Vivências
PARA UMA NARRAÇÃO
- uma forma de expor as nossas vivências/experiências -
Delva Brito
Vivemos tantas situações, tantos momentos que são essenciais, não apenas ao nosso crescimento, mas, também, ao de outras pessoas.
Como ninguém tem o direito de reservar só para si aquilo que poderá ser “revelador” para outros é importante divulgarmos conhecimento, fatos, acontecimentos por nós vivenciados, torná-los de domínio público, para que todos possam fazer bom uso deles.
Uma das formas de fazermos isto é através da narração.
Mas, o que significa uma narrativa?
Quando se expõe uma sequência de fatos, está sendo feita uma narração de uma experiência ou de algo similar.
A narração pode ser feita pelo autor ou por um personagem. No primeiro caso, usa-se a terceira pessoa do singular e, no segundo, a primeira pessoa.
A maneira como se narra a história/estória (algo real ou imaginário) denomina-se “foco narrativo”.
É preciso apresentar os acontecimentos e os movimentos; o espaço físico/geográfico (real ou imaginário); o ambiente social, a atmosfera social e mental, tradições, costumes e convenções; o tempo (psicológico: aquele que só existe na mente das pessoas ou o tempo cronológico: o tempo real).
Os personagens são mais do que essenciais: protagonista principal, antagonistas (que se opõem ao principal) e secundários.
Enfim, um convite: narre fatos e/ou acontecimentos que ajudem as pessoas a melhorarem as suas vidas. Socialize-os.
Cada um é um ser único, mas o que o torna assim depende de suas vivências com o meio ambiente de um modo geral, e principalmente de suas experiências com os outros seres humanos.
É isto que nos enriquece e engrandece, num aprendizado contínuo. Depende da maneira que recebemos estas experiências para nos tornarmos diferentes e iguais ao mesmo tempo...
Foram tantos passos juntos, que em tão breve momento, não posso descrever as vivências de todos estes anos em que preenchemos a vida um do outro e tudo que nos tornou unidade no amor para esta vida... Vamos brindar nossa resistência!!!
Algumas pessoas não entendem que não há psique idêntica, porque as vivências são individuais, e cada ser tem suas características adquiridas e genéticas. A mente adquirida coordena seus valores e os valores de outrem.
Cada ser, ao longo das vivências de suas experiências vai coletando informações, criando conceitos, desenvolvendo habilidades e criando crenças e esta última tem o poder de criar e determinar todas as experiências que estamos vivenciando ou vamos vivenciar.
A vida é como um oceano, em que as vivências são as correntes. Por mais que tentemos seguir a nossa própria rota, elas permanentemente influenciarão a nossa navegação.
Foram dias de vivências harmoniosas e prazerosas ao ponto que não ficarão depreciadas com a rotina imposta pelo homem.
Cada ser vive dentro das manifestações vindas de criações a respeito de suas próprias vivências. E se utilizando de seu tempo para meditação, ao som de música harmônica, por exemplo, praticamente em raros momentos do dia. Sendo assim um estado de inconsciência e de falta de pacificação em seus pensamentos sobrepõe-se a realidade. Quando praticamos o exercício de autoconsciência, fortificamos nossas células, nosso ser íntegro e procuramos mais harmonia dentro de cada ambiente, sendo que, nosso subconsciente ‘ouve sempre’ e quando firmamos o modo de adormecer com meditação nos firmamos pelo nosso subconsciente naturalmente.
Redescobrir o valor das vivências ou resignificá-las é o maior tesouro do tempo e o maior desafio do homem.
E como tudo, nada é puramente original, tudo deriva de um acúmulo histórico de vivências, referência de referência, um fractal de influências...
A cada segundo na vida de um ser humano adquirimos experiências diante de nossas vivências, portanto, o que vivenciamos ontem é diferente do hoje!
No aqui e agora é a sua chance de adquirir novas aprendizagens. Vamos em frente, o dia de hoje é fundamental para o crescimento de cada um, aproveite-o da melhor maneira que puder, pois não existirá outra chance, porém sempre há um recomeço, antes finde a sua existência!🙏
Dizemos que a ausencia é por amor, mas esquecemos que o amor é presente, vivências e momentos comparrilhados.
Amor e Gratidão, são sentimentos esvaziados por seres totalmente egocêntricos em vivencias banais em humanos totalmente egoístas,
Vivências
Quando disse que sua cor preferida era preto
Me vesti assim pra seduzi lo
Quando disse que a foto não era nítida
Me fiz nitidamente em pose e sedução
Quando disse transformar em quadro tal imagem
Me desfiz em paixão
Quando se viu perdido em sentimentos
Me pronunciei claramente
Quando repudiou cada palavra sua dita
Me senti fraca
Quando entender minha loucura por ti
Me abrir será a infinita felicidade
Eliana Fernandes
Porque a idade não perdoa, avançam as vivências, as experiências de vida, o saber estar e o saber ouvir... Também distinguimos melhor o valor das virtudes e o preço dos defeitos!
Pois todos os medos são inseguranças pressas em si.
Vivências antigas ruins,
Lembranças das dores.
Supere.
Se afaste dos medos,
Eliminando por completo.
Não bloqueie seu futuro, por medo do passado.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas Vivências de uma Vida
