Ateu

Cerca de 1239 frases e pensamentos: Ateu

⁠Senhor ateu, como você pode ser confiável sem crer em Deus?
Benê

Inserida por BeneditoMorais

⁠[...] o ateu teórico é aquele que diz não crer em Deus. Já o ateu prático diz acreditar em Deus, mas vive como se Ele não existisse. [...] população brasileira declara ter uma orientação cristã. [...] diz acreditar em três marcos comuns a todos os cristãos: 1) existe um Deus; 2) devemos amar uns aos outros; e 3) haverá um juízo final.

No entanto, se isso for verdade, era de esperar que a maioria da população brasileira se pautasse por esses três marcos, o que não é verdade. Não seria esse um indicativo de que somos uma nação de ateus práticos, que pregam uma coisa e vivem outra?

Inserida por dominici01

⁠Duas coisas são inconcebíveis:
Um cristão de
esquerda e um
ateu de direita

Inserida por histemi_teleioo

⁠Há desorientação de quem pratica: um cristão de esquerda e um ateu de direita.

Inserida por histemi_teleioo

FANATISMOS

Demétrio Sena - Magé

Um ateu, agnóstico ou cético fanático (que impõe sua linha de raciocínio ao outro, geralmente aos gritos - porque todo argumento fanático é frágil) não é melhor do que um religioso de qualquer segmento, igualmente fanático. Ambos os lados são falastrões e repressores. Um obriga os seus a não acreditar em nada na direção oposta e o outro a acreditar em tudo na sua "cartilha" ou direção, sem nenhum questionamento; nenhum raciocínio independente acerca do que lhe é apresentado.

Sou o tipo de ateu que não determinou a não existência de Deus. Não acredito no Deus (ou nos deuses) que as religiões me apresentam, mas não arrogo saber nem provar o contrário. Não tenho tese definitiva, corporativa nem isolada. Não transformei meu ateísmo em um segmento e não frequento grupos de ateus. Minha não fé no sobrenatural é de cunho particular e intransferível. Jamais preguei. Conheço ateus que, se conseguissem, entrariam nos ônibus, por exemplo, para pregar aos gritos o ateísmo, com ofensas a quem não é ateu. Exatamente como fazem os evangélicos mais ostentadores, que se impõem com gritos e ofensas a quem não é evangélico.

Questões de fé e não fé não estão assentadas sobre provas absolutas e palpáveis. São baseadas em teses, bem fundamentadas ou não, porém teses, ou na aceitação pessoal plena do que não vê, mas crê. E crê que sente, pautado por escrituras supostamente sagradas com as quais se emociona, mediante pregações ou esplanações especializadas em tocar nas feridas... nos pontos fracos... nas emoções à flor da pele, que fragilizam profundamente a alma. De ambos os lados, não há como rotular alguém de imbecil. Ninguém prova em sã consciência, com a frieza natural de quem domina o saber, que Deus existe ou não.

Quando critico o fanatismo religioso, não é a religião. É o fanatismo. E faço isso nos meus espaços legítimos de fala (meus livros, meus perfis em redes socias, meu blog), para que só leia quem se habilite a entrar nesses espaços. Quem convive comigo no dia a dia familiar, no trabalho e outros ambientes de convivência física não sofre nenhuma crítica minha; nenhuma ofensa ou forma de repressão, retaliação, ironia, indireta... seja o que for. Nesses meios coletivos, domésticos ou não, trato a todos com o respeito que exijo.

Em meu núcleo familiar, existe uma diversidade maravilhosa: Sou ateu, minha esposa é católica, minha filha mais velha pende para o espiritismo, mas, quando criança, foi batizada na igreja católica, por decisão de minha esposa. Na sua adolescência, quis fazer crisma e a levei a todos os processos. Minha filha mais nova, também quando criança, quis frequentar igreja evangélica e, da mesma forma, quem a levava era eu. Sem crise.

Hoje, cada filha segue o que deseja. Ambas não mais frequentam grupos religiosos. Não "se converteram" ao meu ateísmo, mas têm algumas visões parecidas com as minhas, mesmo eu nunca tendo "catequizado" nenhuma delas. Repressão não combina com opinião formada e tranquilidade sobre a visão pessoal de tudo. Imposição no grito é insegurança. Não creio no Natal, mas minha casa é enfeitada na ocasião, por esposa e filhas. Elas são indivíduos. Têm seus direitos individuais.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠Um ateu na igreja

Um analfabeto na biblioteca

Um surdo num show de rock

Inserida por Leonardojjms

⁠⁠Depois que virei ateu, tudo ficou divino.

