Votos de Aniversário
O que está por trás da confraternização? Saudações!
São votos de bem-estar para quem está presente.
Ser um com toda a gente, acreditar e ter uma mente empática e sorridente.
Abrir as asas e entender que é possível voar, partir e voltar.
Sonhar e despertar dos infortúnios do cálice da amargura, seja da cevada ou da uva fermentada.
Tudo que contém fermento é impuro; o corpo fermentado está amaldiçoado, açoitado, desgastado, e também a mente turva busca abraços de hombridade desmedida. Sem culpa, cai no abismo, no absinto do catecismo.
A pobreza toma conta da penhora, e a penumbra da visão diante da vida torna-se consistente e sólida. A experiência de viver no mundo é isso: ele oferece tanto. Por trás de uma confraternização e uma saudação, há cuidado. Estar atento e vigilante é o primeiro passo para dizer: "Não quero essa prisão."
No entanto, há muitas prisões. Estamos presos a esta ou àquela, mas vamos nos libertando. Que haja força e coragem para enfrentar e superar as causas perdidas e gratidão pelas causas vencidas.
MEUS VOTOS PARA O ANO NOVO:
Que comecemos 2020 colocando em nosso dia a dia profissional uma maior dose de sendo de justiça.
Que o pão seja dividido, pelo menos, em justas fatias se não igualitáriamente.
Que haja mais igualdade social e respeito às diversidades...
Que os "indivíduos" saborem um drink de consciência de classe, para assim, imperar a tão almejada igualdade pelos "sujeitos" de bom senso.
E que a hipocrisia do réveillon não dissemine sua metástase no ano vindouro
É mesmo muito fácil se conquistar votos nesse País. Arroz, e às vezes, feijão, para se garantir as eleições, e caviar, para se garantir as votações na Câmara e no Senado. No fundo, ambos os "mortos de fome" são todos iguais: só pensam no próprio "estômago", de avestruz.
Urnas funerárias não rendem votos, por isso os cemitérios, em geral, seguem abandonados pelo poder público.
Benê Morais
81
Deus é bom, mas não te percas
Em votos ineficazes.
A Terra escuta o que dizes,
O Céu contempla o que fazes.
Augusto de Oliveira
Ateu – enfermo que sonha
Na ilusão em que persiste,
Um filho que tem vergonha
De dizer que o pai existe.
Alberto Ferreira
98
Como Espírito, eu estudo
A minha morte passada,
Se por fora mudou tudo,
Por dentro não mudei nada.
Batista Cepelos
Aqui, No Brasil, Plantando Tudo Dá
Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam votos de protesto e nasce mais um político "palhaço",
sorrindo para o povo enquanto apunhala suas costas.
Plantam falta de educação, e meu povo morre de fome:
fome de pão, mas também de sonhos e de esperança.
Plantam corrupção, e vidas são ceifadas,
silenciosamente, nas filas dos hospitais ou nas ruas esquecidas.
Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam acultura, e o que colhemos são frutas podres
que enfeitam a mesa dos brasileiros, mas apodrecem por dentro.
Plantam músicas de duplo sentido,
e o valor da mulher é reduzido a rimas ocas e desejos vazios.
Plantam votos de minerva e, ao final,
decisões equivocadas recaem sobre os ombros dos mais frágeis.
Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam conchavos políticos e empresariais,
e a democracia curva-se diante da aristocracia e das oligarquias,
como a velha "Política dos Governadores" que se traveste em novos nomes,
entre trustes e cartéis.
Então, venha! Plante algo nesta terra brasileira.
Mas o que colherás?
Se plantar opressão,
frutas podres e amargas.
Mas se plantar paz...
brotará liberdade.
E a liberdade há de florescer.
A sorte de um amor tranquilo
Escrevo aqui os meus votos, votos que, no momento, são apenas meus, mas os desejos são — de que, apesar de ter total consciência de que os amores não são como nos livros ou nos filmes, ainda assim hei de entregar o melhor de mim. Não farei dos sentimentos algo subjetivo, como algumas poesias; eles serão claros, diretos, como uma poesia tão bem escrita que não abre oportunidade para outra interpretação. Serão intensos, tanto nas facilidades quanto nas dificuldades.
Amarei as diferenças, entendendo que foram justamente as singularidades dela que me fizeram me perder. E, falando em me perder, hei de valorizar, mais uma vez, a sensação da paixão: o frio na barriga, o sorriso antecipado, a ansiedade ao vê-la e senti-la. Hei de valorizar os detalhes que nos fazem sentir vivos outra vez — do silêncio do beijo ao silêncio nos olhares.
