos iguais (Fp 2.1,5-11; Jo 4; Mt 19.14; Is 53.4-7; Rm 10.12; Gl 3.23-29; Cl 3.11; Fp 2.5-8);

2) Nosso renovado compromisso de orar não só pelo futuro mas, sobretudo, pelo presente do país, incluindo seus governantes, neste momento em que o povo brasileiro é convidado a fazer suas escolhas, de tal modo que elas sejam exercidas em paz e pela paz (1Tm 2.2; Rm 13.1-7; Pv 28.9; Mt 7.7-8; Rm 8.26-27; Ef 6.18; 1Ts 5.17; 1Tm 2.1-2; Tg 5.16);

3) Nosso convite para que todos os brasileiros e brasileiras exerçam sua cidadania, escolhendo seus candidatos pelo alinhamento deles com os valores do Reino de Deus, evidenciados na defesa dos mais pobres e dos menos favorecidos, na crítica a toda forma de injustiça e violência, na denúncia das desigualdades econômicas e sociais, no acolhimento aos vulneráveis, na tolerância com o diferente, no cuidado com os encarcerados, na responsabilidade com a criação de Deus, e na promoção de ações de justiça e de paz (Dt 16.19; Sl 82.2-5; Pv 29.2; 31.,9; Is 10.1-2; Jr 22.15-17; Am 8.3-7; Gn 2.15; Rm 8.18-25; Mt 5.6; 25.34-35; Lc 6.27-31; Tg 1.27; 2.6-7);

4) Nossa indignação contra toda pretensão de haver um governo exercido em nome de Deus, bem como contra toda aspiração autoritária e antidemocrática. Afirmamos nossa firme convicção de que o nome de Deus não pode ser usado em vão, ainda mais para fins políticos. Por isso, recomendamos, enfaticamente, que se desconfie de qualquer tentativa de manipulação do nome de Deus (Ex 20.7);

5) Nosso repúdio a toda e qualquer forma de instrumentalização da religião e dos espaços sagrados para promoção de candidatos e partidarismos. Cremos num Deus grande o suficiente para não se deixar usar por formas anticristãs de pensamento e de ação;

6) Nossa denúncia da instrumentalização da piedade e da posição pastoral com objetivo de exercer uma condução do voto. Reafirmamos a liberdade que o cidadão tem de optar por seus candidatos, sem se sentir levado por sentimentos de medo e culpa, frequentemente promovidos por profissionais da religião visando a manipulação política de fiéis (Mt 7.15-20; Rm 16.17-18; 2 Pe 2.1-3; Jo 10.10a);

7) Nossa denúncia de toda e qualquer forma de corrupção, desde aquelas que lesam os cofres públicos às demais travestidas ora de opressão social, ora de conluios e conveniências com a injustiça, com a impunidade e com os poderes estabelecidos (Dt 25.13-16; Pv 11.1; 20.10; 31.9; Is 10.1-2; Jr 22.15-17; Mq 6.11; 7.2-3; Lc 3.12-13);

8) Nossa certeza de que o Reino não está circunscrito à Igreja e de que não pode ser capitaneado por ninguém, seja qual for o cargo que exerça ou credencial que possua (Lc 17.20-21; At 10.34-35);

9) Nossa inconformidade com o clima violento que tomou conta do país, o qual foi, também, muito alimentado por lideranças religiosas que, ao invés de pacificarem o povo e abrandarem os discursos, inflamam ainda mais o contexto polarizado em que vivemos (Mt 5.9; 11.29; Lc 6.27-31; Rm 12.19-21; Cl 3.12);

10) Nossa defesa do Estado laico, da liberdade de consciência e de expressão, do direito à vida, à maturidade individual e à integridade, e do pleno direito de exercermos a liberdade religiosa (Jo 8.31-32,36; 2Co 3.17; Gl 5.1.13; Rm 6.22; Cl 1.13);

11) Nosso renovado compromisso de semear perdão onde houver ofensa, amor onde houver ódio, esperança onde houver desespero, luz onde houver trevas, verdade onde houver mentira e união onde houver discórdia, manifestos no respeito e na contínua intercessão a Deus pelo processo democrático brasileiro (Mt 5.9; 18.21-22; Lc 6.27-31; Jo 13.3-5; Rm 12.19-21; Gl 5.13);

12) Nossa união em defesa da vida digna, em sua plenitude, para todas as pessoas, cujo exemplo e potencial maior está em Jesus de Nazaré; e do amor, da paz e da justiça estabelecidos por ele como valores para sua efetivação (Mt 11.29; Jo 10.10; 13.3-5,15; Rm 12.1-2; Fp 2.5-8).

