Vivência aos 90 anos
Falar de racismo, sem a vivência e a compreensão do movimento que é a luta de classes, é um caminho ideológico e não resolutivo.
Quando uma determinada vivência física não tem mais nada a ensinar
Pareci tão aliviada e realmente estava. Acredito que precisava viver do modo que vivi para adquirir as experiências necessárias. Sempre o medo dominava minhas emoções, às vezes era coisa da minha imaginação, uma ironia social.
A pedagogia da vida estava sempre alerta a tudo que me acontecia, eu precisava aprender, nada fazia sentido se eu não aprendesse o que ela queria me ensinar. Eu acreditava que o tempo era capaz de apagar meus ressentimentos, mas não era tão simples assim.
A gente não separa o que está dentro do que está fora e faz umas confusões. No amor nada é destruído para sempre, a vida segue o estado da alma, até que surge alguém mais interessante, um emprego melhor, troca de casa e a vida familiar fica nos trilhos.
Não adianta muito se sacrificar, evitar fugir da rotina já escrita, ter vergonha de admitir que certas atitudes acabam com a gente. Mantive as amigas e as atividades de lazer om elas.
Lei é lei, vale para todos. Opa! Opa! Era para ser assim, nada disso consegue preencher-me quanto tem injustiças ao redor, quando alguém é prejudicado. Com o tempo a gente obtém os anticorpos para separar o que lhe faz bem ou não e é disso que eu estou falando desde o início do texto.
Mando mensagem ao mundo que o aprendizado foi concluído quando assimilo o que realmente tinha para assimilar. Coloquei os pensamentos em ordem, não era a maneira mais correta de argumentar
Apesar do fato de eu ainda estar apaixonada pelo meu ex, nunca consegui criar um laço nem com ele mesmo. Estou morta de saudades, mas orgulhosa demais para qualquer atitude.
Levanto uma sobrancelha, não convencida do que ouço, não sei disfarçar se sinto cheiro de mentira no ar. Não é poder nem vontade de predomínio, na verdade é um medo gigantesco de ser enganada.
Divido minhas propriedades, dando boas gorjetas, colaborando com boas causas, ajudando amigos e familiares, poderia ter mais dinheiro do que o pouco que tenho, mas nem lembro disso porque minha natureza é generosa, vocação de toda a vida.
Parece estranho nunca mais encostar no corpo do outro, nem ter sensações invasivas e sufocantes. Nunca senti algo igual por mais ninguém, mas ele ficou insuportável quando a religião afetava todas as nossas ações e reflexões, inclusive as minhas que não tinha uma visão tão fundamentalista.
Segui em frente com o sentimento de que aprendi onde consigo me adequar e onde não há a menor chance.
"A vivência nos traz algumas rugas e sinais de cansaço, são as minúcias de um plano físico, mas o milagre da vida em seu complexo misterioso, nos mostra que o exterior é apenas uma simples roupagem, que se gasta e finaliza, porém, o nosso interior continua e se eterniza, pois acredito que somos feitos de pura energia!"
Através da vivência, percebi que para ser feliz não é preciso ter muitos amigos, que sejam poucos, mas que sejam realmente, bons amigos!
Eu falo sobre muitas coisas...
Calo sobre muitas mais...
Aqui, agora, ... falo sobre saber vivenciar cada passo, sentindo o "algo" de excepcional em cada experiência.
...falo sobre saber ser caminheira do caminho que sempre sonhei percorrer...
...falo sobre sentir-me acolhida no espaço de cada passo desta trilha.
Porque a pergunta inteligente a me fazer nesta caminhada não é "PARA ONDE", mas sim, "COMO CAMINHAR"...
Eu quero acreditar que um dia vou ser tão feliz quanto almejei, mas parece que minha vivência foi criada apenas pra sobrevivência.
Podemos envelhecer com saúde e no fim só cair de pé como as árvores. Esta é a melhor vivência que pode acontecer a um velho. A doença que o leva à cama faz sofrer mais a família do que a ele próprio.
Estamos na vivência de constantes urgências; economizar, cortar custos para sobrevivência e lidar com as oscilações de mercado, mas devemos lembrar que não podemos sermos injustos edesumanizar as relações patrão e empregado.
Os pensamentos são como a lâmina, em momentos nos servem para minimizar a nossa vivência e, em outros momentos nos cortam tão fortemente, nos deixando moribundos.
No fundo da alma, quando a satisfação é individualizada ela provoca a vivência do engano, do falso prazer, do momento e de atos de paixão. Paixão, esse conteúdo que se manifesta, precisa ser compreendido como escravizar-se por vontade própria.
A felicidade existe sim, e a temos dentro de nós...
Basta saber encontrá-la, e vivenciá-la...
Um abraço ainda que em distanciamento...
