Voz
Cuidar de quem não tem voz é o grito mais alto de amor
Há silêncios que gritam. Estão nos olhos de um animal abandonado, no corpo frágil de uma criança esquecida, no idoso calado em um canto da casa, na natureza sufocada pelo descuido humano. Nem todos podem dizer o que sentem, mas todos sentem. E é nesse sentir silencioso que nasce a urgência do cuidado.
Cuidar de quem não tem voz não é um gesto comum — é um ato de grandeza. É enxergar além do que se ouve, é compreender dores que não se explicam com palavras, é oferecer presença onde falta amparo. Quem cuida sem esperar aplausos, quem acolhe sem exigir retribuição, quem protege sem precisar ouvir um “obrigado”, está vivendo a mais pura expressão do amor.
Esse tipo de amor não faz alarde, mas tem o grito mais alto. Grita na ação silenciosa que alimenta, acolhe, limpa feridas, devolve dignidade. É o amor que ergue lares para bichos de rua, que dá colo a quem nunca teve, que planta árvores para o amanhã de quem nem nasceu.
No mundo de hoje, onde as palavras são muitas e os gestos, por vezes, escassos, cuidar de quem não pode falar é um manifesto de humanidade. É a prova de que ainda há esperança, de que ainda há gente que ouve com o coração.
Porque o verdadeiro amor não precisa ser ouvido, ele precisa ser sentido. E quem ama de verdade, ouve o silêncio como um clamor... e responde com ação.
BESTEIRA
Espie só que moral
O tamanho desta besteira
Nas poemas que escrevo
Ouço a voz de Manuel Bandeira.
Ele chega de mansinho
Na lassidão de uma vida esquisita
No fervor deste caminho:
O pavor de receber, e o prazer de ser visita.
Em verso efêmero e triste
Apaixonadamente lhe revela
Não ter medo da morte
Ter medo do fogo da vela.
A solidão é seu amor
A morte o seu segredo
Na morte sentir dor
Na hora sentir medo.
Dos costumes que bem sei
A homogeneidade d'almas existe
Nos manifestos colossais
Cousas letais é comum
A única fila que presta
É aquela composta por um.
041009
Tributo a Manuel Bandeira
Organize seu espaço, libere sua voz, dance até sentir o coração pulsar, liberte-se do que não usa mais. Faça suas preces, busque proteção e abandone a postura de sempre agradar em busca de reconhecimento. Priorize a autenticidade e a firmeza. Melhor ser respeitada do que apenas elogiada. Saboreie um café intenso, permita-se sentir e liberar as emoções acumuladas, e então dê um novo passo. Não é sobre perfeição, mas sobre se reerguer com honestidade consigo mesma.
Surpeendido por uma luz recorrente para além da luz do dia e da voz dos olhos fascinava-se, mas logo a luz desvanecia-se no nada e a voz apagava-se não tendo palavras para mantê-la no pensar — porque então não guardar essa luz em uma chama acendendo palavras para conservá-la ao alcance da imaginação alimentada em um poema; podendo ler sempre a alegria da chama no coração fascinando-se com a profundidade da luz que conquista a chama acesa... atritando pensar e paixão o homem faz poesia.
Saiba que a finitude não silenciará sua voz, porque tudo o que construístes em vida ainda permanece aqui.
"Cale hoje , poupe a sua voz , entenda a tua dor , desenvolve os seus esforços , eles serão a maior prova do seu sucesso, o grito de vitória será maior "
Sob o manto ruivo, brilha a aurora,
Teus olhos claros, poesia que enamora,
Voz delicada, como uma canção que chora,
Em tua jornada, marcas contam uma história.
No teu coração, enigmas a decifrar,
Anseio conhecer, contigo desbravar,
Os caminhos que a vida fez moldar,
Tua essência, teu ser, quero conquistar.
Cada marca revela tua força a reluzir,
Cada desafio, tua resiliência a persistir,
Mulher de fibra, és quem me faz partir,
Em busca de tua paixão, quero existir.
Carta Poética do Pai
Sussurros no silêncio da alma cansada,
Uma voz suave, na noite, foi despertada.
"Diferenças são traços, não há erro em ser quem és,
Minha obra favorita és tu, como jamais serás."
Não corras, oh, alma, atrás de sombras vazias,
Pois em tuas cores, reside a poesia.
Teu ser é uma tela, um quadro sem igual,
A beleza está em ti, és uma pérola real.
A vida é uma jornada, aventuras a seguir,
Mas tua saúde, querido(a), é o que há de porvir.
Cuida de ti mesmo(a), para a estrada percorrer,
Comigo, tua vida, juntos, iremos tecer.
Prometo-te horizontes, prometo-te o céu,
Em tuas diferenças, o verdadeiro papel.
Então, aceita quem és, és perfeito(a) assim,
Minha criação única, um ser sem fim.
Nossos dias à frente são um convite a sonhar,
Em tuas cores, teus traços, haverá o brilho a brilhar.
Aceita-te, ama-te, e verás com clareza,
Que a vida é bela, na diversidade, na pureza.
Antes de gritar, verifique se sua voz ecoa a verdade que prega, pois a hipocrisia ecoa mais alto naqueles que não vivem conforme seus próprios gritos!
Respeite o momento : Respire, ruja se necessário isso faz você ouvir a própria voz,caminhe , corra... assim domina a fera dentro de si mesmo, respeitando também o mundo a sua volta.
Não alimentar o ego do mal e nem dar voz à ele é o caminho para a diluição e extinção dele, muitas das vezes o mal cresce pela falta do silêncio inteligente.
Fale sobre tudo, evite apenas falar sobre aquilo que serve de imã para o conflito,
mas não pare de falar, apenas selecione o quê vai falar, porque ninguém precisa ter opinião sobre tudo.
Se for reclamar opte por aquilo que é funcional para a sua vida sem perder o mel nas palavras e a gentileza. Uma reclamação em forma de pedido cordial pode te oferecer ótimos resultados.
tenho felicidade todas vez que te vejo, fico alegre quando ouço sua voz, meu dia brilha quando vejo seu sorriso, sofro quando não te vejo.
Dificil esquecer quando o cheiro não sai da mente, a voz não sai da cabeça e a vontade alimenta o coração.
MÃE DE TODAS AS HORAS
Ela ouvi a nossa voz,
E nos livra das mãos do algoz.
Ela nos escuta amorosamente
E sabe do sentimento da nossa mente.
Nos momentos de escuridão,
Ela nos reconhece corporalmente.
Mãe, é guerreira, forte e valente,
Tem dentro de si um imenso coração,
Para defender o filho na hora da aflição.
Quando a voz do povo se calar, certamente em algum lugar do mundo, terá políticos inescrupulosos comemorando.
"No silêncio pensei em
algo, quando escutei sua
meiga voz, o silêncio se
encerrou e minha harmonia iniciou"...
A voz do povo é a voz
de Deus e essa frase
quem escreveu não fui eu.
mais quem disse estava certo.
O povo calado não tem voz, e povo
sem voz esta batendo palma para o diabo...
Quando chegará o momento em
que tudo conspira e da errado na sua vida
ousa sua voz interior, um sentimento
puro sempre estará do nosso lado...