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2 Co 13.13)

Brasil, setembro de 2018.

Carta aos seus eleitores
FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA! NÃO ELEJA, NEM REELEJA CANDIDATOS QUE ESTÃO NO PODER Á DÉCADAS.

O que o cidadão deve fazer é fiscalizar, é olhar as prestações de contas e checar, em primeiro lugar, se o DINHEIRO dos impostos vão para beneficiar a nação ou às contas bancárias destes Parasitas. Além disso, se o que está sendo ou foi feito corresponde às nossas expectativas.

E não acenar bandeiras e colar adesivos, Por que não importa quem vença as eleições, é atribuição DELES promover o bem geral do povo brasileiro, compete a ELES darem rumo estratégico às áreas de interesse da nação como: educação, saúde, cultura, trabalho, segurança e transportes.

Nos dias de hoje, justificar, votar branco ou nulo é mais válido do que ir às urnas. E não se deixem enganar, o Código Eleitoral determina em seu artigo 224 que “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições”, novas eleições devem ser convocadas dentro do prazo máximo de 40 dias e os candidatos pegos em situações de fraudes ficam inelegíveis por um bom tempo e a Lei Eleitoral n° 9.504 determina que “nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”.

Se é que você não se deixar levar pelo populismo ou está satisfeito com as migalhas que são oferecidas coincidentemente sempre próximo das novas eleições ou não se incomoda com o estrago que ajuda a promover no país quando valida, repetidamente, o poder dos criminosos ao ir às urnas renovar a permissão para que seu candidato continue praticando a inoperância das suas promessas de campanha enquanto enriqueci subitamente?

Sem mais, mas más Chicó Nauta em ativismo de sofá.

Inserida por Tocadolobo

carta pra ela..

