Versos de Liberdade
Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas. (…) diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, (…) Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor meus sentimentos de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim e aos outros, a sério demais. Vejo o mundo com bom humor.
As correntes devem ser quebradas, as barreiras devem ser rompidas e a liberdade, deve ser assegurada a todos os homens de bem.
Vida a dois. Estar juntos, porém, cada qual com sua vida, sua liberdade. Não no sentido de estar solto, mas estar onde e como você deseja.
Nada é humano senão na liberdade, mas a liberdade só é humana se posta a serviço de um bem objetivo, referência absoluta que se deve buscar em todas as situações.
Aquele que crê na liberdade não pode senão conflitar com o conservador e tomar uma posição essencialmente radical, direcionada contra os preconceitos populares, posições arraigadas, e privilégios firmemente estabelecidos. Tolices e abusos não são mais aceitáveis por terem sido há tempos estabelecidos como princípios de insensatez.
Liberdade em excesso pode transformar-se em privação quando utilizada como instrumento particular para usufruir de privilégios.
