Carta a um Amigo Especial
De um modo geral, os professores com duas ou mais mãos canhotas – cuja cartilha começa com greve e termina com invasão [ou ocupação, como preferem dizer] - não entendem que uma coisa é ser [ou imaginar-se] professor, outra bem diferente é ser visto e reconhecido como um.
Querer a primeira sem lavorar para edificar a segunda é um baita tiro no pé. Podemos até desgostar disso, mas, como dizem os tongos, essa é a mais pura verdade. Só não vê isso quem não quer.
As potestades estatais entenderam muito bem essa lição e a colocaram em prática com paciência e astúcia maquiavélica; já as facções sindicais não e, ao que tudo indica, não estão muito interessadas em aprender nada com essa amarga instrução que nos é oferecida pelas muvucas dos últimos anos para infelicidade geral daqueles que elas supostamente dizem representar.
Direita positivista - O Estado existe para manter a ordem, os empregos dos nacionais e um bocado de barreiras protecionistas para proteger nossos empresários patriotas.
Direita liberal-conservadora - O Estado existe para manter a ordem e garantir a sacralidade dos contratos em caso de estelionato.
Centro - O Estado existe para garantir a ordem (mas sem muita eficiência, senão também posso ser preso), empregos, moradia, bolsa isso e aquilo, educação, saúde, pensões, e o que mais pedirem, o importante é acharem que somos nós que estamos dando isso tudo.
Esquerda - O Estado existe como um fim em si mesmo, logo só o Estado deve existir.
Com qual posição você se identifica? Justifique.
Hoje eu resolvi falar um pouco sobre você (como se eu não fizesse isso em todos os meus textos..rs)
Sabe, eu amo o seu olhar ele simplesmente me deixa sem reação. Amo o seu sorriso pois ele me transmite uma paz e uma alegria inexplicável. Amo o seu jeito sério e meio seco de ser, as vezes me irrita mais eu amo mesmo assim. Amo o seu mistério, porque todo dia eu quero desvendar um pouco mais de você. Amo a forma de como você lida com os seus problemas, te admiro muito por isso. Amo as suas brincadeiras que de tão bobas se tornam as melhores e me arranca os melhores sorrisos.
Amo o seu beijo, seu abraço, seu carinho e o seu cheiro.
Enfim, eu amo você. E estou morrendo de saudades de você...
Volta pra mim...
►Sem Amor
Eu jamais neguei
Que por ti me apaixonei
Mas para você tudo não passou de um momento
Uma curtição para passar o tempo
Algo ocasional, nada sentimental
Mas que me fez tanto mal
Que não há como descrever em um texto casual
E eu pensando que tínhamos algo especial
Mas parece que era algo totalmente normal
Você só pode ser uma criatura sobrenatural
Para rejeitar o amor incondicional
Não tínhamos sentimentos iguais
Você queria apenas aliviar o estresse e nada mais
E eu acreditando que poderíamos ser como os demais casais.
Mas só posso culpar a mim mesmo, e não a você
Eu me deixei ser levado, estava apaixonado
Fui induzido a acreditar em algo inacreditável
Mas quem cede ao amor as vezes é encaminhado
Para um destino desagradável
Que acaba sendo superado, mas nunca esquecido
E agora me encontro entristecido
Olhando nossas fotos pelo celular
Do seu sorriso que tinha o poder de me inspirar
E sei que essas minhas palavras de nada iram valer
Mas, apesar de tudo, estou apenas querendo dizer
Que não vou te esquecer.
Mesmo com tudo o que aconteceu
Mesmo com a magoa que você me forneceu
Você não poderá dizer que o romantismo morreu
Que o cavalheirismo faleceu
Que o jovem que fazia serenatas desapareceu.
Sabe de algo pior ainda? Eu confiei em ti
E agora vejo o erro que cometi
O meu amor sincero eu te prometi
E o que fez? Sorriu e disse que sim
Mas percebo agora que eram apenas palavras secas
Fui enfeitiçado pelas suas carícias meigas.