Quando te conheci, você estava tão linda, sabia que era você,
eu desci do ônibus, e paralisei com teu sorriso, rsrs... verdade nunca vi algo tão lindo quanto teus olhos, nunca vi boca mais perfeita cara, teu cabelo, ruivo igual o meu, magnetizou, mais sabia que você era diferente, no começo duvidei, que algo aconteceria, mais o tempo passou, e tudo mudou, aliás, você mudou, " mudou minha vida, o sentido dela,fez ela ter sentido, sabe o que é ter vontade de viver intensamente?! então ela fez isso na minha vida, ela trouxe motivos, pra continuar, então no primeiro dia, eu parei na frente do ônibus tipo, eu nunca te vi aqui" como você pode ser tão linda, confesso todos me achavam idiota, né, diziam que você nunca falaria comigo, kk nunca me daria bola, que você nunca iria querer nada comigo,e assim eu respondo já, como o povo é invejoso", hahaha, então eu fui pra aula naquele dia, boba da cabeça aos pés, por ter encontro você, e no dia seguinte, novamente, eu vi você, sabe deu até mais vontade de estudar, hahaham eu frequentava mais o terminal, só pra te ver, rs, então no 3 dia, você deu oi pra todos os meus amigos, que estavam naquela rodinha, das 18:20 por ae, rs, e então, eu lhe disse você nao vai me dar oi? tem algo contra mim? e você respondeu suavemente, linda " ... oiiee .. e me deu a mão," simplismente, aquilo, fez meu coração pular por dentro, explodir, rs e assim os dias passaram cada dia diferente,cada dia novo presente pra mim, pra nós, então você já veio e me deu um beijo no rosto, eu tava louca por você, sabia que não era paixão, já era amor, era muito forte, o que eu sentia, então, por uma amiga nossa, que eu achava que estava ficando com você, super hetero ela, e eu desconfiando dela, só por que ela te abraçava, pra me por ciume, sendo que eu mau te conhecia, mais eu já ficava louca de raiva, kkk, então um dia, começamos a conversar no facebook, lembro como ontem, se fosse o caso, lembro, da nossa vergonha e falando, que se fosse pra ficar comigo não seria aventura, eu queria algo sério, e você teria que tomar iniciativa, por que eu não conseguiria, e você disse o mesmo, os meus amigos, falavam que você nunca ficaria comigo, em público mesmo"< jamais, " COITADOS ". (...)
então depois de conversar uns dias, eu fiz a pior pergunta do mundo a mais idiota, possivel, " Você tem alergia a lactose? e você riu, da minha cara ,e respondeu, NÃOOO por que? hahahahah-"
então eu bem idiota, morta da vergonha, lhe dei um kit ket que estava no meu bolso, rs
e você me olhou toda invergonhada, e falou que eu queria lhe deixar gorda, mais seus olhos,brilhavam olhando pra mim, eu sabia que seria você, então no dia seguinte eu trouxe uma rosa" 1" só, e todos nossa ?CAMILA " já? assim tão rápido, eu dei pra você, e você gamou, confessa, haahahhaha, eu sabia que seria você, todos não acreditavam, então, depois de conversar no facebook, a gente se encontrou, como sempre, deixou todo nossos amigos, loucos berrando bja bja," e eles, pareciam que rezavam cara, pra voce nao ficar cmg. dane-se
eu sabia que ia te conquistar cara, eu sabia, que era você.
então 40 minutos, uma olhando pra cara da outra, com 1 mm, de distancia no meio do terminal justo no meio, ali onde tem o relogio no teto, a faixa de segurança, pro Bar do pipoca, kkkk, ali justo ali , 40 mintuos depois eu dei o primeiro passo, e depois de mais 10 minutos, você veio em minha direção e me abraçou por muito tempo,e isso foiiii muito bom, me senti maravilhosa, e calma, parecia que ali era meu lugar, e eu tinha razão era mesmo, nos teus braços, então nós beijamos, lembro do seu batom lindo maravilhoso, acontece que eu também estava usando um batom, kkk então ninguém sabia né? que tinhamos nós beijado, por que né?! aquilo ficou marcado na cara toda, kkkk
foi incrivel, foi maravilhoso, e te levei até na escola, você me chamou de louca, por ir com você. e isso se tornou parte da minha vida te levar, te buscar, e isso sim é amoor, por que ela não estava comigo por interesse, até por que andavamos de ônibus, de apé na humildade, cara, ela me provou o que é amor, ela me provou o que é ser feliz, o que é amar, o que é viver, o que eé sonhar, ela é minha maior realidade, minha vida...
meu tudo, anjo que Deus mandou pra mim, enfrentamos altos e baixos, e estamos ae, e tudo ainda, que estamos pecorrendo é o caminho pra nossa felicidade, por que muitos acharam que seria uma fase, e se engaram,botamos a boca de muitos no chão, por que nós se amamos, pra valer, é tão real, quanto o céu, o mar, e eu sou tão feliz com ela, quanto qualquer coisa, cara não tenho palavras pra dizer o tamanho do meu amor, é puro real e verdadeiro, doce como a voz dela, rsrs..
eu jurei ela, a minha vida, pra fazer ela, feliz, eu jurei tantas coisas e vou cumprir por que por ela eu faço tudo ..
como eu disse pra ela, se a musica acaba eu canto pra ela, e se for frio, seria seu manto, se for calor eu bolo um plano tudo pra te fazer feliz..
Daiane"

Inserida por camilamariotta

Carta ao Próximo Herói

Vila Nova de Gaia, fevereiro de 2015

Caro senhor ainda desconhecido,
Estamos num ano novo, isto é, todos o dizem. Mas já sentiu alguma diferença? Aliás, sentiu diferenças em alguma época comemorativa? Do género, Natal, festa de passagem de ano, Carnaval…
O mundo é monótono, não? A alegria de viver, onde é que ela anda, essa beleza… Talvez perdida, nas entranhas de um deserto longínquo. Só que se pensar bem, é ridículo! Os chamados de terroristas têm-na tão perto e nem se dão ao trabalho de experimentar um método para a alcançar ou sequer de a conhecer. Contudo, são eles que quebram a tal monotonia: as balas que saem das armas caraterizam a sua personalidade, o fogo é alma gémea deles. Tanta se torna a fome com a pobreza, principalmente a de espírito. É impensável a existência de tanta maldade num único corpo. Mais parece não terem vontade própria e serem liderados por um demónio… Não serão?
Reconheço que ainda não referi, de uma forma concreta, o objetivo desta carta. Pois bem, apenas digo que quem tiver a sorte de a encontrar, por favor, é necessária toda a ajuda possível para mudar este mundo injusto. O Universo já existia sem nós, as pessoas chegaram e destruíram tudo. Apelo aos seus sentimentos, caro leitor. Seja o autor de um verdadeiro ato humanista.

