Carta a um Amigo Detento

Cerca de 97135 frases e pensamentos: Carta a um Amigo Detento

Ler é um ato social. Hoje sou professor e meu ofício é ler. Leio tudo, leio de tudo. Chitãozinho e Xororó dizem: Nascemos para cantar.

Eu digo: Nasci para estudar. Estudo todos os dias. Quando preparo uma aula estou estudando. Quando dou uma aula estou estudando. Quando corrijo uma prova, estou estudando. E o melhor de tudo. Sou pago para isto.

Sou um profissional das letras e posso dizer com muita fundamentação que ler é um ato social. Há poucas semanas recomendei na sala de aula que os alunos lessem a obra de Agatha Christie "O caso dos dez negrinhos". Qual não foi minha surpresa quando uma aluna retornou no dia seguinte e disse. Professor, estou lendo o livro e gostei muito.

Através da leitura interagimos e modificamos a sociedade. É muito importante tentar fazer uma seleção de boas obras. Porém o leitor é quem julgará se o livro é bom ou ruim. Você pode até não gostar de Paulo Coelho mas ele é o escritor brasileiro mais vendido no mundo. Isto significa que muita gente gosta dos livros deles.

"Não indique livro ruim para seu aluno. Pode ser a sua primeira e última leitura."

Antes de oferecer clássicos para o seu aluno, ofereça livros populares que despertem o amor pela leitura. Ler é um exercício. Para nos tornarmos bons leitores precisamos ler sempre. Após adquirir o hábito da leitura, poderemos começar a estabelecer critérios próprios e nos encaminharmos para a leitura dos clássicos.
Prof. Nilo Vieira - 2015

Inserida por professornilo

Aqui sentado, após um dia longo de trabalho tentando descansar me pego a pensar em você meu amor, pensar na falta que seu sorriso faz em meu dia, mesmo quando me diz estar "feia", coisa que nem forçando você consegue, olho e enxergo a personificação da beleza.
Uma beleza a qual não é nada fácil de explicar pois não é comum, não é vulgar, não me lembro de nada parecido em minha vida, só me recordo o dia em que nos beijamos a primeira vez, um dia muito especial...e na manhã seguinte pude despertar com esse lindo adorno do seu rosto.
Sinto saudades, me da um sorriso...

Inserida por nunnes

AMOR CABOCLO. (amigos é um poema meio longo, mas vale a pena ler)
obrigado! o autor.
Márcio Souza.

Quem não se lembra da roça,
Era uma casinha simples, que não era de sapé,
Mas era a felicidade nossa,
Onde vivíamos felizes, eu, os filhinhos e a mulher.

Cravada ao pé da serra, minha casinha modesta,
O sol despedia-se a tarde e os pássaros faziam festa,
Era um palco ao céu aberto, parecia uma orquestra,
Esperando chegar a noite, pra lua fazer seresta.

Quando voltava da roça,
Eu não sentia cansaços,
Minha cabocla sorrindo,
Jogava-se em meus braços,

Era uma Deusa, uma santa,
Que vivia para o lar,
Era a riqueza que eu tinha,
Que só eu e mais ninguém, poderia avaliar.

Uma rosa presa no cabelo e no seu vestido de chita,
Nas festas e finais de semana, saíamos para dançar,
Ela toda deslumbrante e cada vez mais bonita,
Rodava pelos salões, era um anjo a flutuar.

Era o nosso amor de caboclo, meu e de minha cabocla donzela,
Vivido lá no sertão, meu reino e distante rincão,
Das caboclas, sempre a mais bela,
Das mulheres a mais bonita, Rainha do meu sertão!

Tudo era alegria, a vida era sempre feliz,
Com minha morena do lado,numa vida simples tosca,
Mas certo dia o destino, por ironia ou capricho, quis me fazer infeliz,
Deixou-me triste e calado, pois num último suspiro, levou a minha cabocla.

Foi grande o meu desatino, chorei como um menino,
Mas era a sina que eu tinha pra passar naquela hora,
No seu último minuto, ela olhou pra mim sorrindo,
E se despedindo da vida, fechou os olhos e foi embora.

