Amor e Odio Sao Iguais
Gestos são como lemes. Um pequeno leme é responsável por manter um grande navio no curso ou desviar-se milhas dele.
carruagem
o vivente na ilusão
vive só nas quimeras
repete a mesma condição
o improviso são esperas
e o trem da vida sem direção...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
2020, janeiro - Cerrado goiano
O livre-arbítrio é uma ilusão. Nossas vontades simplesmente não são de nossa própria autoria. Pensamentos e intenções emergem de causas de fundo que desconhecemos e sobre as quais não exercemos controle consciente.
As crianças são excelentes multiplicadores dos conceitos socioambientais porque carregam ainda consigo o ímpeto por justiça e a ideia de um mundo simples, natural e fraterno que muitos adultos já esqueceram
Desejos não são necessidades, são feitos imprecisos e eivados;
É a demonstração da ganância tentando suprir a fraqueza.
Reaja, edifícios são feitos "ferindo" a terra, penetrando a rocha, quando erguidos as marcas não chamam atenção e o que vemos é um monumento que embeleza a paisagem
Os nossos piores olhares…
Não são olhares de ambição, ou de tristeza;
Os piores, que em nós, transformam tais;
Mas sim, os da inveja; que por pobreza;
Nos tornam, no pior dos animais!
Que pena, após tão grande evoluir;
Esse olhares, a nós dominem tanto;
Que não nos permitam, ver possuir;
Se o tal, não se encontrar; em nosso manto!
Porque tudo o que ponha, a outros, mui bem;
Por ser BEM, que em tais cai, devia ter;
Cá por todos nós bom considerar!...
Pois só, quem esse em outro, bom ver tem;
Feliz com o que tem, sempre irá ser;
Por para o BEM, só ter um bom olhar.
Com carinho;
Acho que as quatro pílulas mágicas são fundamentais. Seriam: dieta saudável, exercício físico, bom sono e rede de relacionamentos. Elas ajudam em várias seções da nossa vida, na felicidade, na longevidade, no combate ao estresse. Quando cuidamos disso, nos aproximamos mais daquilo para o que evoluímos, ou seja, respeitamos mais a nossa natureza.
Raríssimos são os verdadeiramente despertos para dentro da espiritualidade. Repetimos cada ato que já vimos em outras pessoas durante toda uma vida, acrescidos dos nossos conceitos também vistos nos outros. Estar desperto é viver de forma plena toda a atenção que podemos ter sobre qualquer coisa, pois em tudo há um quê de espiritual e tudo de bom ou mau que passamos, conforme nossa defesa, vai nos dar uma energia extra ao que chamamos de karma individual, que pode ser resolvido com o dharma. Não existe sentença por karma, pois quem está desperto sabe que formamos karma a cada ação, pois a definição é exatamente essa: ação. Se for boa, bons augúrios e se for má, existem as atitudes (dharma) que podem - e devem - deixar equilibrada essa conjunção de forças. Sempre há tempo para despertar. Basta querer.
O mundo é pequeno, as pessoas são pequenas, a vida humana é pequena. Há apenas uma grande coisa: o desejo.