Com os melhores cumprimentos,
LCF

Inserida por LCF-Poesia

Carta aos Dois Únicos Corações que me Protegem

Vila Nova de Gaia, fevereiro de 2015

Queridos pais,
Começo a escrita desta carta como sempre desejei começar: a agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim até hoje. A minha vida não existiria se vocês não estivessem sempre lá, nos bons e nos maus momentos, não desta forma, pelo menos.
Parece que, desde o dia do meu nascimento, sou guiado por uma fonte de um poder imenso (Deus) e por vocês, caros pais. Quando o poço está perto, consigo sempre ver uma mão estendida para me apoiar, para evitar que eu caia. Qualquer local que exista no mundo nunca desaparece, o amor nunca se perde, pois a vossa segurança, aquela que anda sempre comigo, tem um valor infinito. E, ao observar os vossos olhos, vejo alegria, vejo carinho, vejo todo o trabalho que tiveram ao cuidar de mim. Nada poderei dizer mais, exceto isto: são os melhores pais do mundo. Nenhuma discussão irá ultrapassar a afetividade da nossa relação.
Despeço-me neste momento afirmando, por fim, que ficarão para sempre na minha memória e no meu no meu coração.

Com um abraço do tamanho do mundo,
LCF

Inserida por LCF-Poesia

A Carta do Descartado


Me disseram que haveria luz e que haveria escuridão. Mas estavam enganados... afirmaram que eu seguiria por um túnel repleto de lembranças. Não. Todos estavam errados.
Não havia divisão do bem e do mal como tanto mencionavam com uma certeza notável; nada disso.
Eu estava em uma sala neutra, não havia cor. Meus olhos enxergavam somente o que minha cabeça transmitia. As risadas, os choros e os gritos eram verdadeiros, uma sala, onde eu era o espetáculo. Onde eu era a plateia, aplaudia todas as minhas conquistas e apedrejava minhas falhas. Era imperdoável. A plateia não aceitava uma falha se quer, as conquistas eram tratadas com repetência. Meus esforços eram ignorados, mas minhas falhas se destacavam.

As pessoas criavam suas certezas e incertezas, enquanto eu era enganado. E agora, sofro as consequências de uma eternidade imaculada. Meus olhos apavorados encaram a solidão com coragem, minhas mãos são covardes e traidoras, minha boca luta incansavelmente com meus olhos, enquanto minha cabeça vira um mero peão nesse conflito.

Deixo essa carta para todos que estão se iludindo com promessas de paz e harmonia, pois aqui, não há companhia.
Não há sofrimento e não há paz. Apenas o descanso eterno. Tolo é aquele que afirma descanso e paz serem irmãos, descanso é somente a paz para o cansaço.

Inserida por Fracassado

Aquela estrela vive de saudades

Talvez quando leres esta carta eu não tenha mais vida
Quando o futuro for presente lembre -se daquela que te amou e sentiu esperanças
No Luar chamo seu nome mas ali você não esta
O vento balanças as flores e elas me trazem um perfume doce e suave como o seu
Muitas vezes eu disse palavras duras e intolerantes, mas nada era maior do que o amor que eu sentia por ti.
Ahh como eu queria te abraçar, te beijar e estar sempre ao seu lado
Mas você foi embora .... e será que um dia volta?
Um dia verás nascer no céu uma estrela , serei eu que estarei velando por sua felicidade ao lado de alguém que possa ama-lo e compreendê-lo
E quando tiveres um filho mostre a ele aquela estrela no céu e diga:

Aquela estrela vive de saudades

Inserida por TatiMaruga

Carta ao Ingrato

Filho da alva, meu filho insensato,
Por que tu estás a agir assim comigo,
Não fui eu quem te criei, amamentei e formei?
Não fui eu sua amada mãe, ó ingrato?

Por qual razão arrancas de mim meus vastos cabelos,
Pelas traquinagens sem fim, rasgas meus seios,
Desgastas aos poucos a doce pele,
Tirando e sugando meu sangue?

Ingrato! Não percebes que sem mim nada sois?
Peço-te como mãe, pares de me maltratar,
Nem que seja por pouco tempo,
Deixes minhas feridas cicatrizarem.