E hoje lá no sertão toda beleza acabou,
Dos cantos, que havia tantos,
Que me enchiam de encantos,
Deles restaram os meus prantos,
Pois minha cabocla os levou.

Lanço os olhos para serra,
Em noites de lua cheia,
Do meu ranchinho de terra,
Vejo que minha cabocla passeia, em seu vestido de chita,
Sempre mais bela e bonita.

Lá do alto me acena, enchendo-me de alegria,
Fico cheio de saudades, mas me encho coragem,
Pois somente a sua imagem.
Hoje é a minha companhia!

Como meu último desejo, é nesse rincão sertanejo,
Que eu quero permanecer,
Na minha casinha simples de chão,
Aqui, neste meu velho sertão,
Onde nasci e quero morrer.
Márcio Souza
(Todos os direitos reservados)
Foto de Márcio Souza.

Inserida por marsouza42

MENTALIDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca tive um mentor. Nem na mais tenra idade, quando somos suscetíveis aos comandos de quem admiramos. Em toda minha vida sempre admirei pessoas, tive meus ícones, mas não fui um fantoche dos caprichos de quem quer ter alguém para incutir seus conceitos, preconceitos e complexos dourados de virtudes.
Mentores dominam, vigiam, fazem aparas intermináveis e decidem a quem podemos admirar; quem pode ser nosso amigo e quem deve ser desafeto. Nosso gosto apurado é aquele que "bate" com os seus, e teremos constantemente que optar entre eles e alguém que os incomode com algum sinal de vida mais inteligente. Isso ocorre porque os mentores sabem que seus soldados podem se tornar livres, ampliar seus horizontes e as relações humanas, ou se debandar para os campos de outros mentores.
Sempre tive amigos. E nunca tive preguiça de ser quem sou sem as escoras dos donos da verdade ou dos pontos de vista. Como nunca fui, jamais me aceitei mentor nem mestre de quem quer que seja. Prefiro ser um amigo. Dar uma dica e deixar à vontade. Apontar um caminho, se solicitado, mas deixar explícito que existem outros, e quem sabe, um melhor. Opinar, sabendo e fazendo saber que a minha opinião é humana, mesmo que técnica; e por isso, passível de falha.
Quem é meu amigo pode ser amigo do meu inimigo. Quem me admira pode admirar a quem deprecio, a quem me faz concorrência e talvez ameace o meu destaque. Se alguém me tem em alta conta, não me aproveito para engaiolá-lo e ter seu canto só para mim, seja por admiração, temor de que um dia me supere, fique livre ou caia nas garras de outro dominador de notoriedades.
Não; não tenho... nunca tive mentor... tenho mente.

Inserida por demetriosena

Feitos um para o outro

Se amar é querer estar juntos, se amar é sentir saudades, se amar for a busca do carinho, de sentir o calor do teu corpo, das batidas compassadas de dois corações em harmonia, dos segredos, das confissões, dos sentimentos em sintonia, então vou morrer te amando... te desejando, te buscando, sonhando... Como poderia não te amar? Se a doçura, o encanto que você me dá todos os dias, se te busco, se me buscas, se encontramos o que precisamos um no outro... Se a carência que existe em mim é a mesma que existe em você... Como não te amar se me buscas? Me acaricia com suas fantasias... Se me sentes perto e se delicia com o som da minha voz... Como não gostar de sentir tudo isso? Se encontro tudo quanto preciso e anseio em você. Até aquele segredinho existente entre mim e você, aquela cumplicidade em tudo o que sonhamos... Somos feitos um para o outro!