Inserida por levi_rodrigues

⁠A melhor parte em ser ateu é sentir Deus em tudo que respira; cada passo pode ser o último; cada marca que você deixa atravessa os séculos.

Inserida por levi_rodrigues

Acho improvável quem já teve cálculo renal ser ateu...

⁠Viver como ateu é fácil. Morrer como um, nem tanto.

Inserida por pensador

⁠Do crente ao ateu, ninguém explica cristão que acha que pode merecer a salvação e ir pro céu sendo uma "boa pessoa".

Inserida por pablohamk

⁠Você depende de Deus até para virar ateu...

Inserida por raul_marcos

todo o mendigo é ateu.
eu sou mendigo
não tenho fé, só tenho fome.

Inserida por mariajoaodumas

Nem sempre a falta de religião, faz o ateu. Duro mesmo é se dizer ateu e procurar "Ídolos de baixas virtudes", apenas vivendo a complexidade do caótico, dizendo-se livre por navegar no vazio.

Inserida por elanklever

Deus não existe! Exclama o ateu. Talvez pelo vazio e silêncio da voz do Eterno aos ouvidos teu.

Inserida por Claudiokoda

O ateu tem seus fundamentos na matéria e se apega no concreto e não no abstrato, como os animais e as crianças. E por incrível que pareça a maioria se diz intelectual.

Inserida por TYMonteiro

Ser ateu, é ser crente ao inverso.

Inserida por elanklever

[Como destruir um argumento ateu em poucos minutos de debate.]

Debatendo com um ateu - na verdade, AN-TEU - mistura de ANTA com ATEU ( sem com isso ofender esse incrível animal) -, fiz o mesmo morder sua própria cauda Dizendo em seu post que " a alegação de um AN-TEU vale menos do que NADA". Isto porque em sua publicação, ele dissera que os ateus NEGAM a afirmação ou ALEGAÇÃO dos teístas, de que Deus não existe. Tentou embotar-me chamando-me de "analfabeto funcional", por eu "não" saber distinguir negação de alegação, como se eu não pensasse por certo, em minha declaração de que "a alegação de um "anteu" vale menos do que NADA.
Ficara ele em apuros, porque na verdade quem ALEGA, é quem faz a afirmação PRIMEIRA. Então com isso claramente ele quis dizer, falando que apenas negam o que nós afirmamos, que nós teístas é quem temos de provar Sua Existência, a de Deus, porque ALEGAMOS - isto é: fazemos a afirmação primeira.
Ora, como fazemos a alegação primeira, se para eles o homem nasce AN-TEU? Upps, ATEU?
Para que ALEGÁSSEMOS, teríamos que ter, em nossa origem, nascido TEÍSTAS. Mas, se perguntarmos a um ateu se nascemos teístas, eles nos dirão que não. Que nascemos naturalmente ATEUS. Então começaremos a ter um problema. Visto que, se nossa origem é ATEIA, então os que creem, não podem afirmar ou alegar mas sim negar!
Então, quando perguntado se nascemos teístas, ele disse o que eu sabia e que iria ser o tiro pela culatra - QUE NÃO! NATURALMENTE O HOMEM NASCE ATEU. Logo, temos a primeira evidência de sua contradição, uma vez que, dizendo que o homem nasce ateu, não pode ao mesmo tempo dizer que o ateísmo nega. Mas ele disse que o ateísmo nega. Então ele diz que o ateísmo nega, mas que o homem nasceu primeiro ateu sendo que só pode se alegar, quem faz a afirmação PRIMEIRA!!!
Se o ateu desistir de dizer que o homem nasce ateu, porque não alega mas nega o que os teístas dizem, então deverão admitir que o homem nasce teísta! Se o homem nasce teísta, como é impossível de existir uma Divindade que o fez teísta?
Em minha concepção, o homem, naturalmente, nasceu TEÍSTA. Nisto ele está certo: nós ALEGAMOS. Mas admitir filosoficamente que ALEGAMOS, é dar neles mesmos o tiro pela culatra, porque terão de admitir que nós nascemos teístas. E isto eles não fazem; e não fazem por alegarem que o homem nasceu ateu. Ora, então eles não negam, ALEGAM e quem NEGA a alegação deles somos NÓS!!! Rs


08.08.2018 (Noite)

Inserida por FabioSilvaDN

-Eu sou ateu.

Por conta dessa frase a velha, que o garoto ajudou a carregar as compras, jogou uma pedra nele, o seu pai virou a cara, seus amigos o chamavam de satânico e o mendico, que ele sempre levava comida, o deu um soco na cara e um chute na barriga

Será que Deus quer isso?

Inserida por Thatsu

Um ateu é apenas um homem que acredita no Deus que habita nele.

Inserida por escoffeir

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp