Unidade
Somos a unidade com o tempo e espaço,
Somos a comunhão de todos os sentidos e sentimentos,
Somos únicos em nossas peculiaridades,
Somos instantes, somos infinitos...
Harmonia da unidade na diversidade
Observemos a magnitude e a diversidade da Criação. Meditemos por um tempo, eis que as elucubrações e inspirações vão se sobressaindo diante do encantamento e da desconcertante reflexão contemplativa.
Particularmente, abstraio um princípio recorrente na Criação, tanto no âmbito da matéria, como no campo metafísico. A estruturação celestial, sob a ótica da transcendência, é constituída por uma multiplicidade unificadora do Criador, manifesta pela Trindade, expressiva por excelência, Centro e Razão da magnífica ordem do universo, capilarizando-se na hierarquia celeste que inclui os santos e os anjos em suas categorias.
Focando o campo astronômico, vejamos a existência evidente da multiplicidade, em profusão tal, que causa perplexidade na comunidade científica... São planetas, estrelas, cometas, asteroides, buracos negros, a enigmática matéria escura etc., tudo isso bailando no cosmo, num espetacular entrelaçar de leis da física, princípios inicialmente científicos, mas que ensejam a transcendência.
Utilizando a metáfora do planeta Terra, pondero sobre a abundância da diversidade da Criação, constelação de criaturas tão próximas de nós humanos, mosaicos determinados e ligados pelo mesmo "cimento" unificador, muito embora nosso "mundo" lamentavelmente quebre a "lei" da harmonia da unidade na diversidade, mais especificamente, no tocante à interferência maléfica humana, por sua faceta decaída e tudo o que advém dela.
Nosso planeta é constituído por uma ampla diversidade de elementos químicos, os quais combinam-se infinitamente transformando a matéria e dando suporte à vida. A lei biológica do equilíbrio da Natureza é a prova retumbante da harmonia da dinâmica entre a biodiversidade e os biomas nos quais estão contidas, revelando uma infindável teia de relações entre os seres viventes, a biodinâmica.
Contemplemos a diversidade das árvores, tão sublimes existências do reino vegetal, atentemos para a variedade de suas famílias botânicas, caracteres como tipos de flores, folhas, frutos, sementes, caules, porte, colorações...
Há o magnífico exemplo do natural equilíbrio entre as espécies animais em sua extraordinária biodiversidade... Milhões de criaturas multifacetando o reino animal, cujo representante da redenção desse atributo é o ser humano, capaz de elevar-se ao plano espiritual por ser dotado de uma parcela do Criador e ter a potencialidade de exercer e conservar essa vivência divinal, por isso ser denominado como "à imagem e semelhança de Deus". Curiosamente e propositalmente, nós humanos simbolizamos o objetivo do Pai Criador, justamente por personificarmos a multiplicidade e a diversidade, seguindo o desígnio bíblico: "Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a Terra". Com efeito, praticando a constante da "equação" da Criação. Somos dotados de personalidades ímpares, diversas, etnias variadas, povos distribuídos pela face da Terra evidenciando multiplicidade e diversidades de regionalismos, idiomas, linguagens, culturas etc.
No campo da individualidade humana, notemos o corpo de uma pessoa, são inúmeros órgãos trabalhando em conjunto em prol da harmonia, bom funcionamento e sobrevivência do organismo que, por si só é ícone de unidade na diversidade. Cada célula do corpo é composta de um rol de elementos, uma reprodução em escala reduzidíssima da lógica do organismo humano. O DNA alocado no núcleo celular é diversidade por excelência, capaz de condensar microscopicamente imensa quantidade de informações genéticas de um indivíduo, muito mais complexas e personalizadas do que uma impressão digital... Tal DNA tem sua diversidade manifesta pelas combinações moleculares que geram desdobramentos ao longo de toda a vida útil do organismo, e cada molécula também tem sua diversidade de átomos, e os átomos por sua vez estão incluídos significativamente no princípio da diversidade: prótons, elétrons e nêutrons variando permanentemente.
Conclusão, seja no microcosmo, seja no macrocosmo, sob a perspectiva da matéria ou da metafísica, constato a existência eterna, constante e dinâmica de uma diversidade convergindo para a Unidade, pois a natureza desse princípio é a Harmonia, regida e resguardada por Deus Criador, mas que no gênero humano, fica exposta à corruptibilidades e fragilidades inerentes à essa vivência, mas cuja volta à concepção original e perfeita, só foi possível por meio do Deus-Filho - Jesus - o Verbo Criador feito carne, o Centro da história e alicerce unificador do universo, algo tão acima da capacidade de compreensão humana, que conseguimos vislumbrar frações da Plenitude do Infinito, uma forma de interagirmos com o Elo emblemático da unidade na diversidade da Criação.