Para Adriana Nery

Inserida por DouglasLins

A ansiedade é um veneno que o diabo te dá, para que você não experimente a vontade de Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável. Pois Deus tem sua hora certa, e pra tudo existe um propósito, pode ter ceteza disso!
O coração ansioso quase sempre põe tudo a perder. A ansiedade faz você ter atitudes impensadas, não é mesmo? Acompanhada da ansiedade vem sempre a precipitação e logo em seguida o arrependimento, pois faz você falar o que não devia, dar o telefonema na hora errada, ir quando era pra ficar, enfim ter atitudes que não deveria.
Estar ansioso não muda nada, não muda o tempo, quem o pode antecipar? Ninguém !
Então muita calma nessa alma, respira fundo, domine esse sentimento, pois ele é capaz de destruir aquilo que poderia ser mais uma história linda em sua vida. Calma!

Inserida por Tcheco

Mais um dia se passando a caminho do futuro.
São passos lentos que imponho na caminhada, mais com decisão
Me preocupo com quem esta sem forças para caminhar
Lanço meus olhos para trás vejo um fila sem fim

Peço a Deus que meus pés suportem tantas pedras
Que nunca me falte a fé e nem me deixe iludir com o improvável
É preciso impor mais força na caminhada, vejo a necessidade
Ainda continuo pensado nos que estão no final da fila

Não posso parar, então lanço um grito de incentivo, mesmo inverídico
Andem mais depressa estamos chegando, já posso ver
Uma certa euforia, aumenta-se os passos, a fila anda
Mas em pouco tempo é retomada a morosidade, falta esperança

De passos decisivos e fortes, aperto e seguro as mãos de minha família
Uso de toda força abastecida pela fé, somos fortes não nos falta combustível
Certeza da chegada, é quase provável, sinto a brisa no ar
Vejo claramente agora o inicio da fila, Deus; apenas um puxando todos.

Inserida por nenepolicia

Morte do Amor

Havia um amor, feliz, leve e liberto...
Sentira livre pra voar...
Emergiram-se nas nuvens, estas carregadas de ilusão, mentiras e traição.

O amor nunca mais retornou...
Embrenhou entre trovoadas de ódio e furor.
Decretada a morte foi...
De um amor que se elevou...
Perdeu-se nas alturas da liberdade que ousou.

Inserida por prissy

Dia triste por mais um tempo sempre triste,
lamentações como a dor pode deferir tanto,
sentimento nunca brando, sempre igual tempestade,
fedonho sentimento que paira sobre as lagrimas,
parodias de um diário perdido no tempo,
minhas lagrimas são gotas de sangue perdidas,
nas trevas obscuridades são fruto de tantas tempestades

Inserida por celsonadilo

No sombreado da vida eu me destaco.
Entre as mais antigas lembranças...
Uma medalhinha, um cartão, um sorriso, um aceno mão que vai se nublando pela ação do tempo...
Restos de coisas que ficaram na memória...
Fragmentos de vidas, fragmentos de encontros...
Ficamos impregnados pelo sabor daquela vivência.
Existem pessoas que deixam entrar luz em nossas vidas.
Coração que ama procura encanto nas pessoas que ele esbarra.
Sempre a procurar o brilho do sol no amanhecer.
É a fantasia que insiste em brincar com a gente.
É um novo sentido e razão de viver que chega sem avisar...
Preenche os cantos da alma.
Se torna o ponto de concentração.
Da esperança, alegria e felicidade.
Sentimentos são lançados ao vento.
Olhares são lançados aos horizontes.
É o olhar que se volta para as estrelas.
E depois se perde a procurar em todas as pessoas uma só.
É um pouco de mim que parte.
Um pouco de outrem que fica.
E ao entrar na vivência de alguns indivíduos.
Aprendi o quanto o amor é um sentimento a ser cada vez mais aprendido e compreendido.
Ao ser preenchido pela essência de algumas pessoas.
Aprendi que o amor não pode ser despertado por uma varinha de condão como se fosse um fenômeno encantado.
Que só quem tem o dom de amar possui um dicionário de palavras nobres e inestimáveis impressas no coração.
Que somente o coração que ama sabe entender e escrever de sentimentos extraordinários.
E que de todas as maravilhas que procurei.
Era simplesmente de amor que minha alma precisava...

Inserida por aislanfonseca31

Aprendizado

A Vida é uma coisa louca, mil e um coisinhas todos os dias.

