Versos de Solidão
Pra não dizerem que não fui mediocre - Ao meu amigo Alexandre
Tudo é podre no mundo. Que importa?
Se a ferida que tenho está morta
Maldito tédio; bates minha porta.
Ferida do tempo, ainda me corta.
A dor ao meu passado me transporta
O Peito bate mais do que suporta
E sinto explodir à minha aorta
Apenas minha fronte me conforta
Embora a coitada esteja torta
Vive presa e leve como esporta
Cai guardada, em um vaso de retorta.
Que à minha alma à distância exporta
Por isso o sofrimento me recorta
Como, na pior das safras, a horta!
Quando você está em meio a multidão
E se sente sozinho e
No abraço não consegue sentir o carinho.
Olhar distante perdido em pensamentos
Nesse instante não vive o momento.
Quer encontrar algo que preencha o Vazio do seu coração.
Mas não sabe onde encontrar nem a Razão porque nós vivemos de emoção.
Quem não gosta da sua própria companhia, de estar sozinho de vez em quando, de "se curtir", está fadado a medingar atenção dos outros ou pior:
estar com gente que não tem nada haver com você.
Quando se encontrou a Cristo, o diabo lhe vem logo ao encalço.
Feliz daquele que não anda nas pegadas de outrem. O bom caminho é solitário.
Quando clamei por ajuda, o eco foi o único som que ouvi; meu jeito ousado ou, por vezes, gentil e ingênuo, fez com que não notassem o desespero espelhado em meus olhos. Não desejo partir, mas às vezes, a falta de alternativas me faz considerar aquela porta que sei que não deveria abrir, pois sei que não há retorno.
Exploro todas as possibilidades, procuro escapes e tento fazer as pessoas ao meu redor me compreender, mas ainda assim me sinto encurralado, sem opção além daquela que evito. A sufocante sensação de ter que engolir constantemente situações e pessoas tóxicas para manter a paz me dilacera, até o ponto em que explodo sob o peso do desconforto. Nesses momentos, sou inundado por um sentimento de inutilidade, como se minha existência fosse apenas concordar e permanecer em silêncio, mesmo quando minhas convicções discordam da maioria.
Sinto-me ignorado e incompreendido, como se fosse a antagonista na vida das pessoas e na minha própria história.
Flagelo
Nascer sozinha no túmulo de uma rua fria.
sem colo, sem beijo, sem leite;
flácida, pálida e enrugada;
grata por ter um chão a quem lamber.
Sem pássaro no ar,
sem cão na terra,
nem ventre para voltar.
Nascer sozinha no fim da vida não dói, apenas cansa.
T
Como são delicadas
as chuvas de outono
e embora se faça
um grande mormaço
o sol já não está
mais tão ofuscante...
no vai e vem das ondas
o aroma de jasmim azuis
fazem meu pensamento viajar
para outras paragens
outras, planícies...
o mar sereno e calmo
molhando a solidão
desta minha tarde de domingo.
Um
distante
silêncio
me
persegue...
estou cansada de fugir.
No mar, calmo a passar
Apenas ele a me tranquilizar
Mas tão profundo, e lá eu estava
não pude reter, confiei até demais aponto de meus olhos vendar.
Por um tempo estive com eles, mas com rancor tiraram-me
A solidão me cercou tendo apenas ele aquele amigo fiel
Grande foi minha dificuldade, mas compreendi o meu lugar não era realmente alí
Apenas naquele lugar, o meu fracasso era conversa em primeiro lugar.
Muito pequeno, por muito tempo me senti
Como um grupo flores, e eu, uma flor a nunca se desabrochar
Estrela sem brilhar, era minha luz se apagar.
Uma criança dentro de mim a gritar uma parte em que a dor estava sempre piorar.
Era algo besta, mas percebi, estava acabando dentro de mim.
E só descobri quando o problema não havia solução para mim.
Eu amo você, mas sinto muito por isso.
Eu amo você, e reconheço que não sou perfeita.
Eu amo você, e sei que fui uma idiota.
Eu amo você, mas esperei demais.
Eu amo você, e me desculpe por isso.
Eu amo você, mesmo dissimulando meus sentimentos.
Eu amo você, mesmo que você não tenha gostado disso.
Eu amo você, mesmo na solidão.
Eu amo você, mas acredito que não é mais sobre isso.
Eu amo você, embora não tão frequentemente como antes.
Eu amo você, mas agora vou tentar afogar esse sentimento.
Já não posso mais amar você, pois arrisquei demais.
Por mais louca que eu pareça, eu te amei primeiro.
Eu amo você, mas é um hábito difícil de abandonar.
Mesmo observando o desastre, isso ainda parece o começo.
Eu amo você, e me sinto errada mais uma vez.
