Agradecimento á Escola

Cerca de 93160 agradecimento á Escola

⁠A Prudência na Expressão do Pensamento

A questão não reside meramente na liberdade de expressão, mas antes na prudência de censurar, dentro de nós, aquilo que pensamos, para que não comprometa a solidez da nossa formação enquanto seres racionais. A palavra, quando irrefletida, pode tornar-se um instrumento de destruição ou contradição, fragilizando aquilo que buscamos edificar em nós próprios.

É certo que não somos perfeitos, mas a imperfeição não nos exime da responsabilidade de evitar o erro. Pensar antes de falar é um ato de consciência e de respeito pela própria razão. Refletir sobre o que habita no íntimo da nossa mente permite-nos discernir entre o que deve ser dito e o que, por prudência, deve permanecer em silêncio.

A lógica das nossas palavras não se sustenta apenas na sua construção gramatical, mas na coerência entre o pensamento e a razão que o orienta. Só há verdadeiro sentido naquilo que dizemos se, antes, tivermos pensado com clareza e profundidade.

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2025
Pelas 1h41 da madrugada

Inserida por Miguel87

⁠A ideia de uma sociedade pacífica, inclusiva e justa não agrada a todos. Há quem se alimente da desumanidade e do sofrimento alheio. Por isso, em um mundo cada vez mais sombrio, fazer o bem tornou-se um ato de resistência.

Inserida por fabio_oscar


Sonhei com um amor verdadeiro,
Com alguém que me amasse sem medo.
Encontrei-a, e meu coração cantou,
Mas o destino teve outros planos.
Discussões e críticas, um peso pesado,
A pressão psicológica, um fardo carregado.
O amor que havia, esfriou e se foi,
Deixando-me com uma dor que não sei como curar.
Mas mesmo na dor, há uma paz que se encontra,
Uma paz que vem de saber que não estou mais preso.
Preso a um amor que não era mais verdadeiro,
Preso a uma relação que me fazia sofrer.
Deus sabe de todas as coisas, e eu sei,
Que Ele tem um propósito para mim, um futuro a ser revelado.
E mesmo que a dor seja grande, eu sei,
Que vou superá-la, e encontrar um amor verdadeiro.

Inserida por KlintonnBotelho

Quando me perguntam qual a lâmina mais afiada do mundo, respondo sem hesitar: ⁠A saudade.
Aquela que de tão afiada faz um corte pequeno que por vezes é imperceptível, mas que quando se faz perceber causa uma dor tão intensa que fere a alma.

Inserida por marcosarl

⁠A felicidade nasce de cada atitude, buscando viver os princípios do amor de maneira incondicional e imparcial, transformando-os na forma mais pura do perdão.

Inserida por leonardomenin

⁠A dor é a extrapolação do prazer.

⁠A mendicância me oprime a ser mais tola.

⁠A galinha me encara tão séria.
De cabeça baixa: a frigideira.
O seu filho ela não o verá ciscar.

⁠A natureza é um eterno consumir-se
em renovações constantes:
Big Bang. Big Crunch.

⁠A sua sabedoria é a medida da minha tolice.

⁠A POESIA

Os versos de uma poesia
Traz sonhos e realidade
Passeia pelo desconhecido
Colhe apenas a felicidade.

A poesia penetra no universo
Faz viagens pela magia
Na composição de um verso
Ele transmite alegria.

A poesia é um raio de Sol
Invadindo o quarto
Com aromas de girassol.

É a escrita que afaga
Envolve o silêncio
Nunca se apaga.

Autoria Irá Rodrigues.

Inserida por Irarodrigues

⁠A LONGA ESTRADA DO TEMPO

Nessa insegura caminhada
O tempo vem sendo transformado
Ah! Que saudade que tenho
Daquele tempo do passado.

Os responsáveis não querem nada
São verdadeiros alienados
Um querendo engolir o outro
E os tempos mudados.

As horas seguem inquietas
Problemas ignorados
Nessa longa estrada do tempo
Os medos são costurados.

Vai o tempo pelo vento
Só não leva a saudade
Rever tudo de novo
O tempo tem validade.

Autoria Irá Rodrigues.

Inserida por Irarodrigues

⁠A união de uma família se revela não apenas nos momentos de festa, mas, sobretudo, no apoio mútuo nos desafios da vida.
Estar junto é importante, mas estar presente é fundamental. Uma família unida sabe a diferença e se faz presente, especialmente quando a vida aperta.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!

Inserida por ROSINEI48

⁠A maior tragédia do homem é viver sua vida, sem descobrir seu próprio propósito!

Inserida por JRodrigues24

⁠"A verdade é o limite da diplomacia. Noutras palavras, o convívio social, embora às vezes nos obrigue a certa tolerância com relação a opiniões ou atitudes que julgamos equivocadas noutras pessoas, não pode ser regido por vernizes ou etiquetas que esmaguem o caráter. Às vezes é necessário lascar um osso para manter a integridade, não engolir a seco coisas ou situações que tangenciem a perda dos valores que nos são mais caros. Ou isso ou a mentira acomodatícia, a qual induz as pessoas à demagogia; e, desta, vai-se a precipícios de onde é quase impossível sair.

Conviver com a diferença não é anular-se. É agir com certa sabedoria prática, ter traquejo para boa parte das situações cotidianas, entender que a maior cortesia que podemos fazer a alguém é sermos verazes, muito mais que políticos. Mas é também perceber que, em boa parte das vezes, é possível conviver com o diferente sem sentir-se agredido, constrangido, maculado, aborrecido. Quando a diferença porém representa um abismo o afastamento torna-se a melhor profilaxia moral".

Inserida por CarlaGP

⁠A vida nos transformou em estranhos que se conhecem profundamente. Eu não faço parte do seu dia, não ilumino suas manhãs nem aqueço suas noites solitárias. Somos apenas uma lembrança perfeita, uma possibilidade que nunca encontrou seu destino. Talvez sejamos isso: um amor eterno, mas condenado a existir apenas na saudade.

Inserida por italo0140

⁠A mentira mais contada é estou bem, mesmo sendo uma mentira é a mais reconfortante.

Inserida por rafael_jeronimo

⁠A sabedoria é mais preciosa do que todas as joias, porem nás mãos erradas tornam-se a arma mais forte.

Inserida por rafael_jeronimo

⁠A Coragem de Continuar

Na dança da vida, cada passo é uma tentativa,
Um salto no escuro, um voo sem asas.
Acertamos ou erramos, mas sempre estamos em movimento,
E é nessa jornada que encontramos nossa verdadeira essência.

"A consequência do que vier, é apenas um sussurro do destino,
Um convite para seguir em frente, sem medo ou arrependimento.
Possamos aprender com os erros e crescer com as vitórias,
E sempre lembrar que a vida é um rio que flui, sem começo ou fim.

Não há certezas, apenas possibilidades,
E é nossa escolha como vamos enfrentar cada desafio.
Vamos seguir em frente, com coragem e esperança,
E transformar cada erro em uma oportunidade de crescimento

Inserida por caio_vinicius_3

⁠A morte é algo necessário para a praga humana não destruir o planeta, sem ela, o mundo seria um caos.

Inserida por yamaooo