Agora deve está na companhia de outro qualquer
Deixa eu te dizer, isso não foi atitude de uma mulher
E sim de uma garota que pensa que pode maltratar quem quiser
Que no dia seguinte estarão aos seus pés
Eu sei que o que aconteceu já ocorreu com muitas pessoas
Boas, que tomam a dor de outras
Veja, estou lhe encaixando neste pedaço de papel
Sua falta de consideração deveria ser destruída como a Torre de Babel
Com uma luz guia vinda do céu
Te mostrando como sofri, e como sofro
O pior de tudo isso sabe qual é?
Eu ainda te amo.
Tantas vezes ouço dizer que não existem homens de valor
Que agora eles só pensam em curtir, seja com quem for
Usam e abusam, iludindo dizendo que sentem amor
Umas buscam apoio divino e pedem ao senhor
"Por favor, mostre-me o homem que irá curar minha dor"
Eu mesmo não me considero um homem
Mas é meu objetivo e sonho
Porém, por enquanto estou escrevendo, e também dedicando
E sei que vou superar, mas ainda está me machucando
Mas sei que, jamais mudarei o meu jeito
Por alguém que não demonstra respeito
Agora só espero que a dor saia do meu peito.
"Se for um segundo de luz
Clarearia o universo
Se fosse um pingo de chuva
Seria um dilúvio
Se fosse uma faísca
Queimaria o mundo
Se fosse um sopro
Tiraria as constelações de órbita
Se fosse a terra
Seria a imensidão
Mais só apenas eu
Um simples sonhador
Sonhador em busca de paz...
Eu tenho um coração cheio de segredos; uma vida que não permite ser imitada por ninguém; coisas que jamais poderei explicar porque nem eu mesma sei;
Eu tenho um coração que guarda muita saudade, que chora, às vezes, em silêncio, por não ter ao menos a chance de estar com algumas pessoas que tanto amo;
Eu tenho um coração que separou em um arquivo morto todas as desfeitas, mentiras, afrontas de alguma boca maldosa que se abriu contra mim; esse arquivo me serve não para tentar pagar um dia com a mesma moeda, mas para me fazer entender que também sou falha e preciso ter cuidado para não machucar os outros como já fizeram comigo tantas vezes;
Eu tenho um coração que está sempre disposto a se refazer, porque sei que dos cacos de um vidro que se quebra, também é possível unir cada pedaço e fazer algo novo.
OS BRASILEIROS NÃO CONHECEM O BRASIL...
O Brasil não fez a lição de casa por isso nunca teve um projeto de nação.
Os brasileiros provavelmente conhecem mais a biografia de Che Guevara que a de Zumbi dos Palmares, Antonio Concelheiro e Lampião; Conhecem mais a revolução francesa que as Revoltas do Período Colonial brasileiro.
Historicamente, o povo brasileiro nunca teve que se unir contra uma ameaça externa, como aconteceu em outros países. Mesmo quando o Brasil conquistou a independência, essa conquista foi alcançada para o benefício de um pequeno grupo que lutava apenas pelos seus interesses.
O nacionalismo que os brasileiros valoriza o Brasil, só demonstra amor pela nação nas grandes competições esportivas como a Copa do Mundo... infelizmente!!!
UM SONHO INDECISO
Oi.
Quanto tempo...
Já estava me esquecendo de como eram teus olhos, olhar para eles é tão forte quanto beijar tua boca. Paixão? Pode ser, me arrisco ao dizer...
Mas sei que até nos momentos mais desastrosos de minha vida, seus olhos soam como uma ultima esperança, a luz que me mostra o caminho certo, o único caminho...
A Vida parece tão sem graça até te observar, como vc faz isso?
Meus sonhos parecem mais vivos perto de vc, sera que vc faz parte deles?
Ou faz parte disso tudo? Ou tudo, não passa do meu desejo em metamorfoses.
