Textos sobre ansiedade que resumem esse sentimento difícil
— Olá velha amiga. Seja bem vinda. Sente-se e fique a vontade, já que conseguiu arrombar a porta.
Digo que é um imenso desprazer sua presença, mas você já faz parte de mim. Costumo te manter afastada pra proteger meu bem estar, porém é inevitável sua volta.
Te rejeito, pois traz consigo meus medos, meus traumas, minha insegurança... Mas vamos, tome um pouco de café, enquanto me lembra de como meu mundo é pequeno e destrutivo.
Conte-me como foi ficar tanto tempo afastada e o quanto lutou pra conseguir me abalar ainda que só um pouco e hoje conseguir forças suficiente pra atropelar meu castelo de areia que construí com tanto cuidado.
Cante para mim suas canções melancólicas enquanto dilareça meu coração e embaraça meus pensamentos.
Não ligue pra minhas lágrimas, nem pras minhas mãos trêmulas e muito menos pra minhas frases incompletas, que falo enquanto sufoco com falta de ar.
Mas seja breve por favor, depois que concluir seu trabalho vá embora.
Não te demores muito. Pois estarei recolhendo meus cacos espalhados por todo o carpete, e pedaço por pedaço tentarei colocá-los de volta no lugar.
E então até eu terminar não retornes, velha amiga.
Não se preocupes, você sabe exatamente onde me encontrar, e se possível se perca pelo caminho e nunca mais volte.
E se um dia eu precisar de você, o que garanto que não vai acontecer, gritarei bem alto: —Volte amiga Ansiedade, sinto sua falta!!!
Me debatendo, desesperadamente, busco chegar a superfície. Evitei mergulhar a fundo em mim mesmo por muito tempo, mas fui sugado, lentamente, até me ver completamente submerso.
Como num lago escuro e vazio, tomado por um silêncio ensurdecedor que me grita de volta de forma incansável, me puxando cada vez mais para baixo. Tirando-me a força e o vigor de tentar novamente.
Então afundo em silêncio enquanto vejo os últimos raios de luz desaparecerem na superfície. A única coisa que penso é que minha cabeça deveria estar acima de toda essa água.
ADUBO DE JARDIM
Um broto apenas irá germinar
E se fortificar
Se tiver o privilegiado atributo da importância
Intuitivamente,
Na esperança de preservar o desejável
Designar esforços a sementes intrusas,
Dão espaço a raízes
Que se ramificam
Sugam o fértil de teu solo
Roubam alimentos das flores
E transformam lindos jardins
Em matas estarrecidas no inexpressivo
Os doces frutos
Das árvores, antes robustas
Agora são pontos podres
Infestados ao chão
Pior do que qualquer incêndio florestal,
São as lentas mortes
Do sufocado desvio de inteligência.
Quantas ervas daninhas te consumiram hoje?
Não gosto de lembrar do passado. Ele se foi! Aprovo que olhemos para o passado como instrumento de aprendizagem. Para evitar os mesmos erros... Não gosto de esperar pelo futuro. Ele não aconteceu! Faça hoje o que tem que ser feito para que aconteça no futuro. Se você ficar em cima toda hora, esperando, falando sobre o assunto, isso só gerará ansiedade. Faça agora e Esqueça que o resultado virá...
Quantas oportunidade eu já não perdi, por não querer prejudicar as pessoas, e a própria pessoa me prejudicou em seguida, sabe o que fiz?
Entreguei a DEUS, pois aonde eu não ganhar com honestidade e fazendo o bem, eu não quero ganhar com desonestidade e maldades
Pois quem com ferro feri, com ferro será ferido.
Problemas todos temos, mas não deixe que um dia mal, ou uma resposta arrogante, penetre seu coração, você é dono de si mesmo, decida ser feliz.
O fundo do poço para um, não é o fundo do poço para todos.
Um rico disse: " eu fui para o fundo do poço, eu cheguei a andar em um carro de duas portas e antigo, eu cheguei a morar em uma casa de dois cômodos, e comia apenas frango como mistura, enquanto recebia um salario misero de dois mil reais, eu cai no fundo do poço" Um mendigo que ao ouvir a conversa disse com um sereno olhar de esperança: Onde fica esse poço, meu sonho é chegar lá.
Se descobrir a verdade, não saia gritando por ai, eles irão dizer que você é louco! Use-a silenciosamente e obtenha de todos os benefícios dela.
Por que....?
Por que eu sou assim?
Eu não sei o quero...e nem por que tô viva ainda, mas ainda estou.
Meu coração já não serve Mais, ele só serve pra deixar esse corpo sujo vivo!
Se soubéssemos a importância do tempo, não ficaríamos preocupados nem inseguros. Deus no controle, tudo está acontecendo no tempo certo.