Meus vastos frutos dos olhos azuis tu avermelhastes,
Seus irmãos do próprio sangue matas,
Um a um sucumbem perante ti,
Filho cruel, sua justiça chegará!

Meu delicado perfume quebras,
Em mil pedaços estão a debater-se,
Você foi capaz de ferir-me no ventre,
O umbigo de onde saístes.

Queria eu que você percebesse,
Que suas atitudes são tão horripilantes quanto Nero,
Tão sombrias quanto o coração de Hitler,
E tão sedenta de seiva humana, que Nosferatu foge de ti!

Filho, meu filho querido,
Já não basta os anos de dor?
Ainda não aprendeu que tudo volta,
Em boa ou má colheita?

Pena que quando perceberes a sua mania,
Já será tarde demais meu filho,
Não haverá terra, mar, céu, campo, nada mais.
Jazes meu corpo ao relento, da sua tão amada;
Mãe Pátria Terra.

Inserida por rodrigotiger

CARTA A UMA BOA AMIGA

"As palavras só chegam ao coração quando saem do coração." - Sólon.

Dessa forma, sitar versos bonitos diante da sutileza das emoções que por você carrego, seria uma tentativa frustrada e controversa de agregar sentidos a esse carinho e admiração que tenho por ti. Por isso, busco no espelho da simplicidade de nossa amizade fundar os valores que tanto desejo ver refletidos em todos os dias da minha vida. E talvez um dia para além dos dias, quando já não estivermos mais próximos um do outro ou nem tão ligados como devera ser, que possamos ao menos parar pra relembrar com destreza dos momentos de nossa convivência, consolada pela ternura das lembranças das coisas que hoje ainda estamos a construir.

Mas, de pessoas especiais a gente não cobra presença, cobra saudade. E como diz o poeta, "saudade é a solidão acompanhada", por isso te digo: - nunca se sinta sozinha, pois como todas as outras pessoas que também gostam de você... Eu estou com você pra te apoiar, pra te motivar, pra te consolar, para poder te proporcionar algum bem...

Bom, ficar sem falar contigo me faz muita falta. Não me deixe apenas com a sua ausência, eu preciso da sua companhia.

Inserida por alantrindade

Escrevi essa carta faz uns dez dias. Desabafei! Desentranhei tudo que me mantinha afogado em sentimentos. Fui sincero. Lutei e tentei. Mas escapou das minhas mãos. Fugiu da minha alçada. Gostaria de ter me despedido porém não foi possível.

Querida mulher adorada,

Algumas coisas começam da maneira mais louca, da forma menos esperada. E também terminam assim.

Uma das coisas que aprendi nas minhas relações anteriores foi separar o sentimento das outras coisas. Tentar manter o sentimento no seu estado mais puro. Magicamente dói muito menos. Sim há melancolia que te remete à tristeza, mas ao final, não há dor. Há paz. A tranqüilidade de ter sido feito o melhor.

