Amizade entre Irmãos
Superando a inveja
Tenha uma mente, tendo compaixão um pelo outro; amor como irmãos. - 1 Pedro 3: 8
Escritura de hoje : 1 Pedro 3: 8-12
Com a língua na bochecha, alguém definiu a felicidade como "uma sensação agradável decorrente da contemplação da miséria do outro".
Poucos de nós concordariam com essa definição, mas receio que todos possamos ver a verdade suficiente para nos fazer recuar. É compreensível querer ser um sucesso como um vizinho. Mas é errado ter uma atitude que diz: "Se não posso, também não quero que mais ninguém o tenha".
Eu tinha cerca de 13 anos quando comecei a perceber que as habilidades atléticas do meu irmão de 10 anos, Len, eram maiores que as minhas. No começo, um tom de ressentimento surgiu dentro de mim, mas não teve a chance de se transformar em um forte sentimento de inveja. Por quê? Porque eu amei Len. Logo comecei a me orgulhar de suas realizações atléticas e senti com ele a alegria da vitória e a agonia da derrota.
Essa experiência me ensinou que amor e inveja não podem coexistir no coração humano. Agora, sempre que a inveja eleva sua cabeça feia, lembro-me de como meu amor por Len o expulsou de mim. Também me lembro da advertência de 1 Pedro 3: 8, “Amor como irmãos”. Isso me permite “me alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram” (Romanos 12:15).
Estar comprometido em amar os outros é o segredo para superar a inveja.
Refletir e orar
Das sementes da inveja no coração,
brotam as ervas daninhas do ódio;
Então, ajude-me, Senhor, a amar aquele a
quem acho difícil de tolerar. -D. De Haan
Uma dose diária de amor semelhante a Cristo curará a doença cardíaca da inveja. Herbert Vander Lugt
Quem é Jabez?
Jabez foi mais honrado que seus irmãos. -
1 Crônicas 4: 9
Escritura de hoje : 1 Crônicas 4: 9-10
As celebrações do Ano Novo Chinês são divertidas para as crianças. Quando parentes e amigos se reúnem, é costume que os adultos entreguem às crianças pequenos envelopes vermelhos contendo somas de dinheiro. As crianças costumam abrir seus pacotes apenas para receber o dinheiro, e seus pais precisam lembrá-los de que o doador é mais importante que o presente.
Da mesma forma, quando estudamos a oração de Jabez em 1 Crônicas 4: 9-10, é importante lembrar que o Doador, o Senhor, é mais importante que o presente. Se nos concentrarmos apenas no pedido de Jabez, pode ser fácil cometer o erro de transformá-lo em uma fórmula para obter o que queremos de Deus.
Não sabemos muito sobre Jabez, exceto que sua mãe deu a ele um nome que soa como a palavra hebraica para "angústia" ou "dor". Também nos dizem que quando ele cresceu, "Jabez era mais honroso que o seu". irmãos. "
O que tornou Jabez "mais honrado"? Com base em sua oração, podemos assumir que ele levou a sério seu relacionamento com Deus. Não havia mágica nas palavras de sua oração. Antes, ele sabia que Deus é o doador de todas as coisas. Jabez foi honrado, creio, porque ele honrou o Senhor.
Nossa oração hoje deve ser imitar o caráter de Jabez, que viveu para agradar a Deus.
Refletir e orar
Não podemos presumir saber o que é melhor
Quando começamos a orar;
Portanto, devemos perguntar: "O que honra a Deus?"
E busque Sua vontade e caminho. —Sper
O propósito da oração não é conseguir o que queremos, mas tornar-se o que Deus quer. Albert Lee
Inveja: como reagir?
“Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele” (Gn 37:5).
José contou seu sonho para as pessoas erradas. Mas quem sonda o coração de Deus?! Por isso, é preciso saber que quem está com Deus, Deus está em tudo.
Apesar da nossa imprudência, Deus cuida de nós, e garante o melhor para os seus escolhidos. Só Deus sabe aproveitar as circunstâncias para o alcance dos seus propósitos. Ninguém mais tem essa sabedoria. Ninguém! Como transformar o mal em bem sem machucar ninguém?!