O TUDO E O NADA
Entre as grades de um vício é assim que eu me sinto, será que existimos apenas para um ofício? Ficamos parados como se não existisse princípios...
Todos nós giramos com o mundo, parece absurdo, giramos tanto que ficamos mudos, surdos, confusos... Como? Quando? E onde? Um pequeno ponto, onde já existiu misericórdia como Jesus, Deus o decidiu.
Um tão pequenino ponto redondo e flutuante que vagueia, como o único navegante dos Sete Mares entre milhares e milhares. Somos sozinhos estamos presos e limitados a tais caminhos, não sabemos de nada e queremos tudo, sabemos de tudo e não fazemos nada...
Poder? Glória? Um dia você irá falecer... então porque viver? Tudo que eu fiz vai ficar, o que eu trabalhei vai passar, não importa se eu sou tolo ou sábio, somos todos limitados à morte, se tivermos sorte.
Me sinto preso mas não é por desprezo é a vida que levamos a nós mesmos. Eu tento entender-los, até entendo qualquer tipo de sofrimento.
Eu vejo o passado passando pelo futuro, o presente deixando de existir no passado, não sou triste ou algo assim... apenas conheci erros demais sem nem sair daqui, será que a vida é sempre assim?
Todo mundo chora, todos sofremos não tem erro nem saída, seja do lado de Deus ou da própria vida, quem diria que nossa dádiva é sofrida.
Eu quero sair, quero me mexer mas preciso de algo para que eu possa me locomover, eu preciso de alguém mas não sei quem... não sei nem se existe.
Eu sei que sou tudo e o nada o princípio e o fim, o que mais vai me preocupar em ficar triste assim?
Vocês acham um tolo esperto e o esperto tolo sem se esquecer que esta atrás de um único tesouro, de ouro em ouro quem aqui é ignorante demais Intolerante demais... eu? Você? Eles? Todos nós?
Como já disse, eu sou o tudo e o nada, o tolo e o esperto, o intelectual e o "burro", o sábio e o ignorante, você tem coragem pra seguir adiante?
"Sei que nada sei" disse Sócrates que talvez sabia de tudo sem precisar de sorte, quem é bem? Quem é refém? Quem te faz sorrir?
Só sei, que eu entendo o mundo mas o mundo não me entende, jamais irão nos entender... Mas, quem disse que eu gosto do mundo? Eu gosto é de viver.
Ela gostava de um cara , não era eu, e eu fazia questão de me lembrar disso todas as noites antes de dormir, e lembrando se lamentava aos prantos .
Ela gostava de um cara, o que me abismava é que ela sofria por um cara enquanto eu estava aqui torcendo por uma chance pra mostrar o quanto poderia a fazer feliz.
Repito , ela gostava de um cara, que não a valorizava, não foi capaz de dar uma rosa a quem a vida só deu espinhos , que não sabia a discrepância entre amar e consentir.
Eu a vi em prantos, pois é , ela gostava de um cara, eu , mesmo assim quis dar motivos pra ela acreditar em algum sentimento que não seja o desgosto, e pela primeira vez ela sorriu pra mim , um sorriso acanhado meio de lado eu confesso , mas pela primeira vez foi pra mim.
Ela estava magoada , simplesmente por ela gostar de um cara que a fez pensar que todos os outros seriam iguais , ela aprendeu a receber o amor que estava disposta a oferecer.
Eu vi ela sentada ainda meia cabisbaixa , ainda por gostar de um cara, eu a ofereci uma flor , arrancada ali mesmo na praça, um hibisco confesso, mas se a flor não tinha valor de mercado , aquele segundo sorriso que eu acabava de receber transbordava muito, desta vez mais aberto e com uma expressão menos triste do que a última vez.
Eu a chamei pra sair, e simplesmente por ela gostar de um cara ela relutou , mas eu insisti em que ela pelo menos deixasse eu mostrar meus "dotes culinários" ao seu paladar, ela aceitou, e mesmo comendo uma omelete que foi o que sobrou quando mostrei ser um desastre na cozinha , ela me sorriu de novo , e como quem queria acalento , dormiu em meus braços.