Não esperarei pela perfeição, nem minha, nem dela. Mas vou ansiar por dias fora do automático, aqueles em que se vive todos os 86.400 segundos de um dia. A vida é volátil, e eu só espero que, no meio de todo o caos, eu possa ter outra vez a sorte de viver um amor tranquilo.
Assim como presídios precisam
de prisioneiros...
Políticos de votos...
Igrejas de fiéis...
Hospitais de doentes...
Estádios de esportes de torcedores...
Ricos dos pobres e vice-versa...
A mula da carroça e vice-versa etc...
Então os críticos e julgadores
também tem o espaço que lhe pertence...
Obtêm-se mais votos lisonjeando a vulgaridade do que a combatendo.
Imprensa ruim traduz-se em potencial perda de votos, e, se um político perde votos suficientes, não se reelege. Se isso acontece, ele pode ter que sair e pegar um emprego das 9h às 17h. Essa é a última coisa que a maioria dos políticos quer fazer.
Votos (meus)
Fax tanto tempo que não envio nem recebo (desejos),
Solamente cartões postais de natal, ano novo,
Lembrançinhas douradas, prateadas, de latão,
Delatam à fossa a nossa e a vossa importância.
Ocasiões especiais e comemorativas,
Mensagens automáticas, instantaneamente emotivas,
Os mesmos dizeres, as mesmas paisagens,
Os mesmos parentes que não se parecem conosco,
Cuja distância sagrada e divina nos distancia.
Honestamente em desuso caminha a honestidade.
Os mesmos votos (meus): Paz, saúde e felicidade,
A tríade que em hipótese nenhuma alcançaremos,
É o que desejo-lhe.
Faço votos que esse seja um Natal de transformação social no sentido que parem as perseguições objetivas e sorrateira contra todas as pessoas que pensam diferente, que exista uma mão estendida para todas as pessoas que se encontram em dificuldades, que cesse o genocídio indígena na América Latina e que seja o fim dos últimos maiores campos de concentração do mundo moderno que mantém presa a população uyghur que foi aprisionada pelo Regime Chinês.
Precisamos de esperança genuína e concreta que conceda a realização do sonho de liberdade para todos.
Feliz Natal do Senhor!
Nessa véspera
de Natal faço
votos que
o próximo seja
um Natal sem
presos políticos
em nosso continente
e no mundo inteiro.
Por razões óbvias
e pluma de Aquiles,
neste primeiro dia
nacional da poesia:
Faço votos que
o poeta faça tudo
aquilo que eu com
a minha poesia
não consegui fazer
por uma Pátria
que não é a minha.
Mas poeticamente
passei a pertencer
mesmo sem saber
direito a língua
pedindo insistente
todo o santo dia
à Justiça terrenal
a liberdade bendita
da tropa e do General.
O General está preso
injustamente há
mais de dois anos,
e até agora não há
sequer uma esperança
de libertação, notícia
ou chamada telefônica
desde o início da tal
maldita pandemia,
e há tantos outros
que estão passando
pela mesma agonia,
e assim continuo
como quem ora
para que seja resgatada
a reconciliação e a mística.
Envio os meus
votos desejando
que termine
o imerecido
o inferno astral
teu e da tropa.
Boa noite, General!
No meu país
vivemos com
saudades de passar
ao menos
um dia normal.
Boa noite, General!
Acabou o Carnaval
e as baianas não
podem mais andar
trajadas como antes,
e nem sabemos mais
onde vende acarajé.
Boa noite, General!
Aqui o relativismo
moral interrompe
show e interroga
por causa de cartaz:
o ar está pesado.
Boa noite, General!
A história está
se repetindo
com as damas
de pollera na Bolívia,
onde todo o dia
uma é perseguida.
Boa noite, General!
Na minha mente,
agora sou da dama
que dança a cueca sola
com tanta gente chilena
abandonada e presa.
Boa noite, General!
Ainda quero crer
que apesar do bloqueio
na Venezuela
se resgate toda a poesia,
abrindo as portas
para o sol da justiça
para cada preso de consciência.
Boa noite, General!
Adoçar os lábios
com Ingá-Branco,
Fazer votos lindos,
Beijar-te tanto,
Quero sem censura
contigo tocar até a Lua
e pela Via Láctea viajar
sem deixar o amor faltar.
Mais um ano que se passa
E você, sempre com sua graça,
locou meu coração eternamente.
Honra-me constantemente.
Aonde vou lembro da praça,
recordando nosso amor quando semente.
Primeiramente eu fugi.
Então quando percebi
somente quem era você,
sabotado me tornei.
Outra chance recebi,
agora feliz sempre serei.
- Relacionados
- Mensagens de aniversário: reflexões e homenagens para alguém especial
- Feliz aniversário, gatinha: mensagens para celebrar com carinho
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Feliz Aniversário para Namorado
- Versos para Aniversário