Presta atenção a quem está a teu lado, ele foi previamente escolhido prá que possamos aprender algo.

Essa atitude de dar uma olhadinha melhor equivale a muitas viagens, muitas escolas.

Lembra da sabedoria da vida que te põe em contato com o que realmente importa.

Para de buscar fora, vira pro teu irmão e APRENDE enfim.

Inserida por lunna66

"Um novo dia
Mais que alegria
Tamo ai Senhor
Te agradeço
Por esse dia
O sol clariando na janela
Levanto logo cedo
Escorvo meus dentes
Lá fora o mundo inteiro
Me espera

O que faremos hoje
Ah, ainda não sei!
Mas eu tenho que fazer algo
De muita importância
É ir na rua 93
E lá onde mora
Na casa número 6
A mulher de sobrenome "Reis"
A menina que dá rima
Aos meus poemas
Nas noites frias
Perto de Diadema."

Inserida por AllissonSanttos

Dessa vida nada levaremos, estamos aqui só de passagem. Ela é um presente dado a nós pelo Criador. E tudo que precisamos para gozarmos dessa enorme regalia é darmos sentido a nossa existência.Fazer sempre algo, que nos faça sentirmos realmente vivos! Procurando fazer o gostamos de verdade e nunca por obrigação.
E o sentido da vida também se encontra na prática de fazermos o bem , praticando sempre a bondade e a caridade.Se Assim vivermos alcançaremos a felicidade, que tanto perseguimos e almejamos , é dando valor as pequenas coisas que nos tornamos realmente felizes.Dar valor às coisas, não pelo que elas valem, mas pelo que significam. É amando sem buscar retorno que somos realmente amados. E é sendo amado que se sente o prazer de viver. Não viemos nessa vida para levar e sim para nos doar. E assim vamos descobrindo o verdadeiro sentido da vida: Viver!!!

Inserida por GlauciaSCosta

Poema no Ônibus

Meninadosolhoslindos
Queescondeumuniverso
Masoqueafaztãoespecial?
Ouça,enquantoconfesso.

PresentedeDeus
Umaescolhacerteira
Deondevemesteencanto?
Dizemqueládafronteira

Aadmiraçãoprecedeoamor
Eseusorrisoaminhaalegria
Tudomudaemsuapresença
Eofuscaomeio-dia

Comoopor-do-sol
Palavraslimitamadefinição
Chegoutãoderepente
EganhoumeuCoração

Quemistérioéessequesefez?
Atéparecenovela
Nãoescondosuaidentidade
Yenniéonomedela

Inserida por jaderfernandes

A tristeza é um abismo sem fronteiras...
tento a cada dia agradecer por mais um dia
descobro o momento sou apenas a poeira
que jogada e varrida para um canto qualquer
mesmo tenha tantas virtudes sou...
apenas palavras jogas ao vento...
esquecida nessa minha natureza indomada.
debulho meus sentimentos com destreza
de velho sem passado, sempre divulgando
minha lembranças como tudo como foi...
meu amor eterno para sempre minha memorias.
por celso roberto nadilo

Inserida por celsonadilo

Eu conheci uma menina. Ela põe cor dentro do meu mundo, mas é como um labirinto onde todas as paredes mudam continuamente de lugar. E eu faço tudo que eu posso para acompanhá-la nessa dança sem passos marcados, em que cada um de nós é um nítido reflexo do outro compondo uma desajustada harmonia de almas.
A complexidade de seu sobrenome é pequena diante da beleza de seu sorriso. E não bastasse a beleza, é de uma inteligência, perspicácia, petulância que cativa, que amarra; amarra e cuida, abraça, inclui.
Pra mim, ela é muito mais que um sofá que é um lugar de passagem, de efemeridade e necessidade. Pra mim ela é cama, lugar de descanso, de tranquilidade, de paz, reflexões e amor.
Eu canto pra ela e ela canta pra mim. Ela não é afinada e nem tampouco toca algum instrumento, mas, muito mais que seu cantar é a liberdade que sente de o fazer sabendo que sou todo ouvidos e coração.
Afinal, o mundo dá voltas, e eu hoje, além dos astros, acredito muito nessas voltas.