Quando temos a confiança de orar a Deus pedindo o que precisamos e agradecendo pelas coisas que Ele já fez, nós experimentamos a Sua paz que vai além da nossa compreensão. Essa paz gera em nós mais fé e confiança em Cristo. Desse modo, o nosso coração e mente ficam guardados nEle, e isso nos livra das ansiedades e preocupações.
Ah, se as pessoas soubessem o poder devastador de uma mentira...
O quanto ela fere, machuca, destrói.
Como um exército marchando por cima de um canteiro de flores, ela vem esmagando aquilo que há de mais belo...
Deixando marcas permanentes, perdura com o medo. Aquele medo de confiar novamente.
Levantamos nossos muros e nos tornamos mais cautelosos com aqueles que desejam entrar.
Ah, se as pessoas soubessem o peso de carregar esse fardo de desconfianças...
Em contrapartida a verdade é mui atraente...
Para onde vamos tão apressados?
Será que estamos atrasados?
Para onde estamos indo?
No meio de toda essa pressa...
Me sinto lento...
Meu corpo pesa...
Meus olhos ardem...
Acho que vou cair...
Tudo me parece passageiro...
Tudo me parece tão sujo...
No meio de tudo isso...
Eu me sinto sozinho...
Meu rosto parece tão jovem...
Mas me sinto tão velho...
Por que eu não posso parar?
Eu preciso parar...
Eu não posso parar...
Me sinto sufocado...
Sinto mãos por todo meu corpo...
Elas querem minha alma...
Deve ser a única coisa...
Que eu tenho a perder...
A cada segundo que passa...
Mais meu corpo amadurece...
Eu ainda acredito no amor...
Não o vejo a dias...
Não o sinto a decádas...
Em meio a toda dor...
Eu busco o amor...
Meu único motivo...
Vou caminhando...
Acredito que esse seja o caminho...
Eu não posso cair...
Será esse o caminho?
Dificilmente lidamos bem com o fim, uma luz no túnel é aberta, e em sua direção vem a culpa, o famoso ''caiu a ficha''. Nessa hora, a vontade de ter poderes temporais vem, para assim consertar tudo, logo, após a luz, não há nada, e ficamos perdidos, sem uma direção seguir.
Na perdição, há a saudade, tristeza, arrependimento e raiva. O que resta é tentar sair ou aprender a conviver com esses sentimentos.
Recomece sempre que for preciso.
Se não souber por onde, comece por dentro.
É um caminho que não tem erro.
Como fazer isso?
Se conhecendo, se aceitando, se gostando, se perdoando, se permitindo, se acreditando, se valorizando , se preenchendo e por aí vai.
Ah mas é difícil!!
Difícil é viver uma vida toda infeliz,
se auto sabotando, não se gostando, não se aceitando , se achando menos e incapaz.
Costumamos nos consolar com a ilusão de que ainda haverá tempo suficiente para estarmos com as pessoas que amamos, para cuidarmos da saúde, para termos um pouco de lazer e de descanso. Munidos desta confiança sobre o futuro, vamos deixando sempre para depois tudo o que de fato importa. Assim, a vida vai se esvaziando de sentido, apesar de nunca se esvaziar de ansiedade e sobrecarga.
Enquanto você esperar algo dos seus pais, vai continuar regredido emocionalmente na infância e não vai crescer.
Uma das tarefas psicológicas na vida adulta é dar conta das necessidades emocionais não atendidas lá na infância através da maturidade que desenvolvemos.
Muitas vezes esse processo inclui aceitar pai e mãe da maneira como eles são, compreendendo que fizeram o que podiam e sabiam fazer por nós.
Para muita gente pode parecer difícil, mas dóimenos aceitar do que viver regredido perante algo que não é possível mudar.
Não é o sussurro ao pé do ouvido na calada madrugada
Não é ser naufrago em mar aberto
Não é a besta que te arranca os dentes
Não é a tua doença congênita, ingênua
É o choro desacompanhado do sono
É o afogar no próprio calar
É ser de si, o próprio algoz
É adoecer sozinho e nada poder falar
O tempo passa na garganta como navalha
E vocês, juntos passam também
Quanto mais sozinha fico, mais o peito envelhece
Quanto mais sozinha fico, mais o corpo me aceita ceifar
Não posso reclamar abrigo, porque o abrigo pra mim é inimigo
Não posso me apoiar em nenhum amar, porque não há amor a se cobrar
Não posso respirar, o medo me roubou o ar
Não posso gritar, pois qualquer som o pode acordar
Não sei o que fazer, não tenho onde ficar
Talvez o que me reste agora mesmo seja o pesar
Pela felicidade que nunca vou ter
Pela paz que nunca irei encontrar