Ao Homem foi concedida a capacidade criadora, o ato de criar implica conceber, trazer à existência novas coisas, ou seja, diversidade. Estamos invariavelmente envolvidos nessa questão, de uma forma ou de outra.
Além desse mundo ilusório, existe um mundo original, de total unidade...E se há um momento ideal para romper com o padrão de inconsciência e iniciar a mais profunda transformação este é AQUI, AGORA !
Não somos como duas metades
Pois a metade não volta a ser
Unidade
Mas somos um,
Homogêneos
Fundidos e
Indivisíveis
Corpo e mente são uma unidade; nada acontece na mente sem que se reflita no corpo assim como nada acontece no corpo sem que a mente não perceba.
Ora, basicamente, alguém que está obcecado pela sua própria unidade interior deixa de se conscientizar de sua desunião com Deus e com os outros. Pois é na união com os outros que nossa própria união interior se estabelece natural e facilmente. Estar preocupado em conseguir a unidade interior em primeiro lugar e, em seguida, amar os outros é seguir uma lógica de ruptura contrária à vida."
UNIDADE E HUMILDADE
Leia: " Filipenses 2:1-11 "
Então peço que me deem a grande satisfação [...] tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente [...] sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos ( vv.2-3 ).
Examine: Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra ( Tiago 4:10 ).
Considere: Como o exemplo de humildade de Cristo desafia o seu egoísmo ? Baseado nos príncípios encontrados em Filipenses, como você mudará sua maneira de resolver conflitos ?
Quando foi a última vez que você teve uma discussão desagradável ou passou por um conflito com um membro da família ou amigo ? Qual foi o motivo do seu desentendimento ? Quanto tempo você levou para resolver o conflito ? Como sua alegria foi afetada pelo conflito ? Se for como eu, os conflitos entre você e as pessoas que o amam roubam-lhe a medida plena da alegria cristã.
Um dos propósitos de Paulo ao escrever sua epístola aos Filipenses era o de ajudá-los a experimentar a medida perfeita da alegria - conseguida pela redução da fricção em seus relacionamentos. Ela sabia que havia um só modo disso acontecer. Eles teriam que mostrar uns aos outros o amor profundo que Deus havia mostrado a eles ( Filipenses 2:2 ). Esse amor era incondicional e sem discriminação. Era um amor de uns para com os outros que devia estar crescendo, e não se desgastando.Em seguida, poderiam reduzir os conflitos trabalhando com uma só mente e propósito ( v.2 ). Isto não significava que tivessem que pensar e agir da mesma maneira. Queria dizer que deviam lutar apaixonadamente pelo mesmo alvo - a glória de Deus e Seu reino. Também, poderiam reduzir os conflitos ao ter a motivação correta para servir outras pessoas e celebrar as boas qualidades; o progresso, o sucesso e o crescimento espiritual nas vidas dos cristãos como eles ( v.3 ). Paulo os chamou a estender os seus interesses para além de si mesmos e a abandonar sua fascinação por personalidades, especialmente a deles mesmos ( v.4 ). A motivação de Paulo para essas ordens tão fortes era o mais poderoso exemplo de unidade e humildade que já se conheceu - Jesus Cristo ( vv.5-11 ).
Ao interagirmos com membros da família; amigos; colegas de trabalho e vizinhos, passaremos por conflitos. Podemos, no entanto, experimentar a medida perfeita da alegria ao continuar a sermos motivados pelo exemplo do nosso Salvador. Vamos reduzir conflitos praticando a unidade e a humildade. - Marvin Williams
Unidade de amores reais,Dezenas de paixões fatais,Centenas de casais sem amar,Milhares de pessoas vazias, esperando o amor. corações entristecidos,Sentimentos que ferem o Homem,Mas,É a paixão que o mata,Farto de mulheres vazias,Minhas viseiras não me permitem enxergar meu caminho,Minha alma tenta me guiar,Acabo me perdendo no beijo dela no toque dela no corpo dela,Acabo me afogando novamente no amor dela,Mesmo sabendo que posso me ferir novamente,Prefiro Guardar meu coração.
A disputa ética na carreira gera profissionais com habilidade de se superarem em unidade corporativa.
A democracia destrói a unidade da nação romena, dividindo-a entre partidos políticos, fazendo os romenos se odiarem e, assim, expondo um povo dividido à congregação unida do poder judaico em um momento difícil na história da nação. Este argumento, por si só, é tão persuasivo que garante o descarte da democracia em favor de qualquer coisa que assegure nossa unidade - ou a própria vida. Por desunião significa morte.
A matéria têm uma forma de se comunicar desde sua unidade mais fundamental, já estamos tão acostumados com isso, que nem revelamos aos nossos pensamentos/ideias, estética.
- Relacionados
- Frases de Unidade
