Vivo o Presente
Uma vez um Mestre Budista disse algo como "As pessoas só percebem a vida quando estão na beira da morte, e pensão na morte quando estão vivas".
Isso traz algumas reflexões, como:
- Porquê somos tão aficionados pela morte que deixamos que essa preocupação seja mais importante que a vida?
- Somos mesmo tão fúteis a ponto de só nos interessarmos o que vai nos afetar?
- Nós realmente vivemos nossa vida ou apenas sobrevivemos a esse mundo caótico?
- O que nos motiva, realmente lá do fundo do nosso peito, a sorrir, abraçar, cantar e dançar com alegria nos nossos dias mais difíceis?
Bem, só podemos viver o hoje e o agora, pois isso é tudo o que temos, é ao que pertencemos e é pelo que vivemos. Não deixe que os fantasmas do passado te prendam em sua mente e nem se desespere pelo que pode vir, a final, você já chegou até aqui, dê apenas mais um passo, apenas mais um sorriso e apenas mais um abraço e veja só! Você acaba de viver mais um dia! Siga em frente com amor a vida entendimento da morte. O mundo é cíclico, o karma é real e o amor é divino.
Às vezes se encontram pelo caminho, o que fui e o que sou.
Dá um misto de sentimentos, entre o susto de não ser mais aquela menina frágil e entregue, e hoje ser, essa mulher um pouco fria e distante...
Que pondera diante da vulnerabilidade.
Sou sombra do que fui, sou o rascunho de um equilíbrio.
Por enquanto, se quiserem sentir-me terão que lidar com uma borboleta desengonçada aprendendo a voar. Há tempos que já não me reconheço, porém, sou alguma coisa menos tola do que fui.
Hoje quando me olho, vejo que me tornei a mulher que eu sempre quis ser.
Sem comparações, em paz com as minhas escolhas, e tendo a vida totalmente dirigida por Ele.
Deixando o que para trás ficou ( Filip 3.13), vivendo o presente e sem medo do futuro, porque no futuro Ele me espera.
O futuro é imprevisível em termos: pode-se traçar objetivos, calcular os riscos e até minimizar algumas perdas.
Mas e quanto ao passado?
O passado, imutável, guarda os segredos que talvez jamais serão expostos.
Vive à mercê de fatos e versões contadas pelos que dominam tribos.
E nos ameaça com revelações surpreendentes, (re) iluminando o tempo presente. Dito isso, sugiro respeito e devoção atenta ao passado.
Quando deixar de viver o “SE”, você viverá!
Se eu fizer isso.
Se eu fizer aquilo.
Se eu não fizer isso.
Se eu não fizer aquilo.
Se isso, ou se aquilo.
Da mesma maneira existe o pode ser.
Pode ser que será.
Pode ser que não será.
Em várias situações o SE, e o PODE SER, se fazem presentes.
Viver a vida de suposições, não é viver.
A vida de suposições existe.
Quando você não decide viver o momento, pode ser, será?
Viva!
Viva e ponha intenção no seu viver!
Quer viver de fato, realmente?
Tenha atitude.
Haja.
Não pense tanto.
Apenas faça.
Aprender a se cuidar, é importante demais.
E é todo dia um passinho, ou dois.
Então, pense positivo, sonhe, acredite, realize.
Seja a energia que vc deseja atrair!
E agradeça, pois o universo está a seu favor, por espelhamento, ele te presenteia.
Na minha palestra "cuidando de quem cuida" ,
Eu convido a platéia a mudar de lugar, e é nesse exercício que começam os insights, já que cuidamos tão bem do outro e temos tão pouca empatia com nossos próprios desafios.
Podemos assumir a posição de aprender.
Vamos refletindo e treinando a mente e o coração, eu garanto que pode ser bom.
Precisamos passar a celebrar a vida da mesma forma que celebramos a morte, amar os vivos da mesma forma que passamos a amar aqueles que nos deixam. E viver os momentos tão bem quanto apreciamos nossas velhas lembranças.
O passado é como nossas costas; foram feitas longe de nossos olhos para que não precisemos olhar para trás. O futuro é como um horizonte; ainda não o enxergamos, portanto, não precisamos cobiçá-lo. E o presente, como nossos pés. Eles apontam para frente, pois é para onde devemos seguir.
O passado e o futuro
Não são coisas realistas
O ontem já foi, passou
É só retrospectiva
Viva o hoje, faça agora
Pois o amanhã demora
É mera expectativa
"Aprendi que é raro, mas têm pessoas que chegam como divisores do tempo em nossas vidas - antes e depois delas. Ficam registradas numa memória que não se perde - a alma. E independente de tempo e espaço, estarão sempre presente".
"Decidir é abrir mão de uma coisa em favor de outra. É preciso pensar sobre o que você consegue deixar ir. Porém, em alguns momentos da vida precisamos deixar ir, mesmo sem conseguirmos abrir mão do que está partindo. Decidir tem mais a ver com o futuro do que com o presente."
A mente
Gosto da mente ...
Onde toda a razão,
Se ergue de repente.
Onde o intelecto,
Exibido é, com a gente.
Conclusões?
Brotam rapidamente.
Pensamentos?
Vão do passado ao mais recente.
Tenta até sufocar,
O que a emoção sente.
Da tentativa de explicar,
Faz deste belo mistério um presente!
Caminho
Aprendi a não olhar para frente.
Aprendi a olhar para as estrelas
Aprendi a olhar longe, olhar o futuro.
Assim, aprendi de onde vim e para onde devo ir.
Ivan Madeira
Fev2021
FÉ ...
Abaixo da luz adentro com fervor...
Sobre as estrelas combustível do amor...
Que se perdeu pairando o horizonte...
Em um coração que já pulsa ofegante...
Mente vazia já sem resplendor...
No embalo caótico destino à dor...
Adentrando aos dias já sem alegria...
Sobre a luz do sol permanece fria...
Observo distante triste agonia...
Se iguala à noite o raiar do dia...
Que já não possui vestes tão límpias...
Em meio aos destroços e aos cacos que habita...
Acabando em invernos seus devaneios...
Não se vibra hoje em dia o teu calor...
Abaixo dos olhos escorrem seus medos...
Lembrando que é cedo pra dizer que acabou...
Existe em teu meio sagrada fé...
Combustível perante as estrelas...
Sempre há de enfrentar sorridente...
Pois agora o passado se faz presente...
Glauber Rafael
Hoje eu acordei com saudade do seu carinho, daquele café na cama que você fez outro dia, daquela conversa sobre o nosso futuro. Volta logo pra gente poder transformar o futuro em presente.
Acredito que as pessoas que mais marcam nossas vidas são aquelas que aparecem de forma mais insólita possível. Aquilo que não foi programado, que chegou sem avisar, que nos pega de surpresa, é muito mais impactante que a visita que nos fez pôr a mesa. É como o presente fora de época: é muito mais gostoso que aquele que sabemos que vamos receber.
DIA DAS MÃES
Procurei o que dizer
pra mamãe eu agradar,
mas não tive uma ideia
para a homenagear.
Perguntei o que eu faço,
ela quis só um abraço
para se presentear.
"Em meio a tantas incertezas e contingências alheias a nossa vontade, todo pertencimento é uma ilusão, e nada nos é dado além do tempo presente."
- Relacionados
- Não Vivo Sem Você
- Amigo à distância: frases sobre estar presente mesmo longe
- Bons momentos: frases curtas que valorizam o presente
- 33 frases de dedicatória de livros para dar de presente
- Frases sobre viver o agora para valorizar o presente
- Agradecimento pelo Presente
- Frases de presente simples que tornam qualquer gesto especial