Osculos e amplexos,
Marcial
EXISTE A FÓRMULA MÁGICA DA FELICIDADE
Marcial Salaverry
É uma dúvida que muitos tem, que não deve ser segredo para ninguém, mas todos sempre querem saber qual poderá ser a fórmula mágica para a felicidade.
A grande verdade, é que aqueles que não conseguem senti-la dentro de si, dificilmente conseguirão encontrá-la, eis que basicamente o segredo é esse, ou seja, todos a temos em nossa alma, mas saber exteriorizá-la é o problema. É preciso saber encarar a vida e tratá-la como se fosse um empreendimento comercial, onde temos que tomar todos os cuidados para não ir à falência. Não podemos deixar a vida falir, pois com ela, falirá a felicidade.
Há que se considerar que ser feliz não é ter todos os dias o caminho aplainado, e que apenas podemos nos considerar felizes se não tivermos nenhuma dificuldade em nossa caminhada, que não devem surgir problemas em nossa vida... Quem esperar que seja assim, jamais poderá ser feliz, pois certamente irá encarar os percalços que a vida sempre nos faz enfrentar, como provas de sua infelicidade, ou então como prova de que Deus não lhe tem amor, por estar passando por alguma séria dificuldade.
Dependendo de como for encarada, até mesmo uma pequena dificuldade, será um obstáculo intransponível, representando uma enorme barreira no caminho... Na verdade, a felicidade é encontrada dentro das dificuldades, ou quando alguém nos perdoa, ou quando temos a grandeza de perdoar, ou quando sabemos vencer o medo de enfrentar problemas, ou então quando sabemos encarar uma derrota como um estímulo para melhorar, e não como prova de nossa incapacidade.
Quando queremos conquistar um amor e não o conseguimos, devemos entender que isto poderá ser estímulo para uma melhor escolha. É melhor perder um "mau amor", do que insistir em mantê-lo, e o perdendo, teremos uma chance a mais de encontrar a felicidade.
Muitas vezes uma derrota serve de trampolim para o sucesso e a felicidade, desde que não nos deixemos abater pelos chamados azares da vida, pois não devemos apenas comemorar o sucesso, mas sim, aprender lições nos fracassos. Não é apenas nos alegrar com aplausos, mas encontrar alegria no anonimato, que nos permite aplaudir os vitoriosos, e aprender com eles... O importante é reconhecer que vale a pena viver a vida, e vive-la bem, mesmo enfrentando todos os desafios, problemas e períodos de crise que sempre surgem em nossa caminhada pela vida, e assim, considerarmos que a felicidade não é mera fatalidade do destino, mas sim uma conquista de quem sabe viajar para dentro de si e sabe encontrá-la, sabe exteriorizá-la, e sabe, enfim, saber que é feliz, que pode ser feliz, que não tem medo de ser feliz, e coragem para assumir que o é, e isso depende apenas de si mesmo.
Não podemos ter medo dos próprios sentimentos, pois sempre deveremos falar de nós mesmos. É preciso ter coragem e discernimento para ouvir um "não" da vida, que nos faça aumentar a disposição para transformá-lo em um "sim". É preciso saber receber uma crítica, mesmo que a consideremos injusta, assim como devemos beijar nossos filhos, curtir os pais e amigos, mesmo que eles eventualmente possam nos magoar. Não podemos nos predispor a eventuais mágoas, e fazer disso motivo para amargurar a vida.
Algo que pode nos fazer sentir felicidade, é deixar sempre viva a criança que temos dentro de nós, e que deve nos acompanhar até os ultimos momentos. É saber pedir perdão, ou mesmo pedir ajuda quando precisamos, e agradecer o que recebermos. É saber amar e ser amado. É saber deixar nosso amor livre para escolher. Se ficar conosco, é porque nos ama.
A felicidade não é algo para ser vivido em tempo integral, pois o que realmente existe, são momentos felizes na vida, que deveremos curtir ao máximo enquanto os estivermos vivendo, para não os lamentarmos depois, se não os aproveitarmos devidamente.
Falando nisso, nada melhor do que ter UM LINDO DIA, e saber vive-lo sentindo a felicidade de o estar vivendo, e nada melhor do que um abraço amigo, ainda que em distanciamento...
A vivência no presente são lições do passado, as marcas na aparência são experiências, para um futuro melhor.
O presente impõe formas...
O que é um homem sem sonhos?
Eu preciso de tudo...
E na vivência sutil me fiz a morar...
Os meus desejos são flores feitas de original...
Sentimentos em mim das primeiras eras…
Minha energia é o desafio...
Minha motivação é o impossível...
Que Deus me abençoe com esse meu coração...
Vertendo em manancial minha imaginação...
Retalho com os olhos as bordas da alma do vento...
Para enfeitar meu dia...
É coisa estranha que embriaga lentamente...
Num instante chega...
Num instante vai...
Perdi-me no tempo...
E hoje sigo em frente a sonhar...
Que acima de tudo façamos e não fiquemos esperando...
Sandro Paschoal Nogueira
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