O tempo passou , ela já não mais sofria pelo antigo falso amor, já me trazia mais sorrisos do que nos primórdios de nossa convivência, já estava deslumbrante novamente como a mulher que amei desde o primeiro ela descrito no texto, desde a ponta dupla do cabelo até naquela unha encravada do pé que ela odiava deixar as minhas vistas.
Repito novamente , ela gostava de um cara , hoje, esse cara sou eu!
Sua companhia me faz bem.
E quando tu vais, fica um vazio.
Mas tudo tem suas razões.
Tu tens tua vida...
Eu tenho a minha!
E assim vamos seguindo,
Mesmo que nossos caminhos sejam paralelos:
Eu no meu e tu no teu,
Caminhos que jamais se encontrarão.
Olho no horizonte, e tu estás lá.
Caminhando sozinha, vou continuar,
Ouvindo no meu íntimo...
Que, no meu sonho, tu vais estar.
Então, vou sonhar...
Noite
No silêncio, a noite avança com um frio penetrante
O sono se aproxima lentamente, mas é corrompido por pensamentos dançantes
O corpo treme e busca abrigo, se emaranhando em tecidos que aqueçam sua alma
O corpo acalma, mas a mente é insana
A brisa fria é cintilante e o pensamento, que faz curvas coloridas, começa a encontrar
seu caminho
As cores se perdem, a palidez predomina
Nuances de cinza, mesclados de preto, uma tela borrada e confusa
Ele chegou
AMIGOS
Tem gente
que tem aquele gostinho de chuva
Um arco íris na janela
Com cheirinho de maresia
Ou um sol nos aquecendo o dia
em sentinela .
Um passarinho cantando poesia
Um jardim brotando aquarela.
Tem gente que parece que
veio ao mundo
só para nos colorir a vida
Quando a tristeza tanto
nos atormenta e
nos desanima .
Gente
com cheirinho de paz
de luz
de vento
de girassóis
de brisa ...
Gente que já nasceu
com o estandarte de Deus e
com a alma banhada em ouro puro .
Com boas energias
a nos reluzir.
Gente como a gente
Sem vaidade
Sem inveja
Sem frescura
Sem falsidade ...
Mas com a candura nos olhos e
a doçura n'alma a levemente
fluir e nos vizir .
E é essa gente pura
linda e coberta de fissuras
que anseio
pra sempre junto a mim.
CADA UM AMA DE UMA FORMA
cada um tenta entender a forma de amar,
cada um se acha que entende do amor.
cada um desenvolve a sua forma de amar,
por não existir uma forma verdadeira.
Ninguém sabe de amor ninguém sabe amar,
estamos todos lutando para amar a todos
com o seu amor o seu jeito único de amar.
Será que sabemos mesmo amar,
se não sabemos entender bem o que é o amor?
O MEU HABITAT
Venho de um lugar
Onde bem cedinho acordava
sorrindo com o canto
lindo do sabiá
Onde a casinha era branca
com girassóis na janela
e pairavam lindas borboletas vestidas
in cores cintilantes por
serem tão belas .
Venho de um lugar
Onde eu via o sol se banhando
levemente nas águas azuis
do mar
Onde os pardais se beijavam
docemente num encanto
terno por tanto um ao outro
se amar
Onde as joaninhas dançavam
Os bem te vis cantavam
As sementes de flores brotavam
Sem ninguém pedir
Sem ninguém as julgar
Mas por gostarem de ver
a vida renascer e
levemente encantar .
Venho de um lugar
Onde inda no ventre ouvia minha mãe
entoar serenas canções de amor e
de ninar
Onde meu pai me balançava
na rede e me pedia para minha vida
sempre em calmaria desenhar .
Venho de um lugar
Onde vi jovens , idosos e crianças
de mãos dadas
dançando cirandas e
florindo paz ao mundo
sem nada doer
sem nada implorar
sem o outro desrespeitar
Mas simplesmente
por um ao outro
se amar .