Isso deve ser uma das coisas que mais me doeram.
É muito estranho estar afogado num mundo de sentimentos que vão e vem de uma maneira desenfreada, dentro de mim. Existem coisas que pensei que jamais voltariam a acontecer comigo, porque acreditei que sabia muito acerca dos sentimentos. Acreditei saber o suficiente para não cometer outro erro.
É evidente que tenho que aprender que nessas experiências sentimentais, as experiências não servem muito. Sempre volto a cair nas mesmas armadilhas. E o pior de tudo, somado à dor, se soma o fato de sentir-se um idiota.
Queria dizer tantas coisas olhando nos seus olhos. Frente a frente, como sempre gostei de tratar as coisas, sendo com meu pior inimigo ou com a pessoa que mais amo. Mas lamentavelmente não tenho espaço para isso e não me resta outra alternativa que escrever minhas palavras num "papel" que nem entende bem o que acontece. Pessoalmente não gosto de me expressar dessa maneira porém a única razão é que não posso fazê-lo de outra maneira.
Era eu sempre o que aconselhava a todo mundo nos temas sentimentais. Conheci milhões de situações diferentes. Algumas as vivi, e algumas situações que particularmente me fizeram chegar lá no fundo, onde parece não haver volta. Outras que aconteceram com meus amigos e amigas. Mas nunca termino de me surpreender.
Mas agora preciso dizer todas essas coisas que disse a toda essa gente, a pessoa mais importante e na situação mais difícil: a mim mesmo. É que não tenho agora com quem falar. Talvez por orgulho, talvez por vergonha.
É evidente que algo esta diferente em mim, não há como esconder.
Não entendo exatamente como funciona o universo, mas sei que há algo que me cuida e que me coloca perto de pessoas que me servem de ajuda. Meus poucos e escassos amigos, na acepção literal da palavra me perguntam onde deixei minha alegria repentina. Onde deixei o brilho dos meus olhos. Onde deixei a vontade de lutar.
Dói ter que mentir quando me perguntam como estou, " Muito bem". Tento dizer com a minha melhor cara, sabendo que não posso dissimular esta dor que as vezes sinto que me parte em dois.
Mas assim são as regras e assim é a agonia. Sempre disse, prefiro uma dor aguda e curta, a uma imensa e suave.
Já te imagino lendo essas palavras e concordando e dizendo, " viu, eu te avisei", porque sabe melhor que ninguém ao que me refiro.
Mas não. Não se equivoque. Ser forte não significa ser frio e insensível. Isso, ao meu critério, é tornar-se um covarde e isso não sou.
Sempre penso: a vida segue, o mundo gira e segue dando voltas, não posso ficar aqui sentado enquanto estou mal.
Quando nos conhecemos foi a primeira coisa que te disse. Lá atrás, quando éramos bons amigos, seu bom amigo que tentava de alguma maneira raciocinar enquanto vc pensava nas decisões a serem tomadas.
Mas tudo bem, em nome da honra que ensinei a alguns, terei que tirar essa força de algum lugar. Não sei exatamente de onde. Uma forma fácil seria injetando algo de raiva, ódio e ira. Seria mais fácil, claro que sim. Mas seria uma atitude covarde e desonesta. E acredito que te disse que isso é algo que não sou.
E sabe de uma coisa? Vou tratar de sair dessa sem dizer nenhuma mentira. Nem a você, nem a mim. Não vou sair dizendo que não te adoro e muito mais, porque seria mentira. Sem mentiras, somente a verdade.
Não vou lhe dizer que não sinto a sua falta, porque não há sequer um minuto em que não pense em você.
Não vou dizer que não preciso de você. Que não me faz falta estar ao seu lado e acariciar os seus cabelos.
Porque me faz falta, e talvez mais que nunca, hoje.
Não vou dizer que não quero te ligar. Porque a cada vez que tenho o telefone em minhas mãos e meus dedos vão sozinhos discando seu número, e não vou negar que isso congela meu sangue.
Tampouco vou dizer que não quero que me ligue. Porque na primeira coisa que penso quando toca o telefone é na sua voz.
Pra que mentir, se não posso. É algo que não posso fazer. Andar por ai dando uma de que está tudo superado seria a coisa mais idiota que eu poderia fazer agora. Há algo muito mais importante que meu orgulho, o que te prometi.
Prometi não mentir. E isso joga contra agora. Mata-me. Porque eu poderia sair dessa pelo caminho mais fácil. Mas não vou te dar a oportunidade de dizer que falhei. Nunca!
Não me arrependo de nada. Faria tudo de novo. Iria por aquele abraço todos os dias como se fosse a primeira vez. Te conquistaria todos os dias como se fosse a primeira vez. Colheria de olhos fechados essa flor sem saber que era amor. As pessoas prometem algo quando está seguro de poder cumprir, ao menos é o que trato de fazer. E se estou seguro de algo, são das minhas palavras, das minhas promessas e do meu sentimento em relação a você.
Das quinhentas cartas que escrevi essa semana, essa é a que vai parar em suas mãos. Porque é a mais sincera. Mas também é a que mais dói. Porque a verdade dói. Dói mais do que imagina.
Espero que algum dia entenda que tudo foi verdade. Te custa confiar porque talvez te mentisses da maneira mais covarde e da maneira mais estúpida, diante dos teus olhos.
Te pedi que fosse sincera. Pedi que não falhasse. Mas vc, querida e adorada mulher, não pôde cumprir com isso.
Sei que deve estar retrucando," vc sabia onde estava se metendo, vc sabia como era tudo".
Sim eu sabia e nunca neguei. E assim mesmo, me animei.
Antes as regras eram simples e claras. De repente tudo se encheu de duvidas. De algumas mentiras.
Doendo ou não, um dia vou ter que aceitar que nos precipitamos. Porque não vou te dizer que não dói aceitar algumas coisas. Dilacera!
Te questionei certa vez e me disse, "não, não é assim, eu quero estar contigo".
A história segue e finalmente essa noite encontrei/entendi qual era o meu lugar. Essa noite compreendi que foi tudo em vão.
O problema não é vc. O problema sou eu e essa minha louca utopia do amor, que nasce da forma mas espontânea. Meus sonhos e ilusões. Essas coisas que não estão à mão da maioria porque eles tem medo, mesmo dizendo que não. Sem duvida nenhuma são os mais covardes porque tem medo ao mais elementar: ao amor.
E agora penso que tenho que ir. Não ha outro caminho, ou há?Tenho que fazer um pouco de força e sair caminhando. Suponho que algo bom tinha que ter depois de tudo. Não há bem que dure para sempre nem mal que nunca acabe.
O mundo escapou das minhas mãos. Amanha tenho que correr atrás. Tentar alcançá-lo e subir de novo no meu lugar e deixar algumas coisas pra trás. Dentre elas, você, mulher maravilhosa e majestosa.
O problema é que dói. Dói se desprender de algo tão maravilhoso e grandioso. Mas talvez seja um mal necessário pra ambos. O tempo dirá.
Não queria fazer isso, mas somente quero levar algo que deixei em suas mãos, sem que me pedisse, meu coração.
Não é que não quero deixá-lo contigo. Se pudesse desejar, desejaria estar ao seu lado para sempre. Mas é que meu coração precisa de algo de conserto. Necessita um pouco de cuidado para que se recupere e volte a bater. Preciso voltar a ser "eu" outra vez.
Preciso que entenda que não considero vc culpada. Preciso que saiba que a pessoa maravilhosa que conheci esta escondida atrás de algo que não podemos transpor. E ainda que eu queira ir e quebrar tudo, não posso. Não devo. Tenho que lembrar sempre que prometi não te magoar.
Nao posso obrigá-la a sair dai se não quer, embora tenha a sensação que sim vc quer, porque alguma vez me disse, "quero estar com você". Essas palavras sou incapaz de esquecer. E jamais as esquecerei. Essas palavras ficarão gravadas em mim somente porque elas foram verdadeiras. Mas, lamentavelmente vc não esta disposta a assumi-las.