Contar um sonho para todo mundo, contar aos outros algo bom que é certo de acontecer, leva a pessoa a ser odiada por muitos. Porém, nenhum ódio humano tem poder para destruir o amor de Deus por seus escolhidos. E o amor de Deus destrói qualquer forma de mal, transformando tudo num bem maior e inimaginável.
Não se deve contar nada para aqueles que já demonstraram algum comportamento estranho para consigo — aquelas reações que causam desconforto seguido de insegurança em uma conversa, no contato etc. Tua própria família e também na igreja há pessoas invejosas. Não se engane!
Saul invejou David e os irmãos de José o invejaram. José não se vingou de seus irmãos, assim como David não se vingou de Saul, quando, na verdade, se os dois quisessem, poderiam e tinham condições plenas para efetuar vingança, mas pagaram mal com bem. Por isso mesmo, ambos foram tremendamente galardoados por Deus.

''Cada um de nós temos o nosso céu onde brilham estrelas que miramos, e que podem ser: pais, irmãos, filhos, amigos..., importantes como as outras que não são miradas porque a plena luminosidade deste céu acontece com toda constelação''.
As lembranças marcantes das histórias de vida, vividas com irmãos na fé, impulsiona na caminhada árdua.
Cristãos que acertaram suas diferenças e contendas contra seus irmãos, estão aptos para orar, ler e pregar nos púlpitos a Palavra de Deus, graças ao Seu perdão.
Cristãos sábios, justos e fiéis evitam julgamentos, acusações e malediências entre irmãos, apenas consultando e praticando primeiro os princípios morais e espirituais da fraternidade cristã.
Amados irmãos busque mais de Deus.
Eles podem acabar com nossos cultos,
Podem tirar nossas bíblias, mas a intimidade com Deus e um relacionamento verdadeiro com o Espírito Santo não podem ser aniquilados.
Às vezes ficamos muito esgotados espiritualmente, quando ouvimos queixas intermináveis de irmãos da fé, quando eles não recorrem primeiro às soluções divinas na Bíbliam para a edificação do corpo de Cristo, a igreja.
Sobre fraternidade e ter a consciência de que devemos doar um pouco, aos nossos irmaos menos privilegiados, o que já recebemos do Criador, ao longo da vida abundantemente, sob diversas oportunidades.
Vamos dar-nos como Primos* e IRMÃOS**…
Por tais tal sermos, nesta Terra Linda;
Vamos tentar UNIR-NOS, como tais;
Porque outro viver cá, não temos mais;
Mesmo que uma outra VIDA, haja em nós, inda!
Vamos, pois, dar-nos, todos como uns tais;
Como os Profectas, nos aconselharam;
Quando em Seu Viver, nesta mesma, Andaram;
Pra que em tal, reforcemos: nosso UM, mais.
Que bom será se um dia nos UNIRMOS;
Como quando o fazemos, pra salvarmos;
Por cá seja a quem for, por LINDO ser!...
Tal ver, nesse tão só de nós SABER;
Havido, e decidido por gostarmos;
De em nós, BONITA UNIÃO; conseguirmos.
*Primos: por parte da de nós mãe Natureza/Terra
**IRMÃOS: por parte Do de “tudo”Criador.
Com um indescritível prazer, por Humano, ser;
não seja um seguidor seja você mesmo ame seus irmãos e irmãs, ganhe dinheiro e se cuide.
Você não está sozinho, mesmo que você sinta que está entende?
E isso é difícil, você não pode se sentir melhor, mas você tem que ter força pra para tentar...
Olhar o lado positivo.
Dizem que os irmãos são como os dedos das mãos. Sendo assim, é necessário que saibamos: quando uma mão trabalha, todos os dedos trabalham juntos.
Tenho para mim a "maturidade" e o "reconhecimento", como irmãos gêmeos que na adolescência não se entendem muito bem, mas na fase adulta não se separam, "onde estiver a maturidade ali também estará o reconhecimento".