Venho de um lugar
Onde não via guerra, fome
nem miséria e nem maldade
Onde não existia doença ,
morte , dor. infelicidade ...
Porque eu não enxergava a cor da
injustiça e da escuridão
Não entendia nada do que
é ver a vida só dizendo "Não"!
O lugar de onde venho
era muito bonito
Tem o nome chamado de Infância
Tempo em que a inocência
era vista como excelência
e minha poesia já vinha vestida
de encanto .
Ahhh....
Era paraíso .
Era um amor quase platônico.
O amor entre a Agulha e a Pele.
Havia um esforço mútuo para que elas não se vissem.
Mas esse encontro era inevitável.
Ao se encostarem, a magia, ou feitiço, se realizava.
Vagavam pelo corpo, noite adentro, perdidos em seus anseios, em suas alucinações.
Mas, mais forte que esse amor, era a dor que ele trazia.
Então, num rompante, elas se separavam e juravam nunca mais se encostar.
O único descrente nessa promessa era o Corpo, condenado a presenciar calado o encontro desses eternos amantes.
No meio da escuridão um raio de luz brotou,
Dessa luz surgiu um lindo novo dia,
Colorido com arco-ires e muitas rosas
Brisa doce e suave pairavam naquele lugar
Ali não parecia que era tudo apagado
Sem vida, sem cores, sem alegria,
Aquela que vem de dentro
Que vem do mais intimo,
Dos mais e mais simples seres...
Um quarto no meio da torre,
Um quarto escuro onde abriga uma princesa,
E essa Princesa tentava se libertar,
Mais suas tentativas
Tudo era muito frustante e
Houve momentos que de tão cansada
A Princesa queria desistir e jogar tudo pro ar
Tudo, até mesmo essa queria desistir de sua vida
Porque era muito difícil viver ali trancada
Em um belo dia uma irradiante luz começou a brilhar
A princesinha não sabia da onde vinha tana luz
Foi ai que ela descobriu que esta vinha do alto
Vinha e ficavas ali com ela,
Quanto mais a luz brilhava mais esperança
De Sair dali aumentavas, Foi onde Criou forças
Para Lutar de novo, e dessa vez contra tudo
Foi ai que ela descobriu que fora dali
Tinha um mundo incrível, e tudo ela foi aprendendo
Tudo tinha que reaprender e a descobrir quem
E o que ela realmente veio fazer neste Mundo.
Foi ai que ela descobriu que sua essência
Fazia dela a Mais especial, um ser muito amada
Pra chegar a essa conclusão ela sofreu muito
Quando Trancada naquela torre
Vivendo em seu mundinho
E sobretudo
Sem conhecer nada
e Sem se arriscar...
Os barcos ancorados balançam "ao sabor da ondas"!
O ar exala um cheiro acre que arde as narinas!
É um misto de mangue e maresia....
O suor inunda o corpo, deixa as mãos grudentas;
o sol inclemente queima a pele
e a faz desejar uma mísera sombra.
Ela espera... Espera como mulher de pescador
que olha o horizonte sem saber se seu amado retorna.
E quando vê seu barco aproximando-se da praia,
anseia por saber se a pesca foi abundante,
se o mar e a noite foram generosos
e se ele, como ela, também anseia por tê-la em seu leito,
no aconchego de seus braços, para mais uma tarde de amor.
Cika Parolin
CAMINHOS DE UM POETA
Pelos caos e os escombros
pelas restas, pelas frestas
vai o poeta e seu ombro
movendo poesia reta.
Diz da ganância e fome
recita a falta de pão
mazelas dos homens grandes
e a incoerência do coração.
Das lagrimas dos inocentes
os sonhos dos aprisionados
grilhões de toda essa gente
pela expansão do condado.
As vezes, pétalas de flor
com orvalho da manhã
das tristezas e do amor
e os espinhos do divã.
Antonio Montes
- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