Cifras
O grito veio do fundo mudo
e ecoou oco, aos poucos.
Não era um grito de susto,
não era um grito de raiva,
tampouco era um grito de empolgação ou de alegria.
Era, sim, um grito ressentido;
era, sim, um grito gritado para que todas as lágrimas fossem choradas.
O mais belo de todos os gritos,
feito de um fôlego só,
de uma só dor,
Ade uma dor só,
Flagelo
Nascer sozinha no túmulo de uma rua fria,
Sem abrigo, sem paredes,
sem cama, sem colo, sem amor.
Grata por ter um chão a que lamber?
Nascer sozinha no túmulo de uma rua fria,
sem pássaro no ar,
sem cão na terra, nem ventre para voltar.
Nascer sozinha no fim da vida não dói,
apenas cansa.
Todos estão vivendo o hoje, enquanto eu ainda vivo no passado.
Esquecida fui.
Não faz mal.
Só vão lembrar de mim quando eu não estiver mais aqui.
Eu tentei te dar o melhor de mim e você não correspondeu então eu decidi ir embora pela porta dos fundos com o corpo e alma ferido…
Saiba que eu queria ter ficado.
202410300949
Por um momento só.
A sós e só; tinta, papel e o pó.
O pó nas falanges, fóssil de um bicho outrora voraz.
Pó, do tempo a moer-se pelos ventos de si mesmo, este que não existe
é alucinação.
Tempo que marca, a marca, daqui até aonde?
De lá até outra hora.
Horas que se vão com os dias que não voltam e noites que somem ao clarear da aurora outrora esperada com ânsia e agora esquecida com a noite entre as noites e dias e o tempo que marca e não existe e engole a tudo e a todos tornando-nos nada,
alucinação.
Como tal.
Qualqueira que seja é pura vontade, desejo, fantasia, que surge e se esvai
como águas em um só oceano de esquecimento de gotas irrelevantes.
30\10\2024
Como a noite é longa!
Só, as noites sem ti.
Senta-te, amor, perto
Do leito onde esperto.
Vem pr'ao pé de mim...
A saudade me consome,
Em cada pulsar do coração.
Aqui ao pé da cama
Teu nome ecoa, chama,
Ansiando por tua mão.
És a minha estrela,
A luz que me guia.
Como estou presente!
Sussurra-me ao ouvido
E a distância se afilia.
Que é feito de tudo?
Que fiz eu de mim?
Deixa-me sonhar,
Sonhar a sorrir
E seja isto o fim
Desta noite sem ti.
**Sem Carinho e Sem Amor**
Estou sozinho, perdido na dor,
Sem teu carinho, sem teu calor,
As noites são longas, sem teu olhar,
Meu coração vaga, sem um lugar.
Os dias se arrastam, frios e vazios,
Sem teu abraço, sem os nossos sorrisos,
Cada lembrança é uma ferida aberta,
Sem teu amor, a vida é deserta.
O vento murmura teu nome ao passar,
Mas é só silêncio que vem me abraçar,
Sem teu afago, meu mundo desfez,
Tudo é saudade, desde que te perdi de vez.
Estou sozinho, sem rumo e sem cor,
Minha alma chora, implora por amor,
Mas em teus braços não posso mais estar,
Sou só um náufrago neste vasto mar.
**Eternidade Esquecida**
Quando a eternidade passar, meu bem,
E o tempo deixar de ter fim ou além,
Talvez eu esqueça teu rosto, teu riso,
E o gosto doce que um dia foi abrigo.
Quando os dias já não forem contados,
E os segundos não mais marcados,
Eu prometo, juro, vou te esquecer,
Como um sonho que ao despertar se desfaz no amanhecer.
Mas enquanto o tempo ainda persistir,
E as estrelas continuarem a luzir,
Tua lembrança viverá em mim,
Como um eco que nunca terá fim.
Quando a eternidade, enfim, passar,
E eu, cansado, deixar de lembrar,
Será o dia em que o amor se calou,
E o coração que te amou, enfim, descansou.
**Coração Gelado**
Coração gelado, em dor alimentado,
Caminha só, pelo mundo, calado,
Já não conhece o calor do afeto,
Nem o doce abrigo de um abraço completo.
Cada batida é um lamento profundo,
Que ecoa nas sombras de um vazio imundo,
Alma partida, que o tempo devorou,
Em pedaços de saudade que nunca voltou.
A dor é o alimento que o mantém de pé,
Em um labirinto escuro, sem rumo e fé,
O amor já foi embora, levou sua cor,
Deixando um coração, frio e sem amor.
Mas mesmo no gelo, uma chama escondida,
Tenta reacender a esperança perdida,
Pois um coração, mesmo em dor embalado,
Ainda pode renascer, mesmo que congelado.
