Versos de Escola
Algo "bendito" e algo "bem dito" podem ter significados totalmente opostos... e ainda assim não valorizam a Língua Portuguesa.
A intolerância religiosa é caracterizada pela negação acompanhada de atitudes de perseguição em relação às diversas expressões religiosas, sendo a educação um dos princípios fundamentais necessários para liderar ações que promovam respeito à diversidade e combatam todas as formas de hostilidade.
Se espera que haja formação de educadores capazes de abordar de forma sensível e respeitosa as questões religiosas.
Embora o Brasil seja marcado por uma história repleta de opressão e agressão por motivos religiosos, destaca-se que boas práticas pedagógicas que incluam a comunidade educacional, pais e representantes, podem ser eficazes se as necessidades forem levadas em conta e as preocupações de todos. Se forem bem-sucedidas, as práticas educativas poderão ser reformuladas e contextualizadas para implementação em outras escolas, o que poderia estimular melhorias na qualidade do ensino, além de promover a formação continuada de professores e gestores neste campo educacional.
"Boa parte de quem sou devo à senhora Marli, minha professora da segunda série. Era uma mulher simpática, com mais de 50 anos e prestes a se aposentar. Foi ela quem me ensinou a ler e escrever. Sem aquela senhora de pele clara e enrugada, cabelos grisalhos e tingidos de loiro, óculos retangulares e dedicação impecável, eu jamais teria sido capaz de decifrar Machado, Plutarco, Petrônio, Cícero, Musashi e muitos outros mais. Ao lembrar-me dela, percebo que compreendi, em sua base, a alegação do mestre Lobato de que 'um país se faz com homens e livros'; compreendi porque, em 2003, uma mulher humilde dedicou cerca de um ano para que eu fosse capaz de interpretar aqueles símbolos estranhos, captando suas ideias e formulando pensamentos com eles."
Dá pra comparar as eleições no Brasil aos desfiles de escolas de samba. Assim que termina uma, já se está pensando nos temas para as próximas, tamanha a proximidade entre essas eleições.
Esteja consciente em qualquer situação na sua vida. Pois, ela traz conhecimentos e aprendizados. Estamos aqui matriculados, em uma escola, para aprender sobre a vida.
Reconhecemos a importância de um livro quando entramos nele por uma porta estreita e, com o término da sua leitura, saímos por uma porta espaçosa.
Ser educador está para além do cumprimento de um currículo, para além da sala de aula, para além dos muros da escola. É enxergar as diversas facetas do corpo discente que compõe a escola e perceber que nunca haverá uma técnica, metolologia ou procedimento pedagógico ideal, capaz de contemplar essa diversidade.
Estamos neste mundo primeiro como alunos, e depois como professores, e não importa por quanto tempo vivamos e o que fazemos, a cada dia aprendemos com todos e ensinamos a muitos. Afinal a vida é uma escola.
Todo sufixo "ismo" ou "ista", carrega um peso desproporcional de interpretação e flerta com a ditadura, quando extremo.
Buscar aprovação social é como criar um teste informal para si mesmo, buscando inconscientemente uma rejeição. O tempo de avaliação como acontecia na escola já se foi; é hora de reconhecer o seu próprio valor.
- Relacionados
- Poesias sobre Escola
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