Sinto muito. Agora terei que correr muito, já esta tarde e a vida segue seu ritmo desenfreado.
A verdade, foi uma enorme satisfação haver compartilhado momentos inesquecíveis contigo. De verdade. Muito mais maravilhoso foi me apaixonar e te ter ao meu lado. Vc me fez sentir pequeno ao seu lado e por outro lado, o homem mas cheio de sorte e grande do mundo. Claro, talvez pode ser que nunca tenha acreditado, supondo que não passasse de um verso a mais.
Já não importa. É lindo demais.
Vai terminar de ler essas linhas e vai entender que não minto. Que fui sincero e o que sinto, chega a ser tangível. Vc pôde tocar. Esteve tocando sem se dar conta. Sem querer se dar conta.
Pode ser que tenha se prendido em detalhes negativos. De acomodar. Mas tudo bem, é o que vc escolheu pra sua vida. Quem sabe um dia possa ver o outro lado das coisas.
Agora estou escrevendo com o pouco que resta de mim. Mas agora já não conta. Já não importa.
E agora, antes de ir, quero te devolver algumas coisas e ficar com algumas.
Devolvo os pensamentos que foi capaz de colocar na minha cabeça. Coisas que nem aconteceram e que provavelmente jamais acontecerão. Eu fico com o que acredito que é a verdade.
Te devolvo minhas ilusões e meus planos;
Te devolvo seus olhos, os mais belos que nunca tive. Mas fico com o seu olhar. Fico também com seus abraços e beijos.
Te devolvo minhas ilusões de viajar, te devolvo esse encontro imaginário.
Te devolvo meus planos de quando estivesse comigo, compartilhando do muito que tínhamos que compartilhar.
Fico com o primeiro abraço e com a primeira vez que te conheci. Fico também quando nos encontramos no parque e comemos frutas, um dia lindo. Talvez algum dia saiba porque esperei tanto tempo.
Fico com seu bom humor e as vezes que me fez rir de gargalhadas.
Fico também com as longas despedidas que esperava que nunca terminassem.
Guardo também os longos e apaixonados beijos que as vezes nos deixavam sem ar, que pareciam não ter fim.
Te devolvo minha louca vontade de te ajudar nos seus projetos. E te dou de presente todo esse tempo que gastei pensando em concretizá-los.
Te deixo uma canção, " si tu no estas", do grande Franco de Vita. E te deixo outra, que sonorizou o nosso jantar mais maravilhoso, " O haver".
Deixo meu desejo que seja feliz.
Te deixo um grito entranhado e apaixonado, desesperado e agonizante: Te adoro e muito mais. Deixo também minha amizade, dessas que creio que não tenha, diga o que me diga.
Te deixo minha vontade louca de cuidar de vc.
Te deixo todas as lagrimas que derramei enquanto escrevia essas sinceras palavras. Minha falta de ar. A dor. A amargura. A impossibilidade. Deixo tudo aqui.
E fico com o que não posso deixar de sonhar do fundo da minha alma, duas palavras, "quero estar com vc" e " te adoro e muito mais", que alguma vez me disse de verdade.
Deixo a possibilidade de que, se quiser, podemos nos encontrar e conversar, confesso que adoraria.
Adeus mulher linda, maravilhosa, majestosa. Adeus mi reina.