Inserida por leonardoberaldi

PRA FAZER AMOR

Olha só, mais um dia
E eu nem sabia
Que a gente poderia assim ficar
Eu pra cá e você pra lá
Numa imensa solidão...

Será que isso é amor
Que faz a gente sentir dor
Eu nem aí pro depois
Naquela intensa euforia nós dois
A gente nem sabia
Que poderia se amar...

Olha só o que a vida faz
Com uma paixão que não se desfaz
Só nos faz querer voltar
Novamente se encontrar
Pra fazer amor...

Inserida por acessorialpoeta

UM VIVA A VIDA VIVA!

Será que somos tão apegados ao passado,
Por que dá muito mais trabalho construir o
Presente do que culpar o que está ausente?
Ou seria por que a nostalgia é bem madura e
Mais segura do que o dia que amanhece em
Cima do muro do futuro que não se conhece?
Ou ainda por que não temos noção e dimensão
Do que realmente acontece, de que o presente
É um presente que aparece, e que parece que
Chora quando vai embora a vitalidade e validade
De suas sempre tão poucas, loucas e rotas horas?
Seja o que for, é hora de vivê-lo com amor, então
Não nega e nem joga fora a entrega, te apega, te
Entrega e pega o presente tão único e último que
A vida te dá agora e que em 24 horas vai embora!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

Talvez no último momento em um último olhar.

Quando der para se calar ou gritar.
Quando tiver que ser forte ou fraco.
Quando chegar o momento de ter a gratidão ou mal agradecer.
Quando chegar o último momento de assumir os erros, ou simplesmente pedir desculpas.
Quando no último momento a minha visão se perder...
Desejo que ela se vá...
Deslumbrando-lhe toda a sua beleza pela última vez.
E mesmo que Deus não me permita o tempo de te dizer-te.
Sabereis quando olhar em meus olhos, que apesar de meus erros e anseios, eu sempre te amei.
Apenas olharei nos teus olhos, e apenas espero ouvir no último momento.
_Adeus meu amor.

Inserida por Renato01976

UM DIA...

UM DIA EU DESCOBRI
QUE AS NUVENS NÃO SÃO FEITAS DE ALGODÃO,
QUE O CÉU NÃO É AZUL PORQUE REFLETE O MAR,
É POR CAUSA DO FENÔMENO DE REFRAÇÃO.

UM DIA EU PERCEBI
QUE NAS MELHORES RELAÇÕES SOCIAIS
AJUDA-SE SEM ESPERAR ALGO EM TROCA,
E QUE ISTO NOS TORNA MAIS ÉTICOS
DO QUE UM DIA A GENTE FORA.

UM DIA EU ACREDITEI
NA ETERNIDADE DO AMOR,
MAS NÃO MUITO TEMPO ELE PERDUROU,
NUM DIA QUALQUER A FANTASIA FINDOU
E O TEMPO SE ENCARREGOU DE CURAR A DOR.

UM DIA EU PERCEBI
QUAL É A MINHA VERDADEIRA RIQUEZA,
SÃO MEUS IDEAIS, FAMÍLIA E AMIG@S,
NÃO PRECISO DE STATUS DE REALEZA.

UM DIA EU PERCEBI
QUE NÃO SEREI TOTALMENTE FELIZ
ENQUANTO HOUVER TANTA GENTE SOFRENDO,
MAS TAMBÉM NÃO POSSO VIVER TRISTE,
FELICIDADE É NECESSÁRIA PARA CONTINUAR VIVENDO.

UM DIA EU PERCEBI
QUE MEU CONHECIMENTO SERÁ O MEU LEGADO,
REFLITO E ME EXPRESSO POR MEIO DA ARTE,
NÃO ACUMULO MATÉRIA COM VALOR AGREGADO.

Inserida por DanielBrito41