Amigos Antigos
Falar e fazer
A sabedoria que vem de cima é. . . sem hipocrisia. - Tiago 3:17
Nos antigos dramas gregos, uma pessoa atrás de uma cortina falava as linhas enquanto o artista no palco representava o papel. Podemos nos referir ao orador nos bastidores como alguém que não “praticou o que ele pregou”.
Essa pessoa atrás da cortina me lembra de um problema que nós, como cristãos, experimentamos hoje. Muitos de nós são hábeis em soar religiosos, mas não colocamos nossas palavras em prática. Isso é hipocrisia.
Quando há uma discrepância entre o que dizemos e o que fazemos, criamos confusão na mente de nossa “audiência”. É por isso que muitos descrentes não levam a mensagem do evangelho a sério.
Um cristão que faz o maior impacto em um mundo assistindo, e que promove a causa de Cristo, é aquele cujas ações se harmonizam com seu discurso. Quando Tiago falou da “sabedoria que vem do alto”, ele a descreveu como “pura, depois pacífica, gentil, disposta a ceder, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (3:17).
Nosso papel como cristãos é muito diferente dos antigos atores gregos. Eles tinham oradores que não faziam e que não falavam. Nós devemos ser pessoas que falam e fazem a verdade!
Você está escrevendo um “evangelho”, um capítulo a cada dia,
pelas ações que você faz, pelas palavras que você diz;
Os homens lêem o que você escreve, seja infiel ou verdadeiro -
Diga: o que é o “evangelho” de acordo com você? - Gilbert
Quando ações e palavras concordam, a mensagem é alta e clara. Richard DeHaan
Onde o bom caminho é
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom e entre nele; então você encontrará descanso para suas almas. - Jeremias 6:16
Nós que acreditamos que Deus tem padrões morais absolutos são vistos por alguns segmentos da sociedade como simplórios intolerantes. Somos advertidos a não expressar nossa desaprovação sobre certos comportamentos imorais.
O comentarista de televisão Andy Rooney uma vez anunciou sua repulsa à conduta sexual perversa, cada vez mais evidente em nossa cultura. Mas a pressão de grupos de interesses especiais que promovem estilos de vida imorais o coagiram a pedir desculpas.
Nossas circunstâncias são incrivelmente similares àquelas que Jeremias enfrentou há 2.600 anos. As pessoas não tinham vergonha. Nenhuma perversão os fez corar. Até mesmo os líderes religiosos fizeram parte dessa situação deplorável!
Jeremias, no entanto, proclamou a ira de Deus e advertiu sobre o julgamento divino iminente. O profeta implorou por um retorno aos “velhos caminhos, onde o caminho é bom” (v.16), os caminhos da renúncia ao pecado e a obediência a Deus.
Jesus nos mostrou o bom caminho quando convidou todos os que “trabalham e estão sobrecarregados” para vir a Ele (Mt 11:28). E Ele nos deu a certeza de que Seu “jugo é suave” e “Seu fardo é leve” (v.30).
Senhor, obrigado por nos mostrar o caminho que traz felicidade real. Ajude-nos a andar no bom caminho.
Para frente e para cima seu plano de curso hoje,
Buscando novas alturas enquanto você segue o caminho de Jesus;
Não dê atenção às falhas do passado, mas busque o prêmio,
Apontando para os objetivos adequados aos Seus santos olhos. —Brandt
Você não pode ficar torto enquanto permanecer no caminho reto e estreito.
Herbert Vander Lugt
Os caminhos antigos
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom, e entre nele. - Jeremias 6:16
Eu raramente anseio por “os bons e velhos tempos”. A qualidade dos carros de hoje, por exemplo, excede em muito a do meu primeiro, um modelo de 1935 com apenas um aquecedor de coletor e uma curta vida útil. Quando alguém diz: "Eles não os fazem como costumavam fazer", respondo: "Estou feliz que não".
Eu faço muito tempo, no entanto, para um retorno aos "velhos caminhos, onde o caminho é bom" (Jr 6:16). Houve um tempo em que as crianças da escola aprenderam gentileza, pureza, lealdade, obediência à autoridade e reverência a Deus. Naquela época, os artigos de jornais e revistas refletiam a crença de que somos seres morais que devem exercer autocontrole e buscar o bem dos outros.
Hoje, essa idéia foi largamente descartada e substituída pelo conceito de que só podemos ser felizes quando temos liberdade para cumprir todos os nossos desejos egoístas. Rejeitar os caminhos antigos não é novo. Nos dias de Jeremias, as pessoas não se envergonhavam de seus pecados (v.15). E quando o profeta implorou para que retornassem ao “bom caminho”, eles responderam: “Não andaremos nele” (v.16).
Não precisamos nos desanimar, no entanto. Deus ainda está no controle. Podemos mostrar o caminho amando as pessoas e orando por elas. A história registra muitos reavivamentos quando multidões retornavam aos antigos caminhos. Isso pode acontecer de novo!