Inserida por GeraldoMorais130161

Papai Noel que nunca chega
(Carta de um menino zimbabuano)

Papai Noel,
Onde é que está você?
É verdade que sua barba é branca,
Feito algodão-doce, sem sabor colorido?

Que você existe mesmo eu sei...

No Natal, eu quero um pacote de bolacha
E um ainda maior de pipoca, bem grande,
Que é para dar pros meus oito irmãozinhos,
Barrigudinhos como eu. E a titia... minha tia precisa,
Somente ela, porque minha mãe morreu,
Pai já não tinha – e morreram mais crianças,
Muitos vizinhos, morreram meus irmãozinhos, afinal,
Por enquanto, só eu fiquei,
Eu, minha tia e meu primo do meio.

Papai Noel, será que é possível passar por aqui,
Quero dizer (se não for pedir muito)
Aqui primeiro, aí depois visitar o resto do mundo,
Mundo que nos esqueceu neste lugar
Onde as estrelas se escondem atrás de nuvens marrons,
Marrom-escuras, estacionadas sobre nossas almas.

Querido Papai, velho Noel, se tiver de vir, vem logo,
Não nos deixa para depois dos outros...
Se não quiser sujar o trenó de poeira ou cinza,
Faz uma coisa prática, vem de carroça,
Mas enche a carroça de bolacha, por favor.
(Nossos corações não estão vazios, até que existe esperança,
E existe agonia; e não falta união, falta alegria
Porque nossas barrigas estão ocas. Ocas,
Simplesmente assim, ocas. Nem os vermes sobrevivem.)

Aliás, por falar em união da família,
Pelo menos aqui, a fome é que tem desfeito essa união:
Deixando filhos sem pais, pais que perdem seus filhos;
Netos que não têm sequer a bênção dos avós,
Avós que nunca nanam seus netinhos;
Tios e tias, sobrinhos, madrinhas... todos,
Todos de mãos dadas, unidos,
Mas unidos num vasto e acolhedor leito de morte
– Morte que se apresenta aqui pausadamente,
Separando um do outro,
Deixando tempo demais para a despedida,
Tempo que a gente nem queria ter.


Por isso, Papai Noel, não demore tanto para chegar...
Já estamos cheios de bolachas de barro,
Bolinhos de barro, torrões...
Faz um esforço e vem com algo de verdade,
Qualquer sabor, bolachas e mais bolachas,
O melhor presente da vida.

Faz um pouco de esforço e vem,
Vem antes de o pôr do sol,
Não dá meia-volta de novo,
Não deixa a gente para trás,
Vem, mas vem antes de o sol se pôr,
Ninguém mais pode ficar de fora,
Vem, vem logo, vem,
Vem e traz bolacha pra todos,
Traz o sorriso.


Edder Alexandre é jornalista e escritor, autor do romance Silêncio na Marcha – O Drama do Homem na Ponte do Milagre; também escreveu o infantojuvenil As Gêmeas de Getsêmani.

Inserida por Edderalexandre