Envie um reavivamento, ó Cristo, meu Senhor,
deixe que sobrevoe a terra e o mar;
Envie-o de acordo com a Tua querida Palavra,
E comece em mim. - McKinney
Nosso propósito na terra não é se acostumar ao escuro, mas andar na luz. Herbert Vander Lugt
queria saber pq os problemas antigos deixaram de ser os mesmos,pq eu deixei de creditar meus erros e desculpas,ou de culpalos por tudo,na real queria saber quando foi q eu me tornei na raiz de todo esse caos.....pq me prejudico tanto,pq me humilho tanto,estou tão cansado,estou tao errado,estou tanto......seria tao mais facil sumir,mas essa maldita raiz insiste em me prender no chao,me prender a vcs,me prender a vida,se pensamentos fossem escutados muitos viriam em forma de grito,outros de clamor e odio,ou puramente tristeza....se sabes o pq de tudo por me explique pois nao entendo nd,me amas e me odeias,entao me afaste,por favor me afaste,oh vida,me jogue longe,me atire distante de sua existencia.se pudesse parar o tempo,nesse exato momento ele estaria parado,minha pulsacao estaria parada,o mundo estaria parado,pois assim nao sentiria nd eu sei,oh vida isso noa e uma despedida,e apenas um pedido,apenas pq??.....
Poemas
Vejo poemas, os poemas antigos
Grandes relíquias deixadas
Por todos os poetas que já escreveram
Vejo poemas, poemas novos
Grandes vozes gritando
Para que um dia possam ser escutadas
Vejo o reconhecimento chegando a alguns poucos
Vejo o esforço que fazem para escrever
Para que mais pessoas possam ver poemas
Vejo que no passado tudo era diferente
Eram escritos livros para falar de poesia
Junto as músicas, os instrumentos com toda a harmonia
Vejo que hoje os poemas estão em redes
As quais são acessadas com apenas um clique
Tem muitos a quem publique
Uma nova forma, totalmente contemporânea
Vejo alguns em anonimato outros com seus nomes
Mas deixam sua mensagem
Composta em palavras, com rimas, versos e estrofes
De uma maneira única, que um poeta escreve
Vejo que ainda existem poemas
Vejo que poetas ainda sofrem e pensam no amor
Vejo que, enfim, a poesia não se acabou
O elo que nos uni a antigos paradigmas é um terrível um obstáculo que precisa ser Quebrado para que seja possível o desenvolvimento de um novo modo de pensar, agir e sentir.
E eu, mesmo buscando a sabedoria dos sábios mais antigos, ainda me sinto um bobo quando sinto que gosto de alguém, o que me conforta é saber que gostar não é pecado, e o amor acontece quando os dois se comunicam com a alma.
Assim como os antigos discos de vinil, é a vida
Cheia de riscos.
Mas cabe a você trocar a canção ou continuar a ouvi-la.
Alguns povos antigos acreditavam que em cada árvore morava um anjo, por isso tratavam delas com devoção e carinho. Hoje os anjos estão cada vez mais raros e as árvores estão sumindo.
Segundo Pedro Pomponazzi, os antigos filósofos fizeram bem em colocar o homem entre as coisas eternas e as temporais, pois ele não é nem eterno nem puramente temporal. O homem participa das duas naturezas e está metade numa e metade noutra, assim sendo ele pode viver na natureza que desejar. Alguns homens parecem dominar o seu lado vegetativo e sensitivo e tendem a se tornar quase totalmente racionais. Outros mergulham nos sentidos e parecem animais. Outros ainda assumem o verdadeiro sentido da palavra homem e vivem segundo a virtude, sem entregar-se totalmente ao intelecto nem aos prazeres do corpo.
(da filosofia de Pedro Pomponazzi)
Vivemos perdidos entre novas ideias e antigos argumentos. Enquanto isso perpetua-se a opressão e emergem novos opressores. A caça está tornando-se caçador porque não recicla sua fala e sua ação já não condiz com a realidade
Faz um tempo
Que me tornei quem sou
Perdi alguns princípios
E desfiz conceitos antigos
Coloquei um sorriso no rosto
Mesmo sabendo que ele se vai
Junto com toda a boa vibe
E então me descubro
Na minha pior versão
Onde está quebrado
O meu coração
E aonde já disse não
Para todas as mudanças que pensei
Pois sei que falharei
Não conseguirei melhorar
Porque a minha tendência
É essa, sempre piorar
Vejo saudades
Vejo saudades nos antigos
Seus olhos lacrimejam sem parar
Ah, que saudade da terra batida.
Dos campos molhados, cheirando melhor...
Vejo saudades nos antigos
Não conseguem cada sentimento expressar
Pensam, mesmo que mortos, voltarem as suas terras.
Querem descansar desse mundo muito pior...
Vejo saudades nos antigos
Dos tempos que brincavam sem parar
Nas conversas com os vizinhos na taberna
Onde a maldade não pairava, lugar sem dor...
Vejo saudades nos antigos
Desejos de reviverem tudo de novo, mas lá.
As lembranças os levam a lugares impossíveis de voltar
Contudo, deixa marcas tristes no rosto a chorar...
Dois em um
O momento ideal para se casar,
seria como os antigos disseram?
Mas os jovens tem que acreditar
E não buscar o que não contaram.
O momento não é de falar sacanagem
E sim, buscar uma relação saudável.
Acreditar na fórmula dois em um,
Agindo com o seu par de forma amável.
Cada um é a metade de uma laranja,
Chinelo velho para um pé descalço,
Alma gêmeas que se encontram nas ruas.
Mas a vida tem suas controvérsias,
O mundo banaliza tudo o que é mal,
E desmoraliza a família em conversas.
"Já diziam os antigos: 'A espada gasta a bainha'; acrescento mais, sendo que em algumas vezes, mas não tão raras, a bainha que estraga a espada."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
